As redes sociais estão assumindo um papel de protagonismo no mercado digital. Cada vez mais essas plataformas têm se adaptado a uma nova realidade comercial, muito mais voltada para os negócios. Saber utilizar essas ferramentas é algo fundamental para todo empreendedor. Por isso, nesse artigo, vamos fazer um pequeno guia sobre como vender pela Instagram.
Atualmente, a maioria das pessoas já recorre às redes sociais como instrumento de pesquisa para compras e contratação de serviços. Afinal, através desses aplicativos é possível ter uma perspectiva bem completa de uma marca ou produto. Principalmente no Instagram, uma plataforma muito convidativa para esse tipo de posicionamento. Confira o artigo abaixo para saber mais!
Entendendo o Instagram
Para saber como vender pelo Instagram, é preciso entender algumas de suas características. Inicialmente voltado para o compartilhamento de fotos, o aplicativo sofreu diversas alterações ao longo da última década. Com a adição de novos recursos, como os stories e os reels, a rede social adotou um funcionamento muito mais voltado para conteúdos baseados em vídeos rápidos e virais.
Isso acabou alterando muito a natureza das postagens dentro da plataforma. Já sofrendo influência de concorrentes como o Tiktok, o Instagram teve que buscar outros diferenciais de mercado. Felizmente, a rede social conseguiu explorar seu grande potencial para negócios e soube se readaptar a uma nova realidade, muito voltada para as compras.
A possibilidade de aliar fotos de bom gosto com textos objetivos e incisivos tornou o Instagram uma ótima ferramenta para divulgação de produtos e serviços. Enquanto isso, os stories chegaram como uma nova possibilidade de trazer mais intimidade e estreitar os laços com os clientes. Mostrando bastidores, interagindo através de perguntas ou mesmo brincando com os filtros, esses conteúdos curtos trouxeram muito mais conexão entre marcas e público.
Com isso, a rede social abraçou de vez essa nova identidade comercial. O ápice desse movimento ocorreu com a criação do Instagram Shopping, recurso voltado exclusivamente para a realização de negócios através da plataforma. Atualmente, vender pelo aplicativo é algo bem fácil e intuitivo. Ou seja, qualquer empreendedor pode utilizar essa função crescer ainda mais o volume de vendas de seus projetos.
Como vender pelo Instagram?
No entanto, saber como vender pelo Instagram exige alguns cuidados. Para aproveitar todas os recursos disponibilizados pela plataforma é necessário certo preparo e estudo. Afinal, as redes sociais muitas vezes são um importante instrumento de trabalho para empreendedores do mundo inteiro. Toda atenção é bem-vinda na hora de utilizar esse tipo de plataforma.
Para isso, o bom senso e a coerência são fundamentais. Vale sempre ressaltar que as mídias sociais são canais de comunicação oficiais entre marcas e clientes e seu gerenciamento deve ser feito por profissionais preparados para esse tipo de trabalho. Se você deseja entender mais sobre o assunto, então confira nossa lista de sete dicas para aumentar as vendas de seu Instagram.
Como vender pelo Instagram: 7 dicas para turbinar seu perfil
Saber como vender pelo Instagram pode ser a chave para o seu negócio. Afinal, a plataforma vem sendo cada vez mais utilizada como um espaço voltado para a realização de compras, vendas e contratação de serviços. Aproveitar esse recurso é fundamental para quem deseja se destacar no mercado digital. Sem mais delongas, confira nossa lista!
1- Crie um perfil comercial
Primeiramente, é preciso ter muita atenção na hora de criar um perfil para seu empreendimento. Na hora de configurar uma nova conta, certifique-se que você está selecionando a opção de criar um perfil comercial.
Caso você queira converter uma conta pessoal em um perfil comercial, é possível alterar esse status nas configurações do aplicativo. O processo de alteração é muito rápido e pode valer muito a pena.
Afinal, configurar um perfil comercial no Instagram pode gerar uma série de benefícios para os empreendedores. Dentre suas vantagens, esse modelo de conta traz a possibilidade de análise de métricas, personalizações exclusivas e o principal, a possibilidade de realizar vendas através da plataforma (Instagram Shopping).
Portanto, garantir um perfil comercial deve ser sempre o primeiro passo de quem deseja vender mais pelo Instagram. Uma vez que esse processo estiver feito, podemos partir para a próxima dica de nossa lista.
