Mobile marketing: sua empresa está pronta para a explosão?

por | mar 15, 2022 | Estratégia

Em um mundo onde a internet e a tecnologia dominam cada vez mais o espaço de qualquer mercado competitivo, o marketing digital começa a se adequar às novas tendências de atuação. A principal mudança está no modelo de aparelhos usados pelos novos usuários.

É bastante difícil encontrar hoje alguém que não use um aparelho celular para alguma coisa no seu dia a dia. Assim, é exatamente por conta dessa constatação que o mobile marketing está ganhando força.

O que antigamente se resumia a criar estratégias para sites e outros canais de vendas, agora precisa ser readaptado para a nova realidade: uma tela menor, mais potente e que vai ditar seu negócio no futuro. Sim, estamos falando do aparelho mobile.

A Fundação Getúlio Vargas divulgou que hoje em dia, o nosso país possui pelo menos 230 milhões de celulares, sendo um número maior que a própria população brasileira. Ou seja, são números impressionantes, e talvez assustadores.

Sabendo disso, não dá para ignorar a explosão que o mobile marketing chega nos dias atuais, e sua empresa precisa estar pronta para isso. Para tanto, é hora de pensar nas estratégias de marketing digital que consiga principalmente unir todos os mundos dentro do celular.

Mobile marketing: sua empresa está pronta para a explosão?

O que é mobile marketing?

De maneira simplificada, o mobile marketing trabalha com ações de marketing criadas e pensadas diretamente para o aparelho móvel. Ou seja, é de fato uma estratégia apartada, nova, e quase um pilar no mundo moderno.

É importante ressaltar que mobile marketing fala diretamente com os dispositivos móveis. Mas, afinal, o que são dispositivos móveis?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um dispositivo móvel não é apenas o celular, mas todo e qualquer aparelho que possua um sistema operacional ativo. Por exemplo, além de celulares temos notebooks, GPS, relógios inteligentes, e etc.

Percebe o quanto esse mundo é mais abrangente e principalmente presente no nosso dia a dia? É quase impossível fazer marketing sem pensar em cada um desses sistemas.

Sabendo disso, o mobile marketing trabalha principalmente em como divulgar produtos dentro desse meio, dentro dos dispositivos móveis. Nesse caso, podemos citar os próprios artigos de blog, as redes sociais, até mesmo o e-mail marketing.

Sim, tudo isso está diretamente ligado ao marketing para mobile, e principalmente buscando a experiência do usuário. Sendo assim, se sua empresa pretende ter destaque no mercado, é hora de começar a pensar em mobile marketing.

Afinal, não dá mais para ignorar que, hoje em dia, o mundo online é o principal canal de vendas para todo e qualquer nicho. Por isso que cada vez mais se torna tão importante saber mais sobre o assunto.

Benefícios de investir no Mobile Marketing

Certo, agora que você já entendeu o que seria de fato essa estratégia de marketing, vamos conversar um pouco sobre os seus benefícios. Na verdade, só o fato de saber que essa é a tendência do momento e que sua empresa não iria sobreviver sem, já era um baita motivo.

Mesmo assim, elencamos aqui algumas vantagens principais desse modelo, e espero que consiga te ajudar a estruturar sua atuação.

Mobile marketing: sua empresa está pronta para a explosão?

Aumento nos canais de vendas

No começo do artigo falamos sobre o que seria de fato um dispositivo móvel. Assim, você já parou para pensar em quantos canais de vendas se concentram dentro de um celular?

Facebook, Instagram, Linkedin, são as redes mais conhecidas e lembradas no momento. Entretanto, estão longe de ser os únicos canais funcionais desse mundo.

Aplicativos como o Waze, CifraClub ou Moovit são canais natos para divulgação de negócios. Afinal, são usados diariamente e possuem uma carga de acessos muito grande, sendo um prato cheio para divulgação.

Hoje em dia, já não é nem um pouco novidade ver anúncios nesses e em outros aplicativos conhecidos e usados com frequência. Assim, é evidente que o mobile marketing traz uma amplitude no quesito canais para divulgação.

Agilidade e imediatismo

Não dá para falar de internet sem falar do tal do imediatismo e da necessidade velada de respostas rápidas. Hoje em dia, se sua empresa demora um pouco a responder um cliente é quase certeza que ele já vai estar longe quando isso acontecer.

A internet fez com que as pessoas ficassem cada vez mais imediatistas, cada vez mais buscando agilidade e rapidez nas entregas. Por isso, o mobile marketing também é excelente para combater essa característica.

