Seguindo nossa série de artigos sobre ferramentas essenciais para o marketing, hoje vamos falar do SemRush. Assim, chegamos ao terceiro episódio, depois de destrinchar um pouco sobre a dobradinha do Google com o Analytics e o GSC.
Depois de conhecer um pouco do que a gigante Google trouxe ao mercado, é hora de trazer também outras empresas que atuam diretamente na construção do marketing digital. Nesse caso, especificamente falando sobre presença e marketing de conteúdo.
Assim, espero que esse artigo te ajude a entender a importância de uso do SemRush e principalmente o motivo para usá-lo no seu dia a dia. Te espero lá embaixo!
O que é SemRush?
Em uma definição direta, podemos entender a SemRush como um software, uma plataforma. Além disso, sua principal função é gerenciamento de marketing de conteúdo.
Mas, como a ferramenta pode de fato ajudar nesse gerenciamento?
A principal resposta está nas dicas e sugestões de crescimento e melhoria dadas dentro da plataforma. Assim, o seu uso pode se dar tanto para uso interno, na sua empresa, quanto para acompanhar projetos de clientes que podem ser cadastrados ali.
Ou seja, acaba sendo uma grande ferramenta de apoio e principalmente de definição de novas estratégias. Isso porquê a SemRush atua de forma direta e em constante atualização, ou seja, você pode testar e atualizar a análise na mesma hora.
Um ponto interessante – e de atenção – é que o SemRush não se limita apenas aos seus domínios ou gerenciamentos, permitindo que você analise qualquer site dentro da plataforma. É claro que, mantendo os padrões óbvios de segurança, a visualização é limitada.
Possivelmente, o grande motivo de tanto sucesso é o fato da ferramenta ter todas as informações necessárias dentro de um só lugar, independente do que você esteja buscando. Por exemplo, você pode acompanhar uma auditoria completa do seu site ou apenas buscar sobre melhorias internas dentro de um artigo específico.
Em geral, você encontra em torno de 40 funções para alavancar seu site e seus conteúdos, evitando que seja necessária a adesão de diversas ferramentas. Dessa forma, ai está o grande trunfo do SemRush: unidade.
Enquanto algumas plataformas buscam uma especialização única, o SemRush utiliza de uma configuração geral e abrangente, permitindo diversas atualizações. Com isso, seu planejamento de marketing agradece.
Funcionalidades do SemRush
Depois de entender que se trata de um software abrangente e que trabalha principalmente buscando juntar todas as configurações possíveis, podemos partir para conhecer mais sobre cada uma delas. Até porquê, de nada adiantaria tantas funções sem um nexo entre si.
Sendo assim, vamos destrinchar um pouco sobre algumas delas, buscando principalmente te fazer entender a importância de cada etapa. Já que, em geral, pelo fato de existirem muitas funcionalidades, as mesmas acabam se confundindo.
Pesquisa competitiva
O primeiro grupo de funções é o de pesquisa competitiva, que traz alguns relatórios gerais sobre o site, além de algumas funções essenciais.
- Visão geral do domínio: a grande salada de frutas do SemRush, a visão geral do domínio é um resumo de todas as funcionalidades existentes na plataforma. Ou seja, aqui você tem gráficos sobre seu tráfego orgânico, sobre palavras-chaves, e etc.
- Traffic Analytics: a análise de tráfego permite que você coloque o link de determinado site, e a plataforma apresente os gráficos sobre o tráfego no momento. Por exemplo, aqui você consegue acompanhar de onde seus usuários estão vindo.
Nesse caso, falamos principalmente de orgânico, pago e redes sociais.
- Pesquisa orgânica: nessa aba do SemRush, você pode acompanhar seus principais concorrentes analisando o tráfego orgânico. Dessa forma, é possível analisar principalmente o SEO desses outros sites.
- Lacunas nas palavras-chave: uma das principais funções do SemRush está nessa aba. Já que, em geral, a lacuna permite que você compare o seu site ao dos seus concorrentes, por meio das palavras-chave.
Ou seja, você adiciona seus concorrentes e determina o tipo de palavra procurada. Assim, a plataforma retorna todas as palavras que seus concorrentes usam e você não.
- Lacunas nos backlinks: segue a mesma proposta da funcionalidade acima, só que funciona para os backlinks. Nesse caso, você também pode usar para encontrar possibilidades de uso.
Pesquisa de palavras-chave
Possivelmente o bloco mais importante do semRush, é aqui que você encontra as principais funcionalidades da plataforma. Ou seja, o que mais faz o SemRush ser conhecido mundialmente: o trabalho com palavras-chave.
Se seu objetivo é alavancar o marketing de conteúdo da sua empresa, o lugar é exatamente aqui. Vamos trabalhar as palavras-chave, e principalmente como você consegue ajustar páginas e artigos já existentes.
