A cada ano que passa, é natural que novas oportunidades de mercado comecem a surgir e a ditar as regras para o mundo do marketing. Por isso, é de extrema importância manter sua empresa sempre alinhada com as maiores tendências de marketing digital para 2022.
Em geral, as mudanças podem ser percebidas principalmente no setor mais tecnológico da empresa, normalmente pelas constantes evoluções nesse mercado. Além disso, as pautas sociais e de consciência de classe também são fortes influenciadoras dentro da publicidade.
Dessa forma, a melhor posição a ser adotada é de mente aberta para as novidades e a adequação do seu negócio. Afinal, começa a se tornar quase impossível se manter no mercado sem abraçar algumas dessas novidades.
Para o ano de 2022, principalmente, essas novidades vem com uma carga ainda maior para dentro de todas as empresas. Sendo um ano de grandes eventos nacionais e mundiais, é natural que as empresas de marketing digital estejam a todo vapor para se preparar para o mercado.
Assim, o que podemos esperar para esse e os próximos anos é uma grande explosão da área de tecnologia da informação, e uma grande diversidade nas campanhas publicitárias. Com isso, listaremos hoje as 7 tendências de marketing digital para 2022.
1. Fim dos cookies de terceiros
É, parecia distante mas chegou o fim da era dos cookies de terceiros. Essa medida impacta diretamente o mercado de marketing, já que era dos cookies que as empresas retiravam dados para ofertar para anunciantes ou empresas interessadas.
Esse processo de retirada dos cookies vem sendo pauta de discussões desde 2020, quando a Google anunciou que seriam retirados do ar ainda esse ano, 2022. Entretanto, a empresa prorrogou a medida e agora os cookies permanecem até 2023.
Tal mudança de data deixa mais evidente o quanto a medida trouxe discussões e um longo debate sobre o assunto, principalmente entre os defensores da ferramenta. Afinal, quais os impactos diretos?
De maneira geral, quando se pensa em não ter mais os cookies dos usuários, as empresas passariam a não ter mais uma das principais maneiras de receber dados de possíveis clientes. Consequentemente, acabaria com as parcerias de anúncios em troca dessas informações.
As informações coletadas eram usadas principalmente para que as empresas conhecessem melhor seus clientes e pudessem, com isso, direcionar campanhas mais direcionadas para cada grupo de pessoas. Ou seja, era usado para segmentação.
Entretanto, já a alguns anos o debate sobre a privacidade e a proteção de dados dos usuários começou a se intensificar. Com isso, os cookies foram os primeiros a entrarem na pauta para discussões.
O principal argumento de quem é favorável ao fim dos cookies é entender que as empresas, por si só, podem conseguir esses dados diretamente com os clientes. Por exemplo, com formulários, pesquisas de satisfação, campanhas diretas.
A grande maioria das empresas já começou a entender que precisa se reinventar, cerca de 60% de acordo com a Deloitte. Ou seja, no fundo, as empresas já começam a mudar seu modo de atuação para abarcar essa mudança que parece iminente.
Sabendo disso, não teria tópico melhor para abrir as nossas tendências de marketing digital para 2022.
2. Mobile Marketing
É impossível pensar em 2022 sem pensar em mobile marketing e como sua empresa está se preparando e se adaptando a essa nova realidade.
O mobile veio para ficar – e intensificar – as vendas dentro de uma tela menor e que cabe no bolso dos seus clientes. Dessa forma, o que resta é aceitar e entender que esse modelo de uso pelos usuários vai ditar diversas novas regras no marketing digital.
Por exemplo, se sua empresa possui um site funcional e que gera vendas, agora é hora de pensar na responsividade do site. Ou seja, como o site se adequa a tela menores como de tablets e smartphones.
Essa necessidade vem, principalmente, do aumento exponencial dos usuários de celulares pelo planeta. Consequentemente, os acessos por esse meio começam a subir sem muito aviso prévio, e trazem o mobile para as tendências de marketing digital para 2022.
