O Google Ads é a plataforma mais importante e mais usada hoje em dia para postagem de anúncios online, criada e mantida pela própria Google. Assim, se tornou uma das ferramentas indispensáveis para um trabalho de marketing online, e por isso é nossa protagonista do episódio de hoje.
Criar anúncios online é uma estratégia antiga das campanhas de mídias pagas, principalmente para anúncios em plataformas como o YouTube. Dessa forma, entender como fazer e quando fazer pode ser um grande diferencial competitivo.
Isso se explica principalmente pelos constantes gargalos que encontramos em estratégias pagas por ai, como uma infinidade de anúncios irrelevantes ou sem tanta ligação com o público. Dessa forma, a estratégia que deveria ser funcional acaba sendo um tiro no pé para boa parte das empresas.
Um ponto importante de se esclarecer é que ferramentas como o Google Ads servem exatamente para gerenciar qualquer modelo de anúncio que sua empresa se proponha a realizar. Por exemplo, colocar um vídeo curto de anúncio no meio de um vídeo no YouTube ou um stories patrocinados no instagram.
Devido a essa imensidão de possibilidades existentes, gerenciar todos no método convencional de papel e caneta se torna inviável. Além disso, pode acabar gerando uma perda de informações importantes durante o processo, ou um entendimento equivocado por conta da quantidade gigantesca de dados e números envolvidos.
Sendo assim, conhecer e saber gerenciar esse modelo de plataforma pode gerar uma redução de custos e de tempo da sua equipe. Assim, vamos destrinchar e saber mais sobre o que é e como usar o Google Ads.
Ah, e não se esqueça que por aqui já falamos de diversas outras ferramentas, como o Google Search Console no nosso primeiro episódio. Além disso, também já falamos do Google Analytics e SemRush.
O que é o Google Ads?
O Google Ads nasceu como Google AdWords a alguns anos atrás, criado pela Google para ser uma ferramenta essencial de anúncios na internet, mudando de nome em 2018. Para tanto, a principal plataforma de anúncio seria, claro, a própria Google.
Mas, de maneira geral, podemos entender o Google Ads como a plataforma de divulgação e gerenciamento de anúncios com intuito de divulgar produtos e serviços. Além disso, se destaca pela eficiência de uso, já que toda sua logística é bastante rápida.
A plataforma, de acordo com o estúdio da Statista, gerou só em 2019 mais de 130 bilhões de dólares em publicidade, diretamente pelos anúncios gerenciados. Ou seja, não é uma plataforma que deva ser deixada de lado.
Assim, a grande arma do Google Ads é a precisão de lançamento de um anúncio para determinado público. Dessa forma, você consegue garantir que seu público-alvo vá ver aquele anúncio no melhor momento possível.
Essa é uma vantagem importante principalmente para evitar aqueles números gigantescos de telespectadores que no fundo nem interagem com seu negócio. Por isso, aqui estamos falando de possíveis leads qualificados.
A Google buscou garantir, de todas as formas, que a plataforma funcionasse de maneira automatizada voltada ao estudo de palavras-chave. Ou seja, quando determinado usuário buscar uma palavra, seu anúncio será exibido de maneira certeira.
A plataforma cresceu tanto por si só que hoje corresponde a maior parte da fonte de renda da Google hoje.
Tipos de anúncio na plataforma
Atualmente, a Google determina que o Google Ads apresente anúncios de 4 maneiras diferentes: na própria busca, no display montado pela Google, no YouTube e em aplicativos. Dessa forma, acaba diversificando a atuação e aumentando o alcance possível.
Para entender melhor cada um deles, vamos repassar um a um e puxar as principais características envolvidas em cada tipo de anúncio.
YouTube
Talvez, o YouTube seja a plataforma mais visível da atuação do Google Ads, já que é impossível você nunca ter visto anúncios antes ou durante a reprodução dos vídeos. Assim, acabou virando uma das principais formas de divulgação.
O anúncio no YouTube funciona de maneira simples, você primeiro faz uma segmentação dentro do número de usuários da plataforma, para quem deseja enviar o anúncio. Afinal, estamos falando de uma rede que atualmente apresenta mais de um bilhão de usuários ativos.
Feita a segmentação, basta apostar no vídeo escolhido e acompanhar as conversões. Além disso, esse ponto de conversões é outro fator determinante, já que é a partir disso que é montada a sua nota fiscal com a Google.
Aplicativos
Voltada diretamente para o público mais focado na área de games e aplicativos, o Google Ads trabalha diretamente com o anúncio em plataformas. Assim, para quem possui um serviço ou produto voltado a essa área, é sem dúvidas uma das melhores opções.
