Remarketing: conheça a estratégia de mídias pagas

por | mar 14, 2022 | Estratégia

Com certeza você já passou por aquela situação onde pesquisa no Google sobre um produto, abre a guia, e nunca mais para de aparecer anúncios daquele mesmo produto. Certo?

Se você já se perguntou como um algoritmo sabe qual produto você pesquisou, e como ele consegue trazer exatamente o mesmo nicho nos demais anúncios, você já conhece o Remarketing.

Sim, remarketing nada mais é do que uma estratégia de vendas, principalmente de mídias pagas. Além disso, é considerada como uma das principais estratégias para divulgação de um produto hoje.

Na verdade é até bastante simples imaginar o motivo disso, já que só em 2021 foram mais de 100 milhões de compras na internet, segundo a empresa Neotrust, que realiza análise de varejo online. Ou seja, o marketing digital nunca esteve tão propício para acontecer como hoje.

Sendo assim, é natural que as empresas busquem as estratégias mais eficazes dentro desse meio, e o remarketing é uma delas. É claro que precisa dos seus cuidados e limitações de uso, para evitar um efeito contrário.

Entretanto, se for bem executada e principalmente contar com um bom planejamento de marketing, tem tudo para alavancar suas vendas e te gerar grandes resultados. Por isso, nesse artigo vamos te deixar a par sobre tudo que envolve o mundo do remarketing!

Remarketing conheça a estratégia de mídias pagas

O que é Remarketing?

O remarketing consiste na união de anúncios do Google Ads com pesquisas realizadas pelo próprio usuário. Ou seja, tudo baseado no comportamento de quem busca aquele serviço, sem tentar empurrar algo que ele nunca procurou na vida.

Trazendo para a tradução literal da palavra, remarketing significa fazer marketing de novo. Isso mesmo, é uma estratégia de repetição, repetição e mais repetição. Nesse caso, estamos falando de uma estratégia para gerar conversão.

Nesse momento você já pode parar de pensar que existe alguém hackeando seu computador e fazendo você ver e-mails, promoções, ou entrando em contato para falar de algo que você acabou de procurar na internet. Bom, é apenas remarketing.

E caso você já tenha voltado a pesquisar, ou até mesmo comprado esse produto, então além de tudo você ainda tem a confirmação que é uma estratégia funcional. No fundo, a estratégia é bastante simples:

Basta pensar em quais as chances de você adquirir um produto que acabou de ver, sendo a primeira vez naquela loja específica. Em geral, a maioria das pessoas não realiza essa compra de primeira, e apenas fecha a página em seguida.

O remarketing vai atuar exatamente na lembrança para o usuário, de que existe um produto que lhe interessou em algum momento. E é exatamente por isso que a estratégia é tão eficaz, porque lida com a lembrança de algo que o o consumidor demonstrou interesse.

Ou seja, é bem diferente daqueles anúncios sem pé e nem cabeça que surgem em sites que você nunca viu na vida. Entende a diferença? É tudo uma questão de estratégia e boa execução.

Remarketing conheça a estratégia de mídias pagas

Como fazer?

A empresa AgilOne divulgou um estudo onde pelo menos 51% das pessoas preferem receber um tratamento personalizado por e-mail. Dessa forma, entendemos que a especificação e o direcionamento é algo mais do que comercial, acaba pegando no lado mais emocional do cliente.

Sendo assim, existem algumas atitudes básicas para que sua estratégia de remarketing seja consolidada, e é sobre isso que vamos tratar agora. Assim, é só colocar em prática de acordo com sua linha editorial e com seu planejamento definido.

Passo 01: planejamento

Nós já falamos em outro artigo sobre o planejamento de marketing digital e a importância dele para resultados de qualidade. Nesse caso, o objetivo é ainda maior.

Já que, para que de fato o remarketing funcione, você precisa ter em mãos listas e mais listas classificando cada um dos seus leads. Por exemplo, usando o funil de vendas.

Com as listas criadas, você consegue segmentar sua atuação e direcionar para cada grupo específico.

Passo 02: trabalho visual

Com a segmentação, é hora de partir para a diferenciação de fato de cada grupo de lead que você montou. Ou seja, é aqui que começa o trabalho de conversão desses usuários.

Por exemplo, se você tem um grupo de pessoas que está buscando notebooks para estudo, e um grupo de pessoas que busca um modelo específico, o banner de divulgação deve ser diferente. Nesse caso, para o grupo um, se utiliza de opções diversas dentro do seguimento.

