A tendência que alinha físico com digital, ou figital, está em alta e promete ser a realidade no futuro dos negócios.
Com o marketing digital ganhando cada vez mais espaço, a presença virtual das empresas precisa ser recorrente. Não é nenhum exagero afirmar que a empresa que não se adaptar à mudança está com os seus dias contados.
E é por esse motivo que surge o termo figital. Parece estranho no primeiro momento, mas explicaremos mais sobre o conceito no decorrer do artigo. Conheça abaixo o que é o figital e como se adaptar a esse cenário.
O que é e como se adaptar ao figital
O figital é um termo que diz respeito às mudanças relacionadas ao contato da sua empresa com o seu possível cliente com a possibilidade de operações híbridas. De forma simplificada mistura o ambiente físico com o virtual.
Essa tendência surge das práticas omnichannel, que garantem que as empresas facilitem a comunicação com o cliente marcando presença em várias plataformas. Dessa forma, a comunicação é estreitada por múltiplos canais para melhorar a experiência do usuário.
Vamos dar um exemplo para o conceito ficar ainda mais claro para você.
Uma prática comum atualmente é oferecer para o cliente a possibilidade de fazer compras online e ele poder fazer a retirada na loja. Isso faz com que sejam mescladas técnicas de vendas do mundo virtual e técnicas de vendas da loja física, integrando os dois espaços da empresa.
É nisso que se baseia o figital, e por isso é uma tendência em crescimento que deve ser aproveitada pela sua empresa.
Como fazer a adaptação para o figital?
Como o figital mistura o físico com o digital, é possível adotar estratégias que podem auxiliar com que a sua empresa faça a adesão da tendência.
1. Chatbots
Adotar um chat de atendimento pode aumentar o engajamento do seu cliente e facilitar a interação dele com a empresa.
Se a pessoa tem uma dúvida objetiva, o chatbot pode agilizar a interação e fazer com que o cliente se sinta bem atendido porque sua dúvida foi sanada rapidamente.
2. Implemente o sistema: compre online e retire na loja
Essa técnica auxilia as empresas a integrarem seus canais de comunicação e vendas virtuais com todo o sistema da empresa física. Os benefícios são variados, mas iremos listar três:
- a sua empresa alinha o virtual com o físico, adotando a mesma visão para os clientes;
- o benefício de não pagar frete para receber o produto é atrativa para as pessoas;
- traz comodidade para os clientes que querem praticidade no momento de efetivar a compra.
3. Aposte na criação de conteúdo
Se você quer que sua empresa tenha presença online é necessário criar conteúdo. Porém, não é qualquer coisa que pode ser colocada nas redes sociais, sites e os canais de comunicação que sua empresa possui.
A primeira coisa a se fazer é traçar um planejamento estratégico eficiente que abarque a linha editorial da sua marca, sua visão, missão, valores e o seu objetivo com as campanhas de marketing.
Isso tudo irá gerar o reconhecimento do seu público-alvo e fazer com que os clientes consigam visualizar sua marca como uma só, sem diferenças entre o estabelecimento físico e os canais digitais.
Sua empresa está preparada?
Preparar a sua empresa para essas novas mudanças são o ponto-chave para ela crescer ainda mais e ter um maior desenvolvimento.
Apostar no digital e fazer a sua integração com o modelo tradicional de negócios, como o físico, é um passo fundamental para aumentar as chances da sua empresa ser vista e de fidelizar mais clientes.
E conte conosco para te ajudar nessa jornada! Somos especialistas em Conteúdo e Performance. E já geramos mais de 90 mil leads em contatos nos últimos 4 anos.
Fale agora com nossa equipe! Estamos à disposição para te mostrar o passo a passo para você ter RESULTADOS através da internet. Além disso, conheça nosso canal do YouTube e confira as dicas e sugestões para alavancar suas vendas. Te aguardo lá!
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.