De acordo com a We Are Social, mais de 65% da população do mundo faz uso de celulares hoje em dia. Além disso, já são quase 5 bilhões de usuários na internet.
Esse tipo de aumento e de explosão acaba gerando ainda uma migração natural, onde as empresas começam a buscar aplicativos oficiais e não mais websites. Isso porquê, naturalmente, um aplicativo surge mais integrado diretamente ao mobile, facilitando sua manutenção.
Hoje em dia, uma das grandes responsáveis pela diminuição de tráfego dentro de um site da empresa é a falta de alinhamento com o mobile, fazendo com que todo o público desse nicho não consiga sequer acessar seu site. Por isso, o ideal é ter uma equipe voltada a entender e aplicar ideias.
3. Vídeo Marketing
Depois de anos de isolamento social, os consumidores se acostumaram a saber sobre tudo que acontece no mundo por meio de uma tela de computador ou celular. Ou seja, começou uma procura muito grande por conteúdos relevantes passados de maneira simples e visual.
Landing Page é uma das principais maneiras de trabalhar a captação de leads, e é um dos cases onde o vídeo marketing fez barulho. Já que, de maneira geral, landing pages que possuem vídeos em seu conteúdo tendem a gerar uma conversão maior.
Ao que tudo indica, esses números e essa relevância é explicada principalmente pela proximidade que o vídeo marketing consegue trazer. Em geral, acaba sendo uma ação bem recebida pelo público, exatamente por sentir uma proximidade maior com a empresa em questão.
A principal vantagem do uso de vídeo marketing é, sem dúvidas, o engajamento que o vídeo traz para um canal de vendas, seja ele qual for. Por isso, criar um bom planejamento de vídeos e principalmente um calendário de conteúdo pode ser a virada de chave para aumentar seus cliques.
Até mesmo por esse aumento progressivo, o vídeo marketing entra na nossa lista de tendências de marketing digital para 2022 e promete um grande crescimento.
4. Metaverso
É simplesmente impossível falar de tendências de marketing digital para 2022 e não falar sobre o metaverso e toda a mudança de pensamento que ele está trazendo hoje. Hoje em dia, podemos considerar que seu grande marco foi em 2021.
Naquele ano, Mark Zuckerberg surpreendeu o mundo ao mudar o nome do que até aquele momento era a gigante Facebook. Assim, a empresa passaria a se chamar Meta.
Coincidência? Eu acho que não.
E, pelo jeito, nem ele. Afinal, a mudança de nome veio exatamente para provocar o resto do mundo, deixando um recado claro que alguém está passando na frente na corrida pelo metaverso. Por isso, não demorou até diversas empresas darem declarações sobre esse novo mundo.
No metaverso, o objetivo é fazer com que toda a nossa realidade hoje seja vista e funcional dentro de um ambiente digital, com todas as ações diárias na rotina de qualquer pessoa. Por exemplo, você poderia pagar uma conta em um banco tradicional ou comprar um carro dentro do metaverso.
É interessante pensar, por exemplo, que esse tipo de mundo já é muito mais comum do que se imagina, basta pensar nos diversos jogos online que possuímos hoje. Nesses jogos, os usuários controlam um personagem dentro de um universo fictício, mas com ações ditas por eles enquanto estão no universo do game.
O metaverso é exatamente a mesma linha de raciocínio, com a “pequena” diferença que, ao invés de controlar um personagem, seria sua própria rotina sendo passada dentro do game. Assim, apesar de ser uma das tendências de marketing digital para 2022, é algo já presente a bastante tempo.
Ao entender essa realidade, muitas empresas já começaram a se movimentar em busca de protagonismo e pioneirismo nas ações do metaverso. Por exemplo, quem aí não conhece a famosa Lu do Magalu?
Pois bem, esse é um dos grandes exemplos de como as empresas já começaram a entender a necessidade de migrar para o digital. Da mesma forma, entendo as tendências de marketing digital para 2022, muitas lojas e e-commerces começaram a apostar nos provadores onlines.
