O que é design e qual sua importância para os negócios

por | mar 25, 2022 | Conteúdo

Quando se fala em marketing digital, um dos primeiros pensamentos que vem em mente é a identidade visual, ou uma campanha de uma grande empresa que marcou na televisão. Além disso, como não pensar nas cores marcantes daquele banco digital?

Pois bem, se você consegue ter esse tipo de pensamento e associar com algumas empresas, você já começou a entender o que é design. Afinal, estamos falando exatamente desse marco, dessa inovação.

Não precisa ir muito longe para entender a importância do design no nosso cotidiano, basta olhar ao redor. Por exemplo, a tela do celular que muitos estão usando agora para ler esse post, só existe graças a uma ideia de design minimalista para ir de frente a imensidão da tela de um computador convencional.

Ou seja, alguém pensou fora da caixa e propôs um design novo para algo já consolidado. Arriscado, não? Mas se você quer entender o que é design, é hora de começar a pensar na mesma linha.

O design hoje em dia vai muito além do marketing digital, está em todos os cantos diariamente. Dessa forma, ao pensar em funcionalidades como um microondas, uma geladeira, entendemos que o design é mais que um aparato estético, tem a ver com qualidade de entrega também.

Hoje, vamos focar no lado mais lúdico do design no quesito criação, e no seu impacto direto com as campanhas e anúncios desenvolvidos. Assim, focando no aumento de engajamento e, consequentemente, melhoria nas vendas.

O que é design e qual sua importância para os negócios

O que é design?

A verdade é que não existe um conceito definido sobre o termo, e vai depender muito da sua área de atuação e a maneira como você enxerga os processos na sua empresa. Mesmo assim, vamos tentar chegar em algo próximo a isso.

De maneira geral, o design é a forma de resolver problemas a partir de apelos e elementos visuais. Nesse caso, estamos falando de todos os tipos de problema, em diferentes áreas.

É mais comum encontrar o design nas áreas da publicidade, propaganda e marketing digital, pelo menos de maneira explícita de que se trata do mesmo. Entretanto, para entender o que é design é necessário abrir a mente quanto o seu uso e suas possibilidades.

No fundo, para tentar englobar tantas possibilidades, vamos entender o que é design como sendo um processo que ajuda na resolução de problemas. Além disso, também atua diretamente em estratégias de marketing das empresas.

Sendo assim, por possuir diversos conceitos e diferentes dependendo do seu contexto, vamos falar um pouco sobre os tipos de design, Ou seja, como esse termo tão amplo, é natural que existam algumas categorias para ampliar seu alcance.

São elas:

  • Gráfico;
  • De produto;
  • De ambiente;
  • Moda

Dentro do universo do marketing digital, podemos citar dois como os principais pilares hoje em dia: gráfico e de produto. Vamos conhecer mais sobre eles e entender as diversas respostas sobre o que é design?

Design gráfico

O design gráfico atua diretamente para resolver, solucionar um problema usando elementos gráficos, ou seja, visuais. Dessa forma, podemos citar alguns exemplos mais comuns como a própria identidade visual.

Além disso, o design gráfico também está diretamente ligado com a criação de sites e material mais técnico para desempenho da empresa. Ou seja, acaba sendo uma área muito abrangente e que tem uma importância gigantesca em uma estratégia de marketing.

Por isso, sempre que for realizar um planejamento de marketing, tenha o design gráfico como ponto de partida ou, pelo menos, uma das prioridades de criação. Assim, você garante um dos grandes pilares da divulgação bem realizada.

Identidade visual, artes para redes sociais e capas para o blog são as três principais manifestações do design gráfico. Sendo assim, o ideal é sempre ter uma equipe focada nesse quesito, pensando sempre na possibilidade de melhoria dos criativos.

Lembre-se que quem não é visto não é lembrado, mas ser visto sem causar impacto também não ajuda em muita coisa. Por isso, o design gráfico deve ser atuação constante por parte de toda a sua equipe.

De produto

O design de produto também é bastante comum no marketing e nos negócios em geral. Afinal, é a forma como seu cliente vai olhar aquilo que você oferta.

Nesse caso, quando falamos sobre o que é design de produto, podemos falar tanto de algo mais físico e palpável quanto de um ebook, por exemplo. Da mesma forma, outro produto que é bastante comum são as mentorias online ou cursos ofertados na internet.

