Consultor de marketing digital: conheça a profissão do momento

por | fev 24, 2022 | Estratégia, Você Especialista

Nos últimos anos, as empresas parecem ter acordado de vez para a necessidade de se estabelecer no mercado da internet. Além disso, inciou-se uma corrida pela chamada consultoria de marketing e o consultor de marketing digital.

A verdade é que as empresas precisam de resultados, e resultados positivos. Por isso, é cada vez mais comum lidar com mudanças de gestão, mudança de lideranças e de coordenadores.

Mas será mesmo que a solução vai se resumir a mudança de pessoas? Não seria o caso de uma mudança organizacional? É sobre isso que se trata a profissão de consultor de marketing digital.

No fundo, muitos acreditam já fazer tudo que podem para alavancar as vendas, e se veem perdidos quando questionados o que mais poderia fazer. E é nesse ponto que entra a consultoria e a questão de ter alguém especialista ao lado.

Na verdade, ainda que seus resultados estejam minimamente satisfatórios, como gestor não deve existir acomodação ou pensamentos de comodismo. Dessa forma, você só tende a levar a empresa para índices mais baixos em pouco tempo.

O mercado vai te exigir inovação, e muitas vezes isso vai além de uma promoção legal e um novo produto no estoque. Por isso, o ideal é que exista a cultura de renovação e principalmente de inovação dentro de uma empresa.

E esse tipo de mindset é construído exatamente com consultorias e treinamentos. Por isso é tão importante estar atento a essas mudanças de mercado e ao surgimento desse novo modelo de consultor de marketing digital.

No fundo, uma hora ou outra todas as empresas precisam calcular rota e se colocar novamente no mercado. Assim, contar com a ajuda de profissionais na área pode ser a salvação para muitos problemas pertinentes.

Consultor de marketing digital: conheça a profissão do momento

O que é consultoria de marketing digital?

Em geral, uma consultoria de marketing digital funciona como qualquer outro modelo de consultoria: diagnóstico e plano de ação. E, assim, entender o momento da empresa como um todo.

O primeiro passo na consultoria seria demonstrar, de forma detalhada, todo o atual momento da companhia, principalmente os resultados. Assim, a contratada pode averiguar e chegar em uma análise completa da situação atual da empresa.

A consultoria de marketing digital é responsável por identificar o momento atual da empresa em relação ao digital e oferecer caminhos para atingir resultados melhores. Dessa forma, é aqui que a empresa conhece estratégias digitais, já que hoje em dia tudo se resumo ao mundo digital.

A verdade é que, independente de ser algo funcional ou não, sempre existem pontos a serem melhorados em uma campanha de marketing, e é exatamente a consultoria que vai fazer esse trabalho. Principalmente pela necessidade constante de se reinventar para se manter no auge.

Em resumo, uma consultoria de marketing digital é responsável por determinar os caminhos e as ideias que uma empresa deve seguir na busca por resultados melhores. Além disso, visa também demonstrar possíveis gargalos dentro dos processos já existentes em uma empresa.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, pode consultar nosso artigo inteiro dedicado a consultoria de marketing digital.

O que faz um consultor de marketing digital?

Muitas pessoas tem dúvidas quanto a atuação de consultor, principalmente quem deseja de alguma forma trabalhar na área. Assim, a verdade é que existe um leque de opções para trabalhos como consultor de marketing.

Existem aqueles que trabalham no modelo freelancer, sem ligação direta com nenhuma empresa e apenas para trabalhos pontuais. Normalmente, empresas que contratam esse profissional estão buscando algo mais certeiro, sem espaço para muito tempo de trabalho.

Para quem atua dessa forma, o trabalho acaba sendo algo mais rápido e muitas vezes o tempo para demonstrar resultados é mais curto, principalmente porquê já costuma ser em períodos críticos.

Por outro lado, existe profissionais que atuam com consultoria de marketing digital de forma fixa em uma empresa, já como contratado. Normalmente isso costuma ocorrer em empresas maiores que possuem um cuidado maior com esse ponto.

Nesse caso, o consultor de marketing digital costuma ter mais envolvimento com o negócio e passam mais tempo para gerar um diagnóstico e também sugerir práticas mais certeiras. Além disso, costumam ter um prazo de trabalho melhor definido muitas vezes mais confortável também.

Independente da forma de trabalho, a execução acaba sendo a mesma:

  • Diagnóstico da situação atual da empresa
  • Entendimento de persona, identidade visuall, como as redes funcionam
  • Estabelecimento de campanhas de marketing
  • Criação da estratégia e de todo o planejamento de marketing digital
  • Desenvolvimento de campanhas para criar autoridade online da empresa nas redes

Benefícios de contratar um consultor

Depois de entender exatamente do que se trata uma consultoria de marketing digital e entender também sobre a atuação de um consultor de marketing digital dentro de uma empresa, é hora de destrinchar melhor os benefícios por trás da prática.

