Marketing 5.0 e seu impacto nas empresas

por | mar 24, 2022 | Estratégia

O marketing digital atua em constante mudança, principalmente acompanhando as evoluções tecnológicas pelo mundo. Assim, chegamos ao marketing 5.0 mais rápido do que se esperava.

Nesse contexto, é inegável que o marketing digital vem em uma crescente ano a ano, voltado principalmente para suprir as necessidades impostas pelo público. Afinal, junto com todas as áreas evoluindo de maneira exponencial, os usuários como um todo passaram a ser mais exigentes.

Um assunto por exemplo que não deve sair das páginas de notícias tão cedo é o avanço constante do metaverso. Além disso, assuntos como inteligência artificial viraram rotina nas grandes empresas.

Mas, o que de fato seria esse marketing 5.0 e o que esperar dessa nova era do mercado digital? Bom, o que se pode garantir sem sombra de dúvidas é que, assim como tudo no marketing, quem insistir em ignorar o avanço e se prender ao tradicionalismo vai perder espaço de mercado.

Por isso, o ideal é sempre buscar o entendimento do novo conceito e, mais do que isso, entender como sua empresa pode se preparar para essa explosão. Dessa forma, basta acompanhar o mercado do marketing dar uma volta completa em torno de si mesmo, de novo.

Muitas pessoas acreditam que o marketing é um dos mercados mais voláteis que existe, exatamente pela capacidade de se reinventar. Assim, a versão 5.0 vem para confirmar todas essas teorias existentes.

A versão 4.0 que atua hoje no mercado já era considerada futurista pelas invenções tecnológicas e tantos avanços digitais. Por conta disso, é hora de apertar os cintos e conhecer a mais nova viagem do mercado.

Seja bem-vindo ao marketing 5.0.

Marketing 5.0 e seu impacto nas empresas

O que é o marketing 5.0?

Diferente do 4.0, a versão de marketing 5.0 é voltado principalmente para o setor interno da empresa, voltado para o auxílio na tomada de decisões. Dessa forma, funciona mais como uma mudança de comportamento da equipe do que uma estratégia nova de vendas diretas.

Nesse caso, estamos falando de melhorar o seu processo criativo, ou seja, como você vende seu produto ou oferece seu serviço. Além disso, foca principalmente em criar uma equipe inovadora, que cause impacto com novas ideias e formas de atuação.

Um dos grandes criadores do marketing digital do planeta, Philip Kotler, entende que o marketing 5.0 é a maneira da empresa criar raízes no mercado competitivo hoje em dia. Afinal, sem inovação você não passa muito tempo de pé.

É importante ressaltar que todo o avanço do marketing 4.0, criado para inovar as estratégias de canais de vendas, ainda segue como a grande tendência em geral. Entretanto, a nova versão traz uma mudança completa no processo de cada empresa.

O principal pilar do marketing 5.0 é a inteligência artificial, como dito anteriormente. Assim, ao invés de ser algo que vai suspender a atuação humana, estaria surgindo para potencializar ainda mais a atuação da sua equipe

Por isso, podemos entender a nova versão do marketing como um modelo híbrido entre homem e máquina. Ou seja, é hora de apostar na inovação para que suas ideias sejam executadas de maneira mais rápida, mais certeira e mais lucrativa.

Dessa forma, a principal vertente desse negócio que surge, seria a análise de dados, ou ciência de dados. Com isso, não é por acaso o aumento exponencial no número de cursos voltados para essas áreas ou especializações focadas em banco de dados, big data, analytics, etc.

A verdade é que o mundo inteiro está mudando sem perceber, ao entender que a capacidade analítica da equipe é que deve ser potencializada, e não substituir por algo robotizado. Sim, precisamos voltar ainda nesse pensamento de que as máquinas tomarão o lugar do especialista em marketing.

Ao ler sobre o 5.0 talvez isso passe na sua cabeça, mas está longe de ser a verdade e o objetivo por trás dessa mudança. Na verdade, pode até automatizar, mas quanto mais humanizado, melhor.

No fundo, estamos lidando com outros seres humanos do lado da tela, e essa relação deve ser potencializada por meio do marketing 5.0.

Qual sua importância?

É difícil conseguir enxergar a diferença para a versão anterior, mas quando falamos da importância do 5.0, essa diferença acaba ficando mais clara. Anteriormente, as mudanças eram pautadas nas redes sociais, no imediatismo, no fazer mais e mais rápido.

Hoje em dia, com o marketing 5.0 e outras mentalidades surgindo como o slow content, essa ideia de pressa e imediatismo começa a ganhar olhares desagradáveis. Entretanto, não daria para ficar apenas na reclamação velada.

E foi nesse ponto que a nova versão do marketing surgiu, para tentar abraçar as novas necessidades dos seres humanos. Por exemplo, seres humanos que passaram anos trancados em casa durante uma pandemia.

