5 lições de marketing dos nerds

por | jun 20, 2022 | Estratégia

Orgulho nerd de ser! As lições de marketing dos nerds são ensinamentos sábios para podermos analisar no mundo das grandes ações

As lições de marketing dos nerds trazem os melhores insights para estratégias de marketing digital. De convenções de quadrinhos a cafés com temas de Harry Potter, muitas pessoas entram em seus mundos e garantem uma diversão e conhecimento profundo.

Nos últimos anos, franquias nerds como Marvel e Star Wars se tornaram algumas das mais altas propriedades de produção em Hollywood, e a cultura nerd se infiltrou em todos os cantos da indústria do entretenimento. 

Mas o que é que tem a cultura nerd que a tornou tão popular? Continue a leitura do artigo e confira todas as principais tendências do marketing que o mundo geek pode nos ensinar!

Cultura nerd e sua expansão no mercado

O dia 25 de maio não é apenas a data do lançamento de uma das produções mais nerds de todos os tempos, Star Wars: Uma Nova Esperança. É também um dia para celebrar o orgulho nerd ao redor do mundo.

Os geeks são apaixonados por seus interesses e não têm medo de mostrar isso. Seja através de cosplay, ficção de fãs ou simplesmente colecionando momentos em comic-cons, a cultura nerd tem tudo a ver com mostrar seu amor pelo seu fandom.

Se você puder criar uma comunidade em torno do seu produto, você terá sucesso no mercado de geeks. Na verdade, a cultura nerd tornou-se tão popular que agora é uma das mais quentes tendências de marketing.

A era dos quadrinhos permitiu que milhares de produções audiovisuais a respeito das histórias mais famosas fossem criadas atualmente. Entre elas, DC e Marvel roubam a cena entre os principais fãs de HQ’s.

O mundo nerd é vasto e variado, e a beleza dele é que há sempre algo novo para explorar.

5 lições de marketing que podem ser aprendidas com os nerds

A seguir iremos analisar cinco lições de marketing que podem ser observadas nas principais personalidades da cultura geek e nas maiores produções de ficção científica realizadas até hoje.

1. Harry Potter e a gestão de marca

Se você perguntar a alguém na rua se eles já ouviram falar de Harry Potter, é provável que eles digam que sim. 

Mesmo que eles nunca tenham lido um dos livros ou visto um dos filmes, eles estarão provavelmente familiarizados com a história do jovem feiticeiro.

Harry Potter se tornou uma das franquias de maior sucesso na história, e a autora J.K. Rowling é agora um ícone internacional. 

A história do menino órfão que descobre que é um bruxo e frequenta uma escola para crianças bruxas capturou a imaginação de pessoas em todo o mundo.

A série Harry Potter já vendeu mais de 450 milhões de cópias e foi traduzida para mais de 80 idiomas. Os filmes já venderam mais de 7 bilhões de dólares nas bilheterias, tornando-os a série de filmes mais grandiosos de todos os tempos.

No entanto, J.K Rowling também escreveu vários outros romances, incluindo The Cuckoo’s Calling, que foi lançado sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Apesar de ter sido bem visto pelos críticos, The Cuckoo’s Calling vendeu apenas 1.500 cópias até que a verdadeira identidade de J.K Rowling fosse revelada.

Uma vez que a notícia se espalhou, as vendas do romance dispararam e rapidamente subiram ao topo da lista de best-sellers da Amazon. O sucesso de J.K Rowling ensina uma lição importante sobre o poder do marketing e da publicidade.

A lição para as empresas é clara: não importa quão excelente seja o seu produto ou serviço, sem uma marca forte por trás dele, o potencial para alcançar os consumidores será muito menor.

2. Avengers e o marketing estratégico

The Avengers (Os Vingadores) é um filme de super-heróis lançado em 2012. O filme foi um enorme sucesso e arrecadou mais de US$ 1,5 bilhões de dólares em todo o mundo.

O sucesso do filme pode ser atribuído ao seu maravilhoso roteiro, elenco incrível e brilhante estratégia de marketing.

Para uma primeira análise, podemos considerar o gatilho da curiosidade. Os Estúdios Marvel há muito tempo são mestres na arte da pré-estreia, oferecendo apenas o suficiente para deixar os fãs animados sem muitos spoilers. O lançamento de The Avengers não foi diferente.

Em um evento especial, a Marvel mostrou uma cena parcial do filme, e em poucos dias, imagens de celulares daquela cena invadiram todos os cantos da internet.

A prévia bem sucedida gerou uma enorme quantidade de telespectadores para a produção e ajudou a fazer de The Avengers um dos filmes de maior sucesso já feito.

