Sem dúvida nenhuma, hoje em dia, o Google é um dos grandes líderes mundiais a respeito de tecnologia e inovação. Sempre trazendo novas ferramentas e inovações, seja para algum uso específico ou para o dia a dia. Como é o caso do Google Meu Negócio.
No ano de 2004 foi criado o Google Local, que se tratava de um mecanismo de busca, porém, somente para as empresas (algo como uma lista telefônica virtual).
Pouco tempo depois, logo em 2005, foi criado o nosso famoso e querido (e na época, revolucionário) Google Maps, entretanto, naquela época ele não possuía todas as funcionalidade que tem hoje. A mais memorável era o famoso Google Street View (ou só Street View).
Neste mesmo ano, surgiu o Google Local Business Center, que permitia aos donos de negócios incluir o próprio negócio dentro do Google Local. Quando utilizadas juntas, as ferramentas garantiam muita praticidade aos usuários, pois conseguiam encontrar com grande facilidade os locais de interesse.
Logo em seguida, o Google percebeu que seria mais inteligente se essas duas ferramentas fossem agregadas ao Google Maps, já o tornando mais próximo do que conhecemos hoje em dia.
Um pouco mais no futuro, lá em 2009, o Google pensou que poderia ser interessante reunir as informações a respeito destes negócios em um só local, criando assim o Google Place Pages. Em 2010 foi agregado o Google Hotpot, que permitia os usuários expressarem as suas opiniões sobre estes locais.
Isso é bem interessante, pois reflete a forma como a internet começa a aproximar as pessoas, no que se refere a algo da própria localidade delas, podendo assim recorrer à própria comunidade para se informar e saber se aquele local seria agradável ou não.
Claro que, todas essas funcionalidades foram agregadas, novamente, para uma coisa só. Novamente rumando ao atual Google Maps.
Mas agora que vem a parte mais interessante desta história sobre o Google Meu Negócio.
Finalmente, em junho de 2014 foi criado o Google My Business (Google Meu Negócio), que iria substituir aquelas funcionalidades antigas em um só local. Seria um lugar específico para se falar a respeito dos negócios.
A internet aliada ao SEO local
Atualmente, tudo gira em torno da internet. Mas você sabe como usar a internet a seu favor?
É interessante perceber que com o surgimento da internet, até as pequenas empresas conseguem se tornar visíveis para pessoas em locais distantes, ou pessoas que desconhecem a região (sejam estrangeiros ou só alguém de passagem).
Atualmente, uma boa estratégia de marketing local aliada a um bom SEO local, podem fazer você desbancar a concorrência que está bem localizada. E o melhor de tudo, você não precisa de um grande orçamento, ou meses de campanha.
O objetivo deste texto é justamente o de ensinar os donos de negócios locais a atrair mais clientes para o seu negócio local.
Não importa a natureza do seu negócio, desde uma bomboniere até uma perfumaria podem utilizar desse conhecimento e descobrir como conseguir mais clientes.
Não é novidade que hoje tudo é baseado em informações, e quanto mais informações você puder oferecer aos usuários da internet, maior será a sua taxa de conversão.
O Google Meu Negócio tem como intuito ajudar os consumidores a encontrar e coletar informações sobre o negócio que ele desejar. E o melhor de tudo, o Google My Business é uma ferramenta gratuita, serve para que as organizações/empresas possam gerenciar sua presença online.
Você sabia que, de acordo com o próprio Google, os usuários têm 70% a mais de chance de visitar os estabelecimentos que estão no Google Meu Negócio?
Além disso, os perfis completos têm duas vezes mais chances de conquistarem uma boa reputação dentro do Google My Business.
Google Meu Negócio, como funciona?
Bem, agora que você já sabe melhor sobre a história e sobre do que se trata o Google Meu Negócio, que tal falar sobre a ferramenta em si?
Assim como todas as ferramentas do Google, o Google Meu Negócio acaba sendo bem intuitivo para se utilizar, porém, irei falar a respeito das coisas que você deve fazer para criar o seu perfil e ter a ficha do seu negócio.
É bem simples, você só precisa preencher as informações a respeito da sua empresa da maneira mais precisa e detalhada possível. Procure usar, sempre que possível, as palavras-chave relacionadas ao seu negócio (da melhor forma possível).
“Mas e se o meu negócio não possui um ponto físico, somente serviço de entrega?”? É bem simples, basta apontar a região que você atende para entrega 🙂
Como foi dito anteriormente, utilizar o Google Meu Negócio pode auxiliar muito o seu negócio, dando a possibilidade de aparecer tanto quanto um negócio de grande porte. O melhor disso é que para aparecer no Google Maps você só precisa inserir um endereço comercial no Google My Business, é fácil e grátis.
Isso chama a atenção para quem estiver procurando um serviço como o seu.
Você sabia que aqueles que postam fotos em sua conta recebem 42% mais solicitações de rotas de carro pelo Google Maps e também têm 35% mais cliques para entrar no seu site do que outras empresas.
