Você já perguntou se vale a pena fazer um plano de marketing? Se ainda não, vou dar algumas razões que vai te animar a fazer: ele ajuda a vender mais, obter os melhores resultados financeiros, escolher os produtos mais adequados e no relacionamento com o mercado de consumo.

As mudanças ocorridas no mundo e, em especial, no Brasil são marcantes. Desde o começo da década de 1990, o mundo assistiu importantes revoluções na geopolítica, tecnologia, telecomunicações e nos comportamentos sociais.

Essas transformações resultaram em significativas oportunidades de negócios às empresas e consequentemente elas puderam investir nas suas linhas de produtos e serviços, assegurando variados benefícios.

Por outro lado, com a ampliação do mercado de consumo, a concorrência tornou-se ainda mais acirrada. No atual contexto inexistem mercados sem concorrentes, demandando diferenciação das marcas, e essa é a principal vantagem de se adotar um plano de marketing.

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Por que fazer um Plano de Marketing?

Vamos fazer assim. Para não tomar o seu tempo, eu vou direto ao ponto. A resposta para a pergunta da primeira linha é simples: vale a pena fazer um plano de marketing. Mas por que fazer um plano de marketing? Ele te oferece competitividade.

As empresas se proliferam exponencialmente e oferecem bens de consumos e serviços em proporções nunca antes imagináveis. Nesse cenário, não é possível acreditar que seus produtos sejam tão inovadores que o seu concorrente não tenha condições de oferecer similares ou até melhores.

Essa é a principal razão pela qual vale a pena fazer um plano de marketing. Ele permitirá que a sua empresa se diferencie das suas principais concorrentes em determinados aspectos, e o que é melhor: essa diferenciação será percebida pelo mercado de consumo.

A premissa do plano de marketing é que ninguém ou nada pode ser tudo para todo mundo. Jean Jacques Rousseau propôs que “quem tenta agradar todo mundo, não agradará ninguém” e pode ter certeza de que a sua empresa não pode cometer esse erro, se você quiser que ela tenha sucesso.

O que o plano de marketing pode fazer por você?

Eu posso não conhecer a sua empresa. Não sei exatamente com o que você trabalha, o mercado que atua ou as particularidades do seu negócio. No entanto, eu tenho certeza de uma coisa: você tem a sensação de que poderia ter mais recursos para atender a sua demanda, não é verdade?

Eu sei que seria muito mais fácil se tivesse mais dinheiro em caixa para as atividades do dia a dia, outras vezes falta mão de obra, em outros casos espaço e o tempo nem se fala. Mas vou falar duas coisas que vão te deixar mais tranquilo: as outras empresas também têm a mesma dificuldade.

É verdade! É difícil de acreditar, mas quanto maiores os tamanhos das empresas, maiores são as suas necessidades. Então não se engane! Sabe aquela empresa gigante que atua no seu mercado? Ela também sofre da escassez de recursos e por isso estabelece prioridades.

Só por essa razão vale a pena fazer um plano de marketing. Como disse acima, você não conseguirá abraçar o mundo e ele te ajudará a determinar as suas necessidades e a alocar seus recursos em estratégias mais condizentes com a sua realidade econômica e operacional. Em suma, ele te oferece assertividade.

Como o plano de marketing é feito?

Vimos o porquê vale a pena fazer um plano de marketing. Agora vamos tratar de como ele é desenvolvido? Para deixar mais simples o entendimento, o plano de marketing nada mais é do que a sistematização dos elementos que compõe o mercado.

O responsável pela sua elaboração levanta os dados externos ao ambiente da empresa, compara-os e confronta-os com tudo aquilo que pode influenciar as atividades das empresas, buscando encontrar as oportunidades e se proteger de eventuais ameaças.

Os dados são aferidos e transformados em informações que ajudam na tomada da decisão. Por outro lado, é imperioso que o ambiente interno da organização seja investigado, pois apenas assim é possível identificar as forças e as fraquezas.

De forma beeeeem sintética e resumida, o marketing pode ser traduzido como o “estudo do mercado”. O plano de marketing é a sistematização desse estudo e servirá como um guia para os administradores do empreendimento tomarem as decisões mais assertivas e com elas otimizar os recursos e obter melhor aproveitamento sobre os investimentos.

Quem pode fazer o plano de marketing?

Tenho certeza que em um ponto agora concordamos: vale a pena fazer um plano de marketing. Entretanto, ainda fica uma dúvida: Quem pode fazer o plano de marketing da sua empresa? Ora! Você mesmo deve fazê-lo! Quem melhor entende do seu negócio do que você mesmo?

Com a democratização da informação você pode encontrar um sem números de ferramentas que te ajudará nessa empreitada, especialmente se você não dispõe de dinheiro para contratar um profissional. Contudo, se você tem essa disponibilidade, considere com carinho essa possibilidade.

Eu costumo dizer que as nossas empresas não diferem muito de nossos filhos. Para nós eles são sempre os mais bonitos, os mais inteligentes e raramente conseguimos enxergar os seus “defeitos”. Assim, nossos olhares para eles nem sempre será crítico como deve ser na hora de corrigi-los.

Por isso é recomendável a ajuda de um consultor. Ele trará um olhar impessoal e mais técnico do negócio e tem condições de propor as soluções mais eficientes para os problemas. Contudo, contratar o profissional não é uma desculpa para você não participar da elaboração do plano de marketing.

Pense nisto!

Gostou desse tema? Espero que sim e que ele ajude a ter uma visão mais clara sobre o plano de marketing, da sua importância e as razões pelas quais valem a pena investir em um. Em longo prazo, os benefícios que eles trazem para a sua empresa ilide quaisquer resistências.

Se você quiser saber mais sobre o assunto ou conversar sobre qualquer outro tema correlato, entre em contato. Será um prazer tirar as suas dúvidas e conversarmos. Pode contar comigo! Quero te ajudar a fazer a sua empresa crescer.

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