O que é Storytelling? E porque sua marca precisa dele?

por | mar 13, 2023 | Copywriting

Marcas servem como pontos de conexão entre empresas e consumidores. Esse tipo de representação comercial tem como objetivo criar uma identificação com os clientes através de elementos visuais e narrativos que se alinhem com os valores por trás de determinado produto ou serviço. Atualmente, o conceito de Storytelling tem se destacado como uma eficiente alternativa para tornar essa comunicação ainda mais efetiva.

Aproveitando recursos e linguagens utilizados na literatura e até mesmo no audiovisual, essa estratégia tem como objetivo criar narrativas mais envolventes para conquistar engajamento com o público-alvo de uma marca de forma natural e orgânica. O resultado disso se reflete em posicionamentos mais criativos, que vão muito além de ofertas e produtos. Confira o artigo abaixo para entender mais sobre o assunto!

capa de artigos da MKPE 33

Por que contamos histórias?

Para entendermos a importância de um Storytelling bem feito, precisamos voltar um pouco atrás e entender por que somos tão fascinados por histórias e narrativas humanas.

Desde o início dos tempos utilizamos a comunicação oral como um mecanismo de sobrevivência. Afinal, somos seres sociais e necessitamos do diálogo para nos desenvolvermos profissional e socialmente. Foi através desses códigos que conseguimos nos estruturar como sociedade.

Já nesse contexto, as histórias surgiram como uma forma eficiente apara a transmissão de conhecimento. As lendas, fábulas e mitos se tornaram uma forma muito fácil de passar informação para as outras pessoas. Aos poucos esses símbolos foram ganhando mais significados e se tornaram parte fundamental de todas as culturas de nosso planeta.

Mais do que apenas exercitar nossas imaginações, histórias tem um poder de mobilização muito forte. Elas nos permitem questionar a realidade, avaliar perigos, ampliar nosso sentido de mundo e tirar valiosas lições.

Com a invenção da escrita esse processo foi sendo cada vez mais aperfeiçoado. Trazendo mais complexidade para essas narrativas, a inovação ampliou bastante as possibilidades de transmissão de conhecimento. O reflexo disso foi a construção de sociedades cada vez mais coesas e organizadas.

Por mais que cada cultura tenha desenvolvido suas próprias narrativas e histórias particulares, todas partilham de alguns valores comuns. São esses temas universais que conseguem se conectar com pessoas de todo o mundo. Afinal de contas, estamos falando de seres humanas, que por mais diferentes que sejam, e são suscetíveis aos mesmos sentimentos.

Um bom exemplo disso é a teoria do monomito, também conhecida como a jornada do herói. Essa tese analisa uma série de elementos comuns nas histórias mais populares da humanidade, que vão desde religiões até mesmo as grandes obras da cultura pop de hoje em dia.

Pegando elementos narrativos das histórias clássicas, esse método de escrita tem sido utilizado de forma extensiva na literatura, cinema e até mesmo na música. No entanto, ultimamente as marcas também têm se aproveitado desses recursos para criarem conexões com seus clientes. O que faz total sentido, já que estamos falando pura e unicamente de comunicação.

Leia também: Geração Z – 5 Dicas para se relacionar com esses novos clientes

O que é a Jornada do herói?

Em resumo, a jornada do herói é um padrão encontrado em muitas narrativas ao longo da história. Esse ciclo geralmente fala de um protagonista que embarca em uma perigosa e difícil busca que leva ao crescimento físico, emocional e espiritual. Independente da jornada, o resultado final sempre consiste em uma transformação ou mudança.

Ao longo do caminho, esses personagens se deparam com elementos normais da vida de todo ser humano normalmente experimentam provações e tribulações, dilemas morais, momentos de alegria e tristeza, ajudantes e inimigos, e muitas vezes exigem um objeto especial ou um ato para cumprir o objetivo.

São esses recursos narrativos que tornam a identificação com esses personagens tão fáceis. Muitas vezes, nos enxergamos através da ótica dessas histórias e conseguimos expandir nossa consciência da realidade. Quando isso acontece, é por que a obra de alguma maneira se conectou com a gente.

Temas como mortalidade, identidade, autodescoberta, destino, poder e redenção também são explorados através desta estrutura narrativa . O legado da jornada do herói inspira os criadores a lutar por contos que possam nos conectar a todos em suas verdades universais.

Portanto, é muito natural que marcas explorem esse tipo de estrutura narrativa. O caráter de mudança e transformação tanto repetido nesse tipo de história se encaixa perfeitamente na relação entre negócios e seus consumidores.

No fim das contas, clientes buscam soluções para problemas de seu cotidiano e empresas as oferecem por um valor em troca. Nesse contexto, as marcas são os fios condutores para o desenvolvimento dessas histórias que vão proporcionar essas mudanças.

