Big Brother Brasil e 3 cases de Marketing Digital

por | fev 17, 2022 | Conteúdo

Hoje em dia, em determinados meses do ano fica inviável acessar as redes sociais sem se deparar com notícias sobre o famoso Big Brother Brasil. Ou, para os mais chegados, BBB. Mas qual será a relação do BBB com cases de marketing digital?

Será mesmo que o programa deve ser entendido apenas como entretenimento? Será que já não passamos dessa fase, e na verdade estamos diante de alguns dos cases de marketing digital mais conhecidos do mundo?

É evidente que o intuito do programa está longe de ser esse, mas a verdade é que para quem sabe ler as entrelinhas, acaba retirando alguns bons ensinamentos profissionais. Por exemplo, será que uma identidade visual faz diferença?

Qual a importância de um bom trabalho de marketing no Instagram? Como o marketing digital pode reverter uma situação de perda total de imagem? Ou, ainda, como aplicar o sucesso do BBB dentro da sua empresa, usando as redes sociais?

Essas e outras questões serão o tema central desse artigo, que tem como objetivo te fazer olhar com outros olhos para algumas das situações mais inusitadas do programa. Então, deixando um pouco de lado a ideia de quem é o próximo líder da semana, vamos falar dos cases de marketing digital que o Big Brother Brasil nos apresentou nos últimos anos.

O programa por si

A verdade é que hoje o Big Brother Brasil por si já é uma grande vitrine de marketing digital para todos que entram na casa, independente de serem famosos ou anônimos. Por isso, estar atento a alguns casos em específico pode te dar uma grande visão de como a internet reage a determinadas campanhas.

E essa atenção a programas de TV é algo ainda pouco discutido, ainda mais considerando os que de cara já descartam a possibilidade. Assim, se seu objetivo hoje é ter ideias e insights de como trabalhar melhor na sua empresa, você está no lugar certo.

Por aqui, reunimos os três cases de marketing digital mais famosos do BBB, feitos nos últimos dois anos, principalmente usando a força que as redes socais possuem hoje em dia. Além disso, vamos falar de assuntos delicados como o uso do marketing digital para tentar reverter uma imagem que parecia perdida.

Então, que tal se aventurar um pouco mais a fundo no mundo do entretenimento e conhecer alguns cases que podem te ajudar a alavancar sua marca na internet? A ideia por trás desse artigo é que você consiga, a partir de agora, ter uma visão mais ampla de quaisquer programas com apelo de marketing digital tão grande quanto o Big Brother Brasil.

Afinal, estamos vivendo em um mundo globalizado, onde a internet hoje manda e desmanda nas tendências mundiais e em como o mercado se movimenta. Dessa forma, tentar se colocar dentro dessas tendências é uma das melhores estratégias de marketing hoje.

Quem nunca se deparou com marcas enormes postando memes nas redes sociais de assuntos e situações ocorridas dentro da casa? Você nunca se perguntou o motivo de uma empresa consolidada fazer uso desse tipo de divulgação?

A resposta é simples: apelo e inteligência digital. As empresas sabem que o BBB vende, gera likes e rende engajamento. Assim, independente de curtir ou não o programa, sabem que marketing digital não é sobre isso.

A ideia do marketing digital é saber aproveitar tendências e assuntos em alta, e é sobre isso que vamos falar hoje. Por isso, se acomode por ai que a conversa é longa, vamos destrinchar os três cases de marketing digital encontrados no Big Brother Brasil.

A importância de uma identidade visual by Jade Picon

A atual edição do programa trouxe um dos cases de marketing digital mais importantes de todos os anos: a identidade visual e como você se apresenta para o seu público. Nesse caso, estamos falando da digital influencer Jade Picon.

Para aqueles que não a conheciam, a influenciadora contava com uma rede de 13 milhões de seguidores antes de entrar no Big Brother Brasil – hoje atinge a marca dos 18 milhões – e, antes de entrar na casa, teve uma sacada de mestre. Para conseguir te explicar melhor sobre isso, primeiro precisamos voltar em 2021.

Durante toda sua trajetória na internet, a blogueira ficou conhecida pelos cabelos intocáveis e sem qualquer tipo de procedimentos estéticos tão conhecidos hoje em dia. Entretanto, em julho de 2021, a marca L’Oreal desembolsou 300 mil reais para que a influencer descolorisse os cabelos.

A internet, claro, veio a baixo com a jogada de marketing da L’Oreal, e alavancou por muitos meses toda a situação envolvendo uma simples descoloração. Mas o que isso tem a ver com o Big Brother Brasil e cases de marketing digital?

Bom, se você já se deparou com alguma imagem da blogueira dentro da casa, deve ter percebido que seus cabelos voltaram a cor original, e Jade voltou a ser morena. Mas, será mesmo que isso foi apenas uma questão estética?

A resposta é “definitivamente não”.

