Marketing de autoridade: como atrair mais clientes e 4 ferramentas

por | nov 16, 2020 | Conteúdo

Você se lembra de como era uma sala de aula tradicional do ensino médio? 🤔

Fileiras de cadeiras, 20 ou mais alunos por sala e apostilas e livros como base de ensino.

Esse é o tipo de método que afasta cada vez mais pessoas. Isso acontece porque cada um tem uma forma de aprender; e nem sempre alcançam os melhores resultados com métodos padronizados como esse.

A escolha de um método totalmente personalizado pode ser o caminho mais efetivo na hora de procurar uma escola de inglês e por isso, a Ace Institute é a melhor opção.

Aqui, a ideia é que o aluno tenha liberdade para se expressar, pois o foco da aula está na conversação dentro das expectativas de expressão dos alunos.

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Talvez você ainda não esteja familiarizado com a expressão marketing de autoridade, mas com certeza a palavra marketing você conhece bem. Se parar e observar um pouco perceberá que compartilha o seu dia a dia com marketing de alguma coisa. 

Podendo ser de autoridade, de relacionamento, digital, de conteúdo, de serviços, Inbound, Outbound, B2B, de referência e mais uma infinidade de tipos diferenciados entre si.

Contudo, saiba que isso é de uma importância fundamental para um cenário em que os consumidores são mais exigentes e seletivos. 

Pense em como os seus clientes avaliam os produtos e serviços antes de efetuarem uma compra. Com certeza, eles buscam informações em pesquisas na internet e conversam com amigos e parentes. Inclusive, querem conhecer as reclamações contra a sua empresa.

De fato, querem saber se a sua marca é conhecida no mercado e como se posiciona em relação às questões ambientais do planeta. Com isso os consumidores realizam uma completa investigação a respeito da marca do produto que querem comprar.

Nesse artigo, você vai entender o que os clientes devem encontrar em sua investigação sobre a sua empresa. É a sua oportunidade de utilizar o marketing de autoridade em benefício da construção da sua marca e sua imagem no mercado.

 Como entender o que é marketing de autoridade 

A ideia de marketing de autoridade vem basicamente da concepção que todas as pessoas têm de autoridade. Ou seja, é alguém ou instituição que detém um conhecimento ou uma posição que o diferencia dos demais do mesmo segmento ou grupo.

Assim, quando uma empresa desenvolve estratégias de marketing de autoridade está moldando a imagem da sua marca para ser reconhecida como expert em seu segmento de atuação. Ou seja, está construindo uma identidade estratégica como vantagem competitiva.  

A partir de todo esse trabalho sistematizado para posicionar a empresa em posição superior aos seus concorrentes acaba por conquistar a posição de líder de mercado. Por isso, reforça ainda mais a autoridade que passa a ser reconhecida em sua marca e produtos.

Como funciona o marketing de autoridade 

Para entender como funciona o marketing de autoridade uma frase de Jack Mize traduziu com simplicidade e clareza como o processo acontece. Ele é co-apresentador da Authority Alchemy, que é um podcast semanal sobre autoridade de marketing. Em suas palavras:

“Você começa a se posicionar como uma autoridade ao fornecer consistentemente informações úteis ao seu público – informações que resolvem problemas, oferecem soluções e atendem às necessidades. O seu público encontra você, em grande parte, simplesmente porque você se posiciona como um educador e defensor do sucesso deles”.

A partir dessa explicação fica fácil perceber qual é a lógica de funcionamento do marketing de autoridade. Ou seja, a sua empresa vai publicar posts educativos sobre um determinado assunto. À medida que as pessoas realizam buscas pelo Google ou redes sociais encontram o seu material. 

A partir desse ponto passam a estabelecer uma relação de confiança se as informações que obtiverem no seu post forem úteis para elas. Isto é, se atenderem a uma necessidade, se resolverem um problema ou se oferecerem uma solução.

O que a sua empresa ganha com o marketing de autoridade 

Uma boa maneira de perceber como vale a pena a sua empresa investir em marketing de autoridade é a partir de alguns ganhos obtidos com essa estratégia, veja a seguir.

Aumentar o valor percebido da empresa no mercado 

Um dos elementos fundamentais para uma empresa aumentar o seu valor no mercado é conseguir posicionar-se como autoridade no seu nicho. Pois se uma empresa tem o seu valor percebido aumentado obtém muitos outros benefícios. 

Sendo que esses vão produzir efeitos em todas as fases do ciclo de vendas. Isso é tão interessante uma vez que se antes as pessoas viam as suas ofertas, mas não te escolhiam. Ou seja, o marketing de autoridade tem a ver com inteligência de mercado.

Depois que a sua empresa conquistou autoridade, passam a te escolher e te dar maior destaque e preferência. Portanto, a sua empresa se torna referência. 

Criação de parcerias 

Esse é um ponto chave para o crescimento das oportunidades de negócios para a sua empresa. Da mesma forma que o público-alvo também as empresas do setor reconhecem a sua empresa como uma autoridade no mercado.

A partir desse reconhecimento surge o interesse de serem estabelecidas parcerias que podem beneficiar o crescimento de ambas as empresas. Como também por você estar na posição de autoridade é mais fácil de estabelecer relacionamentos com parceiros e clientes.

