Não sei se você já oferece seus serviços usando a internet. Pode ser que esteja querendo começar, ou já tenha começado usando suas redes sociais para se divulgar. Pode já ter alguma presença online e até investido em serviços de marketing digital.

Mas de uma coisa eu sei: é bem possível que esteja insatisfeito com os resultados de vendas que tem obtido.

Se esse é o seu caso, esse artigo é para você. Nele vou explicar porque isso está acontecendo e o que você precisa saber para mudar essa situação.

Leia também Os dois erros que impedem você de vender pela internet

 

Vendas pela internet é foco

Quanto mais foco em vendas sua presença online tiver, mais dinheiro você terá no seu bolso. É uma relação de causa e efeito que funciona todas as vezes.

Você revisa seu site, seu conteúdo, seus vídeos, suas postagens e alinha tudo isso com uma campanha estratégica de vendas e os resultados aparecem em poucas semanas.

Além disso, ter uma comunicação alinhada por uma estratégia com foco em vendas também é a diferença entre ganhar ou perder tempo produzindo conteúdo.

Quando você criar conteúdo alinhado à essa estratégia, você não só aumenta muito sua autoridade como também passa a fazer vendas pela internet através de cada conteúdo que produz.

Ou seja, se você hoje já tem uma presença online e investe seu tempo ou dinheiro em conteúdos aleatórios, está correndo o risco de não obter o retorno que precisa para sequer cobrir seus custos.

Isso sem falar que conteúdo que não vende prepara a audiência para comprar do seu concorrente.

 

Estratégia: a diferença entre um negócio crescer ou quebrar

Site, vídeos, artigos, e-book, postagens, anúncios. Não importa qual o meio que você usa para se divulgar: se a mensagem não tiver o foco de transformar audiência em clientes, seus resultados ficarão comprometidos.

É por isso que, se existe um objetivo que você precisa colocar em primeiro lugar hoje, esse objetivo é vender para seus potenciais clientes.

Eu sei que isso pode parecer óbvio. Mas, mesmo assim, muitos profissionais liberais e pequenas empresas de serviços têm investido seu tempo e dinheiro bem longe disso.

Agora preste atenção ao que vou dizer.

Muitos empresários procuram serviços de marketing digital para alavancar suas vendas (talvez esse já seja seu caso)

Mas o que esses empresários não sabem é que a grande maioria desses serviços de marketing digital focam em divulgar a marca ou o negócio. Ou seja, focam em fazer esse negócio ser conhecido.

O que é importante, é claro. Mas quando você investe nesse tipo de serviço esperando resultados rápidos de venda, a frustração é inevitável.

Afinal, o foco do trabalho é fazer a marca ou o negócio ser conhecido pelo público-alvo para só então gerar resultados. O que se torna praticamente inviável para quem tem poucos recursos e tem pressa para conseguir resultados.

 

Vendas pela internet não tem certo ou errado

Vender pela internet não é um jogo de certo e errado. É um jogo de testar e otimizar, otimizar e vender.

Por isso, se tem um conselho que posso te dar é o seguinte: não se apegue a um posicionamento. Tenha em mente que propósito é importante, mas só depois que você já pagou todos os boletos.

Falo isso porque muitos empresários começam seu negócio pelo fim.

Ou seja, começam dedicando um longo tempo e muitos recursos para encontrar o nicho perfeito, o avatar perfeito, a marca perfeita, o posicionamento perfeito, o serviço perfeito e assim vai.

E tudo isso também é importante.

Mas hoje tudo muda o tempo todo. E se você não acompanha as mudanças, fica fora do mercado. Então, se apegar demais a um único posicionamento pode tornar um negócio obsoleto mesmo antes de começar.

É por isso que você precisa começar rápido e errar mais rápido ainda. Porque só assim conseguirá acompanhar as mudanças no mercado.

 

O que você realmente precisa para vender seus serviços pela internet

Toda campanha estratégica de vendas pela internet deve seguir basicamente os seguintes passos:

  1. Reconhecer o problema que você resolve e para quem resolve
  2. Descobrir o que esse público quer e o que ele não quer
  3. Estruturar seu mix de serviços para atender esse público
  4. Definir o seu posicionamento inicial
  5. Criar sua primeira oferta e divulgar
  6. Avaliar os resultados e otimizar
  7. Continuar criando ofertas e otimizando

Não importa o seu serviço. Se seguir esses passos estará sempre alinhado ao que o mercado quer. Mesmo que ele ainda não saiba disso.

 

A maior dificuldade para ter resultados

A maioria dos pequenos empresários concordam com isso: escolher quem os ajude a ter resultados usando a internet pode não ser uma tarefa simples.

O resultado é que muitos deles acabam investindo em serviços de marketing digital para fazer o que grandes negócios fazem, na esperança de conseguir os mesmos resultados.

Mas, para ter os mesmos resultados, o negócio precisa estar no mesmo nível daqueles negócios. Com o mesmo tamanho e conhecimento de marca. O que significa um grande investimento de tempo e dinheiro.

A verdade é que, para ter resultados rápidos, investir na marca pode não ser o melhor caminho.

Sei disso porque tenho ajudado vários profissionais e pequenos negócios a ter resultados de vendas pela internet em até 60 dias. Alguns recuperando os valores investidos ainda nesse prazo.

E conseguimos esses resultados investindo em estratégia de vendas, não em conhecimento de marca.

 

3 considerações importantes para vender pela internet

Concluindo, para vender pela internet é fundamental que você tenha em mente que:

  • Seu cliente ideal é o que compra de você. Já tive clientes que ficaram meses paralisados tentando encontrar seu avatar e que, ao começar a trabalhar comigo, conseguiram traçar esse perfil em menos de 60 dias e ainda ter clientes pagantes.
  • Quem diz o que você vai vender é o seu cliente. Se você oferece um pacote de serviços A para X clientes e não vende, o problema pode não ser o cliente e sim o seu pacote.
  • Propósito é importante, sem dúvida. Mas você não vive de propósito sem pagar boletos.

E agora que você já sabe disso, você pode continuar investindo no marketing digital da forma tradicional. Ou pode entrar em contato e saber como eu posso criar uma campanha estratégica de vendas para o seu negócio.

Tudo o que precisa fazer é clicar aqui.

 

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