Se você deseja entrar de vez no mundo do marketing digital, o primeiro passo é conhecer as ferramentas e os sistemas disponíveis para te auxiliar no dia a dia. Dentre elas, temos o Google Search Console, ou GSC.

Essas ferramentas são difundidas no mundo inteiro, e dificilmente você vai entrar uma agência de marketing digital que não faça uso de pelo menos uma delas. Afinal, estamos falando de um universo em que você vai ser bombardeado de informações, dados e análises.

Fazer toda a organização e síntese desses dados pode acabar demandando muito tempo e dinheiro. Ou seja, pode acabar gerando mais prejuízo do que, de fato, crescimento para o seu negócio.

Além disso, pode ajudar a sua empresa a se profissionalizar ainda mais, usando de ferramentas importantes para o mercado. Por fim, é hora de ter uma visão geral do seu negócio.

Por conta disso, vamos te guiar pelas ferramentas de marketing digital mais essenciais para seu trabalho, começando pelo Google Search Console, o tão famoso baú de indexação do Google. Assim, que tal aprender mais sobre a ferramenta e como ela pode, de fato, ajudar o seu negócio?

Além disso, vamos te mostrar também sobre como utilizar e desfrutar dos melhores recursos da plataforma da Google. Dessa forma, esperamos que ao final desse artigo você entenda de uma vez por todas o motivo de precisar usá-lo por ai.

Google Search Console: ferramentas essenciais para o marketing #EP01

O que é o Google Search Console?

Indo direto ao ponto, o Google Search Console é a ferramenta usada para fazer análise de tráfego e desempenho do seu site. Além disso, mostra como seu site está posicionado na ferramenta de busca.

O GSC foi criado pela Google e passou por muitas mudanças até chegar na versão que conhecemos hoje. Anteriormente batizado de Webmaster Tools, já englobava um número alto de usuários e de funcionalidades consideradas indispensáveis.

Um ponto curioso dessa mudança de nome da ferramenta é que ocorreu exatamente por uma estratégia de marketing da Google. Afinal, ao ler o termo Webmaster Tools você imagina que seja algo voltado a desenvolvedores ou pessoas da área de tecnologia, certo? Pois é, o Google também achou.

Assim, veio desse ponto a mudança de nome, exatamente para mostrar para o público que ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa, desde que conheça minimamente o mercado de marketing.

Em resumo, Google Search Console é a ferramenta usada para saber se seu site está ou não sendo reconhecido e indexado pelo google nas suas páginas de motor de busca. Além disso, é uma das ferramentas principais para trabalho de SEO.

Google Search Console: ferramentas essenciais para o marketing #EP01

Funcionalidades do GSC

Como dito anteriormente, o Google Search Console trabalha diretamente com algumas funções de indexação de google e de reconhecimento do seu site na Web. Dessa forma, veja os três grupos de funções abaixo.

  • Search Appearance: talvez seja o mais próximo de fato da sua plataforma mãe, é aqui nos aspectos de pesquisas que você sabe exatamente como seu site está sendo mostrado aos usuários. Inclui os títulos, metadescrições, imagens, melhorias no seu HTML, etc.

  • Search Traffic: se você quer saber como de fato seu site está no quesito tráfego de usuários, aqui está sua aba. Dessa forma, é o coração do tráfego orgânico do seu site. Além disso, é nesse ponto que falamos sobre o link building e como o Google está lendo o seu.

  • Google index: demonstra informações diretas e concretas sobre as páginas que estão indexadas no Google. Além disso, também retrata quaisquer páginas com problemas (como bloqueios).

As três abas são de extrema importância para um gestor de tráfego entender o andamento da agência e o quanto as campanhas estão surtindo efeito. Assim, alguns pontos são bastante atrativos e interessantes, como os dados gerais do seu público.

Na aba de informações sobre o tráfego de pesquisa, constam alguns índices como:

  • países;
  • quais páginas foram citadas;
  • dispositivo;
  • datas.

Essas informações podem ser usadas até mesmo para saber se sua persona está de fato sendo o principal público do seu site. Assim, pode indicar algumas melhorias de estratégia.

Ainda sobre essas informações, muitas campanhas de marketing podem surgir a partir daqui, já que você vai ter informações importantes do seu público.

Além disso, a mesma aba traz também informações úteis ao seu financeiro, como as taxas de cliques e impressões do site, ligados diretamente ao seu rendimento. Por isso, acaba sendo um dos indicadores de marketing mais importantes no mercado hoje.

