Quando falamos de campanhas de marketing digital, muito se fala sobre “entender as métricas antes de partir para a prática”. Mas, afinal, que métricas são essas e qual a razão de serem tão importantes?
Nesse caso, estamos falando dos chamados indicadores de marketing, ou KPIs, usadas para entender o atual momento de uma empresa. Assim, é nesse momento que todos os resultados são colocados na mesa e a campanha pode ser realizada.
É quase impossível listar todos os indicadores de marketing existentes, e existe uma razão para isso: varia de empresa para empresa e de negócio para negócio. Ou seja, o que para você pode ser uma KPI importante, para o dono da empresa ao lado é algo que sequer é medido.
Por isso, listamos os indicadores principais, aqueles que vão se manter nas métricas independente do nicho da sua empresa. Além disso, vamos definir de maneira completa o que seriam esses indicadores de marketing e principalmente qual a sua importância.
Ao final do artigo, você será capaz de montar um diagnóstico completo da sua empresa com base em números e dados que você já tem disponível.
O que são Indicadores de Marketing?
Também chamados de KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, indicadores de marketing são métricas usadas para mensurar o momento atual da empresa. Ou seja, são os dados obtidos a partir do resultado da companhia em um dado período de tempo.
O objetivo maior é conseguir diagnosticar sua campanha, se ela foi efetiva e atende os objetivos ou se não gerou resultados. Além disso, é graças as KPIs que um gestor consegue ter uma visão mais objetiva, mais direta, do que está sendo tido como resultado.
Os indicadores são peças fundamentais, e são determinados com base no ramo que a empresa atua e no que julga ser o ideal para compor seu quadro de métricas. Ou seja, apesar de ter seu conceito geral, as KPIs possuem uma abrangência muito grande.
Um ponto de atenção ao definir as KPIs que serão usadas é entender, de fato, quais são seus pontos relevantes para levar em consideração. Por exemplo, uma métrica errada é a de seguidores em uma rede social.
Afinal, o fato de ter muitos seguidores vai garantir para a sua empresa engajamento ou venda final? Não, então essa métrica não serve para ser um dos seus indicadores de marketing.
No fim das contas, apesar de algo amplo, se exige uma boa capacidade de discernimento entre o que é útil e o que é apenas ilusão de resultados.
Qual a importância de usar KPIs
Agora que você já entendeu o conceito por trás dos indicadores de marketing, chegou a hora de entender a importância das KPIs para o seu negócio. Afinal, já sabemos que são metrícas para analisar os resultados da empresa, mas para quê?
De maneira geral, as KPIs são usadas para moldar o próximo passo da empresa, ou seja, modelar estratégias operacionais. Além disso, é daqui que saem todas as estratégias para melhoria dos resultados atuais.
É claro que diversas campanhas dão uma resposta ao gestor sem precisar de muita análise, como uma campanha paga que não gerou conversão ou um anúncio que só gerou prejuízo. Entretanto, nosso olhar em cima dessas situações será sempre parcial ou muito carregado do lado emocional.
Os indicadores de marketing são usados exatamente para tirar esse olhar humano direto com um resultado, e trazer isso a partir de números e metas estabelecidas previamente. Dessa forma, acaba sendo uma análise mais fria e consequentemente mais correta.
Por isso, sempre que possível, revise os indicadores de marketing da sua empresa e garanta que suas análises são feitas com base neles. Além disso, foque em não usar indicadores apenas para massagem de ego.
Os 7 principais indicadores de marketing para sua empresa
Entendendo que os indicadores variam de empresa para empresa, vamos repassar pelos 5 que são essenciais e se repetem em qualquer nicho de mercado. Dessa forma, independente do mercado que você atue, essas métricas precisam estar listadas no seu roteiro de KPIs.
Custo por clique
Quando se faz campanhas de mídia paga, você já deve ter notado que ferramentas como o Google Ads trazem essa métrica naturalmente em seu relatório. Assim, entender quanto custa cada clique dado por alguém em sua campanha, você consegue saber qual das suas campanhas de fato chama mais atenção, e consequentemente vende mais.
Caso você não tenha de forma automática a métrica, seu cálculo é dado por:
custo por clique = custo total da campanha / número de cliques no anúncio
Custo de aquisição de cliente
Outra métrica de custo, a de aquisição por cliente acaba sendo bastante conhecida e importante. Afinal, o chamado CAC é o indicador que te retorna quanto você precisou investir para ter aquele cliente na empresa.
