5 mentiras no marketing digital que sempre te contam

por | mar 29, 2022 | Estratégia

É inegável que o mercado de marketing vem crescendo de maneira exponencial e com expectativas ainda melhores para o futuro. Entretanto, essa expectativa vem acompanhada de algumas frustrações quando se percebe as mentiras no marketing digital.

Sim, existem muitas falácias por aí sobre esse mercado e, principalmente, um possível retorno financeiro da noite para o dia. Afinal, a forma mais comum de atrair atenção das pessoas é usar de promessas que pareçam milagrosas.

É claro que, de fato, o mercado atual está bastante aquecido e com uma alta geração de empregos ou renda extra. O problema é que está longe de ser tão fácil como algumas pessoas pintam.

Se você quer entrar nesse meio, saiba que é uma escolha certeira em um nicho que só cresce. Porém, para fazer isso da forma correta, você precisa estar atento com as mentiras no marketing digital.

Nesse caso, são algumas ideias sem embasamento algum, que podem te levar a um grande prejuízo, seja ele emocional ou financeiro. Por isso, o ideal é sempre buscar uma boa carga de estudo e capacitação, para saber identificar possíveis mentiras.

Neste artigo, vamos te apresentar as 5 maiores mentiras no marketing digital e como se prevenir de cada uma delas. Além disso, vamos esclarecer o que de fato é verdade dentro do mercado, e te ajudar a tomar uma escolha consciente.

É importante ressaltar que nem todas as frases citadas aqui são obtidas por terceiros, mas pela nossa própria mente. Afinal, querendo ou não, o marketing digital é um mercado que ainda causa bastante incerteza e insegurança.

Dessa forma, é comum tomarmos algo como verdade absoluta apenas pelo receio de entrar de cabeça naquele projeto. Assim, a ideia aqui é fazer você entender por completo tudo sobre o mercado, e evitar de cair nas próprias armadilhas da mente.

5 mentiras no marketing digital que sempre te contam

1. Dinheiro fácil e em pouco tempo

Atrativo, certo? Sim, e tão atrativo quanto mentiroso.

Seja no mercado do marketing ou em qualquer outro, não existe fórmula pronta para ganhar dinheiro. Além disso, muito menos para que isso ocorra da noite para o dia.

Muitas pessoas acabam atraídas por propagandas que prometem um ganho alto de dinheiro em pouco tempo, principalmente alegando facilidade de trabalho. Entretanto, é um grande mito que precisa ser combatido.

O que leva as pessoas a acreditarem nesse tipo de argumento é o fato do mercado de marketing ser bem acessível, de fácil acesso para conhecer e se especializar. No entanto, é necessário um grande tempo de dedicação para fazer algo dar certo.

Sim, o marketing digital hoje é menos burocrático, você pode usar as redes para divulgar o que quiser e quando quiser. Assim, acaba criando uma falsa ilusão de pouco esforço e muito trabalho.

Ao entrar de vez no nicho, é possível perceber que por trás daquela postagem existe um calendário completo de conteúdos por meses. Além disso, existe uma equipe especializada em montar a melhor estratégia de marketing para vender um produto.

Por isso, não acredite em propagandas que prometem dobrar sua renda apenas pelo celular, usando marketing. Nesse caso, é só mais uma das grandes mentiras no marketing digital.

2. Não precisa gastar nada

É fato que boa parte das estratégias de marketing podem ser realizadas por meio do chamado tráfego orgânico. Ou seja, aquele mapeado e preenchido com ações gratuitas diretamente no seu site.

Entretanto, não é bem assim que funciona para o mercado em geral. Primeiramente, você já vai precisar de um bom investimento para apostar em cursos e treinamentos.

Afinal, o mercado é muito ativo e a todo momento surgem novos profissionais e, sem investimento em educação, pouco se consegue crescer. Entretanto, os valores investidos também se aplicam no trabalho em si.

Imagine as redes sociais hoje em dia com a quantidade gigantesca de usuários ativos e com fome de informação. Agora, imagine você disputando espaço com todas as outras inúmeras empresas na rede.

Nesse caso, fica muito difícil conseguir um destaque propriamente dito sem impulsionar aquelas postagens. Por isso, é uma prática muito comum e que mais cedo ou mais tarde vai entrar na pauta da sua criação de conteúdo.

Ou seja, quando bem realizada, é uma das grandes mentiras no marketing digital.

3. Os resultados são de curto prazo

Basta passar 10 minutos dentro de uma ação séria de marketing digital que você vai entender que essa é uma das mentiras no marketing digital mais repugnantes. Afinal, coloca em dúvida o trabalho de todo um grupo de pessoas.

