5 dicas de como elaborar slogans criativos

por | jun 15, 2022 | Estratégia

Transforme a sua marca em algo memorável com o uso de slogans criativos. Seja o diferencial no mercado que você espera ver

Você está conseguindo atrair o público que a sua marca espera? Possui uma frase que define bem o propósito da sua empresa?

Não há dúvida que o marketing digital é uma ferramenta incrivelmente importante para empresas de todos os tamanhos. Mas um dos desafios do marketing digital é chamar a atenção em um mar de concorrentes.

Uma maneira de fazer isso é criar slogans criativos e eficazes. 

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas sobre como criar slogans que se destaquem e chamem a atenção. Fique atento!

O que você verá nesse artigo? 

  1. O que é um slogan?
  2. Por que os slogans são importantes?
  3. 5 dicas de como elaborar slogans criativos.
  4. Exemplos de slogans memoráveis para se inspirar.

O que é um slogan?

Um empreendimento bem-sucedido é aquele que possui uma identidade pré-definida.

Aquele que possui uma frase de impacto, garantindo que o empreendimento seja lembrado assim que o consumidor precise de um determinado produto ou serviço.

Ao se pensar em abrir um negócio, uma das primeiras coisas que devemos planejar é qual será o slogan da marca (para ser um slogan criativo), juntamente de estratégias de vendas e um bom branding

O slogan é uma palavra ou frase fácil de memorizar, com o intuito de provocar nas pessoas, uma associação mental a uma marca. Geralmente eles apresentam uma ideia breve, direta e provocadora.

A palavra slogan vem do termo “sluagh-ghairm”, em gaélico (irlandês), que significa “grito de guerra”. 

A correlação ao sentido do termo de origem pode refletir perfeitamente com seu significado atual. 

Isso ocorre porque ele é usado para chamar a atenção do consumidor e fazer que seus concorrentes sejam esquecidos.

Também conhecido como “frase de impacto”, o slogan é uma oportunidade da marca provar seu diferencial para que ela se destaque em meio a tantas outras.  

Por que slogans criativos são importantes?

Uma das principais importâncias do slogan criativo é a formação de um bom relacionamento com o público a partir da principal mensagem que a marca busca passar. 

Além de fortalecer a personalidade da marca e atrair potenciais futuros clientes. 

O slogan criativo pode exercer muitas funções, por exemplo:

  • aumentar o impacto de vendas a partir de uma identidade visual bem construída;
  • consolidar a fidelização do seu público;
  • especificar o diferencial da sua empresa no mercado e se destacar;
  • garantir valor ao seu produto;
  • certificar uma imagem criativa, positiva e memorável para sua marca.

Portanto, tal elemento possibilita a existência de uma relação diária entre as pessoas e o seu produto, fazendo que ele se torne um estilo de vida para o seu público. 

A marca precisa transparecer o seu propósito de forma clara e objetiva para acalçar tal posição de mercado. 

5 dicas de como elaborar slogans criativos

O segredo para o sucesso de uma boa marca está localizado na boa comunicação que ela realiza com o seu público.

A questão está em como fazer isso de forma natural e, ao mesmo tempo, estratégica.

Ao pensar na criação de slogans criativos, alguns pontos devem vir diretamente em sua mente: 

  • como transmitir um forte apelo emocional ao seu público; 
  • o resumo do conceito da sua empresa; 
  • evitar repetição de ideias; 
  • deixar a mensagem sucinta. 

Separamos cinco dicas para você conseguir transmitir a mensagem da sua empresa de forma única.

1. Identifique a mensagem que será transmitida

A primeira coisa que você deve fazer é definir a mensagem que será transmitida ao seu público. Mas como saber quem é o meu público? 

Identifique a sua persona, crie um perfil semificcional para representar o seu cliente ideal. 

A partir daí, você saberá exatamente com quem está falando, quais são os valores, vontades e problemas que necessitarão da sua atenção.

Para uma expansão da marca, pense em como soaria a sua mensagem em outro idioma. Com a persona, você entenderá como utilizar um vocabulário mais acessível. 

Vamos ver um exemplo. 

O slogan do KFC é “finger lickin’n good”, que significa “lamber os dedos é bom”. 