Para tanto, o cálculo é feito da seguinte forma:
CAC = valor total investido / número de clientes adquiridos
Taxa de conversão
Quando se fala de marketing digital, fica impossível não falar de conversão e como isso impacta nas suas vendas. Por conta disso, a taxa de conversão é essencial na lista de indicadores de marketing.
A taxa vai mostrar quantos visitantes do seu site chegaram a de fato realizar uma ação por ali. É importante ressaltar que não se trata apenas de venda, mas de preenchimento de formulário ou uma assinatura na sua newsletter.
Diferente dos dois primeiros, essa KPI só é retirada por ferramentas da internet como o Google Analytics. Se você quiser saber mais sobre como aumentar sua conversão, a sua resposta pode estar no copywriting.
Taxa de cliques
Enquanto o custo por clique determina quanto você gastou, a taxa de clique determina qual campanha foi mais certeza para trazer visitantes ao seu site. Nesse caso, estamos falando de porcentagem, ligados a quantas vezes seu anúncio apareceu na tela de possíveis clientes.
A taxa de cliques também é conhecida por CTR (Click Through Rate), e é calculada da seguinte forma:
taxa de clique = (número de cliques no anúncio / total de vezes que o anúncio foi exibido) * 100
Retorno sobre o investimento
Sendo talvez um dos indicadores de marketing mais esperados pelos gestores, o ROI retrata o veredito do seu investimento em uma campanha. Ou seja, se o resultado foi condizente com o valor gasto.
Diferente dos outros exemplos, o retorno sobre o investimento não é algo batido de se calcular, na verdade engloba uma série de outras métricas da empresa. Nesse caso, estamos falando das despesas que compõe financeiro da empresa.
É esse o indicador que vai dizer se você deve seguir ou parar com o investimento na campanha em questão. Por isso, muito cuidado com ele.
Número de leads
Entrando em uma métrica mais certeira e que não exige contas matemáticas, o seu número de leads é o que vai determinar o quanto você impactou na campanha. Nesse caso, são os seus potenciais clientes.
Só pode ser considerado lead aquele visitante que retrata a sua persona, quem você quer trazer para o seu negócio. Por isso, é aqui que descobrimos quantos clientes a empresa de fato possui e não apenas seguidores na rede social.
Origem do tráfego de clientes
Um dos indicadores de marketing mais usados é exatamente o de origem de tráfego. Afinal, estamos falando de KPIs que já vem naturalmente determinadas em ferramentas de marketing.
Essa KPI é fundamental para entender exatamente qual o ponto mais forte da sua empresa, bem como qual o ponto que precisa de reparos. Ou seja, será que seu melhor canal de vendas é o instagram? Ou será que você precisaria dar mais atenção ao linkedIn?
São essas e outras respostas que a origem de tráfego dos clientes devolve ao gestor quando é bem aplicada. Entretanto, nem sempre é fácil assim.
Determinar exatamente de onde determinado lead saiu pode não ser uma tarefa tão simples, e por isso que as ferramentas hoje são tão utilizadas, pela praticidade e otimização de tempo que trazem.
Como montar KPIs pra o meu negócio?
Se você já entendeu o que precisa e do que se tratam os indicadores de marketing, montar essas KPIs não vai ser algo difícil. Afinal, seu passo a passo está no tópico anterior.
Antes de qualquer coisa, saiba fazer um diagnóstico financeiro completo da sua empresa, além de trazer todos os números e dados importantes para a análise. Dessa forma, não é hora de esconder o jogo.
Entenda quem sua empresa é no mercado e exatamente em qual mercado está inserido, pois é assim que você vai conseguir definir outras KPIs que não foram listadas aqui. Ou seja, é hora de entender, além das básicas, quais são seus indicadores de marketing essenciais.
Assim, defina suas campanhas, sua linha editorial, e comece agora mesmo a montar suas KPIs.
Se você quer saber mais sobre indicadores de marketing e outras dicas sobre marketing digital, te convido a falar com um de nossos especialistas e tirar as suas dúvidas. Além disso, conheça nosso canal do YouTube e fique atento a diversas novidades e insights para o seu negócio.
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Larissa Carvalho é desenvolvedora web na Marketing Para Especialistas, graduanda em Ciência e tecnologia. Apaixonada por séries, música e esporte.