Monetização na Internet: Como Começar?

por | mar 31, 2022 | Blog

Quando falamos de presença digital, a monetização é sempre uma dúvida constante sobre como funciona e principalmente como se conseguir. Na verdade, acaba exigindo muito mais do que pode parecer.

Em geral, esse processo de monetização acaba sendo decorrente de ter um trabalho já consolidado na internet em geral. Por exemplo, ter audiência em blogs ou no próprio YouTube.

O que poucas pessoas sabem é que ter um conteúdo monetizado não é a regra, e depende de como seu conteúdo está sendo construído. Por isso, hoje vamos te explicar na prática como esse processo funciona e dar algumas dicas de como construir uma autoridade online que te permita ter uma boa monetização.

O que é monetização?

Trazendo para o conceito mais direto da palavra, quando falamos de monetização estamos falando de retorno financeiro, dinheiro. Dessa forma, trata-se de determinado conteúdo ou determinada ação que se transforma em um retorno monetário.

Nesse caso, o exemplo mais clássico que existe hoje é do YouTube, já que milhares de pessoas transformam conteúdos que tenham algum tipo de domínio em views e curtidas. Consequentemente, acaba gerando dinheiro para essas pessoas.

A monetização é criada principalmente quando seu trabalho gera algum engajamento dentro da plataforma, principalmente trazendo números expressivos. Afinal, quem nunca se viu perguntando quanto aquele cara do YouTube não deve ganhar com tantos milhões de visualizações por mês?

Esse é o principal objetivo da monetização, gera dinheiro a partir de um engajamento expressivo. Para isso, existem diversas maneiras de ter essa troca, como:

  • Mídia Kit
  • Vídeos
  • Anúncios e banners no site

Dessa forma, podemos resumir o conceito de monetização como sendo a capacidade de transformar algo em dinheiro. Sendo esse algo um vídeo, artigos, textos, produtos ou outros infoprodutos.

Monetização: o que é e como funciona?

Como monetizar nas redes

É necessário entender alguns pontos principais para se ter sucesso nesse mercado de monetizar serviços. Entre eles, os passos fundamentais para se ter algo bem estruturado.

Primeiramente, você precisa de um público-alvo bem definido. Na verdade, essa é a premissa para quase tudo relacionado ao marketing digital, e a essa altura sua empresa já precisa ter isso em mente.

Ao definir um público-alvo, você consegue trabalhar melhor as estratégias de criar engajamento com esse determinado público. Afinal, é bem mais fácil saber lidar com um grupo definido do que tentar abranger toda a internet na mesma massa.

Outro índice importante é a criação de conteúdos relevantes e com qualidade para esse mesmo público. Na verdade, pouco ou nada adianta ter tantos conteúdos produzidos se nenhum deles for usado para algo de fato relevante.

Além disso, não dá para falar de criação de conteúdo sem falar de consistência, certo? Sendo assim, foque sempre em ter uma linha editorial bem definida e bem trabalhada. Dessa forma, você evita ter grandes gargalos entre uma postagem e outra.

É claro que a definição de qual rede você pretende usar é algo muito pessoal e principalmente vai depender da sua empresa e do ramo que ela atende. Por exemplo, se você acredita que seu estilo de produto não rende bons vídeos explicativos, esqueça o YouTube como principal canal de monetização.

Ou seja, no fundo, o trabalho de decisão da rede é bastante importante, já que é a partir disso que você vai definir o seu conteúdo em geral. Afinal, o conteúdo para um vídeo longo no YouTube é bem diferente do conteúdo para vídeos de um minuto do Instagram.

Monetização de sites: como funciona?

A monetização de sites não é algo assim tão simples de ser feita, já que passa por uma série de regras e necessidades para se permitir que seu conteúdo seja monetizado. Por exemplo, o tráfego que seu site possui.

Em geral, essa estratégia de aumentar o número de visitantes passa por dois pilares: SEO técnico e marketing de conteúdo. Assim, sem esses dois nichos bem trabalhados, fica muito difícil conseguir o trabalho de monetizar.

Para os sites em geral, existem algumas formas de monetizar em diversos nichos, sendo as duas principais:

Publicidade

Essa é a mais comum de todas as formas de se monetizar um site hoje em dia, sendo a mais visível. Afinal, quem nunca entrou em um site com diversos banners de anúncio percorrendo todas as páginas?

Bom, essa é a maneira do site que você está visitando se monetizar. Para isso, existem duas formas principais de ter uma publicidade nas páginas do seu site:

  • Google adsense: já falamos em outro artigo aqui no blog sobre o Google Adsense e como ele pode ajudar suas vendas. Assim, para essa área de publicidade com banners no site a ferramenta é simplesmente imbatível.

O funcionamento é bastante simples, você só precisa conectar o seu site na ferramenta e deixar que a própria Google coloque os banners nos locais definidos.

  • Venda direta: a venda direta ocorre quando você, literalmente, vende aqueles espaços do seu site para os anunciantes na rede.

