6 dicas para se tornar referência e sair do anonimato

por | out 4, 2021 | Copywriting

Hoje no mundo digital todo mundo pode ser conhecido, mas para isso acontecer é preciso investir em marketing digital e criar uma identidade para sua marca. Você já pensou em como sair do anonimato e se tornar referência?

Pode ser mais fácil do que você pensa!

Na verdade, quando falamos em internet um planejamento consolidado a longo prazo pode trazer resultados duradouros. Foi o que empresas como Magazine Luiza e Nubank fizeram para se tornar as gigantes do mundo virtual que são hoje.

E você, está preparado para sua empresa também seguir rumo ao todo?

Então, continue sua leitura com a Marketing para Especialistas, neste post trouxemos dicas de como sair do anonimato e se tornar referência. Além disso, você vai ver três cases de sucesso no marketing digital, vem com a gente!

Como se tornar referência pode gerar mais negócios e 6 dicas para sair do anonimato

6 dicas de como sair do anonimato

Trabalhar com a internet hoje é uma briga constante para sair de trás do anonimato e conseguir espaço no meio de tanta gente brigando por ele. Nesse caso, o trabalho de planejamento e estratégia de marketing fica ainda mais importante e essencial para o desenvolvimento da sua empresa.

É claro que muito se consegue pela divulgação, campanhas e roteiros de redes sociais, mas para se tornar referência na internet hoje, o caminho é um pouco mais embaixo.

Na sequência, veremos seis dicas que vão ajudar sua empresa a gerar conteúdo e materiais que ajudem a se tornar autoridade, se tornar referência e sair do anonimato, confira.

1. Defina a sua persona

A persona é a uma representação do cliente ideal da sua empresa, para criá-la você pode se basear em dados de clientes anteriores ou fazer um estudo de mercado.

A ideia de ter uma persona para a sua empresa é ter um norte para criar conteúdos com o objetivo final da venda. Para criar uma persona bem detalhada, pense em tópicos como:

  • Quais são os hábitos de consumo do meu cliente?
  • Qual seu maior desafio e sua maior motivação?
  • Como é o contato do meu cliente com as redes sociais?
  • Que tipo de conteúdo este cliente costuma consumir?
  • Qual sua idade? Estado civil? Carreira? Ele ou ela tem filhos?

2. Saiba como gerar conteúdo para a persona

Partindo dos dados anteriores, sempre que você for criar um conteúdo, precisa considerar a persona criada. Essa é uma das principais práticas para se tornar referência no mercado hoje em dia: conhecer e causar identificação com seu cliente final.

Afinal, como é possível produzir conteúdo ou tentar se tornar referência para um público que você não conhece? Não faz sentido, certo?

Vale lembrar a máxima: quem produz para todos, não produz para ninguém. Isso significa que não adianta tentar conversar com públicos opostos, o ideal é focar em um nicho e atender suas necessidades.

Além disso, você pode produzir diferentes tipos de conteúdos:

  • podcasts;
  • artigos para blog;
  • postagens em redes sociais;
  • ebooks;
  • webinars;
  • curso online;
  • lives; 
  • etc.

3. Divulgue o nome da empresa 

O próximo passo é pensar em ter perfis da sua empresa nas redes sociais. Lembra da persona que você criou para seu cliente?

Crie também uma representação ideal de sua empresa para se tornar referência.

  • Qual o tom de sua empresa? Leve, bem-humorado, sério, técnico, ou algum outro?
  • Que tipo de conteúdo sua empresa consome?
  • Quais são as inspirações, nacionais e internacionais?
  • Sua empresa apoia alguma causa? Qual?

4. Expresse sua autoridade e diferencial

O mais importante é sempre comunicar porque dentro das diferentes empresas que há no mercado a sua se destaca. Mas lembre-se sempre de expressar isso de forma clara, não tenha medo de dizer de pontuar o que torna a sua empresa única.

  • Somos referência em X, Y, Z…
  • Estamos no mercado há tanto tempo…
  • Já atendemos mais de X clientes…
  • Nosso método inovador faz que…

Como é possível perceber, este é o momento de se comunicar com confiança no resultado que sua empresa produz. Então, não economize em mostrar a qualidade de seu serviço.

5. Crie um blog 

Como sabemos, a maioria das pessoas buscam serviços e produtos pelo Google. Quem tem um blog sai na vantagem.

Isso porque o blog ajuda a posicionar bem o nome da sua marca e faz você aparecer com mais frequência no Google e por consequência, se tornar referência. Digamos, por exemplo, que você é uma personal organizer.

É bem provável que as pessoas busquem seu serviço por meio de pesquisa. Então, você pode criar artigos explicando o que faz uma organizer, como ela facilita no dia a dia da casa ou da empresa, etc. Quanto maior a qualidade dos temas tratados nos artigos, mais autoridade no assunto você demonstrará.

6. Tenha um bom atendimento

Este é um ponto estratégico para tirar sua empresa do anonimato e se tornar referência. Os canais de atendimento podem fazer o cliente permanecer com a empresa ou partir para a concorrência.

Digamos, por exemplo, que um visitante de seu site queira contratar seu serviço, mas ele demora muitos dias para receber a resposta. Bem, isso pode fazer ele se desinteressar pela sua contribuição. E ao invés de se tornar referência, você acaba perdendo negócio.

Então, anote as dicas:

  • responda com rapidez;
  • solucione as questões que surgirem;
  • ajude o cliente a ver os resultados;
  • sempre tenha uma escuta ativa;

Como se tornar referencia pode gerar mais negocios e 6 dicas para sair do anonimato

3 Cases de sucesso no marketing digital

Agora, para você entender na prática como o marketing digital pode mudar de vez o modo como as pessoas veem sua empresa, separamos três cases de sucesso conhecidos por todos e que vão te ajudar a se tornar referência, confira.

1. Magazine Luiza

A Magazine Luiza é um verdadeiro exemplo de que com muita criatividade e disposição dá para conquistar o mundo da internet.

Para começar, a Magazine Luiza criou seu marketplace que conecta vendedores do Brasil inteiro. Depois, vimos um grande investimento no atendimento ao cliente com aplicativo, chatbot e nas redes sociais.

Mas o maior diferencial foi ter criado o avatar “Lu”. Ela personaliza de maneira mais eficiente a persona do Magalu, criando um imaginário do que é a empresa na mente dos clientes.

2. Dove

No caso da Dove, a empresa partiu de uma mudança de paradigma, passando a representar mulheres do dia a dia. Isso mudou completamente a forma como os clientes viam a empresa, já que ela possui um olhar mais humanizado para quem a seguia.

3. Nubank

O Nubank é um ótimo exemplo de aproximação com o cliente. Com um tom amigável e bom atendimento ao cliente a empresa conquistou espaço.

Além disso, o tom da comunicação é despojado, desde os seus posts, a seus artigos no blog e no modo como acontece a conversa nos chats da empresa. Este é sim um ótimo exemplo que pode inspirar o marketing digital da sua empresa.

Conte com a nossa ajuda para se tornar referência

Você encontrou neste artigo uma ideia de como sair do anonimato com o uso do marketing digital e como se tornar referência. Por isso, saiba que estamos prontos para ajudar a sua empresa a vender mais e mais.

Ajudamos profissionais e empresas a se tornarem especialistas digitais e temos como missão alavancar empresas através de uma presença digital eficaz.

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