Se você é um bom amante de cinema, ficção científica, ou simplesmente de uma grande história, provavelmente você já viu os filmes sobre uma certa guerra espacial. Hoje vamos te mostrar as sete lições de marketing com Star Wars, você está pronto para escolher seu lado?
Trazendo todo um aparato de tecnologias espaciais e ambientada em uma galáxia que fez sucesso e uma legião de fãs entre os anos 70 e 80. Entretanto, as lições aprendidas com a saga perduram até hoje.
Na verdade, Star Wars é um grande exemplo de empreendimento imaterial. Afinal, trata-se de uma produção audiovisual que poderia, facilmente, cair no esquecimento. Mesmo assim, hoje em dia continua sendo uma das grandes franquias da história do cinema.
Com isso, não existe forma melhor de entender pontos primordiais para o mercado do que entender quais as lições de marketing com Star Wars estão aí na sua frente. Dessa forma, vamos mergulhar de cabeça em outra galáxia.
E que a força esteja com você.
1. A importância do design para o negócio
Imagine que você é um rapaz recém-formado na faculdade, com uma grande obra em mãos, mas de um gênero ainda pouco tratado na época. Bom, era exatamente essa a situação do criador de Star Wars.
Com isso, George Lucas, criador deste universo, decidiu apelar para o visual, para o mundo mais visível das ideias até então apenas escritas. Assim, foi com a ajuda de Ralph McQuarrie que o mundo de Star Wars ganhou desenhos e ilustrações.
É exatamente aqui que vemos a primeira das lições de marketing com Star Wars: às vezes o grande motivador de venda da sua ideia é um design bem trabalhado. Afinal, nem sempre as suas ideias vão conseguir externar tudo aquilo que você imagina para o seu produto.
Ter em mente a importância de um design bem feito e bem trabalhado pode ser um grande diferencial competitivo para sua marca. Dessa forma, as lições de marketing com Star Wars não poderiam começar com um apontamento diferente.
Por isso, tenha todas as ideias possíveis sobre seu produto e serviço, mas lembre-se de deixar o mais palpável e visual possível. Com isso, você ganha mais possibilidades de atuação e aumenta sua capacidade de convencimento de clientes e fornecedores, além do próprio mercado.
2. Seu cliente precisa sentir vontade de saber mais
Dentro das lições de marketing com Star Wars, precisamos agora falar sobre o desejo por novidades, inovações e experiências. Afinal, já se passaram mais de 40 anos desde que “Uma Nova Esperança” chegou ao mundo.
Como é possível que, ainda hoje, a franquia desperte tanta ansiedade em fãs e amantes de cinema? Qual o segredo para manter os filmes tão vivos mais de quatro décadas depois?
O grande segredo está na forma como a equipe envolvida com a franquia trabalha o desejo e o interesse dos seus seguidores. Por exemplo, com o lançamento de um novo produto da marca ou de um projeto que vá complementar toda a história já existente.
A grande chave aqui está em como se destacar, como gerar tanto interesse nos seus clientes a ponto de não dar espaço para a presença da concorrência?
Outro ponto extremamente importante é o quanto a marca hoje trabalha com a manutenção de seus telespectadores. Ou seja, hoje a franquia busca uma fidelização cada vez maior de todos os consumidores do mundo Star Wars.
Com isso, busque sempre trabalhar a criatividade, as experiências, propagar esse desejo dos próprios usuários em consumir produtos e serviços.
3. Persona
Sim, dentro das lições de marketing precisamos falar de persona, de conhecer o público que você produz conteúdo todos os dias. Dentro de Star Wars, essa lição foi extremamente visível.
Hoje em dia, sabe-se que boa parte do sucesso que o filme alcançou lá nos anos 70 foi em decorrência do grande acerto na divulgação. Ou seja, o produtor do filme tinha em mente para quem ele pretendia vender a nova história do cinema.
Assim, toda a divulgação foi pautada nos jovens da época, principalmente nos que já eram amantes de ficção científica. O que começou como uma grande dúvida terminou como uma das maiores franquias de cinema da história.
Dessa forma, precisamos falar da importância de conhecer seu público e de montar sua persona com cuidado e muito planejamento. Hoje em dia, esse papel tornou-se ainda mais fundamental, principalmente com o avanço estrondoso das redes sociais.
Por isso, antes de idealizar campanhas e mais campanhas, busque principalmente saber para quem essa campanha será direcionada. Além disso, seja fiel ao público escolhido, principalmente se a intenção for mais do que fazer marketing, ser um especialista na sua área.
4. Posicionamento de marca
Anteriormente, já falamos o que é branding aqui no blog e qual sua importância para os negócios. Assim, é mais uma das nossas lições de marketing de hoje.
A ideia geral do branding e do posicionamento é levar sua marca para um patamar diferenciado, se comparado aos seus concorrentes. É ter uma presença constante no dia a dia do seu consumidor.
É muito comum nos depararmos, por exemplo, com convenções de ficção científica ou de cinema onde pessoas falam especialmente de Star Wars. Dessa forma, é um dos grandes cases de um bom posicionamento de marca.
Mas como deixar uma franquia viva por tantos anos?
A resposta está no branding, na estratégia adotada pelo criador e os próprios produtores. Hoje em dia, é muito mais evidente do que era quando estava em seu auge.
