7 passos para evitar falta de visibilidade nos canais digitais

por | jan 3, 2021 | Estratégia

Atualmente, os consumidores estão cada vez mais acessando a Internet para resolver os seus problemas por meios digitais. Ou seja, é o contato com a empresa por meio do chat, é a pesquisa de produtos e serviços via Google e, por fim, realizam a compra online. E, por isso, vem a necessidade que você saiba o que é visibilidade nos canais digitais.

Saiba que isso implica em uma mudança de atitude para a sua empresa. Pois, para alcançar os clientes no mundo virtual é preciso alcançar visibilidade online. Ou seja, é preciso que os clientes conheçam a sua empresa para comprarem o seu produto.

Nesse artigo, você encontra uma explicação detalhada sobre o que é visibilidade online e como é importante para a sua empresa alcançá-la. Além disso, colocamos 7 passos para te ajudarem a elevar a sua visibilidade no mundo digital. 

7 passos simples para evitar a falta de visibilidade nos canais digitais

O que é visibilidade nos canais digitais 

A ideia de visibilidade online implica que o seu negócio esteja presente na internet para ser  encontrado com facilidade pelo seu público. Ou seja, como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”. E é exatamente isso que acontece nos canais digitais. 

O tráfego para a sua empresa precisa ser muito bem trabalhado para gerar visibilidade. Desse modo, permite que você conquiste os clientes e aumente as vendas. Logo, é preciso que a sua empresa esteja na internet e seja vista pelo maior número de pessoas possíveis. 

Por certo, como esperar realizar uma venda se as pessoas não tiverem o conhecimento de que a sua empresa está nos canais digitais. Assim como que ela oferece determinado tipo de produto ou serviço. Por isso, o ponto de partida é investir na visibilidade online. 

Para efetivar a sua presença online a sua empresa pode utilizar uma, duas ou todas as opções a seguir: 

Inclusive, saiba que até mesmo o posicionamento nas páginas de resultados de pesquisas dos buscadores é uma forma de visibilidade. Como também o seu posicionamento no ranqueamento já identifica a sua autoridade no assunto

O que a empresa ganha com a visibilidade nos canais digitais 

Certamente, estar presente nos canais digitais é um meio de aumentar a publicidade para o seu negócio assim como aumentar o volume de vendas. Desse modo, alguns dos benefícios que uma empresa ganha com o investimento em sua visibilidade online são:

Aproveitar o alcance do seu público no mundo online

O acesso ao mundo online cresce a cada dia que passa. E, por isso, você pode entender que as suas oportunidades de conquistar novos clientes são enormes. Certamente, a possibilidade de comunicação com um número maior de pessoas é um ganho real.

Ao lado disso, os custos das estratégias online são muito menores do que offline. Além de oferecerem maior possibilidade para conhecer os visitantes interessados nos seus produtos ou serviços. A partir disso é possível realizar ações direcionadas para atendê-los. 

A possibilidade de criar novos negócios 

As possibilidades de gerar negócios oferecendo produtos e serviços em qualquer parte do mundo são enormes. Além do que abrem um leque de novas oportunidades a serem exploradas. Se a empresa tem uma presença forte online encontrará clientes em qualquer localidade.

Ser diferente da concorrência para o seu público

A sua empresa, ao desenvolver uma estratégia para ser reconhecida pelo seu público, está de fato se diferenciando da concorrência. Uma vez que ao criar uma identidade visual para ser reconhecida pelo cliente impede de ser confundida com outras marcas. 

Ao mesmo tempo em que com um conteúdo relevante começa a construir a sua autoridade sobre um determinado assunto. Desse modo, reforça a sua individualidade enquanto uma marca de sucesso. E isto é um ponto fundamental para a sua visibilidade online. 

Por que a sua empresa precisa investir em visibilidade nos canais digitais? 

A cada dia que passa as empresas estão percebendo a importância e necessidade de desenvolver técnicas e estratégias para o mercado digital. Pois a mudança do consumidor exige uma nova postura das empresas para conseguirem aumentar as suas vendas. 

De fato, as empresas agora precisam lidar com um perfil de consumidor mais seletivo, exigente e conectado à Internet. E, por isso, mais bem informado. Esse consumidor quer pesquisar, ouvir outras opiniões e fazer as suas próprias escolhas. 

Nesse sentido, é que a sua empresa precisa desenvolver ações que chamem a atenção do seu público alvo. E, dessa forma, passar a ser imediatamente reconhecida pelos clientes. Ou seja, ter visibilidade online. 

Saiba que existe uma diferença entre estar presente na internet e ser visível no meio virtual. Ou seja, se a sua empresa criar um site ou um blog podemos dizer que ela está presente no meio virtual. No entanto, a empresa precisa se tornar visível nos canais digitais.

De tal maneira que ser visível tem uma dimensão mais ampla. De fato, isso significa dizer que a sua empresa:

  • É reconhecida pelos clientes;
  • Conquistou um diferencial em relação à concorrência;
  • Agrega valor aos seus produtos. 

