Esta é, sem dúvidas, uma das melhores datas para o mercado de vendas através da na web. Confira as melhores estratégias para a Black Friday 2022!
Quem trabalha com marketing digital, entende o poder que uma data como a Black Friday tem para quem vende seus produtos ou serviços através da internet.
No nosso artigo de hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas e estratégias que serão as chaves para você aplicar em seu negócio, atraindo clientes e assim, gerando muitas vendas na Black Friday Brasil 2022.
Os resultados de vendas nessa data são, em alguns casos, tão surpreendentes, que muitos ecommerces acabam vendendo, em um único final de semana, o equivalente a um mês inteiro de seu faturamento.
Tudo isso se torna ainda mais interessante se você investir de maneira correta em campanhas de links patrocinados dentro do Facebook Ads, engajamento e disparo de email marketing, redes sociais, etc. Desta forma, você poderá ter uma potencialização ainda maior em seus resultados.
Em qual data acontece a Black Friday em 2022?
Bem como em todos os anos, a Black Friday acontece na data após o Dia de Ação de Graças, comemorado nos EUA, sempre no mês de novembro.
Logo, em 2022 a data cairá no dia 25 de novembro. Ufa! Isso significa que ainda há tempo de se preparar direito e aplicar as dicas que iremos listar aqui.
Um retrospecto da Black Friday 2021
No ano passado, se considerarmos apenas as vendas entre os dias 25 (quinta-feira) e 26 (sexta-feira), a Black Friday resultou em um faturamento de 5,4 bilhões de reais (resultado que mostra um aumento de 5,8% em relação ao ano 2020). Não somente isso, o ticket médio também teve crescimento, ficando em R$ 711,38 (6,4% maior do que 2020).
As vendas em geral tiveram seu pico registrado entre 10h e 14h da sexta-feira, sendo que a maioria das visitas aos sites vieram via dispositivos móveis (61,1%) contra 38,8% do desktop.
Segue as categorias de produtos com maior número de pedidos realizados na data:
- telefonia;
- moda e acessórios;
- beleza e perfumaria;
- eletrodomésticos;
- eletroportáteis.
Em relação aos dados demográficos, 61% destas vendas vieram da região Sudeste do Brasil, logo atrás, temos as regiões Nordeste (16%), Sul (14%), Centro-Oeste (6%) e Norte, com apenas 2%.
Considerando os dados da faixa etária dos compradores, percebemos que 35% das vendas se resumiram ao grupo entre 26 e 35 anos, 34% com pessoas entre 36 a 50 anos, logo atrás temos 17% (até 25 anos) e 14% das pessoas tinham mais de 51 anos de idade.
Quais são as tendências para Black Friday 2022?
Segundo o estudo da Méliuz, 91,3% dos brasileiros tem intenções de comprar algum produto na Black Friday 2022, este número é 20% maior em relação à pesquisa feita no ano passado.
Além deste dado:
- 39% dos consumidores estão dispostos a gastar valores maiores que em 2021.
- 26% dos compradores do ecommerce vão às compras na Black Friday sem ter um orçamento definido.
5 dicas para vender na Black Friday 2022
Tendo tudo isso em mente, o que esperar da Black Friday 2022?
Diferentemente do que acontece lá fora, onde a maioria das vendas da Black Friday se concentram em lojas físicas, no Brasil as maiores oportunidades são encontradas na internet, através das vendas online.
Isso é uma ótima notícia, afial, o marketing digital permite que você se apoie em diversas fontes e formas de tráfego, que estimulam e levantam as suas ofertas a um maior número de pessoas.
Veja agora cinco dicas que irão te ajudar a vender de verdade na Black Friday 2022.
1. Antes de tudo, prepare o seu território
Quando chega esta época, já virou algo comum muitas empresas investirem milhares de reais em estratégias para Black Friday e com isso, acabam esquecendo do mais simples: a preparação e estrutura que o site precisa para receber uma grande quantidade de visitas na data da Black Friday.