No fundo, o que o metaverso busca trazer é a novidade, a experiência longe do tradicional e a fuga da mesmice dentro do mercado mundial. Por isso, o que se espera é que seja a grande aposta para todo o ano de 2022.
5. Big Data e Analytics
Outra grande aposta dentro das tendências de marketing digital para 2022 é o alto índice de pesquisas e estratégias baseadas puramente em dados. Esses dados normalmente são coletados dos usuários de diversas maneiras, dentro da internet.
Se você conseguiu perceber semelhanças, talvez já tenha entendido que o uso do big data também deve ser afetado com o fim dos cookies de terceiros. Afinal, agora, a grande dificuldade vai ser transformar essa coleta em algo privado e que respeite a privacidade dos usuários.
Com essa diminuição na coleta dos dados, a estratégia do Slow Content deve ganhar mais espaço nas empresas. Ou seja, é hora de parar de pensar em produzir muito conteúdo e passar a produzir conteúdos melhores, com mais qualidade, e que chame atenção.
Hoje em dia, o foco deve ser a qualidade daquilo que está sendo passado e, naturalmente, isso passa pela análise de dados e pesquisas sobre seu público e mercado. De maneira geral, uma das tendências de marketing digital para 2022 é também pensar em gerar conteúdo relevante acima da quantidade de páginas indexadas no Google.
Recentemente, a Content Marketing Institute revelou que mais de 70% das empresas acreditam que o sucesso hoje das suas estratégias vem de estarem oferecendo conteúdo relevante aos clientes. Ou seja, conteúdos que gerem algum tipo de retorno para os consumidores.
6. Social Selling
Indo na mesma direção do Slow Content citado anteriormente, o social selling também é um modelo nov que está tomando conta das empresas pelo mundo. Ou seja, já é possível perceber que as pautas de cuidado com o cliente começam a tomar um patamar mais elevado.
Dessa forma, empresas que começarem a focar mais em um trabalho mais direto com seu público, e que gere mais aproximação, tendem a se desenvolver mais rapidamente no mercado. Afinal, os consumidores passaram a ter um pouco mais de critério antes de escolher as empresas que serão clientes.
O Social Selling entra como uma das tendências de marketing digital para 2022 exatamente por ter o relacionamento próximo como seu grande pilar. Assim, é um modelo de estratégia que vai diretamente de encontro com essa atual necessidade dos consumidores.
Com isso, o trabalho de funil de vendas aqui dentro é mais orgânico, menos engessado. Na verdade, dentro das tendências de marketing digital para 2022, a inovação e a mudança de pensamento estão presentes diversas vezes.
7. Influenciadores virtuais
Já citamos aqui nesse artigo sobre a Lu do Magalu, e tenho certeza que depois disso você pode pensar em outros influenciadores virtuais de grandes lojas, como o da Casas Bahia ou a da Natura. Ou seja, mais do que justo entrarem nas tendências de marketing digital para 2022.
A verdade é que os influenciadores virtuais tem tomado conta dos setores de publicidade e propaganda das empresas. Na verdade, a explicação é até bem simples.
Com um mundo digitalizado e cada vez mais voltado à tecnologia e inovações, é natural que os consumidores passem a buscar essa referência virtual, trazendo tudo que puder para o meio digital. Além disso, esse tipo de novidade gera uma experiência diferente para os clientes, fazendo com que chame mais atenção.
Dessa forma, o que se espera é que ainda em 2022 diversas outras empresas adotem esse modelo de divulgação, e cada vez mais se torne mais comum nos comerciais tradicionais. Assim, chegam para finalizar nossa lista de tendências de marketing digital para 2022.
Então, gostou do nosso conteúdo sobre as tendências de marketing digital para 2022? Os tópicos citados viram artigos para que você possa conhecer ainda mais sobre cada um deles. Além disso, você pode conhecer nosso canal do YouTube e conferir dicas para alavancar suas vendas.
Larissa Carvalho é desenvolvedora web na Marketing Para Especialistas, graduanda em Ciência e tecnologia. Apaixonada por séries, música e esporte.