O que é Benchmarking?

por | mar 8, 2023 | Estratégia

Uma análise de mercado eficiente é fundamental para o sucesso no mundo dos negócios. Essa compreensão mais ampla dos ambientes com os quais sua marca interage passa pelo estudo dos diversos fatores que podem afetar uma estratégia comercial, inclusive os concorrentes. Por isso, práticas de Benchmarking ajudam no mapeamento de competidores e no desenvolvimento de diferencias que sejam verdadeiramente exclusivos.

Promovendo a troca de conhecimentos e a observação profissional, essa prática é importante para o desenvolvimento de um mercado mais dinâmico e atualizado. Claro que não estamos falando de copiar outras empresas, na verdade, a intensão é justamente inversa. O sucesso do processo acontece quando conseguimos ter ideias a partir das experiências vividas pelos concorrentes. Confira o artigo abaixo para entender mais sobre o tema

capa de artigos da MKPE 32

O que é Benchmarking?

O Benchmarking é uma prática vital para organizações de todos os tamanhos. Este processo envolve buscar as melhores práticas e padrões estabelecidos pelos líderes em sua área, a fim de avaliar seu próprio desempenho em relação a essas referências.

Esse trabalho de observação mercadológica tem como objetivo a geração de insights através de pesquisas e análises de desempenho de concorrentes e outros líderes de mercado.

Ao avaliar a lacuna de desempenho de um negócio e os líderes do setor, empresas podem desenvolver táticas que ajudem sua organização a desenvolver uma experiência de maior qualidade para seus clientes e consumidores.

Fornecendo dados e outras informações vitais, o Benchmarking é uma atividade que utiliza experiências e observações para que negócios de todos os tamanho consigam encontrar diferenciais de mercado que sejam realmente únicos.

Por que essa observação é importante?

O mercado moderno está em crescente evolução. Com cada vez mais recursos tecnológicos a disposição, marcas e empresas se debruçam cada vez mais nas principais tendências do mercado.

Buscando criar experiências que vão além da simples oferta de produtos e serviços, esses negócios buscam criar conexão através de valores imateriais que vão estreitar as relações entre marcas e clientes.

No entanto, para achar o que faz essas empresas únicas é preciso, antes de mais nada, saber as diferenças entre uma marca e seus principais concorrentes. Afinal, é a percepção do outro que nos ajuda a reconhecer quem somos.

Por isso, um processo de Benchmarking bem feito pode ser muito valoroso no atual cenário do mercado. Ajudando na identificação de tendências, essa varredura também se faz necessária para empresas que desejam achar uma voz própria e original.

Tal busca se faz muito necessária em um cenário de extrema competitividade e concorrência. Criar conexões com os clientes se torna muito mais fácil quando você quem é esse consumidor e ele sabe o que esperar de uma marca. Por mais que esse processo seja complexo, seu sucesso pode fazer muito bem para a imagem de qualquer empresa moderna.

Benchmarking e a experiência do cliente

Portanto, para criar experiências personalizadas e únicas para os clientes, marcam devem saber quais sensações e sentimentos únicos elas podem despertar. Utilizando a criatividade e a inovação, o Benchmarking pode servir como base para que essas empresas consigam de fato oferecer algo que ainda não estão disponível no mercado.

Alinhando esse posicionamento com os valores e propósitos de marca, essa prática vai permitir o desenvolvimento de estratégias de experiência do cliente mais originais e exclusivas para os consumidores.

Quem ganha com isso é o cliente, que vai ter um mercado mais diverso e plural, repleto de marcas que se propõem a oferecer experiências que vão muito além de produtos e serviços.

Como fazer um processo de Benchmarking?

Uma pesquisa de Benchmarking é uma parte essencial de qualquer processo estratégico, pois ele mede o progresso e ajuda a manter as organizações no caminho certo. Revendo os processos existentes, medindo os resultados em relação às melhores práticas da indústria e comparando-os com outros no mesmo campo ou região, as organizações podem criar um roteiro para o sucesso.

1- Métricas de avaliação

Para iniciar o processo de benchmarking, primeiro identifique uma área de foco e determine quais métricas devem ser usadas durante a avaliação. Essa delimitação vai ajudar na definição de métricas que vão ajudar na análise de desempenho desse respectivo concorrente.

Sem falar que esses indicadores podem fornecer insights para que correções e outros ajustes sejam feitos em estratégias futuras. A observação e a testagem são etapas fundamentais nesse processo.

Listar pontos positivos e negativos nessas ações também pode ser uma atividade enriquecedora para um Benchmarking. Esses feedbacks podem ajudar bastante na construção de posicionamentos efetivos, que de alguma forma já foram validados.