Esse tipo de acontecimento acaba gerando um estado de alerta nos consumidores, que passam a ter mais cuidado ao escolher onde comprar algo, onde comer algo, o que vestir. Nesse caso, não só pela opinião pessoal, mas pelo que se sabe sobre a empresa.

Ou seja, hoje em dia, se sua empresa não trabalha com o cuidado e a saúde mental da sua equipe e em algum momento isso chega ao público, sua estratégia de marketing foi completamente furada. Com isso, o marketing 5.0 trabalha principalmente para unificar e sintonizar as áreas de uma empresa.

Agora, a tecnologia age para conectar todos os setores, deixar a comunicação em dia e permitir um ambiente de inovação e crescimento pessoal. Além disso, estamos falando de gerar confiança para o público, de que a cultura da sua empresa é a de cuidado e respeito aos colaboradores.

Por isso, muito se espera desse novo modelo de marketing exatamente para ver como atrelar tecnologia ao desenvolvimento pessoal do time.

Marketing 5.0 e seu impacto nas empresas

Composição do marketing 5.0

Se você pretende tomar uma grande decisão, ou uma decisão pelo menos impactante, a primeira premissa é saber que tudo que for dito está pautado em dados, em análise. Dessa forma, o marketing 5.0 trabalha no mesmo caminho e com a mesma ideia.

A chave para qualquer evolução é ter uma análise de dados consistente, com informações internas e externas, além de uma coleta potente dos dados disponíveis na rede. Com isso, sua empresa passaria a exercer um papel de reação, analisando os dados e colocando em prática as estratégias conversadas dentro do que foi levantado.

Entendendo o ponto de partida, vamos conhecer um pouco mais sobre cada elemento que compõe o marketing 5.0 em essência e como aplicar cada um deles na sua empresa.

Marketing baseado em dados

Trazendo para uma definição mais formal o que foi dito anteriormente, o marketing baseado em dados é considerado o pilar do marketing 5.0. Afinal, não se faz nada por aqui sem números bem coletados.

Outro ponto essencial para entender a importância dos dados é saber que a internet hoje manda e desmanda nas tendências de mercado. Ou seja, saber coletar e usufruir dos dados é peça fundamental.

Marketing preditivo

Como o próprio nome sugere, é a maneira de tentar prever os resultados das ações da empresa antes delas irem ao ar ou serem finalizadas. Por exemplo, o lançamento de um produto novo.

Ao decidir lançar esse produto, a empresa usa o marketing preditivo para tentar visualizar o resultado que será obtido em cada ação. Assim, seja nas redes sociais, email marketing ou anúncios no google, tudo é devidamente analisado anteriormente.

Além disso, outros setores entram nessa predição, como o setor de clientes, onde a empresa tenta prever a possibilidades de um cancelamento, ou de uma assinatura do cliente no site. Dessa forma, acaba ficando mais certeira as apostas de marketing.

Marketing Contextual

Não dá mais para falar de marketing sem falar de identificação com o cliente. Hoje em dia, empresas que não apostam em criar cenários exclusivos para cada cliente acaba ficando para trás.

É claro que criar esse cenário para todos é muitas vezes inviável, mas alguma atitude básica precisa ser tomada. Afinal, hoje os clientes buscam interações, principalmente quando se sentem ligeiramente referenciados.

Dentro do marketing 5.0, as informações específicas dos clientes são usadas para realizar segmentação, tão importante para diversas ações de marketing como um todo.

Marketing aumentado

Você já parou para perceber que o número de chatbots nos sites das empresas tem crescido rapidamente? Pois bem, essa é uma das principais atuações do marketing 5.0.

Seu conceito está pautado em ter tecnologias e inovações que cheguem o mais próximo possível do contato humano. Ou seja, aumenta a produtividade da equipe sem perder a proximidade com o cliente.

A principal vantagem encontrada é exatamente ter esse relacionamento melhorado, visto que muitas vezes o atendimento se torna bem mais rápido.

Marketing ágil

Se você pensou em metodologias ágeis, saiba que o conceito é exatamente o mesmo. Nesse caso, o marketing ágil vai trabalhar para criar equipes mais funcionais sem tanta centralização.

Por exemplo, dividir a equipe em várias na tentativa de tratar mais assuntos de maneira mais rápida. Ou seja, a chamada agilidade organizacional.

Levando em consideração o mundo que vivemos hoje em dia, o marketing ágil pode ser considerado inclusive o segundo grande pilar do marketing 5.0. Afinal, hoje você precisa estar cada vez mais otimizado para ter sucesso no mercado cada vez mais inflado.

De maneira geral, o marketing 5.0 vem para trazer inovações na forma de criar e estruturar processos internos da empresa, e busca principalmente um crescimento operacional.

Então, gostou do nosso conteúdo? Você pode saber mais sobre o 5.0 e outros assuntos importantes aqui no nosso blog. Além disso, conheça nosso canal do YouTube com dicas e sugestões para alavancar suas vendas.

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