A blogueira simplesmente percebeu que, se uma marca estava disposta a pagar 300 mil reais para que ela pintasse os cabelos, significa então que a cor do cabelo natural causava identificação com o público, a história rendia.

Ou seja, todos os fãs e admiradores que ela possuía no instagram a conheceram morena, com cabelos escuros. Dessa forma, como você acha que se identificariam mais com ela na casa? Com o visual que sempre teve durante anos de internet ou com algo feito de momento para uma campanha de marketing?

É ai que temos um dos nossos grandes cases de marketing digital: identidade visual é o segredo para alavancar sua marca e seu negócio. Nesse momento, como seu público enxerga sua empresa? Existe alguma característica marcante na sua logo, nome, paleta de cores ou estilo de criativos para redes sociais?

Investir em uma boa identidade visual pode ter um impacto enorme no seu negócio, e não deve ser deixado para trás. Dessa forma, todo o trabalho de criação de conteúdo, planejamento de campanha e trabalho com leads faz mais sentido.

Afinal, de que adianta passar meses fazendo nutrição de leads, se ele não vai se lembrar da sua empresa quando olhar algum artigo/cor que a remeta? Você precisa causar identificação, proximidade. Assim, se vale a pena a mudança para ganhar 1 milhão e meio, acredito que esse primeiro case entra na sua lista de cases de marketing digital a serem aplicados.

O principal ponto de atenção aqui é saber o momento de fazer a mudança. Em julho de 2021 Jade não sabia que iria ao Big Brother Brasil, mas já sabia no final do ano. Ou seja, soube esperar para que a mudança de chave ocorresse ao mesmo tempo.

E isso também é importante na escolha de uma identidade visual, saber a hora de montar e apresentá-la para seu público. Por isso, opte por anunciar essa mudança, e não apenas inverter tudo e esperar que seu público reaja.

Big Brother Brasil e 3 cases de Marketing Digital

Caso Karol Konká e como o marketing digital pode reverter a perda de imagem

Até mesmo aqueles que não acompanham o programa devem ter esbarrado, em algum momento, com o caso Karol Konká, da edição do Big Brother Brasil de 2021. Aqui, temos também um dos cases de marketing digital mais complexos de destrinchar.

Saindo um pouco das polêmicas e do julgamento das falas e atitudes problemáticas que a cantora teve dentro da casa, o foco do artigo é falar do seu pós. Afinal, Karol Konká perdeu todos os patrocinadores, parceiros de música, teve shows cancelados e programas sendo retirados do ar.

Será que é possível reverter uma imagem tão defasada e praticamente perdida com pouco mais de um mês em rede nacional?

Bom, o marketing digital mostra que sim.

Depois de sair da casa, a equipe de marketing e assessoria da cantora começou uma força tarefa para tentar reverter o grande problema criado dentro da casa. Dessa forma, programas de tv, entrevistas, promessas de livros com o slogan “99 coisas que eu aprendi”, etc.

A verdade é que Karol apostou em uma grande estratégia de marketing para virar o jogo, e ela conseguiu. Afinal, hoje é muito comum ver memes e brincadeiras sendo feitas com situações que antes eram repugnadas pelo público.

A grande sacada da equipe de marketing, e aqui entra para lista dos nossos cases de marketing digital, foi saber usar o que estava acontecendo ao seu favor. Dessa forma, a equipe conseguiu, com uma estratégia de atuação e principalmente de marketing, restaurar pelo menos em parte a carreira da cantora.

Independente de concordância ou do quão erradas as falas da cantora dentro do jogo, algo que tem que ser apontado: uma boa estratégia de marketing digital, quando bem executada, é capaz de algo tão poderoso quanto uma recuperação de imagem.

No fundo, dentro desses cases de marketing digital, acabamos nos deparando com situações inusitadas onde a calma e o “não agir” são tão estratégicos quanto uma campanha de sete dias por semana. Ou seja, no fundo, o marketing digital abrange uma imensidão de possibilidades de uso.

E foi essa a estratégia inicial da equipe da cantora, que optou por deixar a imagem descansar e a poeira baixar, antes de tomar qualquer atitude de tentativa de recuperação. Assim, mesmo que inconscientemente, o público foi esquecendo e digerindo tudo que havia ocorrido.

Hoje, é muito comum ver a própria Karol em redes sociais como o Twitter fazendo brincadeiras com os novos integrantes da casa mais vigiada do país. Ou seja, uma boa estratégia digital é capaz de algo que parecia improvável até então: recuperação.

Big Brother Brasil e 3 cases de Marketing Digital

Como a equipe de marketing do Instagram ajudou a Juliette a ganhar 1.5M

Se consagrando como a grande campeã da última edição do programa e um verdadeiro fenômeno digital, Juliette foi campeã do Big Brother Brasil. Assim, muito disso passou por um motivo em específico: sua equipe de mídias digitais.

Identidade visual bem definida, cores que chamavam atenção, identificação com o público pelo emoji de cacto escolhido, etc. A verdade é que os quase 24 milhões de seguidores que a campeã tinha na época da casa foi em decorrência do que sua equipe conseguiu aqui fora.

