Como usar os recursos do Instagram

por | dez 11, 2021 | Conteúdo

Saber como usar todos os recursos do Instagram é muito importante para se destacar na rede social que mais cresce.

O portal Notícias da TV conta que “o Brasil é um mercado importante para o crescimento das redes sociais. São mais de 130 milhões de usuários”. Isso significa que quem tem domínio das ferramentas das redes sociais consegue chegar mais longe e se comunicar com um público maior.

Você já pensou como seria seu negócio se tivesse um maior número de seguidores? Desta forma é muito mais rápido adquirir autoridade e a confiança de seu público.

Por isso que preparamos um guia definitivo de como usar os recursos do Instagram, anota tudo aí para você bombar nesta rede social!

11 Recursos do Instagram para você

Para facilitar sua compreensão, fizemos uma lista de 11 recursos do Instagram que você precisa dominar para conseguir usar a plataforma ao seu favor. Bora confererir?

1 –  Estatísticas do Instagram

Quem tem uma conta profissional no Instagram precisa sempre acompanhar as métricas de desempenho para saber se seu conteúdo está sendo entregue com a velocidade certa e para as pessoas que você deseja.

Para isso, é muito importante que você tenha uma conta comercial no Instagram, por meio dela você acompanha dados como:

  • número de visualizações em suas postagens e curtidas;
  • o alcance de seus stories;
  • se o seu público está tomando ações a partir de suas publicações;
  • quais as publicações com mais engajamento.

2 – Stories privados

A função dos “Stories Privados” ou “Melhores Amigos” pode ser usada quando você tem algum story que vai ser mais secreto e precisa de um sigilo.

Mas um modo que poucos exploram nesta função é criar uma lista de pessoas que receberão material exclusivo. Você pode aproveitar seu público para entregar dicas diárias, mini cursos ou materiais que só serão acessados pelos seus close friends.

3 – Agende publicações

Ok, esta não é uma função nativa do Instagram, mas hoje em dia temos diversos gerenciadores de redes sociais que permitem o agendamento de publicações.

Isso dá muito mais liberdade para você criar materiais com antecedência e não precisar se preocupar se conseguirá postar a tempo. Além disso, se a sua internet cair ou celular estragar, seu post subirá no Insta de qualquer forma.

4 –  Inclua múltiplas contas no mesmo aparelho

Agora, digamos que você optou por ter uma conta comercial, o que será que acontece com seu perfil particular?

Nada, ele continua existindo e na verdade, você pode gerenciar vários perfis com um mesmo dispositivo. Basta clicar na aba de perfil e trocar de conta, é muito simples e mantém sua vida pessoal e profissional organizada.

5 – Crie e use efeitos

Além disso, uma ótima forma de engajar conteúdo no Instagram é criando seus próprios efeitos. E você não precisa ficar preso a aqueles efeitos que trocam cor, atualmente há opções de efeitos como:

  • quizzes;
  • músicas;
  • alterações de rosto;
  • bandeirinhas;
  • figurinhas;
  • etc.

6 – Crie contagens regressivas

Se você está planejando um evento ou uma live no Instagram, uma boa dica é usar a contagem regressiva. Ela é encontrada dentro das opções de stories, sendo que você coloca a data e horário e pode usar a mesma contagem várias vezes ao longo da semana.

7 – Faça vídeos interativos pelo rells

As últimas atualizações do Instagram já investem bastante em criar uma boa experiência no reels, uma opção de vídeos curtos que pretende competir com o TikTok.

Como o Instagram está investindo pesado nesta ferramenta, é super importante você usar e abusar dela. Pois isso mostra a rede social que você está acompanhando as mudanças implementadas e está sempre pensando em formas de criar vídeos que interajam com seu público.

8 – Criar campanhas

Um dos recursos do Instagram é o de promover publicações suas. Com esta ferramenta você paga para que mais pessoas recebam determinada publicação sua. Ah! Ela vai aparecer como anúncio no feed de notícias das pessoas.

Ainda assim, pode ser perfeita para você compartilhar uma promoção sua, algum novo projeto ou um curso, por exemplo, que esteja ofertando. Essa dica é muito boa, pois com um investimento pequeno, você alcança um público grande.

9 – Faça repost

O Instagram conta para você sempre que alguém menciona você nos stories. Digamos por exemplo que você trabalha com terapia e um de seus clientes postou uma foto contigo.

Uma notificação vai aparecer em sua tela inicial, aqui vale super a pena repostar essa publicação e tecer algum comentário sobre a pessoa que marcou você. Parabéns, você está criando novas conexões!

10 – Compartilhe stories com músicas

Uma outra dica é usar a função de compartilhar músicas nos stories, essa é uma boa função, pois permite que seu público entenda seus gostos musicais. Além de tornar sua publicação mais chamativa para quem está vendo.

11 – Faça muitas lives

Fazer lives também é um recurso que bomba no Instagram, e virou uma febre no último ano. Contudo, há alguns passos para que suas lives tenham sucesso.

  • Organize elas com antecedência e convide seu público para o dia;
  • Tenha certeza que sua conexão é estável e que a câmera é boa;
  • Convide outros instagramers para participar de suas lives;
  • Interaja com o público durante as suas comunicações;
  • Salve no seu feed para quem quiser ver depois.

Agora que já tem o guia definitivo de como usar os recursos do Instagram, que tal baixar o meu ebook e começar a planejar sua estratégia de conteúdo?

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