É interessante saber que o Google Meu Negócio permite que você tenha acesso à informações como:
- Quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa através do telefone indicado;
- Quantos pedidos de rota foram feitos;
- A forma como os clientes pesquisaram a empresa e de onde eles são;
- Quantos acessos o site teve.
É importante ressaltar que usuários insatisfeitos podem avaliar a empresa de forma negativa, portanto esteja sempre alerta sobre isso.
O simples fato de você aparecer no Google Maps já faz com que você possa aparecer na primeira página do Google e por consequência, faz com que sua presença online aumente.
Google meu negócio: porque usar
Você sabia que, segundo o próprio Google, a cada dez pessoas, oito usam o Google para buscar informações sobre empresas e 95% usaram o Google (em 2017) para comparar negócios antes de decidir com qual entrar em contato primeiro?
Não só isso, mas as informações contidas no Google Meu Negócio tem duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos usuários.
O Google My Business é fundamental não só para que as pessoas saibam sobre um espaço físico em si, mas também auxilia no processo de posicionamento digital (e isso atrai mais clientes).
Você se lembra sobre o SEO local? Então, o SEO local nada mais é do que o processo de conseguir otimizar a sua presença na internet focando nas pesquisas que estejam atreladas a região do seu negócio.
Para você que você tenha em mente, de acordo com as informações do Google, existem:
- 5 bilhões de pesquisas por restaurantes;
- 3 bilhões de pesquisas por hotéis;
- 1 bilhão de pesquisas por lojas de roupa;
- 600 milhões de pesquisas por salões de beleza;
- 5 milhões de pesquisas por cafeterias.
Espero que cada vez mais você consiga entender a importância do Google Meu Negócio para fazer seu negócio crescer. Isso pode parecer irrelevante, mas o Google possui um algoritmo que é capaz de achar informações obsoletas, como a URL do seu site não funcionar mais ou o telefone não estar mais ativo.
Mais importante do que preencher todas as informações da ficha do seu negócio é mantê-las sempre atualizadas.
Como usar melhor o Google Meu Negócio
Pode não parecer, mas o simples fato da sua empresa ter uma ficha completa sobre o seu negócio pode lhe garantir uma posição de destaque em relação a outras páginas na internet.
É incrível como o Google Meu Negócio é uma ferramenta completa você sabia que além de todas as funcionalidades que passamos ele também possui a funcionalidade de criar um site para o seu negócio?
Embora ele seja simples, isso é um fato que faz aumentar a sua presença online (até porque, antes um site simples que nenhum).
E as novidades dentro do Google Meu Negócio nunca param, recentemente eles criaram dois novos recursos: a possibilidade de seguir a ficha do negócio e a possibilidade de mandar mensagem diretamente para o estabelecimento.
Este primeiro recurso que foi apresentado é muito interessante, pois desta forma é possível estabelecer um canal direto com a empresa ou comércio que o usuário tem interesse, podendo estreitar laços.
Com isso podemos perceber que a plataforma tem se tornado uma verdadeira rede social, principalmente no relacionamento entre negócio/empresa e consumidor.
Já a segunda funcionalidade aparece na forma de um botão de “mensagem”, bem no seu perfil, permitindo que os clientes entrem em contato, e toda vez que você receber, será notificado.
Caso você não tenha disponibilidade para responder na hora, pode configurar uma mensagem automática de boas vindas e pode aproveitar para perguntar sobre o interesse de quem entrou em contato.
Além das mensagens diretas, também é possível interagir com os clientes através das avaliações, pode não parecer, mas as avaliações e as respostas que você dá a elas são muito importantes.
De acordo com o Think With Google, 88% dos usuários confiam em avaliações tanto quanto recomendações pessoais.
Por isso é tão importante, por exemplo, responder às críticas, pois ajuda a reduzir os impactos causados por ela, preserva a imagem da marca e pode vir a solucionar os problemas e sua origem.
A seção de avaliações é muito importante, portanto nunca a remova. Procure incentivar os clientes a fazerem avaliações e lembre eles do motivo que faz isso ser importante, tanto pessoalmente quanto online, isso pode ser feito após uma venda ou até por email.
E ainda pensando nessa constante interação com os seus consumidores, procure responder a perguntas frequentes. Isso gera engajamento (que é essencial) e é uma forma de mostrar que o seu negócio é ativo e confiável.
Quando for responder ao seu público, procure oferecer respostas completas, claras e sempre que possível, utilize palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Dessa forma você atende ao que as pessoas estavam perguntando e pode se mostrar cordial no atendimento.
Se for possível, procure adicionar fotografias para esclarecer essas dúvidas, pois podem auxiliar bastante.
Lembre-se, é sempre importante manter as fotos atualizadas, para mostrar o seu espaço, a fachada, enfim, todo o local. Dessa forma, o consumidor já vai conhecendo o seu estabelecimento e aproveita para ver se é do gosto dele.