Por exemplo, você já se perguntou o motivo de Star Wars ter tantos especiais, quadrinhos, desenhos, roupas, acessórios ou brinquedos?
É exatamente para manter a franquia viva na mente de seus fãs e telespectadores por tantos anos. Ou seja, no momento que você achar que Star Wars pode estar perdendo força nas rodinhas de amigos, incrivelmente surgirá um produto novo da marca, revolucionário ou apenas muito nostálgico.
Ou, por exemplo, quando muitas histórias de ficção começarem a surgir nas plataformas de streamming, prepare-se para um novo desenho de Star Wars na telinha.
Dessa forma, podemos entender a importância de realizar um bom planejamento para o seu posicionamento de marca. Afinal, é inegável o quanto Star Wars se manteve no mercado muito por ter conseguido manter sua marca sempre em evidência, mesmo 40 anos depois.
Assim, é sem dúvidas uma das mais valiosas lições de marketing com Star Wars.
5. Seus clientes precisam sentir que são importantes para o negócio
Star Wars foi uma das primeiras franquias que iniciou um processo tão conhecido hoje em dia: vendas antecipadas para uma grande estreia. É, eu sei que você já ficou por semanas aguardando o dia de comprar seu ingresso para assistir um filme assim que ele chega aos cinemas.
Você já parou para pensar o motivo desse tipo de ação e qual o retorno que pode gerar para a marca?
É claro que, quando falamos de retorno, você obviamente vai pensar no caixa e no valor alto que as franquias conseguem em ações como essa. De fato, as vendas fazem valer a pena o trabalho da pré-estreia.
Entretanto, umas das grandes lições de marketing saem exatamente desse movimento de pré-venda. Afinal, quem não se sente um pouco mais importante estando ali, no primeiro dia daquele grande filme no cinema?
Entendeu?
Aqui estamos falando do sentimento de ser alguém importante, alguém que está contribuindo diretamente para uma franquia que é fã. Ou seja, essa é uma das grandes lições de marketing que podemos tirar aqui: seu cliente é seu principal alicerce de negócio.
Nesse caso, a melhor coisa a se fazer sempre é pensar em estratégias e ações que coloquem seu cliente em evidência. Hoje em dia, o marketing digital tem sido muito apelativo para esse sentido, com constantes dicas e workshops para fazer seu cliente se sentir mais importante em todo o processo.
Dessa forma, o que Star Wars fez com seus filmes durante anos é só uma das grandes lições de marketing que podem fazer seu negócio finalmente decolar.
6. Saiba inovar, mas saiba se inspirar
Nas últimas lições de marketing que você acompanhou aqui, falamos muito sobre experiências e inovação. Entretanto, agora é hora de aprender a se inspirar em quem já fez algo ótimo antes de você entrar no mercado.
Você realmente acredita que todas as histórias, lendas e mitos de Star Wars saíram da mente de uma única pessoa, em um passe de mágicas?
George Lucas sempre foi um gênio da escrita e dos roteiros cinematográficos, mas ninguém consegue criar tanto, sem uma boa base de criação. Assim, essa é a sexta das nossas lições de marketing de hoje.
Você pode ter um produto inovador, ou um serviço que é novidade no mercado, mas suas estratégias precisam estar embasadas em tudo aquilo já feito anteriormente. Ou seja, funcionais ou não, você precisa saber o que aconteceu antes de você chegar no mercado.
Hoje em dia, é extremamente comum encontrar materiais que falem de marketing digital ou até mesmo que ensinem mais lições de marketing, e é necessário saber consumir esses materiais. Por exemplo, o que George Lucas fez com Star Wars foi um grande estudo, antes de ser uma grande obra.
7. Seu melhor marketing é o orgânico
Não dá para falar de lições de marketing para o seu negócio sem falar do marketing orgânico e o quanto Star Wars deu aula de como fazer esse processo. Afinal, você já tentou debater com um fã de Star Wars? É simplesmente impossível.
Toda essa idolatria dos fãs pela franquia é um dos grandes motivos de todo o universo se manter vivo até hoje. As lições de marketing terminam por aqui com mais uma necessária reafirmação sobre a importância de manter os clientes por perto.
Naquela época, a produtora de Star Wars poderia ter feito o melhor marketing, a melhor divulgação, e Lucas poderia ter a melhor história para vender. Entretanto, provavelmente não teriam passado de bons filmes e um sucesso com data de validade, como tantas outras produções.
O que trouxe Star Wars até aqui como uma das grandes produções de cinema foi seu público e a incrível capacidade de manter a franquia viva sempre que existe a possibilidade.
Dessa forma, todas as lições de marketing citadas por aqui acabam levando para um mesmo lugar: você precisa, primeiro, pensar no seu público e como sua marca vai se manter viva daqui alguns anos.
Então, gostou do nosso conteúdo sobre lições de marketing digital? Te convido a falar com um de nossos especialistas para saber mais sobre branding e gestão de marcas. Além disso, você pode conhecer nosso canal do YouTube e saber mais dicas de marketing digital. Te espero lá!
Larissa Carvalho é desenvolvedora web na Marketing Para Especialistas, graduanda em Ciência e tecnologia. Apaixonada por séries, música e esporte.