Da mesma maneira, para o grupo dois, já pode começar a investir em um trabalho de divulgação mais direcionado para a marca que o cliente pesquisou primeiramente. Com isso, seu trabalho de aproximação fica muito bem executado.

Passo 03: ferramentas e plataformas

Para colocar em prática, a principal plataforma usada hoje é o Google Ads, principal software para mídias pagas. Além disso, o ideal é usar algumas ferramentas de automação para conseguir deixar seu processo mais fluido e mais otimizado.

Outro ponto importante é entender que você precisa de outras plataformas como o próprio Instagram Ads caso seu cliente use dessa rede social. Em ambos os casos o objetivo de ter uma segmentação segue como o passo principal e deve ser sempre o ponto de partida da sua campanha.

As principais ferramentas adicionais são exatamente das duas redes sociais que mais recebem anúncios: instagram ads e facebook ads. Aliás, não tinha como as redes sociais estarem de fora de uma estratégia de marketing, certo?

Sendo assim, se sua empresa ou seu cliente usa muito as redes, uma estratégia de mídia paga tende a ser uma ótima forma de gerar resultados. Além disso, acaba sendo mais um canal de vendas muito valioso para conseguir novos leads de negócio.

Quais as melhores estratégias de remarketing?

Existem duas estratégias consideradas principais: palavras-chave e texto do seu banner. O primeiro é o mais conhecido, já que as palavras-chave são usadas tanto para SEO quanto para conteúdo.

As palavras-chave entram como peça importante no quesito de encontrar seu produto. Afinal, de nada adiantar ter anúncios bonitos se ninguém chega até eles pela falta de palavras-chave.

Da mesma forma, o texto de impacto, ou copy, é essencial para fazer o trabalho de chamar aquele usuário, de causar identificação e principalmente despertar o interesse pela compra.

Alinhando esses dois pontos principais com uma estratégia definida de atuação, o remarketing costuma ser a principal forma de alavancar vendas com mídias pagas.

Assim, usando o planejamento e as técnicas corretas, a ideia de reascender uma vontade de compra no seu usuário fica mais palpável e, consequentemente, mais possível. Outras formas de fazer remarketing são:

  • Para afliados
  • Redes sociais
  • Diminuir lances

A diminuição de lances é bastante peculiar, e talvez a estratégia mais técnica dentro do remarketing. Afinal, estamos falando de uma análise minuciosa de dados.

Funciona assim: quando você pretende vender um produto mais difícil de ser vendido, a tendência é que o custo por clique desse anúncio seja muito alto, certo? Pois bem, consequentemente, se espera uma taxa de conversão menor.

Quando ocorre esse tipo de situação, o indicado é que você analise a periodicidade da conversão. Assim, caso a diferença da primeira para a segunda seja muito alta, o ideal é que você diminua o alcance desse anúncio.

Ou, na linguagem do remarketing, que você diminua os lances.

Com isso, a estratégia é de diminuir o lance exatamente para evitar gastos com o anúncio, ainda que sua conversão diminua. Ou seja, o remarketing vai muito além de apenas mostrar anúncios parecidos para um produto, depende ainda de uma série de estudos e análises de resultados.

Remarketing

Mas, vale a pena?

Bom, se seu objetivo é alavancar vendas e, principalmente, ter usuários que caminham mais rápido para leads convertidos, com certeza o remarketing é sua melhor opção. Afinal, estamos falando de uma estratégia mais do que usada e aprovada.

A verdade é que o remarketing sozinho não faz milagre, e tudo vai depender de como sua empresa se prepara para ele. Entretanto, seguindo os pontos principais e principalmente aderindo às suas maiores necessidades, pode se tornar seu grande aliado.

Além disso, outro ponto que pesa muito a favor do remarketing é o fato do mesmo existir no meio que mais se desenvolve hoje em dia: o digital. Ou seja, não existe sequer uma possibilidade hoje dessa estratégia de alguma forma deixar de existir.

Na verdade, o que se espera é que o remarketing ganhe cada vez mais força dentro do mercado, principalmente com as inovações chegando. Assim, se junta as estratégias de omnichannel ou o Branding como as apostas para os próximos meses.

Sendo assim, basta seguir com cautela as dicas sobre o remarketing e colocá-las em prática no seu negócio. Com isso, basta uma boa análise de dados e principalmente de resultados.

É por meio dessa análise que você consegue descobrir até que ponto está sendo efetivo e, dessa forma, recalcular possíveis rotas.

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