Nesse artigo você vai descobrir, passo-a-passo, como vender serviços e criar um fluxo regular de clientes qualificados através da internet, mesmo que não tenha site ou esteja começando na internet.

Estou escrevendo esse guia especialmente para coaches, professores, psicólogos, consultores, terapeutas, palestrantes e outros prestadores de serviços que precisam otimizar suas horas de trabalho atraindo os clientes ideais para seus negócios. Clientes que vão valorizar o seu trabalho e pagar o que ele realmente vale.

Porque é frustrante quando você, ao final de um dia intenso de trabalho, percebe que as contas mal fecham. E que precisa trabalhar cada vez mais para ter os mesmos resultados.

 

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Como vender serviços: guia prático

Nesse guia você vai descobrir os três passos para ter um fluxo regular de cliente através da internet:

  1. Criando um posicionamento único para você ou o seu negócio que te diferencie da concorrência;
  2. Identificando seus clientes ideais, aqueles que vão valorizar o que você faz;
  3. Comunicando claramente o que você faz.

E tem algo importante que vai acontecer na sua vida após implantar o que vou te ensinar.

Sua rotina vai mudar. Para melhor!

Você vai parar de perder tempo atendendo pessoas que se preocupam apenas com preço para atender quem está em busca do diferencial que você tem a oferecer.

Visitantes x clientes

A grande maioria das pessoas acreditam que só precisam de um site para terem resultados. Ou que devem investir apenas em conteúdo otimizado para colocá-lo na primeira página do Google. E é claro que um bom posicionamento ajuda. Mas existe um detalhe crucial:

Visitantes são diferentes de clientes.

Mas a maioria dos profissionais que trabalham com marketing digital não faz essa distinção.

Daí você acaba com um site com muito conteúdo, com bom posicionamento, e que gera contatos. Mas atrai poucos clientes.

E é isso que esses 3 passos resolvem. Porque aplicando o que eu vou te ensinar você vai saber usar a internet para atrair clientes que vão fazer o seu negócio crescer.

E de uma forma tão simples que você não vai acreditar. Vamos lá?

Como vender serviços

1) Tenha um posicionamento único

Você precisa criar um lugar único dentro da mente do seu potencial cliente. Mas como fazer isso? Olhando para a sua concorrência.

Entenda o que eles estão fazendo e decida o que você fará de diferente.

E isso não é muito difícil hoje, porque a maioria das empresas não se posicionam claramente. Elas são genéricas. Dizem que fazem tudo. E quem faz tudo acaba não sendo bom em nada.

Quer um exemplo? Alguém que faz consultoria empresarial pode dizer que atende todos os tipos de empresa. E se ele faz isso, nunca vai se tornar um especialista. Será apenas mais um consultor empresarial.

Mas se ele olha para sua experiência profissional, seu conhecimento e experiência, e ainda analisa a concorrência, pode encontrar um posicionamento único. E assim poderá se diferenciar na mente do seu potencial cliente.

Importante: não confunda posicionamento com execução. Você pode continuar a fazer e a atender todos os tipos de clientes que atende hoje. Mas precisa se posicionar de forma diferenciada para criar autoridade nesse posicionamento. E então atrair clientes mais qualificados e que vão te pagar melhor.

 

2) Tenha clareza sobre quem é o seu cliente

Outra forma de posicionar o seu negócio ou serviço é saber com quem você está falando. Ou seja, reconhecer o perfil do seu cliente e aprender a se comunicar com ele.

Para isso você deve analisar o perfil do seu cliente atual.

Considere o perfil dos clientes que você mais atende. São homens? Mulheres? Jovens? Adultos? Casados? Solteiros? Têm filhos? Onde moram? Onde trabalham? Com o que trabalham?

Mas não só isso. Para se comunicar melhor você precisa entender outros aspectos. E aqui estão algumas perguntas fundamentais para isso:

  1. O que deixa ele preocupado, pensativo, sem dormir?
  2. Do que ele tem medo e que não fala para ninguém?
  3. Quais são as frustrações diárias que essa pessoa tem?

Ao responder essas questões você entender melhor seu cliente e o que ele realmente precisa.

 

3) Comunique claramente que você faz

A mensagem correta para o público certo é o que vai criar um fluxo regular de clientes qualificados através da internet. Existem várias estratégias para fazer isso acontecer, mas que nem sempre são de fácil implantação.

É por isso que trago apenas uma sugestão, mas que sei que você poderá colocar em prática sem precisar de ajuda profissional.

Faça um vídeo no formato de uma aula curta que resolva um problema específico do seu cliente.

Mas o que seria um problema específico do seu cliente? Voltemos ao consultor empresarial.

Agora que ele reavaliou seu posicionamento e seus clientes, sabe que quer fazer consultoria de gestão de processos em pequenas empresas.