Isso mesmo, aquele seu artigo de anos atrás que você sequer abre, pode ser remodelado com base nas sugestões dadas pelo SemRush. Sabendo disso, entender a aba de palavras pode ser um grande diferencial competitivo no futuro.
- Visão geral de palavras-chave: como o próprio nome sugere, é a função geral e mais básica. Aqui, você consegue colocar até 100 palavras para serem analisadas, para que se possa analisar como está o seu site com relação aos concorrentes.
Nessa aba, você descobre que o SemRushpossui simplesmente 120 pontos de bancos de dados espalhados pelo mundo. Além disso, são quase 20 bilhões de palavras-chave armazenadas ali.
- Keyword Magic Tool: o magic tool é usado principalmente para buscar palavras que serão usadas em uma determinada estratégia de conteúdo. Ou seja, você pode coletar palavras mais fáceis de serem indexadas.
- Keyword Manager: um grande gerenciador de palavras-chave, o keyword manager é quase um banco de dados dentro da própria plataforma. Com isso, você consegue salvar as palavras escolhidas, ter dados sobre as mesmas e exportar em csv.
Dessa forma, acaba sendo um controle muito bem realizado do que você pretende utilizar de palavra no futuro. Além disso, o keyword manager te ajuda a entender se de fato aquela palavra é bem vista ou pesquisada na internet.
- Monitoramento de posição: mais uma das grandes ferramentas da plataforma, o monitoramento das posições é simplesmente essencial para um bom controle do marketing de conteúdo.
Nessa aba, você pode simplesmente acompanhar o desempenho das palavras trabalhadas, tudo isso em tempo real. Nesse caso, você pode ver se determinada palavra subiu ou desceu de posição, se houve mudanças de acessos e etc.
- Organic Traffic Insights: nessa aba, o foco maior é mostrar como está o tráfego orgânico dentro de cada página do seu site. Por exemplo, quais as palavras-chave, usuários, sessões, e seus respectivos íncides de aproveitamento.
Construção de links
Na aba de links do SemRush, estão todas as configurações relacionadas principalmente a backlinks e link building. Se seu objetivo é ter um cuidado maior nesse modelo, aqui é sua melhor saída.
Dentre as possibilidades, um dos melhores itens da plataforma é a análise de backlinks, que permite a análise detalhada com diversos links que você pode usar no site. Por exemplo, ajuda a entender quais as melhores opções para determinado artigo.
Além disso, nessa aba também ocorre a análise do trabalho de link building do seu site, outro ponto fundamental na construção de SEO. Para tanto, existe o link building Tool, que ajuda na criação do zero dessa política.
Assim como na aba de palavras-chave, no meio dos links você também encontra a ferramenta de análise, onde é possível acrescentar até 200 URls para avaliar o trabalho de construção.
On Page & Tech SEO
Chegamos, finalmente, ao bloco de configurações de SEO, com todas as ferramentas necessárias para a construção de localização do Google. Nesse caso, você consegue por exemplo ter sugestões de SEO para artigos determinados.
Além disso, é nessa aba que a auditoria do site é realizada, podendo ser usada para buscar melhorias internas.
A importância no uso do SemRush
É inegável pensar, depois de todas as informações, que de alguma forma o semrush seja dispensável. É claro que vai de gostos e necessidades de cada um, mas a plataforma precisa ser, pelo menos, testada algum momento.
Dentro do software, você acompanha todo o seu site e como ele está se comportando nos principais mecanismos de busca. Ou seja, é a comprovação – ou não – que o trabalho está sendo realizado corretamente.
Além disso, se seu objetivo for trabalhar pesado no marketing de conteúdo, os blocos de palavras-chave são essenciais para seu desenvolvimento. Com isso, o ideal é ter alguns artigos já preparados para a análise na ferramenta.
Caso você ainda não os tenha, o SemRush também é uma ótima ferramenta para busca de estratégias e possíveis temas para criação. Por isso, o ideal é que você experimente, por completo, a ferramenta e todas as funcionalidades que a mesma apresenta.
E então, gostou do nosso conteúdo de hoje sobre o SemRush? Espero que essa tenha sido mais uma das ferramentas essenciais que você conseguiu conhecer por aqui. Ah, e não esquece de conferir nossos dois primeiros episódios.
Se você ficou com alguma dúvida, ou quer saber mais sobre estratégias de marketing, basta falar com um de nossos especialistas e conhecer mais sobre o mundo do marketing digital.
Além disso, você pode ainda conhecer nosso canal do Youtube com dicas, sugestões e insights pra ajudar a alavancar suas vendas. Te espero lá!
Larissa Carvalho é desenvolvedora web na Marketing Para Especialistas, graduanda em Ciência e tecnologia. Apaixonada por séries, música e esporte.