Na era atual de mídia social e compartilhamento on-line, o buzz marketing como este é mais importante do que nunca.

Além disso, a Marvel fez acordos com grandes empresas como Coca-Cola, Samsung e American Airlines, que promoveram produtos licenciados do filme. 

Isto ajudou a construir uma forte comunidade em torno da saga, o que deixou as pessoas ainda mais entusiasmadas com o lançamento.

3. Star Wars e a importância do design

A franquia Star Wars é um exemplo perfeito da importância de um bom design. A trilogia original não teria sido tão bem-sucedida se não fossem os projetos inovadores de McQuarrie, designer conceitual e ilustrador americano.

A primeira lição de marketing de Star Wars é que um design bem feito é muitas vezes o ponto de venda de uma ideia. Pode ser a chave para fazer de seu produto um sucesso.

Portanto, a importância de um design bem elaborado não pode ser subestimada. Todas as ideias devem ser claras e visuais, isso as tornará mais acessíveis aos consumidores.

4. Stan Lee e o poder do branding

Stanley Martin Lieber, ou Stan Lee como ficou conhecido, foi um escritor e editor que mudou o cenário dos quadrinhos para sempre. 

Ele foi responsável pela criação de alguns dos mais icônicos super-heróis de todos os tempos, incluindo Spider-Man, Thor, Homem de Ferro e o Quarteto Fantástico.

Mas o que tornou Stan Lee tão especial foi sua habilidade de humanizar seus personagens. 

Ele deu a eles falhas e vulnerabilidades com as quais os leitores podiam se identificar. Ao fazer isso, ele criou uma persona diferente para cada segmento de leitores que surgiam.

Ele humanizou questões que eram muitas vezes consideradas tabus e as transformou em histórias relatáveis que todos poderiam desfrutar. Como resultado, os quadrinhos de Stan Lee eram imensamente populares e influentes.

Sua influência pode ser vista em todas as formas de entretenimento, de filmes aos videogames. Stan Lee é considerado uma das figuras mais importantes na cultura geek.

Leia mais sobre o assunto no artigo Branding: saiba mais sobre a gestão de marca!

5. O multiverso da Marvel e a realidade do metaverso

Como última das lições de marketing dos nerds, o multiverso da Marvel foi criado para nos surpreender a cada produção.

Com a chegada do metaverso, nossa sociedade se transformou em algo inovador e futurista. 

O metaverso é um mundo virtual que tem múltiplas dimensões e é diferente do universo físico, pois consiste em muitos mundos virtuais que estão colidindo uns com os outros.

Cada mundo no metaverso tem seu próprio conjunto de regras e física. As possibilidades são infinitas!

Diante disso, a Marvel não ficou para trás e apostou em suas produções do multiverso dos personagens clássicos. 

Isso causou um extremo sucesso entre os fãs de quadrinhos como a todos que acompanham a chegada do mundo virtual.

Assim, a realidade colide com a ficção, possibilitando a criação de autoridade à marca e reconhecimento de qualidade de produção e serviço, além de atrair os mais diversos públicos de encontro na busca das possibilidades do futuro.

Streamings e a sensação de nostalgia da cultura geek

Ao invés de tentar competir diretamente com a Netflix, a Disney+ certamente pensou fora da caixa quando se tratou de streaming.

Ela não só aproveitou o fato de que tinha muitos filmes antigos nostálgicos com os quais as pessoas cresceram, mas também foi com tudo para o mercado da cultura nerd com sua vasta lista de obras de ficção científica em seu portfólio, como Star Wars e Marvel.

O CEO da Walt Disney Company disse que está surpreso com o sucesso da Disney+, especialmente considerando que mais de 50% dos assinantes não têm nem filhos!

Isto mostra que a Disney+ encontrou um nicho lucrativo no mercado de streaming e está aqui para ficar.

Como aplicar essas lições de marketing dos nerds na prática?

Depois de toda essa análise, iremos te apresentar algumas dicas de como aplicar todas essas lições na prática e poder impulsionar e garantir o sucesso do seu negócio.

  • Utilize o storytelling, já que contar histórias é uma poderosa ferramenta de marketing que pode ajudá-lo a se conectar com seu público e entregar sua mensagem de uma maneira envolvente.
  • Invista em um bom branding, isso ajudará a criar confiança e qualidade aos seus produtos e serviços.
  • Crie estratégias para a sua marca ser vista e lembrada, como criar comunidades e utilizar hashtags.

Então, gostou do nosso conteúdo sobre 5 lições de marketing dos nerds? Você pode conferir muito mais sobre vendas e estratégias aqui no nosso blog. 

Aproveite para conferir a matéria sobre 5 dicas de marketing digital para iniciantes.

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