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Você sabe como usar a técnica AIDA para atrair mais clientes? Com ela você consegue criar estratégias que comuniquem com eficiência os valores, serviços e produtos de sua empresa.

Muitas vezes temos pouco tempo para conquistar o visitante. Digamos, por exemplo, que uma pessoa curiosa adentrou ao site da sua empresa, é preciso ter uma boa estratégia para capturar a atenção dela e despertar interesse em permanecer.

Esta técnica foi criada em 1899 por Elmo Lewis, mas na época a ideia era apenas entender como entregar o produto de forma eficiente ao cliente. A forma como conhecemos hoje foi uma atualização feita mais de 20 anos depois e que vamos compartilhar com você.

Sim! Apesar do tempo de sua criação, a técnica do AIDA continua sendo efetiva, por isso convidamos você a descobrir como usar esta técnica para atrair mais clientes.

O que é a técnica de AIDA?

A técnica do AIDA consiste em um processo com início, meio e fim para transformar um visitante em cliente, como explica Kawan Lopes:

“AIDA é uma estratégia de marketing que tem como foco a análise do comportamento do cliente durante a jornada de compra. O nome é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação.”

Então, estamos falando de quatro etapas com objetivos bem definidos. A partir desses objetivos podemos traçar planos de marketing e conteúdo que leve o seu visitante do ponto A ao B, no qual ele se torna seu cliente.

Consciência do problema

Antes de tudo, precisamos pensar que um dos maiores desafios no Marketing é dar ao visitante o alerta, um aviso que ele precisa para enfrentar seu problema.

Quer um exemplo? Aqui na Marketing para Especialistas já trabalhamos com consultoria para uma escola de inglês. Embora todos saibamos que o inglês é essencial para a carreira, nem todos têm esse conhecimento.

Percebeu? Nesta perspectiva precisamos fazer com que a pessoa entenda que ela possui um problema, para então oferecer a solução.

No caso citado, seria mostrar que um profissional bilíngue tem um salário maior, viaja para o exterior sem problemas, tem um currículo competitivo, etc.

AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação

Neste sentido, quando falamos da técnica AIDA, temos um caminho mais detalhado e que ajuda a resolver desafios de comunicação com o cliente de maneira eficiente. Vamos ver como?

Atenção: primeira impressão

Quando falamos de atenção, estamos focando em conquistar seu visitante em poucos segundos. Pode ser com uma arte chamativa, com um texto motivador ou uma postagem que torne ele consciente de algum problema pessoal.

Aqui, a primeira impressão é que vale, por isso crie estratégias para reter a atenção dele. O uso de cores, por exemplo, é algo que chama a atenção em um período de tempo bem menor. Outras estratégias são:

  • Ter uma landing page;
  • Criar um conteúdo em vídeo;
  • Sempre se comunicar como se estivesse em uma conversa;
  • Partir do problema que seu visitante provavelmente tem.

Interesse: conquistar o visitante

Agora que você tem a atenção dele, precisamos entregar algo que gere interesse. Para tanto, você pode apostar em informações que mostre como determinado problema de seu visitante pode ser solucionado.

Por exemplo, se estamos falando de alguém que precisa falar inglês: aulas de conversação e prática diária podem levar você a fluência. Para isso aposte em um método que estimule seu aprendizado contínuo.

Isso chama a atenção para continuar, pois antes seu visitante estava perdido, agora ele começa a entender um caminho que resolverá seu problema.

Desejo: o seu serviço/produto é a solução

Este é um passo fundamental na técnica da AIDA, aqui o seu produto ou serviço precisa entregar a solução que seu visitante busca. E você precisa comunicar isso de forma eficiente.

No caso da pessoa que precisa aprender inglês, mostraríamos como o curso ou as aulas particulares podem ser a solução que vai torná-la bilíngue. Então, pense e anote: como seu produto ou serviço ajuda as pessoas? Como você comunicaria isso à elas?

Ação: o que é preciso para se tornar um cliente

Depois que o visitante passou por todo este processo, é hora de levá-lo a tomar uma ação. Mas não se esqueça, a ação precisa estar alinhada com o fluxo anterior, senão vai criar um gargalo em sua estratégia.

Não entendeu? Aqui não é momento de você mostrar mais problemas, cases ou algo assim. Precisamos mostrar-lhe o que precisa ser feito para determinado objetivo, como:

  • Baixe o ebook X;
  • Assine nossa newsletter;
  • Entre em contato via WhatsApp;
  • Deixe um comentário;
  • Compartilhe;
  • Siga nosso Instagram;
  • Use o cupom X.

Perceba que todas as palavras que iniciam a frase são como ordens: baixe, assine, entre, deixe… Isso são as chamadas para ação (ou CTAs). Ou seja, depois do fluxo anterior conseguimos que seu visitante se torne um lead e talvez um cliente.

Resumindo nosso exemplo

Para fecharmos este artigo sobre como usar a técnica AIDA para atrair mais clientes, vamos resumir usando o exemplo da escola de inglês, ok?

A: Você já pensou em se tornar um profissional bilíngue e ganhar o dobro de salário?

I: Aprender inglês é chave para ter um currículo imbatível e conquistar oportunidades de estudar no exterior.

D: Para isso, a Escola de Inglês X organizou o método infalível de se tornar fluente em um ano, com aulas práticas, conversação e auxílio de professores particulares.

A: Converse com um de nossos consultores e se torne um de nossos alunos.

Marketing Digital para a sua Empresa

Você encontrou neste artigo uma explicação detalhada sobre o AIDA, o que é e como funciona e como começar a usá-lo no seu negócio.

Essa é uma técnica muito eficiente, pois ajuda a aplicar o conceito de funil de vendas na prática.

E se você ficou com alguma dúvida, ou quer saber mais sobre o assunto, solicite a consultoria de um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudar você.