Quem trabalha com internet, sabe que a capacitação é sempre uma das maiores dúvidas dos ingressantes. Com isso, no marketing não seria diferente. Mas, afinal, existem cursos de marketing digital obrigatórios para trabalhar na área?
A verdade é que assim como em qualquer outra área, cursos de marketing digital vão te dar a teoria completa, mas nem sempre a prática. Entretanto, mesmo com esse adendo, não dá para simplesmente jogar para o alto a necessidade de capacitação.
Isso ocorre porquê hoje em dia, muitas empresas valorizam muito o quanto você buscou conhecimento para estar ali. Além disso, se seu objetivo é trabalhar o próprio negócio, ter cursos comprovadamente reconhecidos pode te dar mais segurança ao abordar um possível cliente.
Esse ponto de ter cursos e se mostrar autoridade no que diz está elencado também nas técnicas para criação de autoridade online. Você pode conferir mais dicas e sugestões sobre como criar autoridade online no nosso outro artigo.
No mais, a ideia por trás de cursos e treinamentos é exatamente trazer maior segurança. Afinal, estamos falando de uma carga de conhecimento maior, além de saber mais sobre técnicas não tão divulgadas, como a técnica A.I.D.A.
Por isso, nesse artigo vamos repassar por 7 cursos ou plataformas para te ajudar a escolher cursos de marketing digital. Com isso, são algumas sugestões e possibilidades para quem deseja alavancar seu currículo e trabalhar sua autoridade online.
Marketing Digital – USP
Universidade mais famosa de São Paulo, a USP disponibiliza um curso de marketing digital dentro da plataforma Coursera. Nele, mais de 160 mil pessoas já passaram e se inscreveram.
O curso aborda temas como ROI, SEO, Testes AB, funil de vendas. Além disso, de acordo com informações do próprio site, também trabalha com ferramentas de marketing.
Ou seja, plataformas como google analytics e facebook ads são trabalhadas por aqui, além de técnicas de e-mail marketing.
Em geral o curso tem uma duração de 17 horas, e é considerado como nível iniciante na plataforma. Ou seja, é um excelente curso para “porta de entrada” no meio do marketing digital.
Marketing digital para o empreendedor – Sebrae
Conhecida como uma das plataformas gratuitas mais indicadas para cursos online, o Sebrae também preparou seu material sobre marketing digital. Nesse caso, é um material bastante simples e inicial.
A duração apontada é bem pequena, sendo cerca de 2 horas com 15 dias de prazo para conclusão. Além disso, o curso também oferece certificado de conclusão ao final.
Para os alunos, o objetivo é que consiga criar estratégias de marketing digital e crescer um negócio. OU seja, é um curso voltado a empreendedores, principalmente microempresas.
Nos módulos, encontram-se temas como inbound marketing e vendarmarketing, essenciais para donos de empresas. Além disso, também trabalha um ponto bastante curioso e único desse curso: a montagem de um departamento próprio para tratar de marketing digital.
Curso de Marketing Digital – RD Station
Uma das ferramentas de marketing mais conhecidas do país, não estaria de fora de uma lista de cursos de marketing digital. Assim, a RD Station também possui um curso de marketing, gratuito.
Para acessar o curso, primeiramente você preenche o formulário com seu e-mail, e recebe por lá os dados de acesso aos módulos. Nele, são 10 aulas no total, trazendo tudo que você precisa saber sobre marketing digital.
Assuntos como funil de vendas e SEO são trabalhados com prioridade no curso, ministrado pelo autor do livro Máquina de aquisição de clientes. Além disso, também oferece um certificado de conclusão no final.
O curso é indicado para qualquer pessoa iniciante na área, principalmente. Entretanto, também é extremamente relevante para aqueles com um pouco mais de experiência na área.
Marketing de Conteúdo – Rock Content
A Rock Content, referência no assunto cursos de marketing digital, disponibiliza gratuitamente o curso de marketing de conteúdo. Assim, é uma ótima aposta para os amantes desse ramo.
