Branding: saiba mais sobre a gestão de marca!

por | mar 3, 2022 | Estratégia

Em um mundo competitivo como o atual, alguns pontos se sobressaem para que sua empresa atinja um patamar acima da concorrência. Assim, vamos destrinchar hoje um pouco mais sobre um dos principais: branding e a gestão de marca.

Para entender a importância de uma gestão de marca, basta imaginar todos as empresas que você reconheceria olhando apenas a logo em um arsenal de itens diferentes. Ou seja, é a capacidade que a empresa possui de fazer com que o consumidor a reconheça e a tenha como referência.

Esse é um dos conceitos mais importantes dentro do marketing digital, além de ser primordial em qualquer planejamento de marketing.

Afinal, de que adianta seu produto ser excelente, seu serviço ser revolucionário, se seus clientes não vão se lembrar que foi na sua empresa a compra?

Tudo se conecta de uma maneira muito natural, e por conta disso acaba sendo deixado de lado por muitas empresas. Entretanto, uma hora a conta chega e, normalmente, é no momento em que a concorrência passar a ter relevância de mercado maior.

Por isso, o branding chega para colocar seu negócio no radar dos consumidores, e fazer com que seu negócio seja reconhecido como autoridade no assunto tratado. Dessa forma, esperamos que ao final desse artigo você saiba mais sobre a importância de uma boa gestão de marca no marketing digital.

O que é o Branding?

Ligamos o branding diretamente com a gestão de marca, da forma mais pura e simples possível. Assim, é o que sua empresa faz para que a marca seja reconhecida no mercado. Além disso, aqui também entra estratégias para que essa mesma marca gere identificação com o público.

Um branding envolve uma marca, mas nem toda marca é feita usando branding.

A diferença entre ambas é bastante simples de ser percebida, principalmente quando lidamos com marcas maiores e mais consolidadas no mercado. Por exemplo, a empresa Ponto Frio que a alguns meses mudou completamente sua marca para “Ponto”.

Apesar de ser uma marca consolidada, a mudança de marca não foi bem vista pelos consumidores, principalmente por não reconhecer mais a empresa em banners diversos pela internet. Ou seja, a gestão de marca da empresa não manteve a identificação com o público como ocorria na anterior.

Dessa forma, fica mais fácil entender o conceito de branding, que de maneira resumida podemos dizer que se trata de uma consolidação da marca de uma empresa para clientes e para o próprio mercado. Por isso, sua empresa precisa saber trabalhar em cima disso.

O branding é ideal para quem deseja criar uma confiança maior dentro do mercado, ou ainda quem busca fidelização de clientes. Sendo assim, ao entender melhor o conceito e sua importância, vamos passar para a parte mais importante do nosso artigo de hoje: como realizar uma gestão de marca que gere resultados.

Branding: saiba mais sobre a gestão de marca!

Como fazer uma gestão de marca?

É difícil dizer qual o melhor canal e melhor forma de realizar o branding hoje em dia, ainda mais que cada empresa varia sua estratégia conforme seu nicho de mercado, Entretanto, alguns meios são mais conhecidos e comprovadamente eficazes.

O principal meio de gestão de marca é sem sombra de dúvidas a identidade visual da sua empresa. Afinal, estamos falando, literalmente, da sua marca e de como ela se apresenta para o seu público.

Primeiramente, a criação de uma logo e de uma identidade completa por si só já precisa nascer com três pilares:

  • Resumo da sua empresa ou serviço
  • Identificação com o público
  • Manual de marca

Ao se criar uma identidade visual, você precisa garantir que o consumidor a encontre com facilidade em uma busca simples da internet. Por exemplo, o quão fácil é ler sua logomarca e o que está escrito nela?

A combinação de cores nesses casos é essencial, principalmente para evitar a chamada irritação nos olhos ao ler algo muito discrepante do natural. Ou seja, não só o conceito teórico deve ser trabalhado, como também os aspectos físicos da sua marca.

Outro ponto importante é o manual de marca, onde deve conter todas as informações da sua empresa como cores, fonte, tamanhos variados, exemplos e mockups. Com isso, facilita no entendimento do que foi pensado para sua empresa.

É interessante pensar que todo esse trabalho de branding não é feito da noite para o dia, ou é algo a ser feito apenas quando a empresa já está consolidada. Na verdade, a gestão de marca deve ocorrer desde os primeiros passos de planejamento.