Nesse caso, aquela mensagem respondida de forma rápida e descomplicada, ou o envio de promoções em tempo real, é a chave para o sucesso digital por aqui. Nesse caso, com um bom atendimento e principalmente a rapidez de resposta, sua empresa tende a ganhar ainda mais destaque.

Segmentação

Falar de marketing é falar de segmentação, certo? Dividir seus clientes em grupos de acordo com seus interesses e gostos pessoais.

No mobile marketing é a mesma coisa, e na verdade, é um grande aliado para conseguir esse trabalho. Por exemplo, se você pensa em usar o Moovit, pode fazer com que seus anúncios no aplicativo só apareçam para pessoas em determinada cidade, bairro ou região.

Ou seja, mesmo em aplicativos de terceiros é possível realizar uma segmentação bem planejada. Assim, dentro do mundo mobile, sua estratégia de conversão de leads ganha alguns pontinhos a mais.

Aumento do público

Hoje em dia ficou cada vez mais difícil conseguir encontrar pessoas que não utilizem de alguma forma um aparelho celular. Com isso, um aumento natural de usuários nos aplicativos foi se criando diariamente.

É exatamente nesses aumentos repentinos que sua empresa precisa estar pronta para realizar estratégias de marketing voltadas ao mundo mobile. Afinal, os usuários estão crescendo e, consequentemente, precisam de conteúdo para consumir.

O principal objetivo aqui deve ser principalmente criar relacionamento, fazer conexão com esses usuários, que podem vir a se tornarem clientes no futuro. Para tanto, a ideia é que aplicativos como redes sociais sejam usadas com objetivo de engajar, entreter e convencer.

Mobile marketing: sua empresa está pronta para a explosão?

Estratégias de mobile marketing

Em um universo tão amplo como o mundo mobile, é natural que não se saiba ao certo o que, como e onde fazer cada nova estratégia. Por isso, hoje vamos te ajudar a pensar em algumas ideias de ações mobile.

Importante lembrar que, no fundo, toda e qualquer estratégia hoje é um pouco mobile, já que ficou impossível trabalhar marketing digital sem pensar nas telinhas que temos por aí.

Troca de arquivos de conteúdo rico

Com a expansão no número de celulares, ficou cada vez mais comum que as pessoas consumam conteúdo diretamente na tela, além do compartilhamento no mesmo. Por isso, a estratégia de compartilhar arquivos e conteúdos é fundamental.

Para isso, você precisa ter canais diretos para essa divulgação, como landing pages ou até mesmo grupos no whatsapp para divulgação de um material específico. Esse modelo é muito interessante principalmente pelo seu baixo custo.

Além do baixo custo, a troca de arquivos ajuda a chegar em um número muito maior de pessoas graças ao alcance ilimitado de compartilhamentos.

Responsividade

Quando falamos de responsividade, não estamos falando apenas do SEO característico dessa funcionalidade. Nesse caso, o mobile marketing se constrói em cima de responsividade.

Afinal, como ter um bom tráfego de pessoas se seu site simplesmente não é adequado para telas menores? De nada adianta um excelente conteúdo na sua página se os usuários do mobile não conseguem acessar e principalmente visualizar as páginas.

Além de tudo isso, uma boa responsividade é quesito primordial para indexação de google e SEO bem trabalhado.

QR Code

Uma das estratégias menos conhecidas é a do QR Code, tecnologia que explodiu nos últimos anos. Assim, vale a pena o uso principalmente para aumentar o alcance da sua marca.

Uma estratégia de QR válida hoje é para publicação em stories, chamando para artigos ou postagens em outras redes. Esse modelo de divulgação é bastante interessante, já que o QR chama bastante atenção e acaba causando bastante alcance.

Qual a importância do mobile marketing?

Depois de entender sobre as estratégias possíveis e principalmente o alcance que pode ser alcançado, a importância fica mais evidente. Afinal, como ficar de fora de um nicho que só cresce a cada dia que passa?

O mobile marketing atua principalmente na conversão de leads, na tentativa de trazer mais e mais usuários que estão diariamente nesse meio. Por isso, as empresas que acabam evitando pensar nessa estratégia começam a ter dificuldades de mercado.

É importante ressaltar que o mobile marketing é considerado quase que uma ramificação do marketing digital. Já que, de maneira geral, é um pilar externo para qualquer outra estratégia desenvolvida hoje em dia.

De maneira simplificada: todas as estratégias de vendas hoje passam pelo mobile marketing. Se alguma delas não pensa nesse quesito, acaba sendo mais provável de não alcançar o resultado esperado.

Ou seja, de maneira geral, o mobile acabou virando uma obrigação de atuação para se manter vivo.

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