Como criar conteúdo para redes sociais que atrai?

por | dez 1, 2019 | Conteúdo

Atenção: Esqueça um pouco o que já te disseram sobre como criar conteúdo para redes sociais.

Veja, se chegou até aqui é bem provável que está buscando dicas de como gerar conteúdo para redes sociais e mantê-las atualizadas. Até aí tudo bem.

Mas acontece que manter suas redes sociais atualizadas não é suficiente se você é um pequeno negócio. Estas redes precisa ser mais do que um canal de conteúdo sem estratégia.

Elas devem ser um canal que te ajuda no seu negócio. Ou seja, que aumenta sua visibilidade para que seu potencial cliente te conheça, confie no seu trabalho e dê o próximo passo com você.

É por isso que não basta saber como criar conteúdo para suas redes sociais. Você precisa saber o que criar para cada momento do seu público.

Mas como começar a fazer isso do jeito certo? Esse é o assunto desse artigo.

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criar conteúdo para redes sociais

Como criar conteúdo para redes sociais

Se você não quer criar conteúdo só por criar e realmente deseja ter uma estratégia para tudo o que produzir, tenha em mente que sua maior fonte de conteúdo é o seu CLIENTE!

Nada de conteúdos genéricos ou imagens fofas. Você precisa conhecer bem o seu potencial cliente antes de ser seu cliente. Conhecer suas dores e dificuldades antes de encontrar você. E assim criar conteúdo que se conecta ao momento de vida dele.

Vou te dar um exemplo prático. Aqui na Marketing para Especialistas, eu tenho três públicos-alvo distintos. E um deles ainda está iniciando nos negócios e na fase do “faça você mesmo”. Então quero ajudá-lo a crescer para que depois possa contratar ajuda profissional.

Veja, esse público está com o orçamento restrito e pode ainda ter dificuldades para pagar suas contas. Então investir tempo e dinheiro em qualquer coisa que não trará um retorno breve é muito, muito frustrante.

O que eu falo para esse público para persuadi-lo a investir nos meus serviços de produção de conteúdo? Eu foco nas frustrações de investir e não ter retorno, mostrando que existe um outro caminho para terem o retorno desejado investindo do jeito certo.

Quer saber como conhecer melhor seu público? Então leia o meu artigo 8 perguntas para definir seu público-alvo.

Como gerar conteúdo para redes sociais que atraem, qualificam e convertem?

A resposta é simples: seguindo a estratégia correta.

Veja, conteúdo sem estratégia prepara o cliente para comprar na concorrência. Mas conteúdo com foco em na geração de leads, contatos e vendas faz o cliente deslizar da fase da atração, para a qualificação e conversão sem perceber que está indo cada vez mais fundo no funil de vendas.

A questão é: como fazer isso usando as redes sociais?

Eu tive essa dúvida durante algum tempo. Fiz muita pesquisa e busquei materiais, mas não encontrei nada realmente satisfatório. O que foi bom pois me fez criar meu próprio material (28 tipos de ofertas para se inspirar) e desenvolver alguns cursos.

E o que você precisa saber é que o planejamento de conteúdo para as redes sociais deve variar de negócio para negócio. Afinal, cada empresa é única. Sem falar do público-alvo.

Mas se você não tem como investir tempo ou dinheiro na criação personalizada de conteúdo, pode usar alguns tipos de postagens que serão igualmente eficientes. E é isso que desejo compartilhar nesse artigo: o que postar para os públicos frio, morno e quente.

O que postar para o público frio – fase da visibilidade

O público-frio é aquele que precisa do seu produto ou serviço, mas não sabe. Ele tem os problemas que você resolve, mas não entende que pode resolvê-los com você. Ou seja, que poderia acabar com vários problemas e dificuldades comprando seus produtos ou contratando seus serviços.

