Descubra como ter mais resultados através da internet através do marketing digital para terapeutas

Eu sei que você investiu, estudou, se desenvolveu e hoje deseja ajudar mais e mais pessoas através do seu conhecimento e técnicas. Porém, é muito provável que você tenha dúvidas do que fazer e como começar.

Mas o importante é já saber que precisa entender mais sobre o marketing digital para terapeutas. A verdade é que, não importa se você é terapeuta holístico, integrativo ou sistêmico.

Porque hoje o melhor caminho para um terapeuta construir sua autoridade e atrair clientes é através de uma estratégia consistente de marketing digital.

Em resumo, saber onde você está hoje na internet, onde quer chegar e o que fazer, dia após dia, para alcançar seus objetivos no online.

E para começar nesse caminho, neste artigo vou compartilhar 4 dicas direto do front da Marketing para definir sua estratégia de marketing digital com sucesso. Assim, colocando em prática as dicas abaixo, sua capacidade de aquisição pela internet aumenta exponencialmente.

Afinal, dentro de um mercado competitivo, muitas vezes a capacidade de criação online é um grande diferencial, principalmente com consumidores cada vez mais exigentes. Por conta disso, preparamos nesse artigo as 4 principais dicas para marketing digital para terapeutas.

No fim, você vai ser capaz de criar e se posicionar de maneira sólida, garantindo uma boa base de conteúdo para que seus clientes cheguem até você.

As dificuldades no marketing digital para terapeutas

Quando falamos de estratégias de marketing para psicólogos ou terapeutas, é natural que se estabeleçam algumas dificuldades de mercado. Primeiramente, por estar lidando diretamente com pessoas e sua saúde mental.

É sempre mais difícil fazer que seus usuários entendam a necessidade de cuidado pessoal e principalmente mental. Dessa forma, o marketing digital para terapeutas não se torna uma tarefa fácil.

Por conta disso, para que seu serviço seja visto e consequentemente procurado, uma série de estratégias podem ser usadas para facilitar o caminho entre aquisição do lead e a concretização da venda. Na verdade, é um pouco de Omnichannel misturado a uma boa estratégia de SEO técnico.

Outra grande dificuldade do marketing digital para terapeutas é a constante solicitação de descontos ou abatimentos de valor como forma de condição para realizar a aquisição do serviço. Entretanto, atrelando as dicas de marketing abaixo com um bom trabalho de marketing de conteúdo, seu serviço deve ser visto por pessoas mais próximas da concretização.

Dessa forma, confira abaixo nossas quatro dicas fundamentais de marketing digitais para terapeutas.

 1) Tenha uma estratégia de funil de vendas

Muito se engana quem acha que basta as pessoas te encontrarem online para contratarem os serviços que você oferece.

Existe todo um caminho que essas pessoas percorrem, desde o momento que elas descobrem que você existe até o momento da compra. Esse caminho é chamado “jornada do cliente”.

Para fazer que o maior número possível de pessoas que te encontram se tornem seus consultantes usamos uma ferramenta chamada “funil de vendas”. O funil de vendas tem como objetivo mapear os passos da jornada de compra.

Ele, normalmente, é dividido em três etapas: topo, meio e fundo de funil.

No topo de funil estão as pessoas que acabaram de descobrir o seu negócio e não tem certeza se precisam do seu serviço. Eles são chamados “visitantes”.

No meio do funil estão aquelas pessoas que já descobriram que precisam do seu serviço. Nesse momento, elas estão avaliando o que você e outros terapeutas oferecem e tentando descobrir se você é a opção correta. Eles são chamados “leads”.

Por último, no fundo do funil, estão aquelas pessoas que já se tornaram seus clientes ou consultantes.

O funil de vendas funciona de forma diferente para cada negócio. Por isso, é preciso criar um específico para você.

Mas tenha certeza de que fazendo isso e trabalhando os tipos certos de conteúdo para cada etapa, você garante que um número muito maior de pessoas vai passar a contratar os seus serviços.

2) Conheça sua persona

Além de entender a jornada do cliente, também é preciso conhecer sua persona. O conceito de persona é parecido com o de público-alvo. Com a diferença que a persona é algo muito mais específico.

A persona deve ter um nome, idade, profissão, renda mensal, problemas enfrentados diariamente, objetivos, metas, etc.