Dessa forma, ao construir sua empresa com base em algo já moldado e planejado, a sua marca vai retratar de forma muito mais fidedigna aquilo que sua empresa realiza. Por isso, existe toda uma preocupação para que o branding ocorra desde os primeiros passos de um empreendimento.

Mesmo assim, caso sua empresa esteja já em atuação a um tempo e não tenha realizado esse processo, o importante é saber recuar e recalcular. Ou seja, prensar no que pode ser melhorado dentro da sua marca hoje e em como o branding pode ajudar com isso.

Branding: saiba mais sobre a gestão de marca!

Estratégias de marketing digital alinhadas a gestão de marca

Outra forma bastante conhecida para trabalhar o branding dentro de uma empresa é com o uso do marketing de conteúdo. Afinal, existe forma melhor de demonstrar autoridade em um assunto?

Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, sua empresa tende a chegar em mais buscas dos mecanismos da internet. Ou seja, a sua marca passa a ser mais difundida graças ao conteúdo colocado nos sites e redes sociais da empresa.

Alinhando uma boa criação de marca com uma boa dose de marketing de conteúdo bem trabalhado, o branding da sua empresa tende a ser muito rentável. Além disso, outro conceito bastante usado e importante é o de canais de vendas.

Nós já falamos por aqui sobre canais de vendas e a importância para o seu negócio. É graças a sua estratégia de canais de vendas que sua marca vai chegar diretamente aos possíveis leads.

Por conta disso, acaba sendo essencial que se trabalhe firme para definição dos melhores canais e, além disso, estabelecer as estratégias mais funcionais para o seu negócio. Dessa forma, é evidente que seu serviço chegará até o público-alvo, gerando a identificação proposta na criação da identidade visual.

No mais, o branding é feito com uma combinação simples de conteúdo e estratégia. Estratégia para criação da sua marca, para difundir ela pelos canais de venda e para gerar identificação com seu público através de conteúdos.

Assim, no fundo, o branding não passa do dever de casa de um bom planejamento de marketing digital e a adaptação da sua empresa para a ascensão do figital. Dessa forma, acaba sendo algo realizado de maneira natural, desde que seu planejamento tenha sido bem feito.

O ideal é que, para esses casos, seja contratado um profissional do mercado, principalmente se esse profissional atuar com criação de marcas. Por isso, opte sempre pelo profissionalismo de algo que pode aumentar seus resultados.

Além disso, o ideal e´que você tenha total controle do que está acontecendo com a sua marca no mercado, indicadores, subidas e descidas de busca. Todos esses números compõem seu relatório de criação e atuação de marca diariamente.

Assim, você pode saber exatamente qual a influência do trabalho de branding na prática.

Branding: saiba mais sobre a gestão de marca!

Qual o diferencial competitivo de realizar o branding?

Entendendo os conceitos e ideias passados anteriormente, fica mais nítido entender a importância do trabalho de branding dentro de uma empresa. Afinal, estamos falando do seu trabalho reconhecido e divulgado.

Sem sombra de dúvidas, uma empresa que é constantemente lembrada e referenciada pelo público acaba saindo na frente nas vendas e números de resultado. E essa equação é natural:

Se você é mais visto, você vende mais e, consequentemente, lucra mais.

Uma coisa puxa a outra, e tudo se iniciou com o branding. Dessa forma, podemos citar como grande diferencial competitivo a capacidade de reconhecimento e divulgação orgânica do seu serviço.

Pois, de maneira geral, se uma marca é reconhecida constantemente, é bastante provável que os consumidores atentem os demais consumidores sobre sua empresa. Assim, gerando uma grande rede de divulgação feita de maneira orgânica.

Essa acaba sendo uma grande estratégia de marketing, já que no fundo não é algo que necessite de dinheiro para se ter. Uma divulgação orgânica é fruto de reputação no mercado. Além disso, falamos também de reconhecimento de serviço.

Ao escolher trabalhar com o branding dentro da sua empresa, o mercado passa a entender que existe mais uma marca competindo dentro daquele nicho. Por conta disso, seu tráfego pode subir e suas vendas aumentam de forma exponencial.

Aparecer nos motores de busca e ser reconhecido é um dos grandes pilares do mercado digital hoje em dia. E, sempre que possível, é o branding alinhado com outras estratégias que vai proporcionar esse momento.

Gostou do nosso conteúdo? Te convido a falar com um de nossos especialistas para saber mais sobre branding e gestão de marcas. Além disso, você pode conhecer nosso canal do YouTube e saber mais dicas de marketing digital. Te espero lá!

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