Google Trends: o que é e como usar

por | mar 30, 2022 | Blog, Estratégia, Ferramentas

Um dos pilares do marketing digital é estar sem atento a tudo que está acontecendo ao redor do mundo. Por isso, hoje em dia, o chamado Google Trends virou ferramenta essencial para qualquer empresa.

Marketing trabalha com público, e para chegar nesse público, precisa saber sobre o que ele está comento e o que está prendendo sua atenção. Afinal, como falar para um público que não vai se interessar pelo conteúdo?

Na verdade é bastante complexo ter um entendimento claro sobre esse assunto, visto que é quase impossível saber tudo que seu público está interessado no momento. Dessa forma, foi ai que se popularizou o Google Trends.

A ferramenta virou primordial nas empresas principalmente durante o planejamento de marketing e em todo o processo do marketing de conteúdo. Assim, ficou evidente que hoje em dia não se faz marketing sem acompanhar a fundo o que a internet diz.

A verdade é que hoje a internet é quem determina as próximas tendências, os próximos assuntos que estarão em alta. Dessa forma, cabe a cada empresa de marketing a readequação e o entendimento do que é tendência no momento.

Até porquê, em um mundo corrido como esse, a chance de um assunto ser febre hoje e morrer amanhã é gigantesca. Por isso, a capacidade de estar sempre em contato com os assuntos em alta funciona como um grande diferencial competitivo.

O que é o Google Trends?

O Google Trends foi criado pela Google em 2006 e desde então é ofertada de maneira gratuita pela empresa na internet. Ou seja, é uma baita ferramenta ainda sem custo nenhum.

Se sua empresa ainda não utiliza, a chance de estar perdendo oportunidades de negócio são altas. Assim, o grande objetivo por trás da ferramenta de tendências é encontrar assuntos relacionados com determinada palavra-chave.

Outra possibilidade é o uso dos indicadores de tempo dentro da plataforma. Por exemplo, saber quais os assuntos mais procurados no dia de hoje no Google. No fundo, as funções são bem abrangentes e podem ser usadas de diversas maneiras.

Dentro dessa pesquisa, é possível ver o volume de pesquisa daquele termo buscado e uma linha do tempo com sua progressão no decorrer dos anos. Assim, é uma boa métrica também para retirada de temas para marketing de conteúdo.

Além disso, você ainda pode colocar outros tipos de filtro, como o de tipo de busca. Nele, é possível descobrir se aquele número de buscas está mais concentrado em algum caminho específico, como YouTube, imagens ou notícias.

É importante ressaltar que apesar de ter sido lançada em 2006, a plataforma permite uma busca pelo volume de consultas desde o ano de 2004.

Como o Google Trends funciona?

Basta pensar agora em um grande banco de dados, mas pense um com o maior tamanho que conseguir. Sim, esse é metade do que deve ser o banco de dados do Google Trends.

Trazendo para a funcionalidade mais por dentro, ao digitar a palavra-chave desejada, a ferramenta faz uma consulta nesse banco de dados e traz todas as informações pertinentes a ele. Nesse caso, palavras relacionadas ou diretamente derivadas.

Assim, a ferramenta faz uma tratativa para organizar os dados obtidos em uma linha visual aceitável para o usuário. Dessa forma, os dados são sintonizados e apresentados na tela.

Nesse banco em específico, não se faz presente informações pessoais de nenhuma natureza. Ou seja, são pesquisas apenas impessoais e de informação e pesquisa livres.

Junto a essa coleta de dados, o Google Trends agora cria o gráfico que será apresentado na tela no momento da resposta do servidor. Nele, o eixo vertical faz referência ao volume de buscas para a palavra digitada.

Assim, ao realizar qualquer consulta, você está fazendo basicamente uma requisição ao banco de dados do Google e recebendo uma série de dados coletados.

Como usar o Google Trends

Bom, agora que você já entendeu como ele funciona, chegou a hora de entender como usar a ferramenta. Para iniciar o passo a passo, basta ir diretamente no link oficial da ferramenta: https://trends.google.com.br/ .

Google Trends: o que é e como usar

Assim que entra no site, a primeira imagem é logo de uma grande caixa de pesquisa perguntando qual o termo que você deseja buscar. Nesse caso, optamos pela palavra “marketing digital”.

Ao dar a confirmação, será aberta então a principal página do Google Trends com as informações sobre o termo pesquisado. Dessa forma, são duas seções principais:

Gráfico de volume

A principal tela e seção é logo a primeira, com a informação mais importante gerada pelo Google: um gráfico de volume de pesquisa pelo passar dos anos. Com isso, você consegue pegar alguns insights importantes, como saber se determinado assunto está realmente em alta ou é mais um pico que ocorre a cada 3 meses.

