Dentro do marketing digital, o processo de planejamento para redes sociais é algo bastante importante e delicado. Por exemplo, o conteúdo que vai ser publicado nas redes sociais e no site do cliente.
Sabendo disso, surge a necessidade de criação da chamada linha editorial, voltada a estruturar os conteúdos que serão publicados no projeto. Para tanto, algumas perguntas importantes precisam ser feitas para o cliente, com objetivo de entender o que ele busca e o que o negócio entrega hoje.
Ou seja, é o momento de definir os caminhos, estratégias de tráfego, balanceamento de conteúdo, entre outros. Por exemplo, se sua empresa fala sobre tecnologia, do que adianta falar sobre agricultura no seu blog?
É um raciocínio bastante intuitivo pensar que, se seu nicho de mercado é A, falar sobre B ou C não vai trazer resultados. Na verdade, pode acabar gerando prejuízos de tempo e investimento para sua empresa.
Sabendo disso, vamos falar um pouco sobre o que é a linha editorial e como você pode incluir a mesma dentro do seu planejamento de marketing.
O que é linha editorial?
A linha editorial surgiu no meio jornalístico, onde sempre foi muito forte a cultura de criação de planejamento das postagens semanais. Por exemplo, aquele dia definido para ir ao ar a matéria de uma série específica.
De maneira geral, a linha editorial pode ser definida como a definição de temas que serão abordados dentro da criação do conteúdo. Nesse caso, essa definição ocorre para todas as mídias que seu cliente atua, como:
- Blog
- Instagram / Facebook
Para cada mídia social usada, a linha editorial é definida tomando como base o ambiente inserido e principalmente como deve ser feita a comunicação com o cliente. Dessa forma, tudo aquilo que não condiz com a mídia em questão não deve ser publicado.
E é exatamente para ter esse discernimento que a linha editorial é tão importante. Afinal, estratégia de conteúdo é algo essencial para não fugir do foco do público-alvo.
Ter esse cronograma definido pode, principalmente, garantir que seu cliente não deixe de produzir conteúdo pela falta de temáticas para serem abordadas. Por isso, é aqui também que todo o planejamento de temas deve ser realizado, até mesmo para alinhas os temas que decorrem dos principais.
Como construir uma linha editorial?
Não existe a criação de linha editorial sem conhecer a fundo o cliente que terá o planejamento montado. Sendo assim, a primeira ação a ser feita é de fato sentar com sua equipe e estudar sobre a empresa.
Algumas informações são primordiais para você conseguir chegar de fato no objetivo de uma linha editorial, como por exemplo conhecer o mercado que o cliente está inserido. Além disso, saber sobre os objetivos do cliente com aquele conteúdo pode ser uma boa forma de alinhar expectativas.
Outra informação bem relevante é conhecer os principais concorrentes daquela empresa. Ou seja, como atuam, quais os conteúdos mais explorados, entender o motivo desses conteúdos estarem ali.
Assim, depois de ter todo esse estudo mais aprofundado, vamos montar um pequeno passo a passo de criação editorial.
01. Não queira abraçar o mundo
Uma linha editorial se resume a escolher temas específicos do mercado que a empresa atua. Ou seja, você precisa direcionar, segmentar o seu trabalho para criação de conteúdo.
Só que, além de voltar as atenções para o mercado da empresa, é importante ter um nicho específico de atuação. Por exemplo, se a empresa é especializada em roupas, procure um nicho dentro do segmento de vestuário para atuar, como roupas femininas, roupas masculinas, roupas infantis.
Esse ponto é essencial para que você não crie conteúdos que “atirem para todos os lados”. Afinal, para construir uma autoridade online, você precisa se mostrar entendedor do assunto em questão.
E, no final das contas, é quase impossível conseguir entender de tanta coisa ao mesmo. Assim, seu público percebe isso, e passa a querer buscar conteúdos de pessoas que só falem daquele assunto em questão.
Lembre-se: aqui estamos falando de ser especialista, não generalista.
