Não sei se você já oferece seus serviços usando a internet. Pode ser que esteja querendo começar, ou já tenha começado usando suas redes sociais para se divulgar. Pode já ter alguma presença online e até investido em serviços de marketing digital.

Mas de uma coisa eu sei: é bem possível que esteja insatisfeito com os resultados de vendas que tem obtido.

Se esse é o seu caso, esse artigo é para você. Nele vou explicar porque isso está acontecendo e o que você precisa saber para mudar essa situação.

Leia também Os dois erros que impedem você de vender pela internet

Vendas pela internet é foco

Quanto mais foco em vendas sua presença online tiver, mais dinheiro você terá no seu bolso. É uma relação de causa e efeito que funciona todas as vezes.

Você revisa seu site, seu conteúdo, seus vídeos, suas postagens e alinha tudo isso com uma campanha estratégica de vendas e os resultados aparecem em poucas semanas.

Além disso, ter uma comunicação alinhada por uma estratégia com foco em vendas também é a diferença entre ganhar ou perder tempo produzindo conteúdo.

Quando você criar conteúdo alinhado à essa estratégia, você não só aumenta muito sua autoridade como também passa a fazer vendas pela internet através de cada conteúdo que produz.

Ou seja, se você hoje já tem uma presença online e investe seu tempo ou dinheiro em conteúdos aleatórios, está correndo o risco de não obter o retorno que precisa para sequer cobrir seus custos.

Isso sem falar que conteúdo que não vende prepara a audiência para comprar do seu concorrente.

Estratégia: a diferença entre um negócio crescer ou quebrar

Site, vídeos, artigos, e-book, postagens, anúncios. Não importa qual o meio que você usa para se divulgar: se a mensagem não tiver o foco de transformar audiência em clientes, seus resultados ficarão comprometidos.

É por isso que, se existe um objetivo que você precisa colocar em primeiro lugar hoje, esse objetivo é vender para seus potenciais clientes.

Eu sei que isso pode parecer óbvio. Mas, mesmo assim, muitos profissionais liberais e pequenas empresas de serviços têm investido seu tempo e dinheiro bem longe disso.

Agora preste atenção ao que vou dizer.

Muitos empresários procuram serviços de marketing digital para alavancar suas vendas (talvez esse já seja seu caso)

Mas o que esses empresários não sabem é que a grande maioria desses serviços de marketing digital focam em divulgar a marca ou o negócio. Ou seja, focam em fazer esse negócio ser conhecido.

O que é importante, é claro. Mas quando você investe nesse tipo de serviço esperando resultados rápidos de venda, a frustração é inevitável.

Afinal, o foco do trabalho é fazer a marca ou o negócio ser conhecido pelo público-alvo para só então gerar resultados. O que se torna praticamente inviável para quem tem poucos recursos e tem pressa para conseguir resultados.

Vendas pela internet não tem certo ou errado

Vender pela internet não é um jogo de certo e errado. É um jogo de testar e otimizar, otimizar e vender.

Por isso, se tem um conselho que posso te dar é o seguinte: não se apegue a um posicionamento. Tenha em mente que propósito é importante, mas só depois que você já pagou todos os boletos.

Falo isso porque muitos empresários começam seu negócio pelo fim.

Ou seja, começam dedicando um longo tempo e muitos recursos para encontrar o nicho perfeito, o avatar perfeito, a marca perfeita, o posicionamento perfeito, o serviço perfeito e assim vai.

E tudo isso também é importante.

Mas hoje tudo muda o tempo todo. E se você não acompanha as mudanças, fica fora do mercado. Então, se apegar demais a um único posicionamento pode tornar um negócio obsoleto mesmo antes de começar.

É por isso que você precisa começar rápido e errar mais rápido ainda. Porque só assim conseguirá acompanhar as mudanças no mercado.

O que você realmente precisa para vender seus serviços pela internet

Toda campanha estratégica de vendas pela internet deve seguir basicamente os seguintes passos:

  1. Reconhecer o problema que você resolve e para quem resolve
  2. Descobrir o que esse público quer e o que ele não quer
  3. Estruturar seu mix de serviços para atender esse público
  4. Definir o seu posicionamento inicial
  5. Criar sua primeira oferta e divulgar
  6. Avaliar os resultados e otimizar
  7. Continuar criando ofertas e otimizando

Não importa o seu serviço. Se seguir esses passos estará sempre alinhado ao que o mercado quer. Mesmo que ele ainda não saiba disso.

A maior dificuldade para ter resultados

A maioria dos pequenos empresários concordam com isso: escolher quem os ajude a ter resultados usando a internet pode não ser uma tarefa simples.

O resultado é que muitos deles acabam investindo em serviços de marketing digital para fazer o que grandes negócios fazem, na esperança de conseguir os mesmos resultados.

Mas, para ter os mesmos resultados, o negócio precisa estar no mesmo nível daqueles negócios. Com o mesmo tamanho e conhecimento de marca. O que significa um grande investimento de tempo e dinheiro.

A verdade é que, para ter resultados rápidos, investir na marca pode não ser o melhor caminho.

Sei disso porque tenho ajudado vários profissionais e pequenos negócios a ter resultados de vendas pela internet em até 60 dias. Alguns recuperando os valores investidos ainda nesse prazo.

E conseguimos esses resultados investindo em estratégia de vendas, não em conhecimento de marca.

3 considerações importantes para vender pela internet

Concluindo, para vender pela internet é fundamental que você tenha em mente que:

  • Seu cliente ideal é o que compra de você. Já tive clientes que ficaram meses paralisados tentando encontrar seu avatar e que, ao começar a trabalhar comigo, conseguiram traçar esse perfil em menos de 60 dias e ainda ter clientes pagantes.
  • Quem diz o que você vai vender é o seu cliente. Se você oferece um pacote de serviços A para X clientes e não vende, o problema pode não ser o cliente e sim o seu pacote.
  • Propósito é importante, sem dúvida. Mas você não vive de propósito sem pagar boletos.

E agora que você já sabe disso, você pode continuar investindo no marketing digital da forma tradicional. Ou pode entrar em contato e saber como eu posso criar uma campanha estratégica de vendas para o seu negócio.

Tudo o que precisa fazer é clicar aqui ou clicar no botão no final da página para conversar pelo whatsapp.

Esse é um PASSO-A-PASSO para criar artigos, postagens e vídeos que transformam DESCONHECIDOS EM CLIENTES

Esse e-book, fruto de muita pesquisa e estudo, reúne as estratégias mais atuais em conteúdo para vendas online. Estratégias essas usadas pela maioria dos grandes players do mercado digital no momento.

Cadastro feito com sucesso

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Fale comigo pelo whatsapp!