Mas, afinal, que estratégia foi essa?

Simples: identificação e proximidade. A equipe de marketing de Juliette apostou em postagens diárias, frequentes e quase a todo momento. Além disso, apostavam também em gerar proximidade com o público, com reposts, comentários, respostas e interação.

Outro ponto muito importante foi o trabalho de descrição, onde era possível perceber uma clara montagem de cronograma de postagens. Dessa forma, quem acompanhava o Instagram da ex-sister sabia exatamente as postagens que viriam em cada dia da semana.

Essa é uma das estratégias mais consolidadas dentro dos cases de marketing digital: a consistência nas redes. Afinal, estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital e cada vez mais voltado para redes sociais e postagens contínuas.

Dentro do marketing digital, um dos conceitos mais importantes é a nutrição de leads e construção de relação com esse lead. Nesse caso, as redes sociais fazem exatamente esse papel, de nutrir e manter os possíveis clientes em contato constante.

Esse assunto é tão importante que já o abordamos diversas vezes por aqui, como nas 15 dicas de como crescer no Instagram ou um guia de como usar os recursos da plataforma. De maneira geral, a chave para uma boa estratégia de marketing começa hoje pelo Instagram e redes sociais.

A inteligência da equipe de marketing e rede social sem dúvidas foi um dos fatores que levou a paraibana ao topo do programa, principalmente sabendo usar tudo que acontecia dentro da casa. Com isso, em geral, assinaram um dos cases de marketing digital mais incríveis dos últimos anos. Afinal, como dito pelo próprio Thiago Leifert no discurso de campeã, Juliette virou um fenômeno.

Uma simples estratégia de conhecer a internet fez o que muitas equipes do programa não chegaram nem perto.

Enquanto muitos se debatiam dentro da casa e tentavam uma resguarda na equipe por fora, a equipe da atual campeã soube usar com destreza o que foi lhe dado e o material dado. Assim, juntando o famoso dois mais dois, a equipe da sister deu aula de como usar as redes sociais para um marketing digital digno de 1 milhão e meio.

Big Brother Brasil e 3 cases de Marketing Digital

Como aplicar os cases de marketing digital na minha empresa?

Agora que você já percebeu que de um programa de entretenimento podem sair alguns cases bem interessantes para o seu negócio, o principal é saber como aplicar cada um deles.

A estratégia de marketing digital e uma boa programação de conteúdo e montagem de roteiro é fundamental seja qual for o seu nicho ou área de atuação. Afinal, todo seu resultado digital parte do que você planejou e executou lá atrás.

Em um programa de rede nacional, casos onde o marketing é a arma principal são mais do que comuns, e não devem diminuir com o tempo. Na verdade, esse modelo de estratégia de jogo só tende a aumentar cada vez mais.

Entretanto, fazer mais do mesmo hoje não resolve muita coisa se você não criar uma base de autoridade online do seu conteúdo. Em geral, essa autoridade vem principalmente de uma palavra já citada nesse artigo: constância.

Para fazer uso de redes sociais como o Instagram, o primeiro passo é a identidade visual, mencionada no primeiro ponto desse artigo. Dessa forma, você consegue dar forma ao seu negócio, gerar identificação e criar seu espaço no mercado, garantindo que as pessoas saibam quem você é e o que você oferece.

Não apostar em estratégias para redes sociais hoje é quase um tiro no pé, principalmente se sua empresa se dá em meios digitais. Caso seu objetivo seja virar um especialista na área, a coisa é ainda mais embaixo.

O exemplo é simples: a equipe escolhida por Juliette no Big Brother Brasil era formada por pessoas que vivem de reallitys shows e de assessoria online para participantes. Ou seja, em geral, são pessoas com foco apenas nesse público e que sabem o que o público quer ver.

Imagine então para uma empresa recém-chegada ao mercado, precisando se estabelecer? É claro que sua criação e crescimento dependerão exclusivamente do trabalho de divulgação e nutrição de possíveis leads.

Outra possibilidade muito interessante e a já citada anteriormente nesse artigo: use também o programa ao seu favor. Ou seja, crie memes, postagens, identificação com o público do programa. Hoje em dia, quem consegue pegar essas possibilidades acaba saindo muito na frente.

Principalmente porque demonstra que sua empresa está atualizada quanto as tendências de rede social, principalmente para trazer para dentro do seu próprio negócio. Assim, converse com sua equipe de marketing digital e entenda como trazer esse modelo de postagens para sua marca!

Sendo assim, sabendo da quantidade de informação que tudo isso pode trazer, te convido então a falar com um de nossos especialistas e saber mais sobre todo esse universo. Aqui, vamos te ajudar a montar suas estratégias e ir em busca da sua autoridade online.

Além disso, caso queira saber mais e estar por dentro de dicas e mais cases de marketing digital, é só acessar nosso canal do YouTube clicando na imagem abaixo.

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