02. Quais as dúvidas do seu cliente?
Esse é um ponto bastante delicado, porquê aqui você não pode pensar como um entendedor do assunto, mas sim como um usuário comum buscando respostas. Ou seja, precisa se colocar no lugar do cliente.
Se sua empresa trabalha com roupas, quais seriam as principais dúvidas dos seus clientes? O que eles querem saber e não encontram conteúdo sobre isso?
Perceba que, nesse caso, estamos falando de dúvidas simples, genuínas e as vezes “bobas” para quem entende. Dessa forma, é por isso que esse ponto é delicado, já que você precisa se desprender de conceitos que acredita ser simples.
Alguns termos, atitudes, ações, são consideradas muito básicas por você e pela sua equipe, mas não pelo seu cliente. Com isso, é válido se colocar no lugar de quem está aprendendo sobre tudo isso.
03. Use um calendário para postagens
Linha editoral está diretamente ligado com um calendário de postagens, com dias e horários definidos anteriormente. Logo, você precisa de uma organização de equipe para seguir o calendário.
O principal objetivo de montar esse calendário é conseguir equilibrar os temas e as categorias dentro do seu blog. Por exemplo, se você percebe que está a 1 semana falando sobre a mesma coisa, por quê não mudar um ou dois posts com outros temas da semana seguinte?
Além disso, seu controle de resultado acaba sendo feito de maneira mais correta, já que todas as postagens estão desenhadas e você consegue acompanhar o resultado direto. Além disso, fica mais fácil ainda de realizar possíveis mudanças.
Por exemplo, se determinada sequência de postagens não rendeu resultados esperados, é hora de inverter as ideias e pensar em outra possibilidade de atuação. Por isso, faça o possível para montar um bom calendário de conteúdo e mais ainda para seguir de forma correta.
Lembre-se que organização é a chave para uma boa linha editorial dentro do seu negócio.
Perigos de não utilizar uma linha de conteúdo
Entendendo as vantagens e principalmente a relevância do uso da linha editorial, saber dos seus riscos é mais intuitivo. Afinal, alguns pontos mais claros são:
- Perda de organização editorial: sem dúvidas o maior dos problemas é simplesmente se perder dentro do conteúdo que está sendo realizado. Por exemplo, atuar com temas muito discrepantes, ou que não conversam entre si.
Esse tipo de desorganização acaba sendo crucial para um grande problema lá na frente, principalmente com seu cliente. Afinal, se a sua empresa se perder nos conteúdos produzidos, fica mais difícil do cliente confiar nos outros serviços realizados.
- Qualquer coisa serve: se você não tem uma linha editorial definida, qualquer assunto que esteja dentro do mercado em questão já vai estar de bom tamanho. Entretanto, nem sempre isso funciona e as vezes é um grande tiro no pé.
Quando você entra em um site para saber mais de determinado assunto, o que se espera é que aquele site em questão tenha outros temas, correlatos. Assim, se você entra em um site que fala de um monte de coisa que não se conversa, o natural é que você passe bem longe na próxima tentativa.
Por isso, apostar em simplesmente abaixar a cabeça e escrever é um tiro no pé da sua própria empresa.
- Perda de resultados: o marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas de captação de leads e principalmente de retenção. Dessa forma, não ter dias definidos, linhas editoriais bem trabalhadas, seu público vai perdendo a confiança.
Além disso, seu cliente acaba perdendo uma divulgação orgânica muito forte, talvez uma das mais importantes no mercado hoje. Ou seja, não ter uma linha editorial pode significar perda de resultados.
Dessa forma, é mais do que nítido a importância de se trabalhar em cima de uma linha editorial, principalmente para um bom trabalho de marketing de conteúdo. Assim, o ideal é ter uma equipe que entenda do assunto e saiba montar exatamente aquilo que seu cliente precisa.
Quando falamos de divulgação, a autoridade por meio de artigos, notícias e conteúdo é um dos pilares mais funcionais e que mais geram resultados.
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Larissa Carvalho é desenvolvedora web na Marketing Para Especialistas, graduanda em Ciência e tecnologia. Apaixonada por séries, música e esporte.