O que são marcas?

Para melhor entendermos esse processo, devemos antes compreender o que são marcas e qual é o papel desses símbolos no relacionamento entre as empresas e seus consumidores.

Marcas são representações comerciais de produtos ou serviços. Seus objetivos consistem na construção de uma identidade visual e narrativa que servem como ponto de identificação para os consumidores e o mercado em geral.

Através desses signos, as empresas conseguem atrelar suas ofertas a valores imateriais. Mais do que apenas produtos, empreendedores podem vender um estilo de vida que se alinhe com os ideais e propósitos de sua marca.

São esses elementos que vão permitir uma associação praticamente instantânea para o público. Slogans, logotipos e conceitos vão convergir em um sentido único e coerente que vai construir todo um imaginário em torno dessa identidade comercial. Ou seja, ainda estamos falando de narrativas.

O conceito de Storytelling, no Marketing, apenas vai ser usado para amarrar melhor essas narrativas, trazendo-as cada vez mais para perto do público.

O que é Storytelling?

Storytelling é o processo de construção de narrativas com o objetivo de engajar um público específico. Utilizando textos persuasivos como uma ferramenta para evocar emoção e construir relacionamentos com os clientes, essa prática é muito comum nas estratégias de Marketing modernas.

Contar histórias desperta emoções e incentiva os clientes a pensarem com maiscarinho sobre suas experiências com a marca com a qual estão interagindo, reforçando o relacionamento entre essas duas partes.

Enquanto isso, essa estrutura narrativa oferece às empresas a oportunidade de transmitir sua mensagem de uma forma positiva. Sem falar que esse posicionamento de mercado abre muito espaço para a criatividade e a inovação para cultura dessa determinada marca.

Por isso, Ao usar histórias para comunicar sua mensagem e valores, as marcas podem se destacar entre seus concorrentes e fornecer experiências únicas e memoráveis para seus clientes.

Veja também: Marketplaces: – Como aplicar o Marketing Digital nessas plataformas?

Storytelling no cenário atual

No cenário atual, o Storytelling tem se tornado cada vez mais importante. Principalmente após a popularização das redes sociais, onde novos canais de diálogo entre marcas e clientes foram abertos. Com uma janela de conversa instantânea, a velocidade desse relacionamento se tornou muito mais dinâmica e ágil.

Isso ampliou os pontos de contato e ampliou as possibilidades narrativas de marcas e empresas ao redor do mundo. Enquanto essa relação se tornou inegavelmente mais complexa, por outro lado, ela ganhou diversidade e muito mais qualidade.

Novas vozes, novos públicos e novas histórias. Nesse contexto, a comunicação precisou a ser muito mais profundo e pessoal. Ainda mais quando falamos na era das mídias sociais onde cada pessoa é uma contadora de histórias em potencial.

Por isso, a experiência se faz cada vez mais importante. Uma serviço de excelência também pode ser considerado uma boa história, que vai ser compartilhada e recontada através das plataformas digitais. Ou seja, podemos considerar o Storytelling uma importante parte do CX.

Storytelling e experiência do cliente

Como ressaltamos no parágrafo acima, o conceito de Storytelling casa perfeitamente com o consumidor moderno, que é muito influenciado pelas mídias social. Essa estrutura narrativa sólida pode ser a base para um relacionamento sólido, baseado em boas experiências do cliente.

Contar histórias é uma ferramenta poderosa que ajuda as empresas a criar conexões significativas com seus clientes. Ajudando no engajamento e aumentando a efetividade das estratégias de CX em empresas mundo afora. Criar uma conexão emocional com seus clientes através da narração de histórias é uma importante maneira de garantir esse compromisso.

Essas narrativas ajudam a fortalecer a ideia de que marcas oferecem valores que vão muito além de produtos e serviços. O Storytelling serve como um fio condutor que ajuda na amarração de todos esses conceitos em uma linha coerente.

Nesse contexto, um bom posicionamento de marca é fundamental. O Marketing Digital pode ser a principal garantia de sucesso nessas empreitadas.

Para tudo isso, você pode contar com a Marketing Para Especialistas!

Somos uma agência de marketing digital que já atendeu mais de 100 empresas em 20 nichos diferentes como escritórios de advocacia, oficinas mecânicas, consultorias, escolas, indústrias, clínicas, entre outros.

Nosso trabalho começa compreendendo o comportamento online do seu cliente para criar o melhor ambiente digital com a melhor oferta para ele, sempre focando nos canais que ele realmente usa. É assim que já geramos mais de 90 mil leads nos últimos 4 anos.

Entenda como o seu negócio prospera quando você se torna um especialista conosco. Entre em contato agora com a nossa equipe!

Obrigado por ter chegado até aqui! Continue em nosso blog para mais conteúdos como esse

ÚLTIMAS NOTÍCIAS