Quanto a monetização propriamente dita, ela ocorre normalmente por meio do chamado custo por clique. Ou seja, você recebe um valor decorrente da quantidade de vezes que os usuários clicaram no banner do anunciante no site.

Outra forma bastante comum é a da retribuição por um número X de visualizações, por exemplo, caso aquele determinado vídeo alcance 100 visualizações, seu site recebe um valor definido anteriormente.

Em geral, esse modelo é bastante comum e o mais buscado hoje em dia.

Patrocinar artigos

Talvez você não conheça muito bem essa estratégia, mas ela é bem interessante para empresas que possuem uma alta taxa de marketing de conteúdo. Em geral, funciona como uma espécie de troca.

Funciona da seguinte maneira: imagine que você possui um site que faz review de carros novos de acordo com seu lançamento. Agora, imagine que existe uma empresa que está lançando um novo modelo que precisa de divulgação.

A empresa pode entrar em contato com o seu site para que você escreva sobre o modelo que eles estão querendo divulgar. Da mesma forma, você apenas vai estar seguindo seu trabalho normal, criando mais uma review.

Com isso, a empresa que solicitou o artigo paga para sua empresa um valor pelo artigo criado, e você cria visibilidade para o produto que será lançado.

Um ponto de muita atenção é entender que para que ocorra esse tipo de trabalho, é essencial ter pelo menos relação entre os conteúdos. Por exemplo, não dá para o seu site de review falar sobre uma receita de bolo.

Monetização do YouTube: como funciona?

A grande maioria das pessoas conhece a monetização exatamente por conta do YouTube. Afinal, hoje em dia é a principal plataforma para esses fins.

A regra para receber valores do YouTube depende de algumas variáveis, sendo duas delas as principais: ter pelo menos 1000 inscritos e quatro mil horas de exibição. Além disso, para monetizar, depende de um valor correspondente para cada 1000 visualizações obtidas.

Dentro da plataforma, o princípio para se ter monetização é o mesmo usado para os sites. Ou seja, conteúdo relevante e que abrace determinado público.

Hoje em dia, o mais comum é que conteúdos de curiosidades e vídeos com questionamentos mundiais sejam os mais procurados. Além disso, conteúdos para famílias em geral também costumam chamar bastante atenção.

Assim, apesar de ser mais complexo, a monetização do YouTube acaba dependendo dos mesmo fatores, com a necessidade de um bom trabalho de SEO dentro da plataforma. Além disso, outros fatores essenciais para um sucesso na plataforma é o design por trás do conteúdo criado.

Monetização: o que é e como funciona?

Como monetizar no Youtube

Para monetizar dentro do YouTube também existem diversas possibilidades, e vamos falar das principais por aqui. Dessa forma, você consegue entender o momento do seu canal e como deixá-lo da melhor maneira possível.

Além disso, a escolha pelo tipo de anúncio é importante para definir os rumos que seu canal vai levar futuramente.

  • Publicidade

A maneira mais comum de ter monetização na plataforma é com os velhos anúncios nos vídeos. Sim, aqueles que aparecem do nada enquanto você tá assistindo algo por lpa.

Esses anúncios são exibidos durante os vídeos, ou antes de começar, e podem ser adquiridos direto pelo Google Adsense. Um ponto importante de ressaltar é que você precisa ter pelo menos 18 anos para aderir a esse modelo.

Outro ponto é que, apesar de ser o mais comum, é necessário uma série de diretrizes que a plataforma confere antes de liberar o uso para os donos de canais.

  • YouTube Premium

Poucos sabem, mas o YouTube Premium também gera receita para os canais. Nesse caso, a cada visualização de um assinante premium, você recebe um valor de parte da assinatura.

Para conseguir esse modelo de visitante, o ideal é que você invista cada vez mais em ter vídeos que chamem a atenção e que criem identificação com o público. Já que, em geral, assinantes premium só buscam o mesmo que os demais: conteúdo relevante.

Como monetizar no YouTube

Como dito anteriormente, o primeiro passo é o conteúdo que será criado pelo canal, focando em públicos que tenham mais conexão com a plataforma. Por exemplo, o lado infanto-juvenil.

Outro ponto crucial para um bom andamento dentro da plataforma é a velha constância e consistência. Sim, você precisa ter um calendário de publicações que faça sentido, e que não deixe seus inscritos na mão ao se ter dias e dias sem postagens.

Além disso, entramos novamente na importância de uma identidade visual e principal do design bem construído. Nesse caso, a capa do seu canal e as thumbnails precisam chamar atenção e, mais do que isso, mostrar para o público o que o seu canal está oferecendo.

Em geral, a monetização é parte importante na criação de uma autoridade, e é resultado de todo um trabalho de engajamento e produção de conteúdo.

Então, gostou do nosso conteúdo? Você pode saber ainda mais sobre questões de autoridade online aqui no nosso blog. Além disso, conheça nosso canal do YouTube para saber mais dicas e insights do mundo digital. Te espero lá!

Monetização: o que é e como funciona?

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