Afinal, não adianta só a teoria bonita de estratégias novas gerando resultados incríveis, existe muita coisa além disso. Assim, papel e caneta na mão, anota aí os benefícios que sua empresa teria:

  • Visão externa

Um ponto crucial e fundamental na contratação de um consultor de marketing digital é trazer para a empresa uma visão mais distanciada. Ou seja, alguém não acostumado com a rotina da empresa, que avalia apenas os números e o desempenho real de mercado.

Sendo assim, ao utilizar de profissionais que não possuem nenhuma ligação direta com sua empresa, a análise ocorre de maneira mais técnica e menos pessoal. Dessa forma, fica mais confiável até mesmo o que é falado pelo consultor.

  • Competitividade

Sem dúvidas, traçar estratégias novas de marketing digital e ter uma consultoria de marketing digital hoje é um dos grandes diferenciais competitivos. Isso ocorre principalmente pelo que já citamos aqui, a possibilidade de renovação.

Na consultoria de marketing digital, além de ouvir sobre sua empresa e entender o diagnóstico da mesma, o consultor também traz dados dos principais concorrentes. Com isso, sua empresa pode ter um apanhado geral não só de si, mas do mercado.

Ter e saber usar esse tipo de informação pode criar uma grande base de atuação para a companhia;

  • Trabalhe com especialistas

O óbvio que precisa ser dito: um consultor de marketing digital que atua com consultoria de marketing é um especialista no que faz. Ou seja, ninguém melhor que ele pra saber exatamente os rumos que sua empresa precisa seguir para ter um crescimento razoável.

A ideia aqui não é entregar a chave da sua empresa para o consultor, mas deixar um ambiente de aceitação sobre o que ele pode considerar relevante. Dessa forma, o ideal é entender que se trata de alguém que estuda diariamente para dar cada uma das dicas, e você, mesmo podendo não seguir, precisa confiar no consultor de marketing digital contratado.

  • Investimento

Tendo ligação direta com o tópico anterior, um ponto bastante positivo do consultor de marketing digital é se tratar de investimentos com lucros certos. É claro que não se pode cravar muita coisa quando falamos de internet, mas, nesse caso, algum retorno é sempre esperado.

Por mais que o resultado financeiro não apareça de primeira, alguns pontos já são considerados bastante importantes, como o diagnóstico real da sua empresa. Ou seja, mesmo que a campanha indicada não dê resultados, você já tem toda a base pronta para uma próxima tentativa de criação.

  • Diagnóstico

Sendo o primeiro passo em uma consultoria de marketing digital, o diagnóstico exerce papel muito importante em uma empresa. Até porquê, normalmente não se restringe a uso apenas para aquela situação em específico.

No fundo, os diagnósticos feitos por um consultor de marketing digital acabam servindo para diversos trabalhos futuros, ou até mesmo para um estudo de produtividade.

Consultor de marketing digital: conheça a profissão do momento
Consultor de marketing digital

Agência x consultoria

Agora que você já estabeleceu todos os conceitos em mente, que tal separarmos de vez a atuação de uma agência de marketing digital da atuação de uma consultoria de marketing digital?

De maneira enxuta, uma agência de marketing vai atuar em todas as frentes possíveis para criar uma rede de apoio para sua empresa. Com isso, a equipe costuma ser maior e envolver processos e rotinas maiores também.

Já um consultor de marketing digital, trabalha com uma ação mais específica, mais direta. No caso, pode ser que você contrate um consultor apenas para criar e-mail marketing para sua empresa.

Essa é a principal diferença entre as duas atuações: a quantidade de responsabilidade de cada profissional. Entretanto, não é algo completamente oposto, visto que muitas vezes as agências podem prestar um papel de consultor de marketing digital.

Ou seja, tudo depende muito do que você está buscando para sua empresa e como o trabalho será realizado. Além disso, é importante também saber definir os limites e barreiras de cada atuação.

Se você deseja algo mais focado, talvez uma agência seja o ideal para o seu trabalho. Por outro lado, se seu objetivo é apenas o resultado no final do mês e um trabalho mais aberto, ai o consultor de marketing digital atende melhor a sua empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing digital? Confira nosso blog e saiba mais sobre outros assuntos relacionados a consultor de marketing digital.

Além disso, conheça nosso canal do YouTube e saiba mais sobre dicas, ideias e caminhos para alavancar suas vendas e se tornar referência nos seus negócios. É só clicar na imagem abaixo!

Consultoria de marketing digital: o que é e o que faz um consultor