Google Analytics: ferramentas essenciais para o marketing #EP02

por | mar 4, 2022 | Ferramentas

No primeiro episódio da nossa série de ferramentas essenciais, falamos sobre o Google Search Console e como ele é essencial para sua análise de buscas no google. Sendo assim, não dá para seguir nos próximos episódios antes de falar do seu principal parceiro e alicerce: o Google Analytics.

Oferecido de maneira gratuita pelo Google, o Analytics é hoje a principal fonte de dados sobre um site na internet. Além disso, é daqui que se tira quase todas as análises possíveis do seu negócio online.

A sua importância e necessidade é indiscutível, mas qual será a melhor forma de uso e como aproveitar tudo que a ferramenta dispõe?

É sobre isso que vamos falar no episódio de hoje sobre as ferramentas indispensáveis para o crescimento do seu negócio. E então, tudo pronto para uma verdadeira imersão no lado digital da sua empresa?

O Google Analytics é essencial para o seu negócio, e entender um pouco mais sobre ele é primordial para quem busca uma análise de dados consistente. Por isso, é hora de destrinchar mais um pilar de informações do Google.

Te espero lá embaixo, depois das muitas métricas por aí para cercar tudo que envolve a ferramenta.

O que é o Google Analytics?

Principal ferramenta de monitoramento de tráfego hoje em dia, o Google Analytics é oferecido gratuitamente pelo Google. Assim, a grande especialidade da ferramenta é a análise e relatório de comportamento.

O GA, como é popularmente conhecido, tem como principal objetivo fornecer dados e métricas essenciais para tomada de decisões dentro de uma empresa. Nesse caso, não só quantas pessoas estiveram no seu site, mas quanto tempo ficaram ou por qual dispositivo o acessaram.

Sendo assim, podemos entender o Google Analytics como a ferramenta usada principalmente para gestão de tráfego e desempenho de campanhas. Por isso, é essencial para controle do seu negócio.

Cada ano que passa, a Google parece investir ainda mais na ferramenta, e recentemente chegou o Analytics 4, com novas funcionalidades e integrações. Ou seja, mesmo sendo uma ferramenta de uso gratuito, é constantemente atualizada e mantida de perto pela gigante mundial.

O Analytics é capaz de gerar aquilo de mais importante hoje em dia: informação e dados precisos sobre seus clientes. Afinal, como melhorar performance sem saber para quem você está performando?

É quase um problema de lógica com uma pergunta fácil de ser respondida. Se você pretende montar estratégias de marketing digital para campanhas determinadas, como fazer isso sem saber qual o seu público?

Por exemplo, se seu público é predominantemente masculino, qual o sentido de fazer uma campanha voltada para mulheres? É para isso que serve o Google Analytics: te dar os dados necessários para ter um norte de atuação.

5 motivos para usar o GA

Depois de entender do que se trata o Analytics, saber sua importância e os motivos para uso acabam sendo de pensamento natural. Entretanto, é sempre bom elencar cada um deles.

O ponto principal é entender aqui as facilidades que o uso da ferramenta pode trazer, principalmente no quesito disposição de dados. Já que, de maneira geral, a disposição dos dados é a principal vantagem da ferramenta, mas a forma como o mesmo é analisado é que vai determinar sua eficiência ou não.

Por isso, entender as motivações de cada aba do Google Analytics ajuda a estruturar o melhor modelo de relatório e recebimento de dados. Sendo assim, vamos fala do 5 principais pontos.

Horário de ações

Vamos começar pela vantagem menos óbvia no uso do Analytics: saber quais as melhores horas do dia para realizar uma ação de marketing. Nesse caso, estamos falando da métrica que mostra os horários que os usuários acessaram seu site.

Ou seja, você vai poder saber se seu site recebe mais visitantes durante o dia, tarde ou noite, além de saber exatamente esses horários. Dessa forma, essa informação pode ser bastante valiosa para poupar tempo e dinheiro.

Além disso, um grande motivador dessa métrica é saber por exemplo quais horários podem ser interessantes para soltar condições exclusivas ou vantagens diferenciadas. Dessa forma, cabe a você decidir qual a melhor forma de usar essa informação.

Interações e comportamento

Outra métrica bastante importante nesse meio é a interação dos usuários com o seu site. Por exemplo, quais as páginas mais acessadas? Quais os banners mais clicados?

Essas informações são essenciais para saber sobre a usabilidade do seu site e como seu cliente se movimento por ali. Assim, você consegue saber ainda quanto tempo o usuário fica no site, podendo usar isso para saber onde melhorar e o que incrementar no site.