Ao ser traduzido para o mandarim (local aonde uma das franquias da marca foi inaugurada), a mensagem transmitida foi “coma os seus dedos”. 

2. Defina qual é o seu diferencial

O próximo passo é saber porque a sua marca deve ser considerada a melhor do mercado.

Tenha o seu propósito e posicionamento bem definidos, uma marca bem personalizada consegue transmitir uma mensagem clara e única ao seu público.

Você pode fazer uma análise com tudo aquilo que torna a sua empresa diferente da concorrência, seja na qualidade, agilidade, preço, material ou tradição. 

Tudo isso seguido de uma frase de impacto para convencer as pessoas a te escolherem como produto ou serviço.

Além disso, entenda o sentimento que o seu consumidor espera sentir. 

Busque traçar uma comunicação de compreensão daquilo que as pessoas precisam para resolver seus problemas, mostrando que a sua marca será a melhor escolha para elas. 

Por exemplo, marcas de comida muita das vezes associam o seu produto a amor e carinho, como a Perdigão que possui o slogan “se é de coração, é de verdade”. 

3. Perguntas que te auxiliarão na criação do slogan

Veja algumas perguntas que te ajudarão a criar o slogan criativo.

  • Qual mensagem vai ser transmitida?
  • Quem é seu público e quais valores são importantes para eles?
  • O que você tem para fornecer que seja diferente dos seus concorrentes?
  • Quais são os sentimentos que você quer despertar em seu público?
  • Como você quer ser notado e lembrado pela sua audiência?

4. Hora de começar a experimentar: separe uma lista de palavras e combine-as

Comece com adjetivos mais comuns, que possam descrever a sua marca, como “moderno”, “tradicional”, “inovador”, “irresistível” e por aí em diante.

Na parte dos verbos, procure relacionar com o seu ramo de atuação. Foque nas ações que o  cliente realizará com o seu produto. E com os substantivos, procure todas as palavras que fazem parte do âmbito da sua marca.

Busque otimizar o seu slogan para que a memorização seja possível, utilize palavras que são absorvidas facilmente. O objetivo é transmitir a história da sua marca, o conceito e os benefícios que ela pode trazer a quem consumi-la.

Priorize um tamanho curto, faça um convite para as pessoas utilizarem o seu produto ou serviço. Pense você como consumidor, o que te atrairia a conhecer uma marca nova? 

Seja verdadeiro na sua mensagem, evite falsas promessas que possam iludir e enganar o seu público. Afinal, confiança e autoridade sobre o assunto são coisas que garantem o sucesso para uma marca. 

5. Slogan pronto

Após toda a análise e tentativas de junção de palavras, chegou o momento de definir qual será o seu slogan criativo. 

Garanta que uma revisão da gramática seja feita, e em seguida comece a falar os possíveis slogans em voz alta para identificar qual possui a melhor sonoridade.

Ao identificar o seu favorito, chegou o momento da pesquisa de campo. 

Questione familiares, amigos e pessoas do seu ciclo social que você considere confiáveis para dar uma opinião sincera a respeito do seu slogan. 

Por fim, analise todos os prós e contras do escolhido. Veja se ele está livre para uso comercial e em seguida, registre ele no nome da sua empresa. 

Com esses passos, junto de uma boa ação de marketing, a sua marca seguirá naturalmente para um caminho de reconhecimento mercadológico. 

Exemplos de slogans criativos para se inspirar

Muitos slogans já foram elaborados até hoje, mas com certeza alguns se sobressaíram no mercado. 

Separamos alguns exemplos de slogans criativos que garantiram personalidade, reconhecimento, poder e autoridade à marca.

  • Think different (pense diferente) – Apple
  • Abra a felicidade – Coca-Cola
  • Amo muito tudo isso – Mc Donalds
  • Todo mundo usa – Havaianas
  • O canal campeão – Sportv
  • Red Bull te da asas – RedBull
  • Preparou, bebeu, faz – Tang
  • Quem pede um, pede bis – BIS
  • Energia que dá gosto – Nescau
  • Tomou Doril, a dor sumiu – Doril

Reconheceu algum slogan? Agora quando precisar criar um slogan independentemente do assunto, siga as dicas que passamos ao longo deste artigo e garanta uma brilhante trajetória para a sua empresa. 

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