2- Invista em um perfil organizado
A facilidade e a praticidade são alguns dos fatores mais importantes nessas plataformas. Pessoas fazem pesquisas de compra nas redes sociais porque desejam agilidade e rapidez em suas consultas. Por isso, é sempre importante ter bastante atenção para a facilidade de navegação de seu perfil. Isso consiste em uma bio concisa, de preferência com redirecionamento para uma cadeia de links e informações vitais na interface da conta.
Ter um perfil organizado significa cumprir a primeira etapa da jornada do cliente. Esse ambiente seguro e harmonioso vai ajudar bastante na hora do cliente navegar pela sua página de Instagram, tornando a experiência bem mais agradável para esse possível consumidor.
3- Capriche no conteúdo
Por mais que o Instagram tenha mudado seu funcionamento, a produção de conteúdo de qualidade ainda é fundamental para conseguir destaque na plataforma. Isto é, prezar por boas fotos e textos bem escritos é uma obrigação para todos os criadores dentro da rede social.
Garantir imagens de boa qualidade que valorizam seu produto ou serviço, é muito importante. Afinal, essas fotos vão ser o cartão de visitas de seu trabalho. Ter capricho é indispensável nesse item. Enquanto isso, também dedique bastante atenção na hora de escrever as legendas de suas postagens. Esses textos devem ser objetivos e instigantes para os leitores. Muitas vezes a descrição pode ser o principal gatilho de compras nessa plataforma.
4- Estude as palavras-chave (keywords)
Estudar as palavras-chave também é algo importante na hora de criar suas postagens. As famosas hashtags são informações que vão ajudar na distribuição de seus conteúdos para seu público-alvo. Através desses termos, o algoritmo do Instagram vai identificar as características de seu perfil, o que pode influenciar que sua conta seja sugerida para pessoas com interesses em comum.
Portanto, estudar as palavras-chave usadas pelos seus concorrentes e pessoas com interesses similares é um dever de produtores de conteúdo dessa plataforma. Atualmente, existem diversas ferramentas mais sofisticadas que podem sugerir as hashtags mais eficientes para suas postagens. No entanto, até mesmo uma simples pesquisa em contas de seu nicho pode ajudar bastante nesse processo. Preste muita atenção nesse ponto.
5- Tenha um planejamento
Outra coisa muito valorizada pelos algoritmos do Instagram é a constância. Isto é, a plataforma privilegia produtores de conteúdo que postam com regularidade. Por conta disso, é muito importante ter um planejamento de longo prazo em suas postagens. Esse pensamento estratégico vai dar muita flexibilidade e segurança para suas ações.
Além disso, ter um cronograma detalhado pode nos preparar para imprevistos e emergências. Todo perfil profissional deve contar com uma planejamento bem organizado e detalhado.
6-Construa parcerias de valor
Os influenciadores digitais são parte muito importante do ecossistema do Instagram. Esses criadores de conteúdo exercem grande relevância nos comportamentos de consumo de seus seguidores. Nesse cenário, buscar parcerias com essas figuras pode ser algo bem interessante para seu negócio.
Se engana quem pensa que esse tipo de ação custa uma fortuna. Atualmente, existem influencers de todos os tamanhos, nichos e áreas de atuação. Certamente, algum vai se encaixar no perfil comercial de seu empreendimento. Na maioria das vezes, pouco importa o número de seguidores dessas personalidades digitais, na verdade, o fator crucial é o nível de engajamento de seu público.
Para entender mais sobre o assunto, recomendo que faça uma pesquisa sobre como funciona o marketing de influência. Isso vai ajudar bastante a abrir sua visão sobre esse tema.
7- Criação de comunidade
Por fim, é muito importante que sua conta seja relevante no seu meio de atuação. Saber como vender pelo Instagram passa também por ser ativo na sua comunidade. Muito mais do que apenas vender produtos, uma marca deve se posicionar e se inserir nos debates que orbitam o universo de seus clientes e consumidores.
Esse tipo de posicionamento, além de estimular o engajamento, vai fazer com que seu público se enxergue como parte do processo criativo de sua empreendimento. Tal sentimento pode ser muito útil na hora de planejar boas estratégias de experiência do cliente, por exemplo.
Espero que você tenha gostado dessa lista! Aprender a como vender pelo Instagram pode ser uma tarefa muito complicada, especialmente quando você não tem o tempo necessário para todas essas responsabilidades. Por isso, é muito recomendado a busca pelo auxílio de especialistas. Com a ajuda de profissionais qualificados, as redes sociais podem ser ainda mais otimizadas e adaptadas para aumentar seu número de vendas.
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