Slow Content: sua empresa precisa desacelerar?

por | mar 21, 2022 | Conteúdo

O mundo hoje em dia corre em uma frequência jamais vista, em todos os sentidos. Dessa forma, a criação de conteúdo passou a ter que acompanhar essa correria. Mas, será que precisa mesmo? O Slow Content diz que não.

A verdade é que no meio de tanta correria, a única forma de acompanhar é com mais correria, dessa vez interna. Ou seja, é uma busca imparável por novidades, novo conteúdo, novas postagens, novos criativos para o Instagram, etc.

É claro que esse tipo de atitude não surgiu do nada, e tudo isso parte de nós mesmos, enquanto usuários. Afinal, a ansiedade por notícias e por novidades faz com que busquemos sempre aquelas páginas que mais postam, mais estão ativas, mais conseguem suprir essa ansiedade por postagens diárias.

Consequentemente, o marketing de conteúdo começou a ser trabalhado nessa mesma frequência, com essa mesma urgência. Dessa forma, começou-se a tentar produzir mais em menos tempo e, com isso, não se preza tanto pela qualidade e consistência do que é produzido.

E é contra isso que o Slow Content trabalha, buscando priorização no que realmente importa: a qualidade do que se passa ao público. Ou seja, mais conteúdo e menos pressa. Além disso, o foco não é você ter 10 artigos indexados no Google sem que acrescentem algo, mas ter 3 na primeira posição exatamente por serem imbatíveis.

Então, ficou curioso para saber mais sobre o Slow Content e como ele pode ajudar sua empresa? Hoje, é sobre isso que vamos falar por aqui.

Slow Content

O que é Slow Content?

Trazendo para a tradução literal, Slow Content nada mais é do que conteúdo lento, com foco principalmente em padrão de comportamento. Assim, temos uma relação de qualidade acima da quantidade.

Ou seja, se trouxermos para uma explicação mais simplista, é como se fizesse com que os profissionais de conteúdo parassem de produzir tanto, para produzir melhor. Por exemplo, ao invés de criarem 10 postagens em 2 dias, passariam a criar metade disso, de maneira muito mais trabalhada e criativa.

Fazer marketing de conteúdo hoje se resume a quem tem mais artigos publicados ou mais postagens no feed do Instagram, deixando um pouco de lado como essas postagens estão feitas e como elas estão impactando o público.

Dessa forma, acaba sendo um conteúdo jogado no meio de vários outros, simplesmente para cumprir com a necessidade de urgência. Entretanto, essa tendência tende a não gerar bons frutos para a empresa.

O motivo é simples, fazer muito conteúdo raso não vai deixar com que você crie autoridade na internet e muito menos vire referência no assunto. Afinal, se todo mundo fala o mesmo que você, o que torna seu conteúdo mais relevante?

A premissa do Slow Content é a de que você só briga por atenção se seu conteúdo não for capaz de conquistá-la naturalmente. Ou seja, uma empresa só posta 10 vezes ao dia por acreditar que apenas 1 não vai prender seu público.

E nesse caso, postar mais vezes está longe de ser a solução para o problema. Já que, de maneira geral, apesar de acelerado, o mundo está cada vez mais exigente.

Ao invés de verem 10 postagens sobre o mesmo assunto, o público busca apenas 1 completa o suficiente para sanar dúvidas. Assim, o slow content vem para mostrar exatamente isso.

Qual o motivo de estar tão difícil desacelerar?

Nos dois últimos anos, muito por conta da pandemia do coronavírus, as pessoas começaram a passar um tempo extremamente maior nas redes. Além disso, começaram a buscar informação para tentar fugir um pouco do caos que o mundo passa.

Por conta disso, as empresas foram “obrigadas” a encontrar maneiras de suprir a necessidade desse novo público mais ansioso e mais preocupado. Assim, começou então a onda ainda maior de postagens rápidas e conteúdos amplos.

Com esse cenário, fica impossível uma empresa não pensar em como vai se destacar e como vai ter espaço para conseguir algum retorno dos usuários. Dessa forma, a corrida de postagens e conteúdos começou a ganhar ainda mais força.

Agora, ainda que os fatores externos comecem a desaparecer, a ansiedade das redes parece só aumentar cada dia que passa. Por isso, muitas empresas acreditam que, se diminuírem o ritmo, vão perder mercado.

É claro que, de certa forma, isso pode ser verdade, mas só quando sua empresa está pautada exclusivamente em ter muitas postagens. Se não for o seu caso, e sua empresa tiver um cuidado extra com qualidade e benefícios de cada conteúdo, o efeito pode ser o oposto.

Hoje em dia, está difícil desacelerar porquê o mundo parece cada vez mais veloz e, as pessoas, mais ansiosas por novidade. Assim, seguir em uma linha contrária parece tal perigoso quanto uma imensa loucura.