Aumento de visibilidade 

A proximidade entre autoridade e audiência é muito grande. Por isso, se a sua empresa conquistou a posição de autoridade no segmento com certeza alcançará maior audiência.

Sendo que é preciso que a sua empresa esteja atenta para desenvolver um marketing de autoridade de qualidade e de forma assertiva para obter os resultados esperados.

4 ferramentas para trabalhar o marketing de autoridade na sua empresa 

Conquistar a posição de autoridade no seu segmento requer esforço e investimento em ações de marketing de forma estratégica. Nesse sentido, você vai encontrar a seguir as quatro ferramentas mais importantes para desenvolver a autoridade de sua empresa. 

1. Branding 

O foco dessa estratégia é tornar a sua marca única, diferenciada no mercado por uma identidade própria. Com valores, missão e filosofia bens delimitados e expressos de alguma forma em sua marca.  

2. Marketing de conteúdo 

Essa estratégia é que consegue garantir a presença da empresa em todos os canais. Desse modo, é preciso que as postagens tenham uma frequência definida e constante. Como também essa publicação de conteúdo pode ser feita em:

  • posts;
  • webinars;
  • artigos;
  • e-books;
  • white papers.

3. Marketing de referência 

É preciso ter em vista que as referências dadas pelos clientes constituem um dos melhores meios de divulgação. De fato, resultam em um ótimo serviço de atração de novos clientes

Por isso, é preciso trabalhar com os clientes satisfeitos para que passem a recomendar a empresa para amigos, familiares e conhecidos. Também é interessante apostar nos influenciadores, pois são referência para um grande número de pessoas (seguidores).

Nesse sentido, é preciso pesquisar para encontrar o influenciador certo para a sua empresa e conseguir conquistar os clientes em potencial que o seguem.

4. Geração de leads 

Considere que é um muito mais fácil você conseguir gerar leads na posição de autoridade. Pois as pessoas aceitam o que a sua marca oferece te percebendo da posição de referência. Essa é uma das vantagens que o marketing de autoridade te oferece.

 

5 dicas para gerar autoridade  

Marketing de autoridade: como atrair mais clientes

Para que uma empresa consiga construir sua autoridade online precisa seguir vários critérios para se tornar referência digital. Você vai encontrar a seguir as sete dicas para sua empresa construir sua autoridade de forma assertiva.

1 – Foco no seu público-alvo 

Você sabe que atirar para todos os lados não é uma boa opção para atingir o público-alvo. É preciso desenvolver esforços com o foco específico em quem você quer alcançar. 

Pois, terá de desenvolver de forma assertiva desde a abordagem dos assuntos até a linguagem a ser utilizada. É preciso sempre agir de forma a projetar o impacto no público e observar como ele irá reagir.

2 – Dores de sua persona 

Para que as suas postagens sejam úteis para o público-alvo é imprescindível que a sua empresa compreenda quais as suas dores. Por isso, entender quem é a sua persona e do que ela precisa torna-se essencial para despertar o seu interesse. 

Um post focado na sua persona deve retratar as motivações, problemas e necessidades que constituem o gatilho mental para o consumo. É dessa forma que a sua empresa terá como entender o que a persona espera de um e-commerce ou de um site que posta conteúdos na web.

3 – Presença nas redes sociais 

É importante estar presente nas diversas redes sociais para que a sua empresa seja vista. É praticamente impossível esperar gerar autoridade sem manter uma grande presença nos canais online. 

No entanto, é necessário ter clareza que essa presença ampla tem de ter qualidade e a sua equipe de marketing deve ser capaz de alimentar a todas. Por isso, é interessante trabalhar com calendários, editoriais, pautas para publicações e ações de marketing implementadas.

4 – Conteúdo autoral e original 

Um dos aspectos fundamentais para uma empresa que deseja trabalhar com marketing de autoridade é fazer diferente e com originalidade. De nada adianta postar conteúdos replicados dos que já estão na web. 

Se a sua empresa deseja ter autoridade tem de começar a criar seus próprios conteúdos com qualidade, autoria e originalidade.  Saiba que o Google quando está fazendo o  ranqueamento de sites leva em consideração aquilo que é original e inovador.

5 – SEO

SEO significa “search engine optimization”, traduzindo para o português é “otimização para mecanismos de buscas”. Para uma empresa que deseja criar autoridade é essencial utilizar de forma assertiva as técnicas de SEO.

Nesse sentido, são técnicas aplicadas em páginas para que os buscadores de pesquisas do Google possam encontrá-las com mais facilidade. O propósito é justamente que o site seja ranqueado na primeira página de resultados das pesquisas.

Como colocar em prática o marketing de autoridade 

Você encontrou nesse artigo uma explicação bem detalhada do marketing de autoridade, o que é e como funciona. Como também as ferramentas e dicas para autoridade digital. 

No entanto, colocar tudo isso em prática não é fácil e, principalmente, para quem já tem uma empresa para gerenciar todos os dias e conduzir para o crescimento sustentável.  

Por isso, é que ajudamos os profissionais liberais e as microempresas a serem reconhecidos como especialistas nas suas áreas de atuação. O nosso intuito é oferecer o suporte adequado para que você possa gerar mais e melhores oportunidades de negócios.

Assim, entre em contato para saber como trabalhamos e podemos te ajudar. 

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