Será que realmente existe alguma relação entre metaverso e marketing digital? Se sua empresa pensa em alguma resposta diferente de “sim”, talvez ainda não tenha entendido a volatilidade do marketing digital hoje em dia.
De maneira geral, a cada um número X de anos surge uma grande revolução que causa impacto direto no marketing digital, principalmente em como ele é reproduzido. Sendo assim, o metaverso não estaria de fora dessa estatística.
Apesar de ainda ser um conceito e um mundo ainda pouco conhecido, essa ligação metaverso e marketing digital já começa a ser desenhada. Além disso, grandes empresas já parecem dar um passo bem a frente buscando o pioneirismo na nova evolução mundial.
Para se ter uma ideia, algumas das empresas que já buscam o metaverso para sua realidade englobam a Epic Games e a própria Microsoft. Entretanto, a grande aposta para alavancar o novo mundo é a gigante Facebook, agora batizada de Meta. É, a relação acho que é possível entender de cara.
Nesse artigo, vamos elucidar um pouco do que esperar dessa dobradinha metaverso e marketing digital, principalmente para aqueles que trabalham no ramo. Assim, ao final desse conteúdo, esperamos que sua cabeça se abra para a nova grande novidade do mundo digital.
Afinal, o que seria o metaverso?
A melhor forma de explicar um assunto com teor mais técnico, é o simplificando o máximo possível. Dessa forma, é o que vamos fazer por aqui para deixar mais claro a ideia tão pouco difundida ainda.
O metaverso nada mais é um que um espaço digital (ciberespaço) que combina mundo real com a realidade aumentada. Ou seja, é um espaço onde permite que o usuário realize ações do dia a dia dentro de um cenário totalmente virtual.
Para exemplificar, podemos usar os games, como o Fortnite ou Free Fire, tão conhecidos pelo público hoje em dia. Neles, o jogador utiliza um avatar, um personagem do jogo, onde o próprio jogador é quem determina as ações daquele avatar.
Decisões de movimento, ação, reação, são controladas pelo jogador no game, e o futuro do jogo decorre diretamente dessas ações. Dessa forma, um ciberespaço de realidade aumentada seria algo muito, mas muito perto disso.
A diferença, é que apesar do cenário e visual de um jogo como qualquer outro, o metaverso é a vida real projetada na tela em formato de game. Assim, ao invés de decidir se seu personagem vai para o lado A ou B, ou se é do time azul ou vermelho, o usuário vai decidir se precisa pagar uma conta no seu banco ou ir levar um documento ao cartório.
Apesar de parecer algo muito distante ou uma grande viagem de pessoas sem muito o que fazer da vida, o metaverso é de fato uma realidade e é preciso conhecê-lo. Além disso, promete ser um ambiente revolucionário, atraindo interesse de empresas multi milionárias pelo mundo.
Como o mercado está se preparando?
Citamos aqui algumas grandes empresas que já começaram a corrida para ser o pioneiro no metaverso. Entretanto, muito se engana quem acha que isso é uma exclusividade de empresas grandes.
Em 2021, o número de pessoas contratadas para atuar diretamente com esse assunto dentro das empresas quadruplicou, atingindo números absurdos. Além disso, o próprio Facebook fez a mudança de nome, agora sendo chamada de Meta.
Essa mudança de nome não é por acaso, é a forma da empresa dar o recado ao mercado, de que alguém está saindo – e muito – na frente. Assim, não demorou até o mercado explodir e reagir a essa provocativa.
Trazendo para mais perto, o Brasil também não ficou atrás dessa discussão mundial sobre o metaverso. Recentemente, faculdades federais aderiram a uma primeira experiência, usando realidade virtual para reuniões periódicas.
Com isso, fica impossível pensar que alguém acredita não haver ligação entre metaverso e marketing digital. Mas, vamos destrinchar mais sobre isso nos próximos pontos do artigo.
Até aqui, é possível perceber que o assunto é bastante atual e, mais do que isso, futurista. Ou seja, empresas que aceitarem a evolução para si e trabalharem em cima disso, tendem a ter um grande destaque no mercado e receber o retorno pela iniciativa, com o tempo.
No mais, empresas como a própria Disney começaram a trabalhar em situações de metaverso ou realidade aumentada, e deve também ser pioneira no assunto. Com isso, podemos passar para o foco do nosso artigo.
Qual é a relação entre metaverso e marketing digital?
Pense nos pop-ups tradicionais que abrem sem serem solicitados demonstrando produtos com preços logo abaixo. Agora, pense na inovação da Magazine Luiza em trazer uma atendente completamente virtual para ser o rosto da empresa em todos os lugares.
Qual desses modelos, hoje, causam mais impacto? O segundo, com certeza.
E é aí que se consolida a relação entre esses dois mundos por aqui.
Com o uso de realidade aumentada, empresas podem oferecer experiências inimagináveis, e diferentes de tudo que se tem hoje. De experimentar roupas e acessórios, avaliar como um sofá ficaria na sala de estar, participar de um treinamento como se estivesse em uma sala de aula, ou visitar parques e museus sem sair de casa.
Uma forma nova de geração e captação de leads, além de uma excelente ferramenta de nutrição desses contatos, visto que uma nova experiência inesperada causa sempre boas impressões. Por isso, é hora de começar a pensar em integrar esses dois mundos.
Como a realidade aumentada ajudaria no marketing digital?
Bom, agora que já se passou mais sobre a ligação direta entre o metaverso e marketing digital, fica mais fácil entender onde esses conceitos seriam aplicados. Assim, alguns exemplos mais claros hoje seriam:
Alcance de marca
Quando falamos de funil de vendas, o famoso topo do funil é um dos pontos mais buscados para inovação ou aumento de alcance. Afinal, é aqui que acontece o primeiro contato e um possível lead chega a sua empresa.
Por isso, o metaverso, nesses casos, pode ser o que a rede social é hoje em dia: o principal topo de funil da sua empresa e do seu negócio.
Solução de problemas com estoques e logística
Sabe aquelas situações onde seu cliente quer experimentar uma roupa e ela simplesmente não tem em estoque para venda? O metaverso pode ajudar.
Isso porque, em um mundo com realidade virtual, um e-commerce pode disponibilizar todas as suas peças no espaço, ainda que não as tenha em estoque.
Conforto e possibilidade para o cliente
Trazendo para o lado do cliente, o mesmo poderia, por exemplo, testar os produtos em diferentes situações, e com diferentes características. Por exemplo, noiva pode experimentar seu vestido como se estivesse no lugar que irá usá-lo, como a praia, igreja ou campo.
Esse modelo de atendimento pode gerar uma comodidade e um conforto maior para quem usa o sistema.
Como preparar minha empresa e meu negócio para o novo mundo?
O primeiro passo já foi dado: buscar conhecimento e entendimento do que seria o metaverso e qual a relação entre os dois mundos. Afinal, é conhecendo que se consegue saber exatamente onde essas características fariam sentido para sua empresa.
Sendo assim, o ideal agora é acompanhar, de perto, o futuro e os avanços que não param de chegar. Além disso, uma forma de começar a pensar de forma prática é colocar no papel as possibilidades de uso aplicadas ao seu negócio.
No mais, ao entender os conceitos e saber que sim, é uma realidade próxima, sua empresa deu um grande passo e pode fazer disso um diferencial competitivo no mercado. Dessa forma, que tal conhecer mais sobre assuntos atuais do marketing digital?
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Equipe de Redação da @MKPE