Os leads são o grande objetivo para qualquer campanha ou ação de marketing digital. Dessa forma, fica impossível não conhecer um pouco mais sobre ferramentas como o Facebook Lead Ads.
Utilizando de informação, o Facebook Lead Ads trouxe uma facilidade incrível para campanhas de mídia paga. Assim, temos um formulário com informações preenchidas de maneira automática.
Sim, é isso mesmo. Quer saber mais sobre como isso funciona? Então segue o artigo, que vamos falar tudo sobre o tema.
O que é o Facebook Lead Ads?
O Facebook Lead Ads é, basicamente, uma forma física que o Facebook criou para usufruir da sua principal arma: informações. Afinal, estamos falando de uma das maiores empresas do planeta, e uma das maiores redes sociais há anos.
Se parar para pensar, em uma campanha tradicional, sempre existem aqueles formulários gigantescos com campos de perder de vista. Entretanto, a maioria das pessoas desistem dele antes mesmo de terminar.
E o motivo está exatamente nessa extensão, que acaba deixando o formulário pesado e cansativo. Pensando nisso, o Facebook decidiu usar as milhares de informações que possui em sua base, e criar o Facebook Lead Ads.
O funcionamento é muito simples. No início segue o roteiro padrão de anúncios na plataforma, com imagens espalhadas pela rede e uma espécie de landing page como nova aba. Entretanto, a grande diferença está exatamente nessa aba aberta.
O que deveria ser uma infinidade de campos cansativos que demandariam uns bons minutos, acaba sendo um formulário já preenchido automaticamente. Ou seja, as informações que você já possui no Facebook serão usadas para preencher os formulários.
Caso determinada empresa solicite o telefone, e você possua o telefone cadastrado na rede, o Facebook Lead Ads vai trazer esse telefone para o formulário, de maneira automática.
Dessa forma, o usuário consegue uma grande facilidade no preenchimento do formulário, garantindo agilidade. Na verdade, com esse tipo de facilitador, é ainda mais provável que o usuário simplesmente clique no botão de compra diretamente, graças a esse motivador.
Já que, muitas vezes, na metade do formulário o possível que o cliente já desistiu de comprar, apenas para evitar essa dor de cabeça.
Como funciona e como criar campanhas?
Para mostrar como é simples a criação de uma campanha no Facebook Lead Ads, basta acompanhar o nosso passo a passo abaixo, com os principais pontos de atenção.
- Abrindo o editor, logo na primeira página é possível perceber um botão “criar nova campanha” no canto superior esquerdo.
- Nome para a campanha.
- Caminhe até a opção “geração de cadastros”.
- Crie um formulário novo no botão “criar formulário de cadastro”.
- Nome ao formulário e escolha do idioma.
- Editar IDs: função para conseguir parametrizar os campos de um formulário e integrar com outros sistemas conhecidos.
- Cartão de contexto: local onde é apresentado ao usuário tudo sobre o que está sendo ofertado para ele, seja produto ou serviço. Nesse caso, já é hora de pensar no CTA.
- Criação dos campos do formulário.
- Caso o objetivo seja integrar com ferramentas como RD Station Marketing, o ideal é criar os campos com os mesmos nomes usados no sistema.
Posteriormente, basta incluir a política de privacidade do seu site diretamente na aba “vincular URL”. Com isso, já pode ser realizada a parametrização com a RD.
Utilizando os dados
Para tirar informações do Facebook Lead Ads, você pode optar por usar o gerenciador de negócios, entrando na página que o anúncio foi publicado. Com isso, é preciso buscar as opções de formulários de anúncios de cadastro e, depois, fazer o download.
Entretanto, existe uma operação mais simplificada, usando o “power editor”. Para isso, basta ir até o anúncio e procurar por “desempenho”. Assim, clicando em “resultados” e depois “leads”, é possível retirar todos os dados de um período estipulado.
Dessa forma, tudo vai depender da sua necessidade no momento. Pois, de maneira geral, se o objetivo for extrair tudo para a RD, o primeiro procedimento é o mais indicado.
Quais as vantagens de uso?
Usar o Facebook Lead Ads traz algumas vantagens de integrações, ganhos de canais de vendas, melhorias na captação, entre outros. Mesmo assim, algumas outras vantagens também são perceptíveis no dia a dia.
Personalização
A grande palavra do marketing digital é, sem dúvidas, personalização e como você e sua empresa podem se adaptar a ela. Nesse caso, estamos falando de personalizar campos dos formulários enviados aos clientes, buscando respostas mais próximas do que se espera.
Com o Facebook Lead Ads, essa personalização fica muito próxima à realizada nas landing pages, quando se coloca nos campos apenas as informações relevantes de serem coletadas. Ou seja, sua coleta de dados fica mais direcionada e otimizada.
Coleta e análise de dados
Uma das maiores vantagens do Facebook Lead Ads é a facilidade que se pode coletar dados e, principalmente, a qualidade. Hoje em dia, existe uma certa inconsistência na apuração de dados por parte dos outros softwares utilizados.
Já com o Lead Ads, você consegue ter uma garantia a mais que os dados ali coletados são dados que vão contribuir para o seu negócio. Isso gera uma segurança extra.
3 dicas fundamentais
É claro que existe uma imensidão quando o assunto é saber como usar o Facebook Lead Ads. Entretanto, existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo.
1. Invista na campanha
Para ter um bom desempenho no Facebook Lead Ads, a palavra-chave é objetivo. Isso mesmo, foco.
Formulários gigantes em nada vão ajudar nesse momento, já que o foco da ferramente é exatamente dar essas respostas de maneira automática. Ou seja, quanto menos campos, melhor e mais otimizado é.
Por isso, invista forte na campanha para garantir que seu lead vá chegar até o formulário e enviá-lo. Além disso, nada de criar um cenário onde o potencial cliente vá precisar passar um bom tempo até finalizar.
2. Teste é amigo do sucesso
Uma grande vantagem do Lead Ads está na possibilidade de acompanhamento em tempo real de como está o andamento da sua campanha. Com isso, o recomendado é que se crie uma base com esses resultados, avalie e corrija possíveis erros.
Além disso, mesmo com essa funcionalidade, o ideal é que a empresa realize testes próprios constantemente, para identificar gaps. Afinal, é extremamente comum que uma pergunta pensada anteriormente acabe se demonstrando pouco efetiva.
Dessa forma, cabe à empresa identificar esses pontos de melhoria e reformular as perguntas, para otimizar a campanha.
Em geral, os testes são parte importante de todo esse processo, principalmente para garantir que quem responda seu formulário de fato são pessoas que integram seu público-alvo.
Nesse sentido, cada etapa deve estar constantemente ser validada e pensada para melhoria.
Então, gostou do nosso conteúdo sobre o Facebook Lead Ads? Quer saber mais sobre outras estratégias do mercado digital? Conheça nosso blog e nosso canal do YouTube com dicas e insights para alavancar suas vendas.
Larissa Carvalho é desenvolvedora web na Marketing Para Especialistas, graduanda em Ciência e tecnologia. Apaixonada por séries, música e esporte.