Tendências De Marketing Digital Em 2021

por | maio 25, 2020 | Estratégia

As tendências de Marketing Digital em 2021 são inovadoras, por isso que você precisa estar por dentro delas para conversar de perto com seus clientes.

Para entender melhor, imagine que atingir um objetivo no marketing digital é como atirar uma flecha em um alvo.

Isso requer precisão e treino constante, para conseguir atingir um único tiro é preciso que o praticante dedique muitas horas para fazer sua flecha ser certeira.

A comparação com esse esporte é interessante para conseguirmos entender a evolução das redes sociais, do marketing digital e de conteúdo no que diz respeito a consistência do seu público.

Se antigamente era necessário apenas produzir uma grande quantidade de conteúdo, hoje as demandas mudaram.

O tipo de trabalho realizado em 2021 para angariar seguidores e obter uma reputação sólida nas redes sociais pode se comparar ao treino de um arqueiro.

Ele não vai ser aplaudido pelo número de flechas que lançar, mas o número de vezes que elas chegarem até o centro vermelho.

Da mesma forma você pode pensar em como o conteúdo de sua empresa é disponibilizado na web: você só obterá bons resultados se focar na qualidade dos seus posts e principalmente no Marketing Digital.

Sabendo disso, nós da Expert Soluções Digitais preparamos um artigo com as principais tendências de marketing digital em 2021.

Pode acreditar que depois dele alcançar seus resultados será tão certeiro quanto uma flecha que atinge o alvo.

Leia também Construção de Autoridade: os 3 elementos que fazem seu cliente confiar em você

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Marketing Digital Em 2020: O Que Esperar?

As tendências de marketing digital em 2021, como nos lembra a Rock Content, dizem respeito a alguns elementos como:

  • Comunicação com o público;
  • Automação de processos;
  • Inovação com uso de realidade aumentada;
  • Personalização dos conteúdos;

2020 já passou por uma completa revolução no que diz respeito ao uso das redes sociais como ferramentas auxiliadoras na divulgação de produtos e engajamento de clientes.

Vimos o Instagram se consolidar como uma plataforma para influencers e marcas que começaram a vender seus produtos sem a rigidez do processo tradicional.

Muitas marcas apostaram em uma persona mais despojada e aderiram as características que os novos rumos nas redes tomaram, para acompanhar seus clientes e fugir do ostracismo.

A Netflix é um bom exemplo de empresa que soube se adaptar à nova roupagem. A marca conversa com seus seguidores em tom bem humorado e inclui até mesmo memes em seu repertório causando carisma em quem acompanha seus feeds nas redes sociais.

Veja o exemplo abaixo em que com descontração a empresa responde um dos comentários no Facebook

chat

Então, vamos conferir o que muda e o que continua nessa nova jornada.

Comunicação Nas Redes Sociais: Ponto Chave Em 2021

Tente usar mídias diversificadas

Se a sua marca já possui redes sociais deve ter percebido que o contato com os clientes mudou.

O número de pessoa que utiliza os chats privados deve aumentar em 2021, isto porque os internautas se sentem mais à vontade e conversando diretamente pelo Facebook, Instagram ou WhatsApp.

Claro que continua sendo importante reter informações como número de telefone e e-mail para conversas futuras.

Mas é certo que seu cliente vai preferir conversar contigo de maneira online do que ter que fazer ligações para esclarecer uma dúvida ou realizar uma compra.

Além disso, para empresas que dispõe de aplicativos, a comunicação pelo chat institucional também tem sido uma boa.

Neste caso, é preciso privilegiar a rapidez e qualidade nas respostas.

Telegram E Tiktok: Aplicativos Com Potencial

O Telegram é um aplicativo que tem se destacado e promete bastante para os próximos anos.

Por meio da plataforma dá para fazer canais da marca que, diferente do WhatsApp, permitem que sejam feitas enquetes, dá para adicionar um número ilimitado de pessoas e fazer transmissão de promoções de maneira bastante simples.

Ele já vem sido utilizado por algumas empresas e pode deslanchar, vale a pena conhecer mais o app.

O TIKTOK também vem caindo na graça do público. A proposta do aplicativo chinês é a edição de vídeos curtos e com teor humorístico.

Em primeiro momento a persona alvo do aplicativo era um público mais adolescente.

Entretanto, a empresa já compartilhou que pretende investir na expansão de seu público alvo.

A dica é se manter atualizado sobre o app e preparado para estar na crista da onda quando todos começarem a surfar nesta novidade.

Por falar em dica, anote mais uma: crie sua hashtag no aplicativo, mesmo que não vá postar nada no momento.

Assim, quando houver maior aderência de seguidores você não corre o risco de ter que usar um nome completamente distinto da sua marca.

Vídeos, Imagens E Áudios: Aposte Em Diversificação

Um aspecto de importante relevância no marketing digital é que o tipo de mídia oferecida tem sido utilizado de maneira interligada.

Dedicar-se somente ao texto ou a fotos não é mais uma solução interessante.

É necessário abranger uma diversidade maior de conteúdo.

As imagens, por exemplo, já vêm ganhando destaque e a Google promete um novo jeito de fazer pesquisa, utilizando o Google Lens, por exemplo.

