Criar estratégias de marketing para escritório de advocacia não precisa ser visto como um bicho de sete cabeças. Isso porque, considerando o que pode ou não fazer, você consegue ótimos resultados na web e fora dela.
Leia também 7 dicas para captar clientes na advocacia com eficácia.
Marketing para escritório: o que você precisa?
Para isso, tenha em mente algumas dicas importantes.
1. Contato pessoal
Apesar do mundo digital estar cada vez mais dominando os cenários, não perca o contato pessoal! Faça contatos e relacionamentos para ganhar credibilidade em sua região.
Afinal, não é só da internet que os leads surgem, na verdade, é fundamental que você tenha uma boa relação na região onde atua.
2. Cartão de visita
Tenha cartão de visitas e dê, pelo menos, duas unidades a cada cliente. É importante que cada profissional do escritório tenha seu próprio cartão.
O cartão de visitas é ótimo no marketing para escritório, funcionando principalmente como método de marketing orgânico, o que facilita a divulgação. Com isso, a pessoa repassa o cartão, as chances de aumento no alcance são ainda maiores.
3. Artigos
Faça publicações e tente divulgá-las em jornais e blogs. Artigos didáticos também são muito importantes. Em outros momentos, já falamos sobre a importância do marketing de conteúdo e como ele ajuda um negócio a ganhar credibilidade com o público.
Pensando nisso, invista em criar conteúdos que possam agregar para o público, por exemplo, tratar de assuntos comuns, mas que ainda geram dúvidas em geral. Dessa forma, além de garantir presença, é um forte indicativo de autoridade no assunto.
3. Personalize sua papelaria de escritório
Pensando em criar uma identidade visual no marketing para escritório, um ponto importante é ter na mesa uma série de produtos padronizados com seu nome e seus serviços. Com isso, você consegue gerar uma capacidade de identificação do cliente.
Ou seja, não importa pra onde ele esteja olhando, ele sempre vai associar ao seu negócio e escritório.
4. Assessoria de imprensa
Invista em assessoria de imprensa e tente ser porta-voz de matérias em jornais da região. Da mesma maneira que os artigos, essa presença com imprensa ajuda na criação de uma autoridade sobre determinado assunto.
É mais um canal para possíveis clientes encontrarem seus serviços. Além disso, invista em palestras ou colaborações em faculdades, como aulas.
5. Recomendações
Peça recomendações aos seus clientes. Essa, sem dúvidas, é uma das melhores estratégias de marketing para escritório, principalmente pensando em divulgação.
Afinal, quem melhor que seus clientes para certificar seu bom desempenho em determinado serviço? Essa indicação possui uma força bem grande para captar novos clientes. Por isso, sempre que possível, peça indicações aos clientes.
6. Esteja próximo do seu cliente
Esteja sempre presente na vida dos clientes. Envie cartões de datas comemorativas ou itens úteis, como calendários e canetas.
Descubra o que levou seu cliente ao escritório para melhorar seu marketing para escritório de advogados. Por onde ele conheceu seus serviços?
Apresente ideias novas para seus clientes. Mesmo que não sejam utilizadas, isso demonstra que você se interessa pelo sucesso deles.
É preciso entender que o marketing para escritório está pautado principalmente na proximidade com o cliente, ou seja, o quanto seu cliente é capaz de divulgar seu serviço para outros?
Dicas de marketing para escritório de advocacia na internet
Quando você for aplicar o marketing para escritório de advocacia na internet, é importante tomar alguns cuidados. Por isso, algumas dicas são importantes nesse meio, por exemplo:
- crie e divulgue newsletters para empresários, com informações novas e alertas. Para o público geral, aposte em temas como novidades da sua especialidade;
- tenha um site responsivo e com cara profissional. Nele, publique seus artigos, endereço do escritório e informe seus contatos;
- o marketing de escritório também é baseado na relação com os clientes. Por isso, tenha um canal de comunicação, pode ser um e-mail, uma rede social ou até um chat no site;
- esteja onde seu cliente está. Crie páginas em redes sociais e alimente-as com conteúdo;
- produzir conteúdo relevante é um passo essencial no marketing para escritório de advogados. Por isso, esteja por dentro dos assuntos da sua área e comunique seus clientes sobre isso;
- responda seus clientes nas redes sociais. Atualmente, é muito difícil as pessoas enviarem um e-mail para obter uma informação. Por isso, esteja atento às mensagens e comentários, mesmo que sejam negativos;
- contrate um designer para criar logotipo, site, capa das redes sociais e toda a identidade visual. Ter boas imagens e gráficos é essencial no marketing para escritório de advocacia. Invista em um visual profissional e que transmita credibilidade;
- estabeleça estratégias específicas para a internet. É importante entender a importância dessas ações no marketing para escritório de advogados. Não abandone sua programação;
- tenha um blog e escreva artigos sobre sua especialização. Fale sobre assuntos e novidades dessa área, tirando dúvidas e até adicionando algo novo para o leitor;
- interaja com seu público. Essa relação é muito importante para seu negócio.
Veja mais dicas sobre marketing para advogados no artigo 7 dicas de marketing para advogados.
Como criar textos que atraem mais visitantes e clientes?
No artigo de hoje você aprendeu estratégias de marketing para captar clientes na advocacia. Tenha certeza de que usando essas estratégias o número de pessoas que chega até você crescerá rapidamente.
É claro que tudo vai depender do seu próprio serviço, mas em geral, com as dicas apresentadas fica mais simples ter essa interação com seus clientes.
Aplique esses passos para criar uma estratégia consistente de marketing para o seu negócio. E conte conosco para te ajudar nessa jornada! Somos especialistas em Conteúdo e Performance e já geramos mais de 90 mil leads em contatos nos últimos quatro anos. E podemos ajudar você também! Acesse e saiba mais,
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Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.