Já na aba de index do Google, ocorre um dos principais sistemas de análise dentro do marketing digital: sitemaps. Nesse caso, estamos falando sobre o “raio-x” do seu site que será passado ao google, e toda sua indexação depende dele.

Segurança

Muito se engana quem acredita que o Google Search Console só se limita a indicativos de marketing e google para atuações na web. Na verdade, outra grande função da ferramenta é gerar relatórios sobre a segurança do seu site.

Nesse ponto, o GSC é capaz de identificar se seu site foi invadido ou está sob invasão de algo silencioso. Em geral, a ferramenta gera um relatório mostrando as informações atuais do site e principalmente dando sugestões do que pode ser feito para evitar problemas de segurança.

Sendo assim, se você pretende usar a ferramenta do Google Search Console, saiba que está lidando com algo muito maior que índices de marketing básico. Ou seja, se você pretende elevar o patamar da sua empresa, o caminho começa por aqui, conhecendo ferramentas primordiais.

Além disso, o Google search console pode ser um grande aliado de vendas.

Configurando o Google Search Console

É bastante simples fazer essa configuração do Google Search Console, ainda mais considerado se tratar de um sistema web. Dessa forma, seguimos os passos básicos:

  • login na conta Gmail e adicionar uma propriedade;
  • coloque a URL ou o domínio do seu site.
  • caso opte pelo domínio, faça a alteração de DNS conforme os passos indicados;
  • caso opte pela URL, basta seguir para a confirmação.
  • botão verificar na tela inicial.

Viu só? É rápido, fácil, e vai te poupar muita dor de cabeça no futuro. Assim, caso os passos de configuração de DNS seja algo muito distante para você, o indicado é buscar alguém da equipe de tecnologia da sua empresa.

No mais, o uso é bastante intuitivo e apresenta uma interface amigável, sendo o mais inclusivo possível para os usuários. Na verdade, essa questão de facilidade no uso é algo que já perpetua nas ferramentas do Google a bastante tempo.

Sendo assim, feita a configuração e seu login validado, é hora de conhecer os benefícios do Google Search Console. Ou melhor, alguns dos milhares.

Benefícios do Google Search Console na sua empresa

A maior vantagem em usar o GSC sem sombra de dúvidas é a quantidade de informação importante que você vai possuir depois de seu uso. Com isso, suas estratégias de marketing e de atuação de SEO tendem a ser mais certeiras.

Utilizando as sugestões da ferramenta, você pode por exemplo aumentar a otimização da sua página, como o carregamento da página. Hoje em dia, sabemos como esse é um tópico sensível e importante.

Uma das piores taxas para sua empresa é a chamada taxa de rejeição, que determina quando as pessoas ficam pouco tempo no seu site. Por vezes, essa taxa vem exatamente do fato de sequer conseguir entrar.

Por isso, o google search console pode te ajudar a evitar um grande problema com seus futuros clientes. Além disso, te ajuda a otimizar sua estratégia de backlinks.

Os links internos são cruciais para manter seus usuários dentro do site e consumindo seu conteúdo. Assim, é uma das principais estratégias de SEO.

Falando em SEO, esse é outro ponto muito atingido pela ferramenta, mostrando em números as melhorias possíveis para indexar seu negócio da melhor forma possível. Afinal, estamos falando da ferramenta ligada diretamente ao maior motor de buscas do planeta.

Google search console

A importância das ferramentas

Você acabou de conhecer a primeira da nossa série de ferramentas essenciais para o marketing digital. Assim, a medida que outras forem surgindo, você poderá se cercar do que de melhor existe no mercado para auxílio de um profissional de marketing.

Hoje em dia, é improvável que sozinho, sem ajuda da internet, você consiga extrair tudo que é necessário para um bom andamento do negócio. Na verdade, o mais provável é que constantemente ocorram desencontros de informações.

O google search console hoje é imprescindível, sendo necessário independente do tamanho do seu negócio. Pois, de maneira geral, estamos falando de índices e sugestões primordiais para o bom andamento no mercado.

Sendo assim, explore a ferramenta e todos os índices que ela pode oferecer, além de seguir as sugestões apresentadas. Com isso, o que se espera é que em pouco tempo você consiga perceber as diferenças na empresa, principalmente no quesito organização e planejamento.

Acompanhe no nosso blog os próximos capítulos e fale com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre cada uma delas. Além disso, conheça nosso canal do YouTube com dicas e sugestões para alavancar seus resultados! Te espero lá.

Google Search Console: ferramentas essenciais para o marketing #EP01