Com ele seu objetivo deve ser de é CHAMAR A ATENÇÃO e, assim, começar um relacionamento. Mas o que postar para chamar a atenção? Veja essas dicas:

1) Fale sobre o que está na mente dele. Eu já falei aqui: conheça bem o seu público e vai conhecer suas frustrações e preocupações. Daí é só começar a chamar a atenção falando sobre elas.

2) Use humor e um pouco de sarcasmo. Postagens de humor sempre fazem sucesso. Mas procure fazer algo específico, exclusivo para o seu nicho. Assim o efeito será muito maior.

3) Use inspiração. Alguns assuntos irão conectar mais através de frases inspiradoras de pessoas conhecidas, acrescidas de um comentário seu inteligente e que faz pensar.

4) Use estatísticas numa proposta de gerar curiosidade. Não precisa dar toda a informação, mas apenas destacar alguma que seja relevante para seu público.

5) Não poste se o tema não se conectar ao problema do cliente. Será tempo perdido. Pergunte-se sempre: meu público vai fazer a conexão entre seu problema e a minha solução? Se sim, vá em frente. Se não, trabalhe outro assunto.

O que postar para o público morno – fase da qualificação

Sabe aquela pessoa que comenta na sua postagem “estou passando por isso”, mas a conversa para por aí? Esse é a típica pessoa que está no meio do funil, ou seja, o público morno.

O público morno é aquele que já percebeu que tem um problema, mas ainda não viu necessidade de dar o próximo passo.  A função do conteúdo aqui é aumentar o interesse da pessoa em resolver o problema que ela já percebeu que tem.

Mas o que postar para fazer isso? Veja essas dicas:

1) Faça perguntas. Nossa mente gosta de continuidade, de começo, meio e fim. Quando você faz perguntas fará as pessoas responderem, mesmo sem querer. E, quando ela responde “sim” para si mesma, mais uma semente foi plantada no processo de conscientização sobre o problema / causa / solução.

2) Eduque sobre o problema que você resolve. Mas não é só para falar sobre o problema. Você precisa apresentar as causas e as soluções, inclusive introduzindo a sua e ressaltando, de forma suave, porque ela é melhor que as outras.

3) Use tutorias como “3 dicas, 3 passos, 3 chaves”. As pessoas gostam desse tipo de conteúdo e é uma outra oportunidade para educar. Ou seja, você reforça o problema e as causas, oferece as dicas como solução, mas deixa claro que só as dicas não irão resolver o problema.

O que postar para o público quente – fase da conversão

Esse é o público que todo mundo quer! E, por isso, é o mais caro e difícil de atingir. A não ser que você tenha fisgado a pessoa desde quando ela era só um pequenino público frio…

O público quente é aquele que está buscando resolver o problema. Ele quer comprar ou contratar. E só está avaliando as opções.

Por isso, quanto mais ele te conhece e confia no seu trabalho, melhor suas chances de tê-lo como cliente. Assim, use:

1) Depoimentos. Não tem coisa melhor para gerar desejo do que um cliente falando do seu trabalho ou produto. Simples assim. Por isso, crie incentivos como brindes ou bônus para que seus clientes ofereçam depoimentos com frequência.

2) Cases. Está difícil de conseguir depoimentos? Isso acontece mesmo. Então a solução é contar a história do seu cliente. Mas de uma forma discreta, sem o nome dele. O importante é mostrar que você faz.

3) TBT (throwback Thursday),  hashtag que a gente vê muito às quintas feiras nas redes sociais. Use de forma estratégica, para gerar autoridade. Ou seja, postando fotos em eventos, palestras, atendimentos realizados. Qualquer coisa para gerar mais autoridade e credibilidade.

4) Chamada para ação. Essa não pode faltar. Pode parecer óbvio, mas algumas pessoas não entram em ação porque não sabem o que precisam fazer. Assim, uma postagem com foco em venda ou contato não pode faltar na sua sequência.

Gostou das dicas sobre como criar conteúdo para redes sociais em cada fase do funil? Quer saber mais ou como colocar em prática sem precisar investir horas do seu dia?

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