Por isso, tenha certeza (junto ao seu serviço de hospedagem) de que o plano que você contratou com eles suporta a carga de visitas que você espera receber. Outro ponto muito importante é se certificar de que o seu site esteja funcionando 100%.
Em suma, verifique se não existem links quebrados, imagens sem carregar e o mais importante, que o sistema de compra está em plenas condições.
2. Ofereça descontos (realmente) incríveis
Já é bem conhecido o jeitinho brasileiro de fazer as coisas. Quando a Black Friday surgiu no Brasil, muitos lojistas maquiaram os preços, para que, na data, eles parecessem menores.
Mas ao contrário de antigamente, o perfil do consumidor se encontra muito mais antenado ao que acontece e ao que é realmente um bom desconto.
Por este motivo, na Black Friday 2022, não tente enganar os seus clientes, ofereça descontos realmente incríveis e não haverá dúvidas de que as suas vendas serão um sucesso!
3. Dê tratamento VIP a sua audiência
Se você já está habituado com a venda de produtos ou serviços na internet, é muito provável que você já tenha uma audiência, em outras palavras, uma cartela de clientes.
Uma boa opção nestes casos é dar a eles um desconto ainda maior do que aquele que será ofertado para quem nunca comprou nada de sua loja.
Esse super desconto pode ser concedido para os clientes que fazem parte da sua lista de emails ou para aquelas pessoas que seguem a sua loja nas redes sociais.
Ou seja, se você der 50% de desconto para o público em geral, ofereça 60 ou até mesmo 70% para aqueles que já confiam em seus produtos e serviços, aqueles que já foram ou são seus clientes.
4. Dê uma atenção especial ao mobile
Com o passar dos anos, o número de vendas online através de dispositivos móveis (smartphones e tablets) só cresce, por isso, esteja atento à experiência do usuário neste campo.
Seu site está totalmente preparado para ser acessado por um dispositivo móvel? Não arrisque! Se não quiser perder vendas, é bom se atentar a esse detalhes.
5. Faça investimentos em anúncios patrocinados
O Google Ads e o Facebook Ads podem ser os seus grandes aliados na Black Friday. Se você tem presença nas redes, promova suas ofertas e descontos voltada para as pessoas que curtiram sua página.
Use de toda a criatividade possível na hora de criar suas campanhas de anúncios e as otimize, descartando os anúncios que não trazem bons resultados.
Posts patrocinados no Twitter também podem gerar bons resultados, uma vez que, durante a Black Friday 2022, muitas pessoas (e lojas) usam hashtags para encontrar descontos. Não fique para trás e faça o teste!
Extra! Atendimento e vendas pelo WhatsApp
A depender do tamanho da sua loja ou negócio online, também é possível potencializar seus resultados com um foco em vendas pelo WhatsApp.
É de conhecimento que praticamente todos os brasileiros possuem acesso a esse aplicativo.
Sua audiência ficará muito mais confortável tendo este canal como opção para se comunicar com você, tirando eventuais dúvidas que podem surgir antes do momento de compra. Por isso, na Black Friday 2022, use e abuse do WhatsApp!
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Tenha resultados mais expressivos na Black Friday 2022 contando com quem sabe para, não somente aplicar essas estratégias que falamos acima, como também para definir planos para que o seu negócio tenha o melhor resultado e desempenho possível nas vendas deste período.
Para tudo isso, você pode contar com a Marketing Para Especialistas!
Somos uma agência de marketing digital que já atendeu mais de 100 empresas em 20 nichos diferentes como escritórios de advocacia, oficinas mecânicas, consultorias, escolas, indústrias, clínicas, entre outros.
Nosso trabalho começa compreendendo o comportamento online do seu cliente para criar o melhor ambiente digital com a melhor oferta para ele, sempre focando nos canais que ele realmente usa. É assim que já geramos mais de 90 mil leads nos últimos 4 anos.
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Equipe de Redação da @MKPE