O direito é uma ciência humana. Ou seja, todos seu processos são baseados unicamente no estudo e na compreensão do comportamento das pessoas como parte da sociedade. Esse conhecimento pode ser muito útil dentro dos ambientes digitais, principalmente na hora de desenvolver estratégias eficientes melhorar as relações com seu público alvo. Nesse contexto, a experiência do cliente pode ser uma importante ferramenta também para os advogados.
Aliás, muitas pessoas recorrem ao auxílio jurídico por conta de temas sensíveis, que podem gerar grande estresse físico e emocional. Garantir uma boa experiência do cliente para esse público é algo que vai ajudar muito na fidelização desses contratantes. Leia nosso artigo para entender um pouco mais sobre esse assunto.
O que é experiência do cliente?
A experiência do cliente pode ser definida como como o sentimento que um consumidor se sente ao interagir com uma empresa, desde o momento em que faz o primeiro contato até depois de receber seu produto ou serviço.
Criar uma experiência positiva para o cliente é essencial para qualquer negócio que queira ter sucesso no mercado competitivo de hoje. Há muitos fatores que contribuem para essa jornada de consumo, incluindo a qualidade do produto ou serviço, a eficiência da transação e o nível de atendimento ao cliente.
A fim de criar uma experiência positiva para o cliente, as empresas precisam focar em todos esses fatores e trabalhar para melhorá-los continuamente. Ao fazer isso, eles podem assegurar que seus clientes tenham uma experiência positiva toda vez que interagirem com a empresa.
Por que a experiência do cliente virou uma tendência de mercado?
Atualmente, o cliente assume o protagonismo das relações comerciais mundo afora. As redes sociais deram grande poder de voz para o público consumidor, que cada vez mais entende que suas opiniões podem ter grande impacto nos ambientes digitais. Nesse cenário, as marcas abriram diversos de canais de comunicação direta com seus clientes. Tal processo eliminou a necessidade de intermediários e tornou esse diálogo bem mais direto.
Esse movimento ajudou na percepção de que a busca pela solução de problemas desses consumidores seria a maneira mais eficiente de manter esse público fiel e engajado nas ações de uma marca. Mais do que isso, o mercado passou a conhecer as necessidades de consumo de toda uma nova geração, formada em sua maioria por nativos digitais.
Os novos consumidores não se satisfazem apenas com bons produtos. Na verdade, o perfil do cliente moderno está muito mais interessado nas experiências que envolvem o processo de compra. Rápidos, dinâmicos e nada burocráticos, os jovens buscam por marcas que entendam suas necessidades e preocupações. Ou seja, as empresas devem se adaptar ao seu público, não o contrário.
Nesse contexto, a experiência do cliente se tornou uma frente muito pensada pelo mundo corporativo. Muito mais do que criar produtos inovadores e solucionar problemas, as empresas buscam por tornar o processo de compra uma memória agradável e indolor para seus consumidores.
Experiência do cliente para advogados
Mas seria possível trazer esses conceitos para o universo jurídico? A resposta é sim. A experiência do cliente para advogados é algo que pode ser muito bem explorado , principalmente por conta da natureza humana deste campo de trabalho. Vamos falar um pouco mais sobre esse tema nos parágrafos abaixo.
Primeiramente, é preciso identificar as dores desse cliente. No caso específico do direito, esse processo é ainda mais importante. Afinal, problemas legais e jurídicos podem ser bem desgastantes, principalmente quando envolve temas sensíveis. Isto é, na maioria das vezes os contratantes de um escritório de advocacia querem alguém que simplifique suas vidas.
Não apenas com respaldo jurídico, mas com um auxílio e suporte real para todos os problemas que uma pessoa ou empresa estão sujeitas em suas vidas. Por isso, a experiência do cliente para advogados deve passar por todas as etapas desse processo. Desde o atendimento, até a comunicação e os canais de diálogo.
Também não adianta fazer tudo isso apenas para assinar o contrato. Essa atenção deve ser constante e passar por todas as etapas necessárias. Relações desse tipo devem ser baseadas na confiança mútua e na empatia entre advogado e cliente.
Boas práticas de experiência do cliente podem ajudar muito na captação de novos contratantes para um escritório de advocacia. Quando uma pessoa tem uma experiência positiva, ou ao menos indolor, em seu assessoramento jurídico, a tendência é que ela indique essa prestadora de serviços para todos os amigos e familiares próximos. O marketing boca a boca ainda tem muito valor.
Até porque, a relação entre cliente e advogado demanda muita confiança mútua. Geralmente, as pessoas buscam relações duradouras com profissionais do direito que conseguem unir credibilidade com bons valores humanos. Por isso, a experiência do cliente para advogados é tão importante.
Dicas de experiência do cliente para advogados
Provavelmente, pessoas da área jurídica não possuem tanta familiaridade com os conceitos de experiência do cliente. Tal termo e campo de estudos está mais ligado a atuação de empreendedores e profissionais da comunicação. Entretanto, cada vez mais setores do mercado profissional estão abrindo os olhos para essa nova realidade.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas básicas para o desenvolvimento de boas estratégias de experiência do cliente para advogados. Confira!
1-Atendimento de qualidade
Primeiramente, é importante se certificar de que seu escritório de advocacia está oferecendo um serviço de atendimento de qualidade. Muito mais do que apenas ser educado e formal com seus contratantes, é preciso fazer com que essas pessoas se sintam parte de uma parceria.
Isso passa pelo tempo de resposta das mensagens desses clientes, pela efetividade e praticidade dos canais de comunicação entre empresa e contratante e atenção nos pontos sensíveis dessas pessoas.
É sempre importante lembrar, tudo que seus contratantes menos desejam é mais complicações. Questões jurídicas por si só já são desgastantes e tensas para todos os envolvidos. Seu papel como prestador de serviços legais é ser a garantia de um porto seguro para esses clientes.
2-Seja ativo em suas causas
Dependendo de sua área de atuação, é importante que os clientes percebam que sua empresa é atuante na causa em que está lutando. Por isso, é sempre bom ilustrar os propósitos e valores de sua empresa. A construção de autoridade através de conteúdos digitais também é uma boa maneira de passar uma boa impressão para esses contratantes.
Esse posicionamento vai fazer com que o público consiga identificar as missões do escritório, o que pode gerar uma maior sensação de segurança e identificação com a empresa. Portanto, ser atuante e relevante em seu campo de trabalho é uma forma de trabalhar a experiência do cliente para advogados.
3-Crie uma comunidade
No mercado do Marketing Digital, a criação de comunidade se dá quando uma marca conecta diferentes pessoas através de interesses em comum. Ao fornecer espaços e estruturas para o debate e a troca de experiências, uma empresa está utilizando seus valores para engajar seu público de maneira natural e orgânica.
Isso também pode ser feito na área do direito. Ou seja, esse item também passa por ser atuante na área de especialização de seu escritório. Buscar redes de apoios e trocas com profissionais qualificados do mesmo campo pode ajudar bastante no desenvolvimento de uma cultura de diálogo com todo um sistema jurídico. Isso pode dar mais embasamento para as atuações legais e ainda pode ajudar no estreitamento de vínculos com os clientes.
O que vimos nesse artigo
Para revisar um pouco do conteúdo aprendido hoje, vamos fazer um breve resumo dos principais pontos de atenção do texto. Confira agora
- Criar uma experiência positiva com o cliente é essencial para qualquer negócio que queira ter sucesso no mercado competitivo de hoje
- As empresas devem se adaptar ao seu público, não o contrário.
- As pessoas buscam relações duradouras com profissionais do direito que conseguem unir credibilidade com bons valores humanos
- Atendimento de qualidade é vital para experiência do cliente
- Ser atuante e relevante em seu campo de trabalho é uma forma de trabalhar a experiência do cliente para advogados
Vale sempre ressaltar que essas dicas são apenas um pequeno resumo do assunto. As estratégias de experiência do cliente são muito diversas e demandam um grande tempo de estudo. Entretanto, esse artigo deve te ajudar a entender como esse fator pode muito importante na captação de novos casos. Para mais detalhes sobre o tema, é recomendado a busca por um auxílio profissional.
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