Para que os robôs da Google e das redes sociais consigam encontrar sua imagem, aposte em:

  • Boas descrições;
  • Uso de tag alinhadas a sua estratégia de SEO;
  • Edição no nome do arquivo para o tipo de conteúdo compartilhado;

Tendência de Marketing Digital: Mídias Audiovisuais

Caminhando nesta direção está a produção audiovisual, os usuários têm ampliado cada vez mais sua experiência por meio de vídeos.

A própria avaliação da monetização do Youtube mudou.

Antigamente vídeos de até 5 minutos eram os mais visualizados nas redes, depois passou-se para 10 e em 2020 o alcance de vídeos com 30 minutos foi massivo.

Quando o assunto é Instagram a dica para alavancar seus resultados na aplicação é investir na modalidade Instagram TV, o conhecido IGTV.

Por meio dela é possível expandir seus horizontes e encontrar uma audiência maior.

Usando hashtags seus vídeos serão visualizados por mais pessoas na aba explorar, possibilitando a sua expansão na rede.

Será Que O Blog Morreu?

SEO é extremamente importante!

Niel Patel confirmou em pesquisa que o Blog continua sendo uma ferramenta que ainda transforma mais prospects em leads, já que ter um leitor assíduo significa mais engajamento.

Vale acrescentar que até mesmo esse tipo de plataforma tem sofrido atualizações, é o caso das narrações em áudio que acompanham os posts.

Este tipo de estratégia tem sido bastante promissora e colaborado para o aumento de leitores.

O Boom Dos Podcasts

Falando de áudio não podemos esquecer dos Podcasts, que parecem entrar cada vez mais na rotina dos brasileiros.

Eles podem ser de diferentes tipos, como de histórias, notícias ou entrevistas, e tem a versatilidade de poderem ser acessados em diversos momentos do dia como ao lavar louça ou no trânsito.

Essa versatilidade tem sido proveitosa em plataformas de streaming. O Spotify teve um aumento de 31% de audiência depois que começou a investir no formato de web programas.

Então aposte neles ao planejar seu marketing digital.

O Marketing Digital Vai Te Levar Ao Alvo

A gente já sabe que para seu produto aumentar o potencial de vendas ele precisa se destacar no ranqueamento orgânico do Google.

Isto contudo só é possível com boas técnicas de SEO, algumas você já deve conhecer:

  • Uso de palavras-chaves;
  • Uso de links externos e internos;
  • Qualidade de conteúdo postado;
  • Bons headers (h1, h2, h3…);
  • Indexação do site;

A novidade é que o ranking do Google pretende usar o engajamento das redes sociais como métrica.

A ideia é entender o desempenho das mídias para determinar o aparecimento ou não da marca nas primeiras páginas da busca orgânica.

Só Técnicas De SEO Bastam?

Ainda falando de tendências de marketing digital, embora todas as técnicas de SEO e conhecimento dos algoritmos ainda sejam bastante importantes, há dois aspectos que vem sendo privilegiados.

  • A relevância do perfil nas redes sociais;
  • A autoridade no assunto tratado;

Essas duas métricas vão definir muito de quem faz sucesso e que vai cair no esquecimento.

Há algum tempo o número de curtidas, por exemplo, já deixou de ser contabilizado como desenvolvimento nas redes sociais.

No Facebook para se ter bom destaque é preciso que haja uma boa quantidade de comentários nos posts.

Enquanto no Instagram é necessário que os usuários salvem conteúdo como favorito.

Por isso que será preciso se debruçar em estratégias de entrega de material relevante para o usuário da rede.

Eles agora ditam o ritmo que sua empresa se destaca online e para isso é preciso estar antenado nas tendências já que elas mudam rapidamente.

Transparência E Autenticidade: As Amigas Das Redes Sociais

Mídias Sociais são importantes para o marketing digital

Com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados, muita coisa também vai mudar.

A partir de agora, todos os dados que forem coletados e usados em forma de propaganda precisaram da autorização do usuário.

 E importante que a empresa pergunte ao usuário se ele deseja receber seus e-mails promocionais.

Vale lembrar que no ano passado começou-se um debate importante em relação ao “ter propósito”.

Para fazer parte deste momento de consciência é necessário privilegiar a autenticidade e transparência em frente aos seus clientes.

É preciso estar preparado para se posicionar e falar abertamente sobre temas atuais.

Por último, não podemos esquecer que os influenciadores digitais também começaram um novo momento na história da internet.

E eles são peças fundamentais no contato com seu público, já que o número de engajamento de seus seguidores é maior e mais sólido.

Até porque é comum que esses profissionais façam acordos de apenas recomendarem produtos nos quais realmente acreditam.

Dá Para Seguir As Tendências De Marketing Digital Em 2021?

Sem sombra de dúvida uma empresa que quer se destacar precisa ter redes sociais ativas e interessantes.

Falamos brevemente sobre algumas tendências de marketing digital em 2020, mas muito mais está por vir.

O mais importante é que sua marca não se apegue ao previsível e dado, mas esteja afim de inovar e ser um destaque para o meio.

Ser como a Nu Bank e IFood por exemplo que ditam tendências de mercado.

Para isso, conte com a gente!

Estamos sempre atualizados e preparados para colocar você e seu produto na posição de destaque que merece: em frente ao seu alvo.

Entre em contato com a gente e faça parte de todas as mudanças que acontecerão em 2021 e nos próximos anos.

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