Assim, o design de produto também é bastante usado dentro do marketing digital e das estratégias de vendas. Dessa maneira, entender o que é design de produto acaba ajudando a modelar algum novo item que sua empresa esteja pensando em vender.

Por isso, é necessário tirar um pouco da cabeça a ideia de que o marketing só existe nos criativos do instagram. Até mesmo para a criação de ebook, por exemplo, depende um design de produto eficiente para colocá-lo a venda da maneira correta.

De ambiente e moda

Apesar de não ser o foco desse artigo, é interessante conhecer também outras áreas o design atua, para entender mais da importância no negócio. Por exemplo, a área de ambientes e moda.

O design de ambientes exerce uma função super importante principalmente quando estamos falando de grandes empresas. Ou vai dizer que nunca viu por aí as fotos daqueles escritórios elegantes e que chamam atenção?

Tudo isso parte de uma estratégia bem definida com objetivo de causar proximidade com os colaboradores. Logo, é uma forma de reter a equipe naquele espaço em questão.

Da mesma forma, o design de moda caminha na mesma direção, sendo responsável por alguns dos maiores eventos do planeta.

Qual a importância de saber o que é design?

Um dos grandes erros de quem começa no marketing digital ou diretamente no próprio design é acreditar que tudo se resume a deixar a página bonita e cheia de elementos. Entretanto, quando falamos de um design voltado para marketing, não é bem assim.

Mais do que bonito, seu design precisa ser atraente e, principalmente, gerar conversão do maior número possível de visitantes. Quer um exemplo?

Imagine aqueles sites que você entra e jura por A + B que é um golpe muito mal dado, pelo design ser super estranho e nada fazer sentido. Pois bem, isso é uma prática errada do design e também da estratégia de marketing.

A verdade é que o público julga pela aparência, querendo ou não, tudo que sua empresa fizer na internet. Seja nas redes sociais, nas capas dos artigos ou ainda no seu próprio site.

Outro ponto de extrema importância é saber que o design hoje engloba muito mais do que os elementos visuais, exige um estudo mais aprofundado de diversas técnicas. Ou seja, o que é design? A junção de:

  • Elementos gráficos
  • Acessibilidade
  • UX e UI
  • Responsividade e navegação

Sim, hoje em dia você precisa ter noção de pelo menos esses pontos para considerar um design capaz de gerar conversões. Por isso, vamos tirar da cabeça a ideia de ser apenas a criação de uma imagem bonita.

Hoje em dia, elementos de acessibilidade e responsividade são essenciais para qualquer criação, principalmente em sites e portais. Na verdade, além de toda a parte de identificação, é peça importante também para as questões de SEO do mesmo.

Ou seja, em um contexto geral, a pergunta o que é design engloba dois pontos principais: criativos e SEO. Logo, indexação de google.

O que é design e qual sua importância para os negócios

Como aplicar o design na minha estratégia?

Sabe todos aqueles artigos que você conseguiu entregar na última semana, que lotaram seu blog de informação e conteúdo relevante? Bom, se você estiver colocando eles no ar sem um design bem trabalhado na capa, é uma grande perda de tempo.

A verdade é que muitas pessoas olham primeiramente esses elementos visuais antes de ler qualquer linha do texto. Assim, podemos considerar a mesma situação para as redes sociais, principalmente o instagram.

Ter artes que chamem atenção do público é primordial para que seu marketing de conteúdo de fato funcione. Na verdade, não existe um sem o outro.

O conteúdo retém o cliente, mas é o design que faz o primeiro contato, ou seja, é aqui que começa a conversão dos seus leads. Por isso a identidade visual é tão necessária e tão buscada hoje em dia.

Se seu cliente é capaz de rolar o feed do instagram rapidamente e parar assim que olha uma postagem sua, por saber que é sua, seu design está cumprindo o papel esperando. Por outro lado, se dificilmente sua postagem é lembrada, algo precisa ser revisto e reprogramado.

Sendo assim, crie um design que, acima de tudo, chame atenção para o seu conteúdo e faça com que seu usuário queira ler o que você está repassando. Afinal, quem nunca ouviu a velha frase sobre a primeira impressão?

Então, gostou do nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog para saber mais sobre o que é design e como ele ajuda na sua estratégia da empresa. Além disso, conheça nosso canal do YouTube e fique por dentro de dicas e insights para alavancar suas vendas.

O que é design e qual sua importância para os negócios

ÚLTIMAS NOTÍCIAS