2- Valorize os dados

Em seguida, colete dados de fontes relevantes tanto interna quanto externamente. Essas informações digitais vão fornecer embasamento para que estratégias de experiência do cliente sejam mais precisas e assertivas.

Tais ferramentas são excelentes para que padrões comportamentais, tanto de clientes quanto de concorrentes, sejam assimilados e ilustrados de forma mais clara para os profissionais de uma determinada empresa.

A boa notícia é que atualmente o acesso aos dados é muito mais simples e eficiente. Com uma breve análise é possível criar estratégias personalizadas que vão fazer muito sentido para o diálogo com um determinado público-alvo.

3- Plano de ação

Por fim, analisar os resultados para identificar áreas potenciais de melhoria, priorizar atividades para alcançar as metas e desenvolver um plano de implementação. Ao utilizar um processo de benchmarking completo, as organizações podem garantir que elas permaneçam competitivas em sua indústria e saiam na frente.

Um plano de ação bem efetivo deve tornar esse processo de análise mais estruturado e coerente. Nesse contexto, a organização empresarial é o fundamento mais importante.

Vale ressaltar que essa lista é apenas um breve resumo de um processo que é muito mais diverso e complexo. No entanto, entender esse fundamentos básicos já significa te ruma boa base de conhecimento sobre como funciona um processo de Benchmarking. Siga em nosso Blog para continuar aprendendo!

Finalizando o processo de Benchmarking

Uma vez que todos esses processos estiverem completos sua estratégia de Benchmarking estará muito mais consolidada. Permitindo um olhar mais aprofundado para seus concorrentes, essa prática é fundamental para um entendimento de mercado mais profundo e coerente.

A partir dos insights gerados nesse processo, empresas conseguem ter material para que melhores estratégias comerciais, inclusive de CX, possam ser desenvolvidas. Esse processo pode ser ainda mais fácil na era dos dados.

Trazendo mais modernidade e dinâmica para seu negócio, essa prática vai ajudar no desenvolvimento de um posicionamento muito mais autoral para sua marca. Afinal, é a partir da percepção do outro que sabemos quem somos. Quando falamos de negócios, essa realidade também não é diferente.

Portanto, podemos concluir que o Benchmarking deve ser uma constante nas análises de performance ao longo dos próximos anos. Saber utilizar esse método como ferramenta de trabalho pode ser uma boa alternativa para marcas que desejam pensar fora da caixa e criar novos diferenciais de mercado.

Marketing Digital e Benchmarking

Se você deseja ter uma abordagem muito mais aprofundada sobre Benchmarking e outras técnicas de posicionamento digital, sugerimos que você busque o auxílio de especialistas em Marketing Digital.

Com um olhar aprofundado, profissionais desse ramo podem oferecer resultados muito consistentes através de práticas personalizadas para um melhor desempenho nas plataformas digitais.

Ajudando a expressar o que torna seu negócio único, o Marketing Digital é a principal ferrarmenta para criar conexões entre sua marca e seus clientes. Ter uma noção sobre o assunto é fundamental para empreendedores de todos os tamanhos.

Para mais informações sobre assuntos referentes a Marketing Digital e comunicação empresarial, fique ligado em nosso Blog. Aqui você vai conferir uma série de artigos similares a esse, que vão ampliar sua visão de negócios e facilitar bastante sua compreensão do mercado moderno. Fica aqui nosso convite!

Consulte especialistas

Por fim, nossa última recomendação é que você busque o auxílio de especialistas. Profissionais qualificados podem otimizar e agilizar os processos digitais de sua marca, trazendo mais credibilidade e modernidade para os posicionamentos digitais de seu negócio. Trabalhando em conjunto com essas ferramentas, você poderá mudar para sempre sua vida de empreendedor.

Valorizando seu trabalho e aproximando sua marca dos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, esse trabalho vai ajudar a destacar o que de melhor seu empreendimento tem a oferecer para os consumidores. Tudo isso com a tranquilidade e eficiência que somente profissionais experientes conseguem proporcionar.

Portanto, aqui fica nosso convite para você conhecer nossa empresa e ver como podemos ajudar em seu negócio. Estamos aguardando seu contato, esperamos ansiosamente por sua parceria! Obrigado e até mais!

Para tudo isso, você pode contar com a Marketing Para Especialistas!

Somos uma agência de marketing digital que já atendeu mais de 100 empresas em 20 nichos diferentes como escritórios de advocacia, oficinas mecânicas, consultorias, escolas, indústrias, clínicas, entre outros.

Nosso trabalho começa compreendendo o comportamento online do seu cliente para criar o melhor ambiente digital com a melhor oferta para ele, sempre focando nos canais que ele realmente usa. É assim que já geramos mais de 90 mil leads nos últimos 4 anos.

Entenda como o seu negócio prospera quando você se torna um especialista conosco.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS