Como fazer marketing jurídico nas mídias sociais?

por | jan 17, 2019 | Você Especialista

Fazer marketing jurídico nas mídias sociais pode ser uma saída para atrair clientes e até ganhar autoridade na área. Porém, é importante não só definir uma estratégia, mas também entender o que pode ou não ser feito.

Atente-se sempre para a legislação conhecida sobre o assunto, principalmente por já ser um teor de discussões nos últimos anos. Por isso, conhecer o assunto é a melhor forma de evitar conversas falsas e se resguardar quanto ao seu uso.

O marketing jurídico vem crescendo, e cada vez mais devemos ter uma divulgação mais condizente com o momento tecnológico que estamos vivendo. Com isso, um pouco de entendimento não faz mal a ninguém.

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Entenda as limitações do marketing jurídico para advogados

O marketing jurídico possui algumas limitações. Por exemplo: o advogado não pode anunciar seus serviços em rádio e TV nem promover serviços em eventos que não tenham relação com a área jurídica.

Entre as limitações do marketing jurídico, também é impossibilitado usar expressões comuns de atividade comercial. Ou seja: nada de colocar “não perca esta oportunidade”, “ligue agora” ou “venha conferir” em seus textos de sites, redes sociais e até mesmo vídeos.

Da mesma forma, divulgar os preços dos seus serviços também não é possível no marketing jurídico. Isso pode banalizar a profissão e até mesmo criar uma “disputa” entre profissionais.

Se você está começando agora no marketing jurídico, também é importante prestar atenção sobre o que oferece pela web. Não é possível oferecer consultas grátis pelo site, mas você pode produzir e publicar conteúdo gratuito que responda às dúvidas mais comuns dos visitantes.

Quando for escolher as imagens, passe longe das fotos de prédios de tribunais. Isso auxilia para o visitante não liga-lo ao órgão ou pensar que há algum tipo de parceria entre os dois.

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Como fazer marketing jurídico de estratégia?

Se você está começando a fazer marketing jurídico, é importante criar uma estratégia. Além de saber o que não é permitido, você pode adaptar algumas dicas para seu negócio, sempre pensando no foco que deseja seguir e até mesmo o conteúdo que pensa em produzir.

Antes de tudo, é importante ter um site, perfis nas redes sociais e um cronograma de conteúdo relevante para seus visitantes.

Por isso, invista em estar presente onde seus futuros clientes estão. E para apostar em marketing jurídico, siga algumas dicas importantes para não errar e atrair novos negócios:

1. Bom-senso

Leve sempre em conta o Código de Ética da profissão para criar conteúdo de marketing jurídico. Em muitos casos, alguns profissionais deixam passar regras básicas para realizar o marketing jurídico.

Em geral, a maioria das profissões não exigem grandes regras para que um profissional possa exercer sua profissão. Entretanto, o direito ainda segue pensamentos tradicionais que precisam ser respeitados.

2. Especialização

A área de direito possui várias ramificações. Por isso é importante saber seu foco e criar conteúdo com base nele.

É claro que é interessante você saber falar sobre tudo e ter domínio sobre vários assuntos, mas não quando o assunto é marketing e o mercado de trabalho para tal. Nesse caso, o público costuma buscar por pessoas que saibam falar muito sobre determinado assunto.

Ou seja, estão buscando especialistas, mais do que um generalista. Afinal, quem garante para o possível cliente que você saberia atuar nesse caso sem nunca ter estado em um parecido? Nesse momento, a especialização é uma forma de garantia para todos os envolvidos.

3. Quem é seu cliente?

Definir região, especialização e quem é seu cliente ideal também ajuda no marketing jurídico da empresa. Por isso, defina qual é seu público, quem deseja atender e quais problemas vai solucionar.

A chamada “persona” deve acompanhar você desde o início no marketing jurídico até a criação de um portal de sucesso. É com a persona e o público-alvo que você consegue determinar se uma campanha terá início ou não.

Além disso, sem essa definição, qualquer cliente seria considerado um ótimo cliente, e sabemos que isso está longe de ser verdade.

4. Estruture seu marketing

Escolha as cores, um bom logotipo e um tema para o site que transpareça seu negócio. Invista em uma boa marca, que transpareça profissionalismo e confiança do seu marketing jurídico. Não se esqueça de colocar informações importantes, como contato, endereço e conteúdo relevante.

Hoje em dia existe um grande apego na parte visual, principalmente para quem busca uma unificação dentro de um trabalho. Pensando nisso, se você pretende lançar uma campanha hoje, saiba exatamente as imagens, anúncios e cores para o show que devem estar lá.

5. Marketing de conteúdo

O marketing jurídico precisa se basear no marketing de conteúdo, que é uma das principais estratégias atualmente e nada mais é do que ajudar as pessoas com informações relevantes. Por isso, crie bom conteúdo e tente responder dúvidas e problemas dos seus visitantes.

Sabemos que o ramo do direito é muito introspetivo, e muitas vezes a maioria das pessoas simplesmente desiste de tentar entender. Pensando nisso, o ideal é que a empresa invista em marketing de conteúdo. Pelo menos de alguma forma vai gerar ledas.

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Descubra como captar mais clientes

Agora que você já sabe o que pode e o que não ser feito para divulgar seus serviços nas redes sociais, veja mais duas dicas.

1) Planejar seu conteúdo de acordo com o seu público-alvo: para te ajudar na tarefa, recomendo a leitura do meu ebook 28 tipos de ofertas para se inspirar.

Com ele você vai conseguir, facilmente, criar uma linha editorial e ter várias pautas para trabalhar pelos próximos três meses.

2) Contar com a nossa ajuda para criar os conteúdos para você: com o dia a dia corrido nem sempre você vai conseguir planejar e criar o conteúdo com a regularidade que as redes sociais pedem.

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