Assim, nos filtros você pode optar por segmentar a quantidade de tempo considerada — vem padronizada em 12 meses —, as categorias envolvidas e o tipo de busca. No último caso, você pode ver aquela mesma palavra em diversas áreas, como:

  • Pesquisa Web;
  • Busca no YouTube;
  • Nome em imagens;
  • Notícias de portais.

Google Trends: o que é e como usar

Segmentação

Na segunda seção da tela, podemos ver algumas segmentações que o próprio Google Trends realiza. Para isso, você tem as seguintes informações:

  • Volume de interesse por região do país;
  • Tópicos e palavras relacionadas com a busca;
  • Perguntas e questionamentos relacionados.

Essas informações são extremamente importantes para quem lida com um público segmentado e precisa de direcionamentos mais objetivos. Assim, é um prato cheio para definir novos briefings de campanha e melhoria em canais de vendas.

Google Trends: o que é e como usar

Google Trends: o que é e como usar

Compara

Uma função bastante curiosa e importante do Google Trends é o compara, onde você consegue buscar por um termo diferente. Assim, aquele mesmo gráfico anterior recebe uma nova variável, e você consegue analisar um comparativo entre as mesmas.

De maneira geral, o Google Trends é uma ferramenta bastante simples de usar e com interface bem intuitiva. Até por isso acabou se tornando tão popular.

Em geral, a Google segue atualizando a ferramenta e novas funcionalidades devem surgir em breve para incrementar ainda mais a usabilidade. Além disso, o que se espera é um crescimento da ferramenta já que cada vez mais as pessoas querem fazer marketing de conteúdo.

Google Trends: o que é e como usar

O poder da página inicial

Saindo um pouco das funções específicas da plataforma, vamos falar da sua página inicial. Afinal, é aqui que toda a mágica acontece.

Funciona principalmente para criadores de conteúdo, que precisam estar em constante busca por novidades e tendências de pesquisa. Afinal, você consegue ter um apanhado geral das buscas realizadas em tempo real.

Além disso, o Google Trends ainda cria um gráfico com todos esses termos e pesquisas, do mais recorrente em diante. Além disso, você pode conferir ainda alguns gráficos menores na página inicial mesmo, com informações gerais.

Geralmente, o Google Trends escolhe de maneira aleatória (dentro das principais pesquisas), uma palavra para ser destacada nos gráficos da página inicial. Assim, é uma ferramenta bastante ampla e que se pode passar um bom tempo por lá até entender tudo sobre ela.

Outra aba importante é de principais pesquisas. Nela, você encontra um compilado dos termos mais buscados seguidos de informações sobre cada um deles. Ou seja, é mais específico, mais detalhado.

Além disso, você ainda consegue a diferença entre eles com cada volume estabelecido. Por fim, outra aba que se destaca é a de vídeos no YouTube. Afinal, é sempre uma grande forma de divulgação digital.

Na verdade, se seu objetivo é trabalhar com YouTube, o Google Trends será seu maior aliado nessa causa, já que é primordial para saber sobre o que as pessoas estão buscando. Assim, pode criar uma base de vídeos dentro dos assuntos encontrados.

Com isso, garante principalmente que seu conteúdo está atualizado e relevante.

Qual a importância de usar o Google Trends?

Existem duas razões para usar o Google Trends: marketing de conteúdo e SEO. O primeiro, é fácil a percepção pela necessidade de encontrar assuntos e temas relevantes para o mercado, e que estejam em alta.

Sendo assim, ter em mãos uma ferramenta capaz de mostrar as principais tendências de pesquisa acaba sendo um auxílio maior na criação dos calendários de campanha. Além disso, é capaz de ajudar na análise do seu próprio posicionamento.

Por exemplo, antes de falar sobre determinado assunto, saber se ele é relevante e se está em alta é apenas uma das dicas para conteúdo. Na verdade, você precisa ver assuntos correlatos, derivados e até mesmo antônimos.

Isso porquê um bom marketing de conteúdo é baseado em volume de informações relevantes a serem passadas. Assim, o Google Trends é primordial para esse tipo de pensamento.

Da mesma forma, o Google Trends atua como uma das principais ferramentas para o trabalho de SEO Técnico. Afinal, é daqui que você pode tirar todo um trabalho de palavras-chave para o seu site.

Além disso, é interessante para pensar em estratégias de indexação de Google e outras estratégias importantes.

Então, gostou do nosso conteúdo sobre Google Trends? Você pode acompanhar mais sobre ferramentas de marketing digital aqui no blog. Além disso, conheça nosso canal do Youtube para saber mais dicas e insights de marketing digital para alavancar suas vendas. Te espero lá!

Google Trends: o que é e como usar

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