Marketing Empresarial: o que é e como implementar

por | mar 1, 2022 | Estratégia

Quando se abre um negócio, um empreendimento novo, é comum ouvir sobre alguns termos e conceitos importantes para o desenvolvimento do negócio. Assim, um deles é o chamado Marketing Empresarial.

Nesse caso, estamos falando de como as pessoas visualizam a sua empresa de fora, ou seja, qual seu posicionamento?

A verdade é que caso você monte o melhor serviço do mercado, de nada vai adiantar se seu público não vai ter acesso a ele. Dessa forma, aqui entramos em um pouco de conceito de lógica.

Se seu produto é incrível, mas seu cliente não o enxerga e não consegue chegar até o seu site, sua estratégia de marketing está falhando. Ou seja, você não está usando o marketing empresarial.

Sabe aquela máxima do “quem não é visto, não é lembrado”? Pois bem, essa é uma das maiores verdades do universo do marketing digital como um todo.

Para sobreviver no mercado, você precisa gerar autoridade online, implementar os melhores gatilhos mentais e deixar sua imagem sólida. Além disso, o mercado não costuma deixar passar empresas que não acreditam que essa divulgação seja importante.

Sendo assim, esperamos que ao final desse artigo você possa entender mais sobre as necessidades do marketing empresarial e como pode ajudar a sua empresa. Assim, te espero lá no final com todos os conceitos e ideias necessárias apra aplicar o conceito no seu negócio!

Marketing Empresarial: o que é e como implementar

O que é o Marketing Empresarial?

Marketing Empresarial é o conjunto de ações promocionais que visam a captação de leads e a fidelização de clientes. Por isso, lidam com ações do dia a dia de uma empresa para chegar ao objetivo pretendido.

Esse modelo de marketing não está ligado apenas a área financeira da coisa, já que aqui também são englobadas as necessidades de atendimento de atividades e a gestão. Ou seja, são ações abrangentes, totais.

Um ponto bastante curioso do Marketing Empresarial é entender o quanto ele precisa estar alinhado com todo o time para de fato surtir efeito. Afinal, se estamos falando de ações no dia a dia, estamos falando de todas as unidades, setores e cargos.

Toda ação tomada durante uma estratégia de Marketing Empresarial é voltada exclusivamente para melhorias da empresa. Ou seja, seu crescimento como um todo, buscando inovações e até mesmo novas estratégias para o ciclo.

O principal apoio do Marketing Empresarial é sair do maramos das técnicas convencionais de divulgação de um produto. Dessa forma, sua empresa tende a crescer mais e melhor, exatamente por não ter nenhuma limitação de atuação.

Para que isso funcione, sua empresa precisa adotar o Marketing Empresarial como prioridade, e não como mera consequência de ter bons produtos em estoque. Assim, poderá usufruir de todas as bonificações do mesmo.

Benefícios do Marketing Empresarial

Depois de entender melhor o conceito por trás do modelo de negócio, vamos repassar alguns dos seus benefícios. Afinal, acredito que depois de ter compreendido mais sobre ele, esses benefícios vieram automaticamente na sua mente.

Importante ressaltar que, de maneira geral, todos esses objetivos e pontos de observação são definidos pela sua empresa, ao realizar o planejamento de marketing. Dessa forma, não esqueça de investir tempo para realizar esse planejamento de forma antecipada.

Imaginando que esse processo de planejamento já foi realizado, vamos ao benefícios principais:

  • Fidelizar clientes

Sem dúvidas um dos pontos mais fortes dentro do marketing emrpesarial, a fidelização de clientes ocorre de maneira diferenciada por aqui. Ou seja, se você deseja continuar vendendo para aqueles que sempre compraram seus produtos, é aqui a resposta.

A verdade é que se alguém já é seu cliente, ele já gostou da sua marca e consequentemente já aprovou seu produto. Ou seja, seu relacionamento é melhor, mais sólido.

Dessa forma, estratégias de marketing aqui possuem um efeito muito importante: fidelizar, fazer seu cliente perceber que ele pode sim comprar ainda mais de você. Com isso, sua lucratividade e sua reputação agradecem.

  • Sua marca no mercado

Para se manter vivo no mercado hoje, mostrar sua marca cada vez mais e com estratégias mais fortes é primordial. Além disso, é também graças ao marketing empresarial que sua empresa não só aparece como ganha destaque.Marketing EmpresarialPara se manter vivo no mercado hoje, mostrar sua marca cada vez mais e com estratégias mais fortes é primordial. Além disso, é também graças ao marketing empresarial que sua empresa não só aparece como ganha destaque.

