Quando vamos aos centros de compras, como os Shopping Centers ou mesmo aqueles que concentram uma quantidade considerável de lojas nas ruas, notamos que algumas fazem mais sucesso do que as outras.

Às vezes vendem os produtos similares ou até são separadas pela mesma parede. No entanto, uma está sempre com seus vendedores ocupados enquanto a outra permanece vazia, com os funcionários esperando.

Mas por que acontece? Os gestores das mais concorridas descobriram os segredos do plano de marketing que geram mais vendas e resultados.

Despertei a sua curiosidade? Quer saber quais são esses segredos? Então vamos lá.

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Comece Com Objetivos Bem Definidos

Talvez esse seja o maior dos segredos do plano de marketing que geram mais vendas e resultados. O plano de marketing não é um fim em si mesmo. Você não emprega tempo e dinheiro apenas por fazer ou para dizer que tem um, mas exclusivamente para alcançar os objetivos.

Planos são como os mapas do tesouro: mostram o caminho e as etapas que devem ser percorridas para chegar ao local desejado. Por isso, é fundamental você determinar os objetivos para o seu negócio, que podem ser de curto, médio e longo prazos.

Esses objetivos podem ser os mais variados. Vou citar alguns para ficar mais fácil o entendimento:

  • Aumento do volume de vendas;
  • Participação do mercado;
  • A retenção e a fidelização dos clientes;
  • A combinação de vários deles.

Importa que esses objetivos sejam realistas. Você não vai ao Japão se não tiver veículos adequados, mas os planejamentos podem ajudar a consegui-los, caso ainda não os tenham. Lembre-se: “uma grande jornada começa com um primeiro passo”. O plano de marketing é o primeiro passo.

Controle E Ajustes Dos Resultados

Já aconteceu de se perder alguma vez na rua? Hoje é mais difícil as pessoas se perderem por aí. Entretanto, eu venho de uma época em que não havia GPS, de modo que não era incomum se desviarem da rota e eu vou dizer: é ruim.

Por outro lado, quando você se vê perdido na gestão do seu negócio, a sensação é pior ainda. Ao longo da minha trajetória eu vi empresários passarem por dificuldades por não saber para onde iam e se os recursos disponíveis eram suficientes. Em todos os casos não houve planejamento.

O outro segredo dos planos de marketing que geram mais vendas e resultados é este. Eles possuem ferramentas que permitem aos gestores monitorar e controlar os resultados atingidos e fazer as correções de curso devidas.

As circunstâncias estão sujeitas às mudanças; política, econômica, legal, social; e elas podem ensejar em vantagens ou ameaças sempre que percebidas com antecedência. O plano deve ser flexível e permitir ajustes quando necessário para que o objetivo seja atingido ou reavaliado.

O Plano De Marketing Deve Ser Único E Exclusivo

Vivemos a era da massificação. Se as pessoas conseguem comprar roupas e alimentos a preços baixos, devem a produção em massa. Talvez seja essa a maior contribuição da Revolução Industrial. Não fosse a produção em larga escala, a miséria no mundo seria ainda pior.

No entanto, se você espera que a sua empresa tenha sucesso, tem a obrigação de seguir o exemplo daqueles que conhecem os segredos dos planos de marketing que geram mais vendas e resultados: não o trate como um produto de massa.

Analise minuciosamente todos os pontos da sua empresa e do mercado que ela atua: consumidores, concorrência e até fornecedores. Dedique-se em descobrir como cada um deles pode ajudar ou prejudicar o seu negócio.

Levante e avalie as informações sobre a economia e a política. Descubra como as decisões nessas áreas podem estimular os resultados. Antecipe aos acontecimentos e faça de tudo para não ser surpreendido por eles. Lembre-se: para a sua empresa ser única, o seu plano deve ser único.

Conte Com Um Profissional Capacitado

Esse “segredo” talvez seja o mais importante. Não é apenas um dos segredos dos planos de marketing que geram mais vendas e resultados, mas dos empresários mais bem-sucedidos: eles contam com profissionais competentes em todas as áreas.

Como pudemos verificar, fazer um plano de marketing não tem segredo. Basta atentar-se às questões cotidianas. Contudo, a maior dificuldade de se construir um case de sucesso está na falta das técnicas e metodologia adequadas.

E a aplicação das ferramentas, da expertise e do know-how do especialista potencializa o sucesso do plano e oferece mais segurança aos gestores, pois o profissional tem uma visão ampla e que transcende as operações e a rotina da empresa, os quais os sócios estão habituados.

Normalmente eu percebo isso em minhas consultorias. Os meus clientes têm uma visão adequada dos seus negócios, no entanto, têm dificuldades de sistematizar as informações para aproveitá-las ao máximo. Quando atuamos, os resultados surgem, pois canalizamos todo o potencial em resultados.

O conhecimento e o feeling trarão as informações relevantes dos cenários que circundam a instituição contribuindo para a tomada de decisão mais saudável dos empresários, levando em conta, inclusive, as experiências destes.

Pense nisto!

Não existem fórmulas mágicas ou segredos para o sucesso de um plano de marketing. Pelo contrário. O que existe é muito trabalho, foco, inteligência, métodos, sistemas e vontade de fazer o empreendimento dar certo. E posso te garantir: ao tentar obter resultados queimando essas etapas é muito provável que sua empresa não conseguirá atingir o estágio da maturidade nos negócios.

Se você acredita que o seu negócio pode vender mais ou alcançar resultados ainda melhores e não consegue, talvez o problema possa estar na falta de um plano de marketing adequado.

Tente rever as suas ações mercadológicas com as dicas oferecidas acima. Elas são simples, porém funcionais. Ajudam a conhecer melhor o mercado: clientes, concorrentes, fornecedores, Governo e etc. Tenho certeza que se exploradas, ajudarão a melhorar as atividades.

Se você gostou do assunto e deseja aprofundar mais nos conceitos apresentados, não hesite em mandar um e-mail e contar um pouco das suas dificuldades. Ficarei feliz em ajudá-lo a identificar os problemas que estão afetando a sua empresa e contribuir com os seus objetivos organizacionais.

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