Entretanto, entender que esse usuário quer informação de qualidade e conteúdo que agregue, ajuda a entender exatamente qual a premissa do Slow Content. Em geral, estamos falando de tratar o usuário como ele de fato é: alguém em busca do conteúdo que sua empresa possui.

Ou seja, o seu foco precisa ser transmitir esse conteúdo, e não apenas jogar em várias postagens de rede social esperando que ele vá ler cada uma delas. No fundo, apesar de ansiosos, o público começa a ser mais seletivo e urgente.

Montar um único post acaba sendo mais vantajoso do que a sequência de 5 que falem do mesmo assunto. Dessa forma, investir em qualidade virou a saída para fugir do ritmo insano que a internet adere hoje.

Como usar o Slow Content?

O primeiro passo, assim como em qualquer ação relacionada ao marketing, é o planejamento do que vai ser feito. Assim, você não precisa tomar ações abruptas e acabar gerando um efeito diferente do esperado.

Entretanto, ao fazer esse planejamento, o mais provável é que você constate o óbvio: o público está cada dia mais saturado pelo alto índice de informação diariamente. Ou seja, é hora de fazer algo diferente, gerar identificação.

Ao perceber que seu nicho passa por esse fenômeno, basta agora reprogramar as estratégias de postagens e envios de informação pelos canais de venda. Por exemplo, se sua ideia era mandar 7 emails marketing por aí na próxima semana, esqueça.

O ponto principal do slow content, no entanto, não está na periodicidade de postagem e sim na capacidade de criação daquele que monta a mesma. Ou seja, estamos falando do produtor de conteúdo.

Sim, estamos falando mais do processo do que do trabalho pronto propriamente dito. Para isso, o foco é no desenvolvimento de conteúdos dentro da capacidade daquele que o produz. De forma simples, é não fazer mais do que seu processo criativo permite.

Apesar de ser uma estratégia de conteúdo e de marketing, o Slow Content também é sobre respeitar os limites pessoais de cada um. Assim, tendo um ambiente mais respeitável, você tende a trabalhar mais e melhor, sem a sobrecarga que o marketing de conteúdo impõe hoje.

O Slow Content busca, principalmente, sair do óbvio e do padrão. Por exemplo, buscar referências nos conteúdos de concorrentes é válido, mas não pode se restringir a isso. Dessa forma, usando essa capacidade de conteúdo lento, você seria capaz de pesquisar mais, entender mais, acrescentar mais.

Ou seja, acaba deixando o conteúdo mais bem trabalhado e fugindo do óbvio.

Cuidado no conteúdo é a chave

Apesar de ser óbvio, muitas pessoas esquecem do principal objetivo do marketing de conteúdo: gerar informação e ter relevância. Assim, mais do que criar vários artigos, você precisa gerar conteúdo dentro desses arquivos.

Funciona principalmente como um cuidado de criação, um pensamento mais contínuo sobre o que está sendo dito e como está sendo dito. Além disso, busca entender o impacto que vai causar e como conseguir o mesmo.

O Slow Content busca ir de encontro principalmente ao maramos de jogar informações sem um nexo entre elas ou, ainda, sem de fato uma relevância. Dessa forma, estruturar, montar e reorganizar seus conteúdos acaba demonstrando cuidado com seu próprio público.

No fim, os usuários percebem esse modelo de trabalho, e cada vez mais tendem a buscar empresas que cuidam dos conteúdos gerados. Com isso, você acaba conseguindo criar uma identificação com seu público.

Até mesmo por conta dessa urgência na internet, as pessoas começam a sentir a necessidade de buscar uma informação mais bem trabalhada, fugindo do conteúdo raso. Como dito anteriormente, apesar de mais corrido, o mundo está mais exigente no conteúdo que consome.

Ou seja, se sua empresa consegue trabalhar essa ideia de cuidado na hora de pesquisa, acaba gerando mais confiança com o leitor. Por isso, o ideal é mais tempo de pesquisa e ajuste do que de artigos sendo feitos.

Slow Content não é ignorar SEO

Quando falamos de conteúdo lento e mais aprimorado, muitas pessoas acabam entendendo que seria ignorar as práticas de SEO ou o que o mercado pede. Entretanto, está longe de ser tão radical assim.

A proposta do Slow Content é simplesmente deixar o SEO técnico e essas tendências de mercado trabalhadas de forma mais orgânica, menos robotizada. Por exemplo, sem tanta firmeza sobre os locais da palavra-chave ou onde quebrar um texto.

É claro que todas essas técnicas precisam estar contidas no texto para que a indexação ocorra da forma esperado. Assim, a proposta está exatamente em continuar a fazer, mas fazer de uma forma menos acelerada.

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