Um ponto bastante delicado é que posicionamento de marca e principalmente fortalecimento de marca não é algo feito da noite para o dia. Ou seja, é um trabalho de longo prazo, que precisa ser construído ao longo do tempo.

A razão para isso é exatamente a necessidade de conexão com o público, precisa ser algo trabalhado, desenvolvido.

  • Aumento de vendas

Talvez o principal benefício para muitas pessoas esteja aqui, no aumento exponencial de vendas ao aderir o Marketing Empresarial de fato. Dessa forma, o seu impulsionar acaba sendo bastante considerável.

Primeiramente, vale ressaltar que é necessário a criação de metas específicas e bem definidas, além de conquista de novos clientes na pauta. Além disso, para se ter de fato resultados esperados, é hora de usar os 4 Ps do marketing.

Marketing Empresarial: o que é e como implementar

Como criar estratégias?

Citados no tópico anterior, os 4Ps do marketing são a chave para a montagem da estratégia. Entretanto, existem outros fatores para se considerar antes de dar uma estratégia como concluída.

Nesse caso vamos esclarecer um pouco mais sobre cada um deles e entender o motivo de serem tão importantes na sua análise de Marketing Empresarial

1. 4PS do marketing

Considerados como o princípio de todo o marketing, os 4 pontos elencados aqui são de extrema importância para sua empresa. Por isso, papel e caneta na mão!

  • Produto: indo no mais literal possível da palavra, o produto é exatamente aquilo que sua empresa vende, aquilo que é ofertado. Mas, como fazer disso uma estratégia?

É bastante simples, na verdade. Primeiramente, é entender que você precisa que seu produto não tenha apenas uma oferta como qualquer outro, e sim, vender soluções. Dessa forma, é hora de colocar para jogo a humanização do seu cliente e qual dor você busca resolver.

  • Preço: o valor fixo e cheio do que deve ser pago pelo cliente para adquirir o produto exposto no tópico acima. Assim, é um dos grandes pontos de atração – ou não – do seu produto.

Dessa forma, puxamos pela maneira mais simples: quanto maior o preço, menor a aquisição deles. Da mesma forma, quanto menor o preço, maior sua procura.

  • Praça: podemos entender a praça como o ambiente de venda, onde seu negócio vai acontecer de fato. Ou seja, site, e-commerce, loja física.

A praça é importante principalmente quando falamos de reputação da sua empresa perante os clientes. Assim, o cuidado com seu ambiente de venda é algo essencial para que suas vendas ocorram da melhor forma possível.

  • Promoção: aqui estamos falando da divulgação de tudo que sua empresa oferece, seja produto ou serviço. Além disso, é aqui que entra a pauta de canais de vendas e meios de chegar ao seu cliente final.

Muitas vezes, é na promoção que boa parte das vendas são de fato concretizadas, bem como é o local onde o gestor percebe se o cliente está o percebendo no mercado. Por isso, a importância da promoção é algo bastante debatido, principalmente pela ponte que cria entre empresa e cliente.

2. Redes sociais

É impossível falar de Marketing Empresarial hoje e não falar de redes sociais e mídias. Na verdade, talvez seja impossível falar de qualquer coisa hoje em dia sem falar das redes sociais.

Uma presença online garante que sua empresa sabe em que pé o mundo inteiro está hoje, sendo dedicado por completo ao mundo online. Dessa forma, não hesite em ter uma equipe especializada e bem trabalhada nesse assunto.

Outro ponto importante é estabelecer sua identidade visual e principalmente usar dela para criar postagens e gerar identificação.

Marketing Empresarial: o que é e como implementar

3. Marketing de Conteúdo

Provavelmente uma das métricas mais importantes e mais usadas hoje em dia é o marketing de conteúdo. Afinal, é no marketing de conteúdo que você demonstra ao seu cliente que você sabe do que está falando.

A principal forma encontrada hoje é por blogs, com artigos constantes e a passagem de conteúdo. Além disso, outro meio bastante usado é o Instagram e o YouTube, com vídeos e postagens mais descontraídas.

Alavancar as vendas com o Marketing Empresarial

Como você pode perceber, o Marketing Empresarial eleva o nível da sua empresa para outro patamar, principalmente nas vendas e avaliação de clientes. Assim, não há dúvidas que o setor precisa de atenção.

O ideal, é claro, é ter uma equipe especializada e que entende do assunto para que você possa ter mais segurança nas estratégias montadas. Além disso, o marketing apesar de parecer, não é algo extremamente simples.

A verdade é que hoje em dia, a estratégia do Marketing Empresarial é mais que comprovada, além de ser extremamente benéfica para a empresa. Dessa forma, aplicar as estratégias no decorrer do seu ano empresarial gera um resultado positivo no final.

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