O comportamento é fundamental para saber se seu site está, de fato, sendo efetivo para a função exercida. E o exemplo é bastante simples: se você pretende colocar um banner no meio de uma página do site, faz mais sentido colocar em uma página muito movimentada ou em uma página que quase não tem navegações.

Métricas de rejeição

Apesar de ser algo bastante negativo, a informação sobre a taxa de rejeição do seu site é uma das principais e mais importantes. Afinal, estamos falando da informação de quantas pessoas não passam um tempo mínimo no seu site.

Sabendo disso, diversas atitudes podem ser tomadas, como:

  • Reestruturação do site
  • Criação de CTA de impacto para permanência
  • Investimento em conteúdo para gerar mais aproximação com o público
  • Otimização e carregamento do site

As taxas de rejeição são fundamentais para evitar possíveis prejuízos no futuro pela falta de atenção nas páginas críticas do site. Por isso, o ideal é usar dessa métrica para suprir gargalos de estratégia.

Dispositivos acessados

Uma métrica curiosa disponibilizada pelo Google Analytics é a de qual dispositivo foi usado para acessar seu site. E esse modelo de métrica pode ser usado principalmente para buscar otimização nos dois setores.

Por exemplo, se seu acesso maior for realizado por dispositivos móveis, você pode ter duas ações principais:

  1. Investir no dispositivo móvel e aumentar o uso dos clientes
  2. Optar por realizar campanhas exclusivas para uso em computadores, com objetivo de subir os acessos pela plataforma

A métrica de dispositivo também é usada para garantir que seu site está sendo de bom uso em ambos os aparelhos. Com isso, talvez seja hora de falar com sua equipe de tecnologia da informação.

No mais, basta entender as páginas que menos tem tempo de sessão e investigar os motivos envolvidos.

Táticas de aquisição de clientes

Sem sombra de dúvidas um dos dados mais importantes é a métrica de aquisição de clientes, responsável por contabilizar o canal de vendas principal da sua empresa. Além disso, você pode ser capaz de identificar alguns gargalos no seu planejamento de marketing.

O Google Analytics vai identificar quantos clientes vieram de cada canal cadastrado, como por exemplo:

  • Mídias sociais
  • Campanha paga
  • Orgânico

Com esses dados em mãos, você será capaz de perceber, por exemplo, se está colocando dinheiro em um canal que não te dá retorno. Da mesma forma, você pode descobrir um canal promissor de investimento, por já ter um tráfego naturalmente muito positivo.

Relatórios no Google Analytics

O Google Analytics é conhecido primeiramente pela sua capacidade de concentrar dados em uma mesma dashboard. Além disso, os relatórios gerados são extremamente usuais e essenciais para uma boa gestão.

Entretanto, a criação e uso de relatórios depende da sua seleção de métricas e dados que mais interessem a sua empresa. Com isso, você pode ter relatórios mais personalizados.

Os principais relatórios do Google Analytics dizem respeito as:

  • Visitas
  • Tráfego
  • Redes sociais
  • Páginas por sessões

No mais, a melhor maneira de usufruir dos dados do Analytics é usando a própria dashboard que a ferramenta disponibiliza. Ou seja, usar as abas e menus para navegar pelas métricas levantadas.

Outro ponto bastante importante na hora da criação de métricas ou definição de dados para visualização é a utilização dos filtros. Hoje em dia, o Google Analytics disponibiliza duas possibilidades principais: predefinidos ou customizáveis.

Uso dos filtros

São diversas as possibilidades de filtros de uso nas dashboards do Google Analytics. Por isso, o mais importante aqui é entender os motivos para usar.

Um dos principais filtros é o de restrição de IPs, para serem retirados da lista de dados. Por exemplo, tirar os IPs de integrantes da sua equipe ajuda o Google Analytics a ignorar as métricas vindos desse IP.

A vantagem disso é, claramente, evitar que a ferramenta contabilize uma visita de alguém de dentro da empresa como sendo de um possível novo cliente. Dessa forma, você mantém os dados sem interferência interna.

Com isso, você consegue ter relatórios mais detalhados e direcionados para sua empresa e seu negócio. Com isso, a análise pode ser feita de maneira mais consolidada.

E então? Gostou do nosso segundo episódio? Caso você tenha caído aqui de paraquedas, não deixe de conferir nosso primeiro episódio sobre Google Search Console. Estaremos aqui toda sexta-feira com um novo episódio.

Se quiser saber mais sobre o Analytics e estratégia de marketing, fale com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas. Além disso, você pode conhecer nosso canal do YouTube para saber mais, te espero lá.

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