Para que isso aconteça é essencial que a sua empresa desenvolva uma estratégia eficiente de visibilidade online e invista em sua realização de forma assertiva. 

7 passos para evitar a falta de visibilidade nos canais digitais 

Para conseguir alcançar visibilidade online a empresa deve adotar as estratégias adequadas para produzirem esse resultado. Por isso, vamos apresentar 7 passos simples para que a sua empresa possa evitar a falta de visibilidade nos canais digitais. 

1º Posicionamento e identidade 

Para que um cliente em potencial perceba que você tem a solução para o problema dele é necessário que você tenha visibilidade para ser reconhecido. Ou seja, ao acessar o seu site o cliente precisa identificar com clareza e rapidez qual o seu negócio.

Além disso, é necessário que ao apresentar o produto você destaque a forma como ele pode ser a solução para o problema do cliente. Por isso, você está criando um diferencial em relação aos outros produtos do seu nicho. 

Desse modo, as perguntas chaves desse primeiro passo são: 

  • Quem é você?
  • Quem é o seu negócio?

Saiba mais sobre esse assunto no artigo Posicionamento de marca: elemento mais do que essencial para diferenciar sua empresa e seu conteúdo

2º Estratégia 

Uma estratégia define a forma como você deve agir para alcançar o seu objetivo. Assim, se você deseja ter visibilidade digital precisa planejar a estratégia a ser utilizada para alcançar esse resultado. Por isso, as perguntas chaves desse segundo passo são: 

  • Onde você está?
  • Onde quer chegar? 
  • E o que fará para isso acontecer?

3º Conteúdo 

É por meio do seu conteúdo que o cliente conhece o seu negócio e percebe que a sua solução é a adequada para ele. Por isso, produzir conteúdo é elaborar um material direcionado para o seu público entender a sua mensagem. 

Como também é a forma de construir a sua autoridade online sobre um determinado assunto. E isso é importante porque o visitante passa a frequentar o seu site em busca de conteúdo relevante para solucionar as suas dúvidas. 

Assim, as perguntas chaves desse terceiro passo são: 

  • O que você quer que o seu cliente saiba sobre você e sobre o seu negócio? 

Saiba mais sobre esse assunto no artigo Porque o marketing de conteúdo pode definir o sucesso do seu negócio

4º Tráfego 

Esse é um ponto importante, pois você precisa estar onde o seu cliente está para chamar a atenção dele. Com isso você consegue mostrar que tem a solução do problema que ele está buscando. Logo, é preciso desenvolver estratégias para gerar tráfego orgânico e pago. 

Desse modo, as perguntas chaves desse quarto passo são: 

  • Onde o seu cliente está e para onde você quer levá-lo? 
  • Como fará isso? 

5º Acompanhamento 

Saiba que “quem não mede não gerencia”. Por isso, é importante monitorar como o processo está sendo desenvolvido e os resultados que estão sendo obtidos. 

Desse modo, você consegue estabelecer estratégias alternativas para acertar os rumos se os resultados demonstrarem que os objetivos não estão sendo alcançados. 

Por isso, as perguntas desse quinto passo são:

  • Quais métricas você vai acompanhar para saber se sua estratégia está funcionando?
  • Como irá avaliar essas métricas?

6º Estabeleça parcerias 

Uma estratégia que alcança bons resultados é estabelecer parcerias com negócios relacionados ao seu segmento. Por exemplo, uma clínica de estética pode fazer parceria com produtos específicos para esse tipo de tratamento.

Assim, as perguntas desse sexto passo são:

  • Quais as parcerias mais adequadas para o meu nicho de mercado?
  • Como encontrar parceiros para o meu negócio?

Saiba mais sobre esse assunto no artigo Marketing de Referência: o que é e porque ele é importante na sua estratégia de autoridade online

7º Ouça a opinião dos seus visitantes e clientes 

É importante para o sucesso do seu negócio conhecer a percepção que os visitantes e clientes têm do seu negócio. Por isso, ter um chat é interessante para facilitar essa comunicação. Desse modo, as perguntas desse sétimo passo são:

  • Como saber o que o meu cliente pensa sobre o meu negócio?
  • Qual a melhor estratégia para ouvir o cliente?

Como obter visibilidade nos canais digitais

Você encontrou nesse artigo uma explicação bem detalhada sobre visibilidade nos canais digitais, o que é e como funciona e porque é tão importante para a sua empresa. 

No entanto, colocar tudo isso em prática não é fácil e, principalmente, para quem já tem uma empresa para gerenciar todos os dias e conduzir para o crescimento sustentável. 

Por isso, é que ajudamos os profissionais liberais e as microempresas a serem reconhecidos como especialistas nas suas áreas de atuação. O nosso intuito é oferecer o suporte adequado para que você possa gerar mais e melhores oportunidades de negócios através do seu conteúdo.

Assim, entre em contato para saber como trabalhamos e podemos te ajudar.

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