Ele descobriu, conversando com alguns clientes, que a principal preocupação deles é a falta de controle que cresce à medida que o negócio também cresce. E temem não ter mais certeza sobre seus resultados.

Assim, o consultor pode criar uma aula curta ensinando, por exemplo, como não perder o controle do seu negócio em 5 passos.

E para montar a aula, use a seguinte estrutura:

  1. Fale sobre o problema e sobre quem tem esse problema;
  2. Desperte o interesse falando das causas que geram esse problema;
  3. Gere desejo falando da solução (não do serviço);
  4. Convide para a ação (reunião, agendamento, consulta), agora falando sobre o que você faz.

 

Não sabe fazer vídeos? Veja essas dicas

Mesmo que não tenha experiência com vídeos, não se acanhe! Imagine que está dando uma explicação para o seu cliente ideal e esqueça que a câmera está ligada. Você também pode preparar uma apresentação e gravar apenas com slides. O que for melhor para você.

Nos dois casos, se precisar de edição, recomento procurar esse serviço no site VintePila. Lá você vai encontrar muitos profissionais a um preço acessível.

Sugiro também legendar o vídeo para usar nas redes sociais. As pessoas só ligam o som se se interessarem. E uma legenda ajuda muito nisso. Você encontra quem faça a legenda também o VintePila.

E o que fazer após estar com o vídeo pronto?

Aqui você pode usar uma versão menor e compartilhar nas suas listas de transmissão do whatsapp. Pode criar um canal no YouTube e compartilhar o link pelo e-mail. Pode também fazer upload na sua página pessoal do Facebook, divulgar para seus amigos e pedir que compartilhem.

Mas para criar um fluxo regular de clientes, recomendo que crie um site onde possa incorporar o vídeo, incluindo um formulário de contato logo abaixo (você pode usar o Google Forms). E então usar as ferramentas de anúncios (Facebook e Google) para atrair o público ideal para o seu negócio.

Assim, feito da maneira correta, esse vídeo vai deixar claro para quem é o seu serviço, fazendo com que apenas as pessoas que realmente queiram o serviço entrem em contato.

Como vender serviços

 

Site x presença online

É importante deixar isso muito claro. Existe uma grande diferença entre ter um site e conseguir clientes todos os dias.

No caso de ter apenas um site, o que acontece é que:

  • Você está na internet. Mas está interagindo com seus potenciais clientes?
  • Quem decide o que fazer no seu site é o visitante, não você.
  • Se o site for meramente informativo já vai causar uma má impressão.
  • Se tiver conteúdo, mas não tiver regularidade, também passa uma má impressão. A pessoa fica sem saber se aquilo é confiável.
  • Os visitantes só passam pelo site. Eles não têm incentivo para dar os próximos passos.
  • Você gasta em anúncios, mas o efeito é pontual.

 

E essa é a diferença em ter um site e ter uma presença online com estratégia para vender seus serviços pela internet:

  • Você cria uma estratégia única, direcionada para fortalecer o seu posicionamento na mente do seu cliente.
  • Quem decide o que fazer é você. Porque você vai orientá-lo para onde você quer que ele vá.
  • Todo o conteúdo do site é pensado para conseguir a atenção, despertar o interesse e gerar o desejo no seu potencial cliente. Isso inclui vídeos, artigos, postagens, etc.
  • O foco é criar vendas, oferecendo algo de muito interesse para que ele conclua que só você vai resolver o problema dele.
  • Você investe em anúncios, e o efeito de mantém.

 

Considerações Finais

Então, se você colocar esses 3 passos em prática, vai conseguir:

  • Criar seu posicionamento único e se diferenciar dos concorrentes;
  • Vai comunicar corretamente esse posicionamento e gerar interesse na sua audiência;
  • Vai definir e alcançar seus clientes ideais, que vão te fazer trabalhar menos e lucrar mais;

Mas como sei disso? Por que esses são os passos iniciais da minha assessoria em vendas online, na qual crio uma presença online diferenciada para meus clientes e gero campanhas para que tenham novos clientes e vendas por meio da internet.

 

Venda todos os dias usando a internet do jeito certo

E agora que você entendeu a diferença entre ter um site e ter uma presença online que gere resultados par ao seu negócio, que tal dar um passo além e colocar isso em prática no seu negócio?

Tenho ajudado professores, terapeutas, coachs e outros especialistas a alavancarem suas carreiras através da internet. Especialistas como o Professor Valter Magalhães, que não sabia por onde começar e em 90 dias  já tem seu próprio curso online. Ou a Terapeuta Graça Almeida, que estava sofrendo para se posicionar na internet e em 30 dias teve sua presença online consolidada com sucesso.

E posso fazer o mesmo por você. Clique aqui para saber mais sobre os meus serviços.

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