Você provavelmente nunca ouviu falar do composto de marketing, certo? Mas, e sobre os 4 Ps do marketing? Esse aposto que já passou pelo seu planejamento de marketing digital.
Em geral, ambos os termos se referem ao mesmo conceito, os pilares do marketing digital. Toda a conceituação usada hoje foi espalhada por Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing digital.
Entretanto, essa teoria é bem mais antiga do que parece e surgiu em 1950 com o autor Neil Borden. Assim, até os dias atuais é tida como uma das grandes descobertas do meio do marketing.
É claro que com o passar do tempo novos modelos foram criados baseados no modelo inicial de 4 Ps do marketing. Mesmo assim, até hoje ainda levamos como o principal o conceito criado anteriormente.
Isso porquê, apesar de serem adições relevantes, o ideal é primeiro garantir estar em dia com os pilares apontados inicialmente. Assim, nesse artigo vamos falar um pouco sobre o que seriam os 4 Ps do marketing e um pouco mais sobre cada um deles.
O que seriam os 4 Ps do marketing?
Como já é de se esperar, são quatro termos que iniciam com a letra P e são correlatos. Nesse caso, são considerados os pilares das estratégias de marketing.
Toda e qualquer empresa que busque gerar uma autoridade online ou ter um reconhecimento maior na internet precisa basear suas ações dentro desses quatro pilares principais. Além disso, acaba inclusive facilitando o trabalho da sua equipe.
Já que, em geral, para ser considerado um pilar significa dizer que são itens essenciais para uma estratégia de marketing funcionar. Ou seja, antes de qualquer pensamento fora da caixa, os 4 Ps do marketing precisam estar alinhados no produto ou no lançamento em questão.
A importância desse conceito pode ser medida pelo ano em que foi criado, e conseguir estar até hoje sendo tratado como ponto principal de estratégia de vendas. Afinal, são 60 anos desde a sua criação.
Como dito anteriormente, os 4 Ps do marketing carregam outros termos, como composto do marketing. Nesse caso, independente de como se chame, a estrutura não muda em nada.
Assim, os 4 Ps do marketing digital são:
- Produto
- Preço
- Praça
- Promoção
Dentro desses 4 Ps, podemos dividir o grupo em dois grupos menores: fatores internos e externos. Dessa forma, sua amplitude fica ainda maior e você consegue entender de fato de onde cada um está saindo.
Por exemplo, entender que os objetivos da sua empresa são fatores internos, enquanto o controle do governo para os impostos que sua empresa paga, é externo.
P1 – Produto
A lista não poderia começar com um diferente do produto. Afinal, é o grande motivador de qualquer estratégia. Na verdade, sem um produto, sequer existe empresa para movimentar.
Por isso, o produto chega como nosso ponto de partida. Nesse caso, é importante ressaltar que não se trata de algo físico como uma camiseta ou um sapato, mas também de produtos online como ebooks, mentorias, sites.
Além disso, também é considerado como produto os serviços ofertados por uma empresa. Por exemplo, uma consultoria de marketing digital.
Dentro do P de produto, as perguntas principais que sua equipe precisa responder são:
- Para quem o produto será vendido?
- Qual o nome do produto?
- Qual dor o produto resolve para o cliente?
- Esse é um produto físico ou virtual?
- Existe uma identidade visual do produto? Qual?
- Como será o uso desse produto?
A razão de ser o principal dos 4 Ps do marketing é exatamente o fato de lidar com um assunto delicado: como convencer seu cliente que o produto é essencial? Essa e outras perguntas perduram por muito tempo na hora de decidir a estratégia e os canais de vendas que serão usados.
A grande chave aqui é tornar seu produto diferente, exclusivo, único. Ou seja, capaz de se destacar da concorrência.
P2 – Preço
Sendo o mais literal do possível, o preço é o valor cobrado para o cliente para que ele adquira o produto ou serviço ofertado. Ou seja, é aquele valor no fim do mês que precisa entrar nos caixas da empresa.
Definir o valor de um produto está no top 5 itens mais difíceis dentro de uma empresa, certo? Exatamente por isso que o preço está nos 4 Ps do marketing.
É extremamente importante que ao decretar um valor definido para um produto, esse valor esteja baseado em duas variáveis principais: a qualidade do produto e o quanto você gastou para criá-lo. Logo, é o seu custo que precisa ser colocado dentro do cálculo.
