Como Fazer O Seu Plano De Marketing Gerar Resultados

por | maio 15, 2019 | Estratégia

Ao longo da minha carreira eu constatei e sistematizei os principais problemas dos empresários. Se fosse escrever sobre todos eles, o texto certamente tornar-se-ia longo demais. Hoje vou falar de uma importante etapa do planejamento, que está intimamente ligada aos fracassos das empresas: a execução.

O primeiro problema é o mais óbvio e sem dúvidas é o que mais prejudica os negócios e os levam a ruínas. Os empresários não investem em nenhum tipo de planejamento. Nem me refiro apenas ao planejamento de marketing, cujo tema é o enfoque da nossa série.

Em regra, os empresariados não planejam: vendas, finanças e orçamentos, produção não são objetos de um planejamento, de modo que a gestão do negócio se torna demasiadamente complicada, sobretudo em momentos de instabilidade. O outro problema surge da mesma percepção e cultura do não planejar.

Aqueles que fazem os planejamentos de marketing não os executam e isso é uma fonte de grandes prejuízos. Muito maiores e mais graves quando comparados aos do primeiro grupo: quando não colocam o plano em prática, os investimentos em dinheiro e tempo são jogados fora. Por isso hoje vamos falar de como fazer o seu plano de marketing gerar resultados.

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Por Que Os Empresários Não Executam Um Plano De Marketing?

Em outros momentos dissemos: os empresários não gostam de planejar! Isso porque demanda investimentos em dinheiro e em tempo, além de muito trabalho. Ok! Mas, e por que não executam quando tem um plano? Muitos profissionais não acreditam no potencial, o que é um absurdo. Tomam decisões sem avaliar aquilo que planejaram.

Para um fazer um plano de marketing gerar resultados são necessárias algumas habilidades e características que muitas pessoas não têm:

  • Disciplina;
  • Comprometimento;
  • Controle e visão gerencial;
  • Paciência.

Estou elencando apenas quatro, pois possuir os predicados listados já é difícil para qualquer indivíduo, e quando faltam nos empreendedores é pior ainda. Os gestores não cumprem o que planejaram por falta de paciência. Querem que os resultados apareçam antes do estabelecido, e origina outros problemas: eles não seguem um rumo e desperdiçam preciosos recursos.

Fica esta importante dica: a partir do momento em que estiver com o plano de marketing pronto, tenha uma cópia sempre à mão. Imprima e deixe-a sempre em local visível. Todas as decisões a serem tomadas devem passar obrigatóriamente pela leitura dos pontos de referências presentes no documento.

Controle A Sua Ansiedade

Eu sei e você tem toda razão. A sua intuição e o seu feeling são realmente importantes e eu jamais seria louco de dizer para não confiar neles. Usar a intuição pode nos levar a grandes resultados. No entanto meu conselho é: não confie apenas neles. Cofie também no que você planejou, se quiser fazer o seu plano de marketing gerar resultados.

Se você combinar a razão com as suas intuições verá que os resultados poderão ser ainda maiores. E é por isso que o plano de marketing deve fazer parte da sua rotina administrativa. Ao longo do dia recebemos muito estímulos e se formos decidir apenas com base neles e no calor do momento, corremos o sério risco de tomarmos decisões equivocadas.

Lembre-se de que ao planejar, você estabeleceu objetivos de curto, médio e longo prazos, estabeleceu os caminhos e as diretrizes para se chegar aos resultados esperados. Na ânsia de querer antecipar os ganhos, podemos perder ainda mais.

Siga aquilo que você planejou. Decida apenas com base naquilo que você possa cumprir e pode acreditar que os ganhos serão mais coerentes e a sua empresa trilhará com mais segurança e crescerá ao longo do tempo. Não tente dar o passo maior do que a perna.

Faça Ajustes Sempre Que Necessário no plano de marketing

Sim! O mercado está em constantes mudanças, sujeito às variáveis que fogem ao controle dos gestores. A política, a economia e as leis mudam. Se você quiser fazer o seu plano de marketing gerar resultado, pense nisso.

Pense assim: o seu plano de marketing não é uma bola de cristal. Em outras palavras, você não preverá o futuro por meio dele. Ele é importante por te ajudar a sistematizar os ambientes da empresa: interno e externo, com base no momento em que o planejamento foi realizado.

No entanto, ele não pode ser estático ou engessado, pois ao longo do percurso ele precisará ser revisitado inúmeras vezes. Por exemplo, sempre que o governo incentivar a economia por meio de decisões que afetam a política de crédito, os seus consumidores se sentirão inclinados a comprarem mais. Se você não estiver atento, perderá grandes oportunidades de vendas.

Não se esqueça de que o aumento do volume de vendas afeta todas as áreas organizacionais. Daí a necessidade de se pensar holisticamente, razão pela qual todos os pontos devem ser revistos e reavaliados para que as oportunidades sejam aproveitadas da melhor forma e as ameaças minimizadas. Entre os objetos de revisões podem estar os objetivos. Fique atento!

Pense Nisso!

Fazer um plano de marketing gerar resultados só depende de você. Cansei de ouvir pessoas afirmarem que planejamentos não funcionam. Para essas colocações eu costumo dizer que os meus aparelhos de ginásticas também não funcionavam quando eu os tinha, pois nunca os usava.

Você não conseguirá resultados com um plano de marketing a menos que o coloque para funcionar. Acrescente-o às rotinas, considere-o em suas decisões, faça os ajustes que achar necessários, as correções sempre que os resultados estiverem fora daquilo que você esperava.

Quando você age dessa forma, permite que o plano cumpra a sua razão de existir. Todos os planos só têm um sentido verdadeiro se forem devidamente executados. Caso contrário, não passam de enfeites caros, porém de pouco valor prático.

Se quiser saber mais sobre planos de marketing, leia meus artigos anteriores. Se ficou com alguma dúvida ou quer sugerir temas que gostaria que nos aprofundássemos, envie-me um e-mail ou entre em contato pelas minhas redes sociais. Como sempre, será um prazer conversarmos sobre esse importante assunto.

Artigo escrito por Ernesto Thurmann

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