Além disso, o mercado de games cresce exponencialmente e, se souber aproveitar, sua empresa pode ter uma grande rede de divulgação por meio dessas plataformas e aplicativos, Nesse caso, o Google Ads ajuda nesse gerenciamento de mídias.
Buscador do Google
O mais tradicional entre todos os tipos é também o mais óbvio deles. Afinal, se o Google cria uma ferramenta como o Google Ads, onde seria melhor para divulgar e manter as coisas “em casa” do que a própria Google?
Pensando nisso, o Ads é usado diariamente para a criação de anúncios dentro da SERP. Ou seja, são aqueles links que apresentam, ao lado, a palavra anúncio.
Esse modelo é extremamente rentável, principalmente pela não necessidade de pagamento direto e recorrente. Pois, assim como em outras ferramentas, aqui o anunciante só paga quando alguém de fato clica no seu link gerado.
Ou seja, se ninguém clicar direto no link, mas abrir o seu site direto na busca, você ganha novos usuários sem pagar absolutamente nada por isso.
Displays do Google
O display do Google é uma junção de sites, blogs e portais na rede que mostram dentro dos seus sites anúncios das empresas contratantes. Ou seja, são aqueles anúncios de outras lojas que você percebe ao entrar em sites distintos.
Apesar de ser mais difícil de ser controlado, o display do Google é que mais gera amplitude dentro do Google Ads. Já que, hoje em dia, mais de 2 milhões de sites recebem os anúncios enviados por essa rede.
Um exemplo claro e que as pessoas não percebem se tratar do Google Ads é a presença de anúncio nas caixas de email como Gmail, por exemplo. Aqueles anúncios ao redor da caixa também são obra do Google Ads.
Quais os benefícios de usar o Google Ads
Entender o funcionamento e as estratégias presentes é primordial para o uso de qualquer ferramenta. Entretanto, conhecer os benefícios também se torna essencial para saber quando e como usar.
Alcance
O maior benefício, sem sombra de dúvidas, é o alcance gigantesco que o Google Ads possui exatamente por ser vinculado ao Google. Afinal, estamos falando do maior buscador da internet.
Por conta disso, ter os anúncios vinculados ao Google Ads é essencial para gerar uma grande rede de alcance do seu projeto, serviço ou produto.
Público-alvo
O Google Ads trabalha com a premissa forte de palavras-chave, ou seja, segmentação. Assim, será sempre oferecido ao público mais qualificado para realizar qualquer conversão dentro do seu post.
Outro ponto interessante é que existe ainda o trabalho de programação dos disparos de anúncio, com data e hora também pensados no seu público. Por exemplo, se seu público for mais velho, os anúncios devem ser rodados durante o dia.
Entretanto, se for um público mais jovem, a noite também pode ser altamente rentável.
Custos
O principal motivador da plataforma é o lado financeiro da empresa no meio de toda essa estratégia de mídias. Já que, de maneira geral, os valores são bastante razoáveis e a capacidade de gerenciamento desse lado financeiro é muito atrativo.
Por exemplo, sua empresa consegue ter um controle total de gastos mensais ou semanais na plataforma. Além disso, existem algumas políticas interessantes, como a possibilidade de só ter cobranças quando seu anúncio gerar conversão.
Ou seja, todos os valores de custos por clique, custos por cliente, custos por aquisição, são mais transparentes por aqui. Dessa forma, usar o Google Ads pode acabar sendo a melhor opção para evitar custos desnecessários.
Assim, você pouca tempo, dinheiro e desgaste da equipe nesse tipo de tratativa.
Como fazer e quais as estratégias
O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é a segmentação e delimitação do público-alvo. Assim, se você ainda não realizou esse processo de levantamento, nem adianta começar por aqui.
Outro ponto muito importante é a escolha pelo tipo de anúncio vai ser usado dentro do Google Ads, dadas as possibilidades. Em geral, essa decisão é importante principalmente para evitar investimentos em áreas que não seriam tão boas.
Em conjunto aos pontos citados anterioemnte, temos ainda a parte gráfica dos anúncios, correspondendo as artes que precisam ser realizadas. Nesse caso, tenha bastante cuidado com questões de copy e design, para gerar um efeito esperado no usuário.
Então, gostou do nosso conteúdo? Você pode conhecer mais sobre ferramentas do marketing acessando os primeiros episódios da série. Além disso, conheça nosso canal do youTube com dicas, sugestões e ideias para alavancar suas vendas no marketing digital.
Larissa Carvalho é desenvolvedora web na Marketing Para Especialistas, graduanda em Ciência e tecnologia. Apaixonada por séries, música e esporte.