Não é difícil entender o quão crucial é o preço no seu negócio, já que em caso de erro nos valores, existem duas possibilidades difíceis de recuperar: o prejuízo do valor baixo ou ninguém comprar por ser muito alto.
É claro que não é proibido ter um produto com valor alto, desde que você deixe claro para os seus clientes todos os motivos para aquele valor estar sendo considerado. Além disso, você mesmo precisa entender que o valor está ou não muito acima do mercado.
Entender o mercado nesse momento pode ser uma excelente forma de criar parâmetros para precificação. Assim como no produto, o preço depende de algumas variáveis, como:
- Descontos em cima do valor final
- Qual vai ser a forma de pagamento disponibilizada?
- Pode ser parcelado? Em quantas vezes?
- Vai ser feita alguma campanha de preços diferente para determinado grupo?
Ao entender esses pontos, o preço final acaba mais próximo do ideal. Além disso, é necessário um acompanhamento de perto da equipe financeira da sua empresa, para ter noções de preço quanto ao seu resultado final.
P3 – Praça
É impossível pensar nos 4 Ps do marketing sem existir um deles dedicado aos canais de vendas. Dessa forma, o praça significa exatamente isso.
Podemos entender o praça como sendo o local onde seu produto será vendido e distribuído para o público. Além disso, ocorre toda a estratégia de logística até o cliente final.
Por exemplo, se for um produto físico, precisa ser definida a loja física, a empresa para o transporte em outros lugares e a logística final. Da mesma maneira, se for um produto digital, qual vai ser o ecommerce? Ou melhor, vai ter um ecommerce?
A razão de estar na lista principal de 4 Ps do marketing é exatamente a importância que um canal de vendas possuí. Afinal, querendo ou não, seu cliente chegará até você a partir dele, e por causa dele.
Por isso, as variáveis essenciais para serem levadas em consideração, são:
- Quanto será seu estoque?
- Como o produto será transportado ou enviado?
- Como vai ser feito a contagem e gerenciamento de pedidos?
- Quais serão os canais usados para a venda e divulgação do produto?
Dessa forma, cuidar da sua praça garante que seu cliente chegue até você e, principalmente, consiga voltar. Por exemplo, quantas vezes você já não viu um produto sendo vendido no instagram que não tinha um site propriamente dito para venda e nunca mais você encontrou o mesmo produto?
Esse é um erro tremendo de gerenciamento de praças. Com isso, pode acabar gerando um alto número de perda de negócio.
4P – Promoção
Depois de definir um produto, conseguir estabelecer um preço e definir quais serão os canais de venda da sua oferta, chegou a hora de promover o produto. Assim, o último dos 4 Ps do marketing é o de promoção.
A promoção nada mais é do que uma reunião de atitudes que serão tomadas para divulgar sua empresa e todos os produtos ofertados. Dessa forma, é a forma como seu produto chega no público.
O importante é saber que além da divulgação de anúncios, também existe a forma como essa divulgação é transmitida. Ou seja, os textos, copys e frases de efeito que foram usadas.
O principal cuidado é com a linguagem, a forma como você vai se expressar para falar com seu público-alvo. Nesse caso, as variáveis essenciais são:
- Inbound marketing
- Promoções nos canais de vendas
- Relações públicas
Qual a importância dos 4 ps do marketing?
A principal delas é sem dúvidas deixar a empresa alinhada com o que precisa ser feito para uma estratégia ser bem conduzida. Dessa forma, é quase que uma maneira de tentar garantir a efetividade das ações.
Assim, fazendo todas as etapas dos 4 Ps do marketing, dificilmente uma estratégia tende a dar errado ou gerar resultados abaixo do esperado. Por isso, a grande estratégia é saber usar os pontos levantados de produto, preço, praça e promoção.
Hoje em dia, não é difícil encontrar empresas que usam os 4Ps do marketing como o grande pilar. Ou seja, são os primeiros a entrar em qualquer planejamento de marketing.
No fundo, é essa a melhor forma de ser feito. Já que, de maneira geral, os 4 pilares foram pensados exatamente para isso: garantir resultados para a empresa. Por isso, deve existir sempre uma priorização.
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Larissa Carvalho é desenvolvedora web na Marketing Para Especialistas, graduanda em Ciência e tecnologia. Apaixonada por séries, música e esporte.