O plano de marketing é indispensável para qualquer empreendimento. Não importa o estágio que a empresa se encontra. É uma ferramenta essencial para a continuidade do negócio. Hoje vamos falar sobre como fazer um plano de marketing de resultados.

Esse plano é fundamental para a realização de todas as atividades empresariais. Se você ainda não começou o seu negócio, está dando os primeiros passos ou já está consolidado no mercado, você precisa fazer o seu, se ainda não o criou.

Você não tem ideia dos benefícios. Esses ganhos não se restringem ao incremento das vendas. As atividades de marketing têm impacto direto em todas as áreas organizacionais, independentemente do porte da empresa.

Entretanto, na minha opinião, o principal dentre todos está na oportunidade de você conhecer o seu negócio. Eu sei que pode parecer estranho, mas boa parte do empresariado não conhece a própria empresa e essa é a causa dos fracassos. Vamos entender o porquê?

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Definindo Objetivos

Essa etapa é a mais importante do processo de como fazer um plano de marketing de resultados. Não conte para ninguém, pois isso entrega a idade. Eu estudo a ciência da administração desde 1999 e desde lá ouço que tudo começa com a definição dos objetivos.

Com certa frequência ouvi a frase inspirada no filme “Alice no País das Maravilhas”: “quando você não tem um objetivo, qualquer caminho serve”. No entanto, eu sempre fiz questão de acrescentar um complemento: “mas você não chega em lugar nenhum”.

Existem empresários voluntariosos, dedicados e até conhecedores dos seus negócios, mas incapazes fazer as suas empresas crescerem. Quando agimos sem um propósito, os prejuízos são irreversíveis. Gastamos dinheiro e energia em esforços que não nos levarão a lugar algum e causam desmotivação.

Ao criar o seu plano de marketing identifique um problema a ser sanado e tenha em mente quais resultados espera atingir com ele. Defina objetivos específicos, para que os ganhos sejam perceptíveis aos envolvidos. Isso aumentará o moral e estimulará a todos a continuar a jornada.

Estabeleça Metas

Certa vez um professor falou algo em sala de aula: “Coma o boi por bifes. É muito mais fácil do que comê-lo inteiro”. Esse é outro relevante motivo no processo de como fazer um plano de marketing de resultados.

Ora! Eu penso igual a você. Se for para lutar por alguma coisa, que ela seja grandiosa. Porém, devemos ser realistas. Ninguém chega ao topo do Everest da noite para o dia. Se tentar essa insanidade certamente ficará no meio do caminho.

As metas funcionam como “checkpoints”. São balizas que ajudam a avaliar se estamos no caminho certo. Muitas vezes a ideia de perder 25 kgs parece remota, mas se assumirmos o compromisso de perder 0,5 kg por dia ou por semana, tudo fica mais fácil.

Quando determinar um objetivo, estabeleça os passos que deverá seguir e cumpra-os. Não tenha pressa e atente-se a tudo o que acontece no intervalo, pois são importantes fontes de conhecimentos e experiências que servirão de insumos para ajustes do plano, quando necessário.

Sirva-Se Da Ferramenta “5W – 2H”.

Ao buscar informações sobre como fazer um plano de marketing de resultados, partimos do pressuposto de que as técnicas e as metodologias aplicadas são apenas para profissionais.

Claro que algumas delas requerem estudos e dedicação, no entanto, existem as que são bastante acessíveis e eficazes. Dentre essas se destacam a 5W – 2H que pode ser empregada por qualquer pessoa. Ela consiste em responder 7 perguntas muito simples.

  • O que/ qual (What) é o meu produto ou serviços ou a minha empresa? Para que servem?
  • Para quem (Who) o meu produto ou serviços ou a minha empresa se destina?
  • Por que (Why) alguém compraria o meu produto ou serviços ou a visitaria a minha empresa?
  • Onde (Where) as pessoas compram o meu produto ou serviços ou fica a minha empresa?
  • Quando (When) as pessoas compram o meu produto ou serviço ou visitam a minha empresa?
  • Qual a quantidade (How many) de produtos ou serviços ou a minha empresa deve vender?
  • Quanto custa (How much) o meu produto ou serviços ou a minha empresa?

As respostas ampliarão a visão do negócio e ajudarão identificar aquilo que não está consonante com o que deveria ser. Com base nelas, poderão ser realizados comparativos com outras empresas do mercado e com as expectativas dos clientes.

Defina O Mix De Marketing

Quando procuramos artigos que ensinam como fazer um plano de marketing de resultados, com certa frequência encontramos o mix de marketing, também conhecido como o composto de marketing, que eu tenho certeza que você conhece. Ele nada mais é do que os famosos 4 p´s do marketing.

Eu deixei para falar deles agora por uma razão bem simples. Ao responder os 5w e 2h da sua empresa, você terá condições de aplicar os 4 p´s de forma mais assertiva, pois possui informações dos produtos e serviços, bem como da concorrência.

Os 4 p´s ajudam a criar valor para os produtos/serviços, preços, ponto de vendas e as promoções. A partir das respostas obtidas, você tem condições de responder como cada uma das variáveis se encaixam nos p´s, quais resultados podem trazer e como contribuem para atingir os objetivos.

Por exemplo, se o seu objetivo for o de vender mais, a estratégia adotada poderá ser a de alocar mais produtos no portfólio, ou reduzir os preços ou custos. Ainda poderá funcionar em horários alternativos, e por que não iniciar as vendas on-line? Também poderá investir em comunicações.

Pense Nisto

Agora que você sabe os primeiros passos de como fazer um plano de marketing de resultados, é só colocar a mão na massa e iniciar o da sua empresa. Depois que você fizer o seu, tenho certeza que terá resultados ainda melhores. Só não esqueça de contar as suas conquistas.

E se algo não ficou claro, se ainda tem dúvidas, deseja se aprofundar ou mesmo quer a minha ajuda para criar seu plano de marketing da forma correta, entre em contato. Estou à sua disposição para ajudá-lo a não só descobrir como fazer um plano de marketing de resultados como também para assessorá-lo na criação do seu, caso precise.

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