Para qualquer estratégia criada para determinado cliente, ou para sua própria empresa, existiu todo um trabalho de planejamento, branding, briefing, etc. Se você não conhece esses termos, são alguns dos conceitos mais importantes para o marketing.

Nesse caso, quando se fala de resultados rápidos, ignora todos esses processos anteriores que precisam ser feitos antes de colocar algo no ar. Ou seja, é uma grande falácia que infelizmente acaba atraindo um alto número de pessoas.

É importante ressaltar que não é algo impossível, só é a exceção. Dessa forma, buscar a exceção pode causar frustrações desnecessárias. A verdade é que o marketing digital existe um trabalho duro, e contínuo.

A principal palavra para definir um mercado como esse é consistência. De nada adianta postar 10 conteúdos no feed em um dia e passar as próximas 2 semanas sem postar nada.

Outro pilar essencial do marketing é a criação de autoridade, mostrar para o cliente que você entende do que está sendo dito. Assim, é muito difícil criar esse tipo de visão no público em pouco tempo.

Normalmente, é um longo processo até que seu público entenda sua empresa como referência e autoridade no assunto. Por isso, os trabalhos de longo prazo são a regra dentro do mercado, e não o oposto como dizem as mentiras no marketing digital.

4. Trabalho fácil

Assim como o apelo ao financeiro, existe ainda o apelo com relação a sua disponibilidade do dia a dia. Nesse caso, tentam vender uma história que não existe, aquela onde você cruza os braços e espera o Google trabalhar por você.

Olhando com calma para dentro do mercado, não vai ser difícil encontrar pessoas que sequer possuem horário de trabalho. Ou seja, vivem para as campanhas, clientes e estratégias novas.

Como dito anteriormente, já existe todo um desgaste natural de quem deseja ingressar nesse meio, que é o estudo. Dessa forma, uma grande parte do seu dia precisa ser dedicada a entender, conhecer e aprender cada vez mais sobre o mercado.

Outra visão importante é pensar em como funciona uma estratégia de marketing ou uma campanha criada. Nese caso, existe todo o trabalho introdutório para chegar na melhor decisão de ação a ser tomada.

Depois disso, toda uma equipe atua para desenvolver esse projeto em um prazo estipulado, com dados que comprovem a motivação da escolha. Por fim, quando a campanha já está no ar, chega a parte mais importante: acompanhamento e análise de dados.

Ao colocar uma ação em prática, você precisa usar boa parte do período seguinte analisando os resultados prévios e entendendo os pontos de melhoria. Assim, está muito longe de ser algo realizado sem qualquer preparo minimamente técnico.

Além disso, o marketing digital exige que você esteja sempre atualizado, sempre inovando e sabendo o que se passa com o planeta. Ou seja, é bem difícil conseguir imaginar, de fato, o marketing como um trabalho fácil ou que exige pouco do colaborador.

Por isso, é uma das mentiras no marketing digital mais presentes hoje em dia.

5 mentiras no marketing digital que sempre te contam

5. Marketing digital é coisa de empresa grande

Quem nunca pensou algo parecido com isso que atire a primeira pedra. Afinal, é até normal ter esse tipo de pensamento quando nos deparamos com campanhas publicitárias de alcances gigantescos.

Entretanto, as pessoas acabam olhando em uma perspectiva diferente do que deveria ser feito. Por exemplo, sabe aquelas propagandas nos horários nobres da TV? O marketing digital é diferente disso, na verdade, mais em conta.

O marketing digital atua principalmente na internet e com estratégias online. Por conta disso, sua área e possibilidade de atuação é muito grande.

Da mesma forma, os valores que precisam ser pagos são menores e mais acessíveis. Dessa forma, independente do tamanho da sua empresa, o ideal é já colocar pessoas especializadas no assunto, e entrar de cabeça no mercado.

Para fazer marketing você precisa, principalmente, de controle financeiro. É necessário um bom controle das finanças da empresa para saber exatamente como você está e, principalmente, o que pode fazer.

O primeiro passo para conseguir entrar no mercado sendo uma empresa grande ou pequena é entender a importância do marketing para os negócios, evitar mentiras no marketing digital.

Como fugir das mentiras no marketing digital?

Bom, essa é a pergunta de um milhão de dólares. Entretanto, já demos algumas sugestões no decorrer do texto.

A principal delas, sem sombra de dúvidas, é a do estudo. Ou seja, quanto mais você se capacita, mais difícil é para alguém te convencer com mentiras no marketing digital.

Sendo assim, busque sempre fontes diversas, cases que funcionaram e entenda o mercado onde está entrando.

Então, quer saber mais sobre mentiras no marketing digital e outros assuntos relevantes do mercado? Conheça mais no nosso blog. Além disso, você pode conhecer nosso canal do YouTube com dicas e sugestões para alavancar suas vendas. Te espero lá!

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