O curso é inteiramente gratuito, com duração aproximada de 3 horas e 30 minutos para conclusão. Dessa forma, o curso também retorna certificado de conclusão, e o prazo máximo para concluir é de 90 dias após inscrito.
Também considerado um curso mais básico, traz conceitos como estrutura de persona ou escolha de canais de conteúdo. Junto a isso, trabalha também SEO para o blog e a construção completa do seu funil de vendas.
Por ser um curso de conteúdo, obviamente o foco é maior para os conceitos que o envolve, como ferramentas de SEO para escrita e listagem de e-mails.
Udemy
Falando um pouco de uma plataforma e não de um curso específico, a udemy é uma ótima opção para cursos diversos. Além disso, costuma contar com alguns nomes importantes do meio.
Se você fizer uma busca rápida na udemy com tema de cursos de marketing digital, você provavelmente vai se deparar com uma infinidade. Além disso, nem todos são considerados de fato proveitosos e vantajosos.
Por isso, é uma plataforma que exige um pouco de cuidado e paciência na escolha de cursos de marketing digital. Dessa forma, algumas dicas são:
- Tente conhecer os instrutores: apesar de parecer algo difícil, e realmente ser, ter essa pesquisa prévia de quem seriam os seus instrutores no curso facilita a escolha. Por isso, opte sempre por pessoas que você já conhece e que sabe da relevância no mercado e no ramo.
- Atenção para as avaliações e comentários: cursos de marketing digital não se diferem dos demais nesse ponto. Afinal, em qualquer caso, acompanhar o feedback de outros alunos é uma ótima forma de saber, de fato, com o curso foi aceito e se vale a pena o investimento.
- Escolha com base em necessidade: o maior problema da udemy é exatamente a quantidade de cursos de marketing digital que apresenta. Com isso, acaba gerando um ciclo de pessoas atingidas muito grande, causando confusão na hora de escolha.
O último ponto levantado, sobre escolha por necessidade, é sem dúvidas uma das dicas mais importantes, e vale para todos os outros cursos. É preciso saber investir com sabedoria na hora de adquirir conhecimento como um todo.
Como escolher cursos de marketing digital?
Como dito anteriormente, essa decisão precisa ser pautada em uma necessidade real e medida. Ou seja, eu sei qual a lacuna preciso preencher, mas sei o quanto?
Essa necessidade aparece principalmente nas configurações de níveis dos cursos. Por exemplo, se você é iniciante na área, vai precisar de cursos mais básicos e mais preparatórios.
Você pode conferir mais sobre dicas de marketing digital para iniciantes no nosso artigo dedicado exclusivamente a esse assunto. No caso desse artigo em questão, o foco está em como escolher um curso.
Após ter noção de dificuldade do curso e o quanto iria agregar na sua carreira, é hora de saber qual opção melhor atende seu problema. De nada adianta pagar pelo curso mais caro se o que era quase metade do preço te atenderia melhor.
Por isso, faça uma lista de necessidades desse novo curso, o que seria indispensável para você. Você também pode pedir ajuda de nossos especialistas e tirar dúvidas sobre como crescer seu negócio.
De maneira geral, cursos de marketing digital não são considerados obrigatórios, mas são um facilitador para que outras pessoas saibam que você possui esse conhecimento. Ou seja, por muitas vezes, os cursos de marketing digital acabam sendo um tapa buraco de primeiras impressões.
Apesar de questionáveis os motivos de fato, a verdade é que cursos de marketing digital são a maior contribuição que um iniciante da área poderia ter. Afinal, estamos falando de uma aula prática, então se faz necessária a participação de todos.
Além disso, conhecendo nosso canal do youtube você aprende mais dicas além dos cursos de marketing digital citados aqui. Temas como funil de vendas são bastante abordados por lá.
Equipe de Redação da @MKPE