Não sei se você já oferece seus serviços usando a internet. Pode ser que esteja querendo começar, ou já tenha começado usando suas redes sociais para se divulgar. Pode já ter alguma presença online e até investido em serviços de marketing digital.
Mas de uma coisa eu sei: é bem possível que esteja insatisfeito com os resultados de vendas que tem obtido.
Se esse é o seu caso, esse artigo é para você. Nele vou explicar porque isso está acontecendo e o que você precisa saber para mudar essa situação.
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Vendas pela internet é foco
Quanto mais foco em vendas sua presença online tiver, mais dinheiro você terá no seu bolso. É uma relação de causa e efeito que funciona todas as vezes.
Você revisa seu site, seu conteúdo, seus vídeos, suas postagens e alinha tudo isso com uma campanha estratégica de vendas e os resultados aparecem em poucas semanas.
Além disso, ter uma comunicação alinhada por uma estratégia com foco em vendas também é a diferença entre ganhar ou perder tempo produzindo conteúdo.
Quando você criar conteúdo alinhado à essa estratégia, você não só aumenta muito sua autoridade como também passa a fazer vendas pela internet através de cada conteúdo que produz.
Ou seja, se você hoje já tem uma presença online e investe seu tempo ou dinheiro em conteúdos aleatórios, está correndo o risco de não obter o retorno que precisa para sequer cobrir seus custos.
Isso sem falar que conteúdo que não vende prepara a audiência para comprar do seu concorrente.
Estratégia: a diferença entre um negócio crescer ou quebrar
Site, vídeos, artigos, e-book, postagens, anúncios. Não importa qual o meio que você usa para se divulgar: se a mensagem não tiver o foco de transformar audiência em clientes, seus resultados ficarão comprometidos.
É por isso que, se existe um objetivo que você precisa colocar em primeiro lugar hoje, esse objetivo é vender para seus potenciais clientes.
Eu sei que isso pode parecer óbvio. Mas, mesmo assim, muitos profissionais liberais e pequenas empresas de serviços têm investido seu tempo e dinheiro bem longe disso.
Agora preste atenção ao que vou dizer.
Muitos empresários procuram serviços de marketing digital para alavancar suas vendas (talvez esse já seja seu caso)
Mas o que esses empresários não sabem é que a grande maioria desses serviços de marketing digital focam em divulgar a marca ou o negócio. Ou seja, focam em fazer esse negócio ser conhecido.
O que é importante, é claro. Mas quando você investe nesse tipo de serviço esperando resultados rápidos de venda, a frustração é inevitável.
Afinal, o foco do trabalho é fazer a marca ou o negócio ser conhecido pelo público-alvo para só então gerar resultados. O que se torna praticamente inviável para quem tem poucos recursos e tem pressa para conseguir resultados.
Vendas pela internet não tem certo ou errado
Vender pela internet não é um jogo de certo e errado. É um jogo de testar e otimizar, otimizar e vender.
Por isso, se tem um conselho que posso te dar é o seguinte: não se apegue a um posicionamento. Tenha em mente que propósito é importante, mas só depois que você já pagou todos os boletos.
Falo isso porque muitos empresários começam seu negócio pelo fim.
Ou seja, começam dedicando um longo tempo e muitos recursos para encontrar o nicho perfeito, o avatar perfeito, a marca perfeita, o posicionamento perfeito, o serviço perfeito e assim vai.
E tudo isso também é importante.
Mas hoje tudo muda o tempo todo. E se você não acompanha as mudanças, fica fora do mercado. Então, se apegar demais a um único posicionamento pode tornar um negócio obsoleto mesmo antes de começar.
É por isso que você precisa começar rápido e errar mais rápido ainda. Porque só assim conseguirá acompanhar as mudanças no mercado e garantir vendas pela internet.
O que você realmente precisa para vender seus serviços pela internet
Toda campanha estratégica de vendas pela internet deve seguir basicamente os seguintes passos:
- Reconhecer o problema que você resolve e para quem resolve
- Descobrir o que esse público quer e o que ele não quer
- Estruturar seu mix de serviços para atender esse público
- Definir o seu posicionamento inicial
- Criar sua primeira oferta e divulgar
- Avaliar os resultados e otimizar
- Continuar criando ofertas e otimizando
Não importa o seu serviço. Se seguir esses passos estará sempre alinhado ao que o mercado quer. Mesmo que ele ainda não saiba disso.
A maior dificuldade para ter resultados
A maioria dos pequenos empresários concordam com isso: escolher quem os ajude a ter resultados usando a internet pode não ser uma tarefa simples. Ou seja, manter as vendas pela internet depende de diversos fatores.
O resultado é que muitos deles acabam investindo em serviços de marketing digital para fazer o que grandes negócios fazem, na esperança de conseguir os mesmos resultados.
Mas, para ter os mesmos resultados, o negócio precisa estar no mesmo nível daqueles negócios. Com o mesmo tamanho e conhecimento de marca. O que significa um grande investimento de tempo e dinheiro.
A verdade é que, para ter resultados rápidos, investir na marca pode não ser o melhor caminho.
Sei disso porque tenho ajudado vários profissionais e pequenos negócios a ter resultados de vendas pela internet em até 60 dias. Alguns recuperando os valores investidos ainda nesse prazo.
E conseguimos esses resultados investindo em estratégia de vendas, não em conhecimento de marca.
3 considerações importantes para vender pela internet
Concluindo, para vender pela internet é fundamental que você tenha em mente que:
- Seu cliente ideal é o que compra de você. Já tive clientes que ficaram meses paralisados tentando encontrar seu avatar e que, ao começar a trabalhar comigo, conseguiram traçar esse perfil em menos de 60 dias e ainda ter clientes pagantes.
- Quem diz o que você vai vender é o seu cliente. Se você oferece um pacote de serviços A para X clientes e não vende, o problema pode não ser o cliente e sim o seu pacote.
- Propósito é importante, sem dúvida. Mas você não vive de propósito sem pagar boletos.
E agora que você já sabe disso, você pode continuar investindo no marketing digital da forma tradicional. Ou pode entrar em contato e saber como eu posso criar uma campanha estratégica de vendas para o seu negócio.
Tudo o que precisa fazer é clicar aqui ou clicar no botão no final da página para conversar pelo whatsapp. Aprenda a vender pela internet!
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.