Além disso, procure realizar postagens em suas redes sociais para se manter ativo e presente no mundo digital e explore estes recursos para mostrar as novidades aos seus consumidores, promoções e eventos.
As funcionalidades dessa incrível ferramenta não param, ela também conta com a opção de agendamentos. Este recurso é muito prático para restaurantes e consultórios, por exemplo, pois otimizam o seu tempo e até o lucro.
Desta forma os próprios usuários podem escolher o dia e horário que irão até o local.
E é de suma importância que você preencha as informações relacionadas aos dias da semana e horários em que o negócio está disponível, desta forma os usuários terão certeza sobre o horário e dia de funcionamento do seu negócio.
E por último, a seção de insights. Essa seção é muito preciosa, pois nela você consegue ver análises a respeito do seu negócio, por exemplo, quem são os seus consumidores e a como eles estão relacionados ao seu negócio.
Google Maps
Dentro de todo esse contexto existem três fatores que influenciam no ranqueamento do seu site são eles: a relevância, a distância entre o seu negócio e o cliente e a proeminência (quão conhecido é o seu negócio).
Hoje em dia o Google Maps é muito mais do que um serviço de pesquisa de mapas e condição de trânsito. De acordo com o Google, nos últimos anos o número de pesquisas com termos “perto de mim” e “comprar” aumentou em 500%.
O Google Maps se tornou uma ferramenta para tomar decisões, no que diz respeito sobre onde ir, o que fazer e o que adquirir.
Sem falar que, o Google Maps é uma excelente estratégia para otimizar o SEO local.
Passo a passo de como cadastrar a empresa no GMN
1- Pesquise por “Google Meu Negócio”;
2- Acesse o primeiro link;
3- Você deverá clicar em gerenciar agora ou fazer login no canto superior do lado direito da tela.
Porém, você irá precisar ter uma conta no gmail para prosseguir, caso não tenha uma, crie, é simples e rápido;
4- Se você já tiver uma conta no Gmail, basta fazer o login com ela;
5- Defina o nome da sua empresa e se ela já existir, ele trará algumas informações automaticamente;
6- Nessa parte, você deve escolher de acordo com seu negócio;
7- Coloque seu endereço, mas tenha cuidado nessa hora! É muito importante que você coloque o endereço correto.
Caso não esteja correto, o processo irá levar mais tempo, pois até ser corrigido, irá tomar mais tempo;
8- De novo, você deve escolher de acordo com o que cabe a sua empresa;
9- Escolha o campo de atuação do seu negócio;
10 – Mais algumas informações pessoais;
11 – Agora o Google precisa ter certeza de que a sua empresa existe e está onde você informou.
O Google irá mandar um cartão postal para o endereço cadastrado para confirmar o endereço. Após esse processo, automaticamente o seu negócio já estará no Google Maps.
Caso queira, você pode escolher outro método de verificação. Normalmente o cartão postal é utilizado, pois é o mais rápido;
13 – Após receber o cartão postal, você deverá informar o código que vem nele.
Volte a sua página, faça o login, acesse o menu do lado esquerdo e escolha a opção “confirmar local”. Insira o PIN que veio no cartão postal.
Após criar o espaço da sua empresa no Google Meu Negócio, você deverá preencher informações referente a sua empresa.
Categorias e Atributos: Nesta seção você deverá dizer qual o seu tipo de negócio, ele é um restaurante, uma academia ou uma sorveteria? De acordo com o que você escolher, opções específicas irão aparecer para que você preencha.
Produtos e serviços: O nome é bem autoexplicativo, você deverá informar o que você oferece. Procure adicionar fotos nesta seção, para que as pessoas possam ver o que você está oferecendo, isso ajuda a humanizar o seu negócio.
Perguntas e respostas: nesta seção é interessante se você antecipar dúvidas comuns que as pessoas costumam ter em relação ao seu negócio e esclarecer alguns outros pontos.
Todas essas questões auxiliam muito na otimização do perfil do seu negócio, já que indica para os seus consumidores o que você oferece, como é o seu estabelecimento, se você é cordial e solícito, enfim, tudo!
Conclusão
Portanto, como você pode perceber, o Google My Business é uma ferramenta de suma importância para poder fazer o perfil do seu negócio brilhar, para você conseguir aparecer de forma efetiva no Google Maps e ser um negócio local de sucesso!
Porém, se você não tem a disponibilidade de tempo ou a paciência para realizar e acompanhar esse tipo de processo, deixamos aqui o convite para que você converse com um de nossos analistas.
Além de você pensar em ter uma ficha no Google Meu Negócio, você precisará deixar isso muito bem alinhado com o marketing de conteúdo, para você poder bombar e levar o seu negócio a outro patamar, um mais profissional e renomado.
Basta pedir para um de nossos analistas verificar a sua situação atual e assim que possível, entraremos em contato para uma conversa de mais ou menos 30 minutos. Seja por telefone ou reunião online.
E assim te ajudar a definir os próximos passos para o sucesso e o futuro próspero do seu negócio.
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.