Pois, quando você tem tudo isso em mente, fica muito mais fácil saber como usar todas as estratégias de marketing digital para terapeutas de forma consistente e efetiva. Tudo é criado pensando na sua persona.

Se você já tem seu negócio há algum tempo e tiver dados suficientes recolhidos é assim que você deve definir sua persona. Com o passar do tempo, sua persona pode ser modificada e adaptada de acordo com as suas necessidades.

Entender a persona, dentro do marketing digital para terapeutas é um dos pontos mais delicados, exatamente por essa constante mudança no seu público-alvo. Por isso, nem sempre a estratégia que funcionava anteriormente vai funcionar agora, por melhor que pareça ser.

No fim, sua persona sempre pode mudar e estabelecer novas necessidades para contratação de um serviço específico. Dessa forma, estude sempre para aplicar as técnicas de forma constante, na mesma proporção que ocorrerão mudanças de mercado para sua atuação.

3) Seja pessoal

A terceira é ser pessoal. Na internet, isso é muito importante! Quando você escreve um artigo para blog ou um post para as redes sociais, você não está escrevendo para milhares de pessoas.

Você está escrevendo para uma pessoa: a sua persona, seu cliente ideal. As pessoas não querem ter a ideia que são apenas mais um cliente, apenas mais um leitor, apenas mais um seguidor, etc. Elas querem ser vistas em sua individualidade.

Por isso, quando você escreve um artigo para o blog falando de um para um, isso faz toda a diferença! O seu cliente em potencial entende que ele é importante para você. Mais do que isso, você vai sempre dar toda a atenção necessária a ele.

Fazer um bom marketing digital para terapeutas envolve humanização, proximidade com o cliente e principalmente estabelecer confiança. Lembre-se: seu cliente não quer terapia, ele quer solução de problemas.

E por mais que saibamos que no fim é o mesmo, para ele, não chega nem perto. Por isso, seja o mais empático possível na abordagem, garantindo um bom retorno para ambas as partes.

Por fim, estabelecer uma relação pessoal também ajuda o cliente a entender exatamente seu trabalho e o que você pode fazer para ajudá-lo.

4) Relacionamento primeiro, venda depois

Na sua estratégia de marketing digital para terapeutas é preciso entender que o relacionamento e a confiança são as bases de toda venda.

Por isso, é muito importante trabalhar esses dois aspectos. O que pode ser feito de muitas formas, por exemplo, através de um blog, das redes sociais, do e-mail, etc.

Mas é preciso tomar cuidado. Como eu disse acima, o ideal é que você trate as pessoas de forma pessoal, ou seja, de um para um. Você deve criar um relacionamento com essas pessoas. O marketing digital para terapeutas se trata de aproximação.

Entretanto, é preciso gerar confiança. Porque se as pessoas não confiarem em você, você não irá vender seus serviços para elas.

Por isso, a chave é encontrar o equilíbrio entre esses dois fatores e aprender a criar um relacionamento e tratar as pessoas de forma pessoal. Entretanto, não esquecer de se mostrar como alguém que entende do assunto e em quem, portanto, se pode confiar.

Marketing Digital Para Terapeutas De Sucesso

Acima você conferiu quatro dicas de marketing digital para terapeutas que vão te ajudar a ter melhores resultados através do marketing digital para terapeutas. Dessa forma, você já começa a ter base teórica para se colocar no mercado.

Aplique esses passos para criar uma estratégia consistente de marketing para o seu negócio de terapeuta. Além disso, com as dicas acima, além de você se consolidar no marketing digital para terapeutas, você consegue criar uma autoridade online para ampliar seus negócios.

Você tem um aumento no número de clientes e se estabelece como um perfil de referência online. Com o tempo, o marketing de referência estará cada vez mais presente no seu negócio.

E conte conosco para te ajudar nessa jornada! Já atendemos dezenas de terapeutas em quatro anos de mercado, além de estarmos na primeira página das buscas para “marketing para terapeutas”.

Você vai entender que o marketing digital para terapeutas não é algo difícil, apenas exige constância e muito trabalho. Com essa metodologia já ajudamos diversos clientes ao longo do tempo a finalmente ter seu espaço no mercado e esforço reconhecidos.

Saiba mais aqui e conheça nosso canal do YouTube para saber mais sobre o marketing digital para terapeutas, além de conhecer insights para alavancar suas vendas na internet.

4 dicas de marketing digital para terapeutas